Translate

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Um mapa para Cristo


Leia João 14.1-7
De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5.20
Eu trabalho para um pequeno município na região rural do Tennessee. Talvez a mais interessante de minhas muitas responsabilidades profissionais seja a criação de mapas. Os mapas que produzo variam em simplicidade, desde um desenho representando uma única porção de terra com informações de zoneamento até mapas mais detalhados de regiões com nomes de ruas, trajetos, riachos e dados topográficos. 
No entanto, quaisquer que sejam as características que eu inclua em um mapa, sem dados exatos ele é essencialmente inútil. Sem legenda, orientação e escala, um mapa das Smoky Mountains pode se parecer com o mapa dos Alpes Suíços. E sem as legendas apropriadas e marcadores de referência, o mapa de uma trilha de ciclismo pode levar o usuário para o meio de um rio. 
Algo semelhante acontece em nossas vidas. Muitos de nós somos como mapas vivos que levam outras pessoas a Cristo. Para isso, nossos mapas precisam incluir amor, bondade, gentileza e generosidade. Eles devem estar orientados de tal modo que o usuário siga na direção do céu, e não do mundo. E devem ter uma escala que envolva todos os filhos e filhas de Deus, e não apenas um grupo seleto com o qual nos sintamos mais à vontade. Quero permitir que Deus molde minha vida para que ela guie outras pessoas para Cristo. 
Oração: Nosso Guia e Amigo, nós Te agradecemos por Tua presença em nossas vidas. Que outras pessoas possam ver em nós o caminho que leva a Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós podemos ser os únicos mapas para Cristo que algumas pessoas jamais verão.
Oremos pelas pessoas que trabalham em cartografia.
Autoria: Brad Peters (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 29 de abril - Testemunha fiel


Leia Atos 2.43-47
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.8
Nós somos uma congregação nova e ainda não temos um prédio. Nossos cultos acontecem em um espaço emprestado. Durante a semana, os estudos bíblicos são oferecidos nas casas dos membros. Um dia, nós soubemos que um grupo de uma igreja estrangeira estava vindo para visitar nossa comunidade de fé. "Por que esses estrangeiros estão vindo nos visitar?", alguém perguntou. "Nós nem temos um prédio para recebê-los." Outra pessoa respondeu: "Não sabemos realmente. Sabemos apenas que eles começaram a ler El Aposento Alto porque sabiam que nós o usamos, e querem saber mais sobre nós. Querem participar de nossas atividades e desenvolver projetos de serviço." 
Logo nossos visitantes chegaram. Eles participaram de nosso culto e se juntaram a nós em nosso estudo bíblico. Durante o nosso tempo de oração, um deles disse: "Amigos, nosso grupo pertence a uma igreja com recursos substanciais. Mas, em nosso curto tempo aqui, vimos como vocês se tratam mutuamente com amor em tudo o que fazem. Esta experiência nos afetou profundamente, e vamos contar a nossas irmãs e irmãos em nosso país". Mais uma vez fiquei surpreso. Achei que não tivéssemos nada para partilhar, mas percebi que Deus nos colocou nesse lugar, nesse momento, para darmos testemunho fiel. 
Oração: Amado Deus de poder e esperança, nós Te agradecemos pela fé que une cristãos e cristãs em todo o mundo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Seja quem formos e onde quer que estejamos, podemos dar testemunho fiel de Cristo.
Oremos pelas novas congregações.
Autoria: Mauricio Rapuano (Buenos Aires, Argentina)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 28 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Descansando no abrigo

Leia Hebreus 4. 1-10

Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Salmo 91.4

Ao entrar no supermercado, vejo um garotinho tendo um acesso de mau humor. Ele bate seus braços e pernas, caindo no chão ao lado do rack de carrinhos. Sua mãe se curva e, falando suavemente, levanta-o e dirige-se calmamente à saída. Ao passarem, ouço-a dizer a ele: "Está tudo bem. Você está cansado. Vamos para casa agora". Conforme a criança é acalmada, seu choro abranda; e quando chegam à porta, sua cabecinha está acomodada tranquilamente contra o pescoço da mãe. Penso: que mãe compreensiva! Ela claramente sabe que o pequeno vai se comportar melhor quando tiver descansado.

Essa mãe compassiva me faz pensar em nosso Pai celestial, que pacientemente nos provê o descanso quando sentimos cansaço e impaciência. Nós podemos nem mesmo nos dar conta de nosso cansaço; mas quando sentimos que não podemos dar mais um passo, talvez não devêssemos dar. Talvez precisemos nos voltar para o abrigo dos braços amorosos de Deus e ali encontar descanso e paz.

Oração: Amado Deus, Tu compreendes quando chegamos ao nosso limite. Ajuda-nos a buscar-Te e aceitar o descanso que somente Tu podes prover. Em nome de Jesus, nós oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos chama a descansar quando estamos cansados.

Oremos pelos pais e mães de crianças pequenas.

Autoria: Susanna Chenoweth ( Indiana, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - O Bom Pastor


Leia o Salmo 23
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Jo 10:11
As histórias que o meu pai contava eram fascinantes e sempre inéditas. Em quase todas, havia 3 cachorros cujos nomes eram "Estraçalho", "Rompe Ferro" e "Corta Vento". Como personagens principais, eles faziam proezas que encantavam a mim e aos meus irmãos. 
Em uma destas histórias que ele contava para um dos seus netos, um dos cachorros se envolveu numa briga e se machucou muito. Assim ele chegou ao céu e Jesus foi socorrê-lo: tirou uma das orelhas partidas e colocou outra novinha, a pata que estava quebrada foi substituída por outra também novinha e o mesmo aconteceu com o focinho, o rabo e outras partes. Ele ficou perfeito de novo! O netinho então, maravilhado com o resultado, exclamou: -Puxa vovô, Jesus tem tudo pra cachorro!! 
Hoje, muito tempo depois, sorrio ao lembrar deste fato e penso que quanto aos cachorros eu não sei. Mas quanto a ovelhas eu sei que tem. Nós, as ovelhas, temos tudo o que precisamos em Jesus, o bom pastor: suprimento, descanso, direção, proteção, segurança, refrigério, companhia, esperança. Não importa o que estivermos passando ou o tamanho da nossa necessidade. Podemos descansar nesta certeza: se temos o bom pastor, nada nos falta. 
Oração: Senhor, ajuda-nos a reconhecer a voz do Bom Pastor e a segui-Lo. Amém.
Pensamento para o dia: Não importa o que você tem na vida e sim Quem você tem.
Oremos por intimidade com Jesus.
Autoria: Marize Moreira Oliveira Dias (Belo Horizonte - MG - Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Nossa força


Leia João 14.15-27
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; [...] Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14.27
No início da minha adolescência, precisei me submeter a uma pequena cirurgia. Na noite anterior à intervenção, tive medo e não consegui dormir. Quando meu pai veio me visitar no hospital, na manhã seguinte, comecei a chorar. Mas ele me confortou, me deu uma Bíblia e me pediu para ler o capítulo 14 do evangelho de João. 
Jesus falou essas palavras aos discípulos em Sua última noite juntos. Eles não O compreenderam; porém, mais tarde, quando enfrentaram provações e perseguições, eles se lembraram de Suas palavras tranquilizadoras e tornaram-se intrépidos e fortes na fé (veja Atos 4.13-22). 
Ao ler o capítulo, a paz invadiu meu coração; perdi o medo. Compreendi que Deus estava comigo. Pude entregar a cirurgia nas mãos Dele e entrei confiantemente na sala de operações. O procedimento correu bem e eu me recuperei completamente. Até hoje, esse capítulo de João é o meu preferido. Em todas as situações difíceis da vida, eu encontrei paz e força nessas palavras de Jesus. 
Oração: Obrigado, Senhor, por nos prometeres a Tua paz. Que ela nos dê coragem em todas as provações e fé para vivermos confiantemente. Oramos em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A Bíblia nos dá força em todas as situações.
Oremos pelas pessoas que vão se submeter a uma cirurgia.
Autoria: James Ernest Sundara (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 25 de abril - Amor próprio


Leia Marcos 12.28-34
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Levítico 19.18
O versículo citado acima é repetido em Mateus, Marcos, Lucas, Romanos, Gálatas e Tiago. Deve ser um ensino importante para aparecer tantas vezes na Bíblia! No entanto, muitos de nós temos dificuldade com ele - em parte porque não compreendemos que, sem amor próprio, não conseguimos amar o próximo. 
Eu me dei conta disso quando comecei a me ressentir do tempo passado cuidando de um parente idoso. Era como se não tivesse tempo para mim mesma. Estava cansada, irritadiça e rancorosa. Precisei descobrir o que significava amar a mim mesma. Descobri que precisava de uma série de pequenos atos de autocuidado amoroso, para que eu pudesse cuidar dos outros. Tive de aprender a dizer "não" sem culpa, quando minha intuição assim sugeria. 
Quando a vida ficava agitada, eu me lembrava de fazer refeições balanceadas; descansar e me exercitar adequadamente; me permitir rir; arranjar tempo para me renovar por meio de caminhadas, meditação, oração, leitura; um banho quente e luxuoso de banheira ou uma conversa com uma amiga íntima. 
Estes pequenos cuidados comigo mesma tornam-se depósitos em minha conta de energia. Quando me lembro de praticá-los, minha vida é como uma "conta corrente" cheia; tenho recursos para cuidar das demais pessoas. 
Oração: Bendito Senhor, ajuda-nos a cuidar amorosamente de nossos corpos - Teus templos sagrados (veja 1Co 6.19-20) - bem como de nossos espíritos, para que sejamos capazes de demonstrar o Teu carinho às pessoas que Tu colocas no nosso caminho. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O alicerce para cuidar das outras pessoas é o amor a Deus e a si próprio.
Oremos pelos cuidadores e cuidadoras cansados.
Autoria: Jill Bakke (Colorado, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Uma estrada para Deus


Leia Isaías 40.1-5 e Mateus 3.1-3
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Isaías 40.3
Quando a estrada de montanha entre a minha pequena cidade e a metrópole estava sendo reconstruída, todo motorista enfrentou inconveniências, poeira e barulho incessante. O trânsito era lento e os veículos, muitas vezes, ficavam parados por 20 minutos ou mais. Os ânimos se exaltavam e perdíamos a hora. Mas agora, um ano depois, nós atravessamos rapidamente a montanha numa estrada maravilhosa. 
Ao seguir pelo caminho depois que as obras terminaram, percebi a voz suave do Senhor me dizendo que aquela experiência oferecia uma lição valiosa. Sim, nós recentemente tínhamos vivido frustrações e irritações com os atrasos prolongados. Nada parecia estar acontecendo, a não ser contratempos e caos. Mas a reconstrução da estrada me lembra de que Deus está preparando cada um de nós para ser uma estrada para a vinda do Senhor. 
A Bíblia nos dá um exemplo disso em João Batista, que foi chamado para preparar o povo para a vinda do Messias. Sua mensagem era perturbadora, mas cheia de esperança. Por isso, podemos ter ânimo: apesar das interrupções e do aparente caos em nossas vidas, o Senhor está em ação. Cristo está reconstruindo nossas vidas para que sejamos uma estrada para Sua chegada na vida de outras pessoas. 
Oração: Nosso Criador e Mestre, age em nossas vidas para nos tornar instrumentos úteis, a fim de que o Teu Espírito entre na vida das pessoas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está no ramo da reconstrução.
Oremos pelas pessoas que estão experimentando agitação.
Autoria: Gerald McCann (Cabo Ocidental, África do Sul)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Lição valiosa


Leia Lucas 6.37-42
Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Lucas 6.41
Quando eu tinha 10 anos, reclamei com minha mãe sobre minha melhor amiga, que provocava sua irmãzinha e pregava peças maldosas nela. Minha mãe ouviu minha história longa e detalhada. Quando terminei, mamãe disse, mansamente: "Se me lembro bem, eu ouvi você provocando sua irmãzinha pouco antes do jantar. Você não acha que deveria remover a trave do seu próprio olho antes de criticar sua amiga" ? 
Ela estava certa. Eu havia provocado minha irmã e estava constrangida por ter sido pega. Respondi um tanto irreverentemente: "Uma trave é grande demais para caber no olho de qualquer um". No mesmo instante, percebi que estava encrencada. "Mocinha", respondeu mamãe, "você sabe muito bem o que eu quero dizer. Além disso, você não vai fazer pouco das palavras da Bíblia. Está entendido"? Assenti com a cabeça, mansamente; meu rosto ficou vermelho de vergonha e desejei estar em outro lugar qualquer. 
Minha mãe me fez ler e decorar os versículos sobre a trave e me disse para pensar em como eles se relacionavam com a minha reclamação. Hoje, quando me sinto tentada a criticar, ouço outra vez as palavras de minha mãe e sussurro uma oração de gratidão pela lição que ela me ensinou naquele dia. 
Oração: Paciente Deus, nós Te agradecemos pelas pessoas que nos ensinam a aplicar a verdade da Tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A palavra de Deus traz sabedoria ao viver.
Oremos pelas pessoas excessivamente críticas.
Autoria: Doris Kennard (Michigan, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 22 de abril de 2012

Reflexão do dia de hoje - Aumente a colheita


Leia João 15.1-8
Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. João 15.8
Comparada à de meu vizinho, minha plantação de tomates estava produzindo pouco e com dificuldade. Nós plantamos sementes semelhantes no mesmo solo, e tivemos a mesma chuva e sol. Por que, então, a produção de frutos era tão diferente? 
Eu acabei por descobrir. Depois de colher a safra anterior, eu não tinha recomposto o solo com fertilizantes e nutrientes, como meu vizinho havia feito. Em consequência disso, meus tomateiros mal estavam produzindo, enquanto os dele eram suficientes para o consumo de sua família e também para doar. 
A lição que aprendi também se aplica à vida espiritual. Quando tento constantemente produzir frutos de fé sem recompor meu solo espiritual, a consequência são frutos menores e em pequena quantidade. O Senhor provê nutrientes para o meu espírito na Bíblia, por meio da oração e da comunidade cristã, mas sou eu que tenho de trazê-los para minha vida diária. 
O resultado disso é um solo espiritual rico. Como Judas, o escritor bíblico, enfatiza, "Vós, porém, amados, [edificai-vos] na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo" (v. 20). 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a lembrar de ler a Tua palavra e a orar regularmente, para que possamos dar muitos frutos para Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que tenho feito para tornar minha alma um solo mais hospitaleiro para Deus?
Oremos pelas pessoas que trabalham no campo.
Autoria: Raymond N. Hawkins (Tasmânia, Austrália)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.  

Reflexão do dia 21 de abril - As crianças


Leia Zacarias 8.3-8
O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. [...] Não se fará mal nem dano algum em todo o meu Santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. Isaías 11.6, 9
Quando abro o jornal de domingo, o ceticismo geralmente toma conta do meu pensamento. Todas as notícias parecem ruins ou tristes, e frequentemente me sinto desencorajada ou deprimida com o que leio. Mas nesta manhã de domingo, a primeira página do Caderno Mundo traz crianças. 
A foto chama minha atenção e depois meu coração. A menina, uma palestina, está numa cadeira de rodas; o menino é um judeu israelita ferido por um foguete do Hamas. O artigo diz que eles desenvolveram uma grande amizade. Ocorre-me que "de tais é o reino dos céus" (Lucas 18.16). As crianças estão desfrutando e amando uma à outra sem levar em conta a política, os ferimentos, as cicatrizes ou incapacidades. 
Elas nos lembram que temos a oportunidade de nos ver uns aos outros como filhos ou filhas de Deus, em vez de pessoas rotuladas pela política ou pelas crenças. Enxergar além da aparência é um desafio; mas com oração e fé, podemos olhar fundo em nós mesmos e aos outros seres humanos e encontrar os meios de viver em paz. 
Oração: Amado Deus, ensina-nos a amar as pessoas como Tu amas a todos os Teus filhos e filhas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós somos irmãos e irmãs apesar dos conflitos que nos dividem.
Oremos pela paz no Oriente Médio.
Autoria: Lynne Carver (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Alegria


Leia 1 João 1.5-10
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3.17
Ao me preparar para meu primeiro ano de ensino, o diretor sugeriu que eu permitisse que meus alunos do segundo ano ajudassem a criar uma lista de regras de funcionamento em classe e as consequências por cumpri-las ou quebrá-las. Eu aceitei algumas de suas sugestões de recompensa, como ser o primeiro na fila do almoço ou tempo livre no fim do dia. Mas tive de recusar algumas de suas ideias de punição, como ficar sem almoço ou ajoelhar sobre arroz pelo resto do dia. Os alunos e alunas eram duros demais. 
Professores e professoras amorosos querem corrigir o mau comportamento; não querem que os estudantes odeiem a escola. Muitas vezes, me lembro dessa experiência quando ouço as pessoas dizerem que Deus mandou um terremoto para punir o Haiti ou um furacão para ensinar uma lição a Nova Orleans. Nosso Deus é amoroso e não age dessa forma. Além disso, Ele não precisa. 
Como meus alunos e alunas de segundo ano, nós nos punimos impiedosamente. Mas Deus continua a nos oferecer a liberdade e a alegria de receber perdão. 
Oração: Deus amoroso, nós Te agradecemos por nos encheres com a alegria da Tua presença. Ajuda-nos a lembrar que Tu nos amas mesmo quando pecamos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus ama e perdoa.
Oremos para que sintamos a presença de Deus.
Judy Northen (Texas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Dar inteiramente


Leia Marcos 12.13-17
Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele. Marcos 12.17
Recentemente, ganhei algum dinheiro chinês de um amigo. A não ser por sua cor rosa, ele se parecia bastante com o dinheiro com o qual estou familiarizado. O que mais chamou minha atenção foi a figura do presidente Mao em um lado. Compreendi que o dinheiro não mudou muito desde o tempo de Cristo. 
Quando Jesus foi questionado sobre o pagamento de impostos, Ele olhou para uma moeda com a figura de César e disse: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Com frequência, eu misturo essas duas ideias. Muitas vezes, estou contente em dar dinheiro à igreja quando, na verdade, meu coração está em outro lugar - pensando no trabalho, no que vou comer, em meus planos futuros. 
Na realidade, tenho dado meu dinheiro a Deus quando meu coração está concentrado em coisas mundanas. Claro, dar dinheiro à igreja não está errado; mas se eu não me entregar inteiramente a Deus, minhas ofertas em dinheiro não têm sentido. A verdadeira generosidade tem a ver com nossa entrega a Deus - abertamente e sem reservas. 
Oração: Amado Deus, ao nos entregarmos a Ti, que possamos dar o melhor que temos - nossos corações e nossas vidas - em gratidão pelo Teu grande amor por nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso entregar meu coração mais inteiramente a Deus hoje?
Oremos pelos líderes governamentais.
Autoria: Christopher McKenna (South Lanarkshire, Escócia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Coragem Diária

Leia Josué 1.1-9

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1.9

Enquanto eu esperava que meu marido completasse seus rigorosos exercícios de fisioterapia, um cartaz no consultório chamou minha atenção. Ele dizia: "A coragem nem sempre ruge. Às vezes, a coragem é a voz silenciosa que diz no fim do dia: Amanhã eu tento outra vez" (Mary Anne Radmacher).

Poucos de nós serão chamados a fazer algo tão heroico quanto salvar uma criança de um prédio em chamas, doar nossa medula óssea ou dar a vida pela nossa fé. Mas muitos seremos chamados a conviver pacientemente com uma incapacidade, a dar o melhor de nós em um emprego frustante, ou amar como Cristo amaria mesmo as pessoas cujo objetivo aparente é nos causar sofrimento. Essas situações exigem coragem diária.

Sejam quais forem as nossas circunstâncias, as palavras de Deus a Josué podem nos animar: "Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares" (Josué 1.9). Quer nosso desafio diário seja um trabalho estressante, uma criança teimosa ou a luta para nos recuperar de uma doença ou vício, Deus está conosco. Podemos nos voltar para Ele em busca de coragem para tentar outra vez amanhã.

Oração: Senhor amado, dá-nos coragem de viver como Tu queres que vivamos. Em nome de Jesus. Amém

Pensamento para o dia: Mesmo para quem confia em Deus, às vezes o simples estar presente já é uma vitória.

Oremos pelas pessoas que convivem com incapacidade física.

Autoria: Lisa Stackpole (Wisconsin, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Enfrentando as tempestades


Leia 2 Coríntios 4.6-12
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16.33
Uma forte tempestade se aproximava de nossa cidade, como um hóspede intruso e ameaçador. A mídia recomendou que nos preparássemos. Por isso, meu marido limpou nossas calhas e guardou os móveis de jardim. Eu reuni lanternas e armazenei água. Acordamos ao amanhecer ouvindo os ventos por entre as árvores, enquanto um aguaceiro despencava na terra. Mas porque tínhamos nos preparado, pudemos enfrentar a tempestade com menos ansiedade. 
A vida é cheia de tempos de preparação. Nós nos preparamos para exames escolares e promoções no emprego. Preparamo-nos para o nascimento de um bebê, para a aposentadoria e, sim, para o clima ruim. Não deveríamos, então, preparar nossas mentes e espíritos para as inevitáveis tempestades pessoais da vida? 
Quando lemos fielmente a Bíblia e oramos, nós nos preparamos espiritualmente para as tempestades da vida. Isto pode parecer simples, mas essas disciplinas nos ajudam a conhecer mais profundamente o caráter de Deus, para que, quando as provações vierem, nós não nos sintamos oprimidos nem questionemos a bondade de Deus. Ao contrário, pela intimidade que temos com Deus, saberemos que Ele está sempre presente em qualquer tempestade. E vivenciaremos Sua paz durante todo o episódio. 
Oração: Pai misericordioso, nós Te agradecemos por estares conosco em meio às nossas tempestades. Ajuda-nos a nos aproximar mais de Ti pela leitura da Tua palavra e passando tempo Contigo em oração. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Não podemos decidir quando as tempestades virão, mas podemos preparar nosso espírito para enfrentá-las.
Oremos pelas vítimas de desastres naturais.
Autoria: Karen Y. Foster (Califórnia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Reflexão do dia de hoje - Uma lâmpada e uma luz


Leia Salmo 119.1-11
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos. Salmo 119.105
Eu leio o No Cenáculo há mais de 50 anos. Quando me tornei professor em uma escola administrada por missionários, eu nunca deixava de meditar sobre a mensagem do No Cenáculo antes do início de minha primeira aula. Eu tendo a ler apenas as passagens de que gosto em minha leitura bíblica regular. Por isso, o hábito adquirido de fazer a leitura dos versículos bíblicos sugeridos a cada dia me ajuda a ampliar minha perspectiva. Adquiro um sentido mais profundo quanto ao testemunho do autor e de como este trecho da palavra de Deus se relaciona com a vida. 
Além disso, após 50 anos ou mais, eu me dou conta de que as palavras das Escrituras, bem como as palavras de testemunho dos escritores, tornaram-se "lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos". Hoje, eu uso o No Cenáculo como guia para o nosso altar familiar - nosso tempo regular com Deus. Continuo minha jornada de conhecimento de Deus passando tempo em meditação e oração com minha família. 
Oração: Ó Senhor, nós sabemos que a Tua palavra jamais passará. Que ela seja luz para o nosso caminho, conduzindo-nos cada vez mais para perto de Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cada parte da Bíblia tem algo a nos dizer. Leia uma passagem nova.
Oremos pelos missionários e missionárias em outros países.
Autoria: Seung Jae Oh (Taejon, Coreia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 15 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Deus cuida de nós


Leia Salmo 23
"Não temas, pois, porque sou contigo..." Isaias 43.5
Há mais ou menos 18 anos sofri com um terrível torcicolo. A dor era tão intensa que eu não conseguia me sentar, nem me deitar. A única posição que me sentia melhor era em pé, com ajuda da minha esposa que me segurava em seus braços. Nessa situação pude desfrutar o amor, primeiramente de Deus, da minha família, minha esposa, que é maravilhosa cuidou de mim com todo carinho; e de meus filhos. 
Lembrei-me do Salmo 23.4: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo". Enquanto enfermo a minha igreja orava por mim, o meu vizinho de madrugada orava por mim, naquela manhã recebi uma benção. Fui curado daquela dor insuportável. 
Hoje estou com 72 anos, ainda trabalho, meus filhos estão todos casados e, ainda tive o privilégio de poder participar da formatura de meu filho como pastor Metodista. Assim, posso dizer com toda certeza, até aqui o Senhor tem me ajudado. 
Oração: Ó Deus criador e sustentador de todas as coisas, obrigado pelo Teu amor, pela Tua proteção e pela Tua presença contínua em nossas vidas. Em nome de Jesus Amém.
Pensamento para o dia: Ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, Deus estará conosco.
Oremos pelas pessoas enfermas.
Autoria: Aristides Antônio Valverde (Leopoldina, MG, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 14 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Através dos olhos de Deus


Leia 2 Coríntios 5.14-21
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17
Eu estava visitando uma amiga no hospital quando uma enfermeira entrou para dizer que era hora do almoço. Quando perguntei à minha amiga sobre a comida do hospital, ela respondeu: "Quando as pessoas reclamam da comida, eu digo a elas: 'Deus faz tudo perfeito e delicioso; são as pessoas que estragam tudo". 
Suas palavras me levaram a refletir que não é apenas a comida que nós estragamos. Todos os dias, nascem crianças neste mundo. Cada uma delas nasce como um bebezinho, cheia de promessas e com um futuro aberto. Sabendo disso e lendo Efésios 2.10, penso nos sem-teto e nas pessoas presas. Penso: Não serão aqueles que foram negligenciados ou maltratados na infância, aqueles que acabam nos centros de detenção, nas prisões ou nos albergues, também feitos à imagem de Deus e criados para a vida em Cristo Jesus? 
Todos nós entramos neste mundo com promessa, marcados com o desejo de Deus de que vivamos plenamente. Não importa o que fazemos para estragar nossas vidas ou quanto abuso outras nos infligem, aquela criança ainda vive em algum lugar em nosso interior. Deus pode recriar-nos de dentro para fora, restaurando-nos e dando-nos vida nova. E esta restauração pode começar no dia em que nos entregarmos a Deus. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a valorizar cada pessoa, olhando-nos mutuamente pelos olhos do amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Não importa o que a vida nos faça, Deus nos oferece restauração e esperança.
Oremos pelas crianças agredidas e exploradas.
Autoria: Dan Nelson (Carolina do Norte, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Confie de qualquer modo


Leia Isaías 55.6-9
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3.5-6
Por mais que eu tentasse, simplesmente não conseguia enxergar os dois veados-de-cauda-branca. Mesmo olhando na direção para a qual meu marido apontava, tudo que eu via era um matagal fazendo fronteira com o prado de montanha por onde caminhávamos. Fixando o olhar no emaranhado de galhos e folhas, eu me esforçava para vê-los. Conforme Carl descrevia os encantadores animais, a frustração e a ansiedade começaram a surgir em mim. Por que não consigo vê-los?, pensei, com os olhos ainda concentrados no matagal. Será que o Carl está brincando comigo? 
Mudei meu foco do matagal para meu marido. Quando ele olhou para mim, de repente não importou mais que eu não conseguisse enxergar os veados. Eu sabia que eles estavam lá porque conheço meu marido. Tendo observado seu caráter e conduta ao longo dos anos; posso confiar nele, mesmo quando o que ele me diz não faz sentido para mim. Também me lembrei que ele é mais alto que eu, por isso seu ponto de observação é diferente do meu. 
Naquele momento, me lembrei de que o ponto de observação de Deus é infinitamente mais alto do que o meu. Deus vê o quadro total, e não apenas o emaranhado situacional de "galhos e folhas" que às vezes me confunde. Quando mudo meu foco, sei que posso confiar no amor, caráter, conduta e palavra de Deus - mesmo quando as coisas não parecem fazer sentido do meu ponto de vista. 
Oração: Deus fiel, ajuda-nos a conhecer-Te bem o bastante para confiar em Ti, mesmo quando não compreendemos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Eu hoje confiarei em Deus mesmo que eu não consiga ver ou compreender o que Ele está fazendo.
Oremos pelos guardas florestais.
Autoria: Deborah Slate Ginder (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Traços de família


Leia Efésios 5.1-20
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Efésios 5.1-2
Quando eu era criança, um casal que vivia perto de nós adotou um menino. Conforme crescia, ele desenvolveu um caráter admirável. Sua aparência exterior, seus movimentos, maneirismos e expressões faciais - todas as suas características - provocariam dúvidas de que ele era adotado. O mesmo aconteceu quando ele cresceu. Como criança, jovem e adulto, ele se parecia com seu pai adotivo. As marcas daquela família amorosa sobre a criança surgiram nos relacionamentos íntimos da vida diária. 
Como é o nosso relacionamento com Cristo? Encontramos tempo para estar com Ele, para ler Suas palavras e para seguir Seus ensinamentos? Mais importante ainda: reagimos como Ele reagiria? Será que vivemos em amor como Cristo amou? Será que as outras pessoas como filhas amadas de Deus? 
Oração: Vive em nossos corações, Pai, para que por meio da oração e meditação sobre Tua Santa Palavra, nós possamos refletir o Teu Espírito. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso que estás nos céus, [...]. Amém".
Pensamento para o dia: Pela oração e leitura bíblica podemos vir a refletir a semelhança de Deus.
Oremos pelos filhos e filhas adotivos.
Autoria: Aníbal Hernández (Tucumán, Argentina)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Sob a superfície


Leia Lucas 7.36-50
Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Lucas 7.39
Recentemente, ao percorrer o conhecido trajeto até minha casa, eu resolvi olhar para além dos jardins da frente das casas pelas quais passava e me concentrar no que estava atrás delas. Fiquei surpresa ao ver roseirais e varandas que antes não havia notado, bem como garagens, lojas e até uma pilha de lixo que não era assim tão óbvia. 
Ao refletir sobre isso, me dei conta de que eu geralmente olho apenas para a superfície, tanto dos lugares quanto das pessoas. Eu julgo pelas aparências externas, frequentemente sem parar para enxergar o que está por trás delas. A Bíblia diz que Jesus via mais do que o óbvio. Ele reconhecia "canteiros" nas vidas consideradas feias e "montes de lixo" nas vidas de pessoas que apresentavam uma face exemplar ao mundo. 
Com muita frequência, nós não vemos o que está nos "quintais" das outras pessoas. Quando nos esforçamos para olhar atentamente para as pessoas, conseguimos amá-las como Cristo as ama. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a ver as profundezas ocultas e o valor das pessoas que encontramos todos os dias. Leva-nos a amar como Tu amas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Jesus valorizava cada pessoa que conhecia; eu também posso valorizar.
Oremos para ver o bem nas outras pessoas.
Autoria: Joette McDonald (Ohio, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Tem vinho?


Leia João 2.1-11
Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. João 2.11
Nós poderíamos esperar que o Filho de Deus iniciasse Seu ministério público com um milagre espetacular: ressuscitando alguém de entre os mortos, curando um leproso, multiplicando pães e peixes, expulsando um espírito maligno, acalmando uma tempestade ou caminhando sobre as águas. Mas Jesus dá início a Seu ministério de milagres salvando uma festa. Os convidados e convidadas na recepção de casamento beberam todo o vinho. Então, Jesus faz mais. 
A transformação de água em vinho não traz ninguém de entre os mortos nem livra uma pessoa de uma doença ameaçadora. Mas revela um Deus que não está interessado apenas na dimensão espiritual de nossas vidas ou em questões ligadas à vida e à morte. 
O Senhor age nos momentos comuns, corriqueiros, normais e mundanos de nossas vidas. Um relacionamento com um Deus interessado apenas nas grandes questões da vida seria tão pessoal quanto nosso relacionamento com uma telefonista do serviço de emergência. Mas nosso Deus infinito e Todo-poderoso opta por Se relacionar conosco em um nível íntimo, não do alto do Monte Sinai, mas em nossas casas. 
Oração: Amado Senhor Jesus, que reconheçamos os muitos pequenos milagres em nossas vidas hoje. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nosso grande Deus com frequência age de maneiras pequenas.
Oremos por um relacionamento mais pessoal com Cristo.
Autoria: James N. Watkins (Indiana, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reflexão do dia de hoje - Confiança


Leia: Isaías 30.28-31
"Coloquei toda a minha esperança no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu meu grito de socorro" (Salmo 40:1).
No decorrer da nossa vida diária enfrentamos vários problemas e quando eles chegam ficamos desesperados e esquecemos do Deus que servimos e cremos. Esta reação é normal; quase toda humanidade reage negativamente quando um problema chega. Esquecemos das palavras do Senhor: "Deus é nosso refúgio"; "Tudo posso naquele que me fortalece"; "Maior é o que está em mim, do que o que está no mundo". Achamos que devemos tomar atitudes, mas esquecemos de perguntar para Deus a Sua vontade. 
Ouvir o nosso socorro não é sinônimo de fazer o que nós queremos ou como nós queremos. Existem promessas sim, para todos nós, mas o caminho que será percorrido até esta promessa ser cumprida, não somos nós que determinamos, mas Deus - "Seus pensamentos não são os nossos". Enfrentaremos o tempo, a nossa própria mente e os ataques do inimigo, mas nunca devemos de deixar de confiar que Ele vai ouvir o nosso grito de socorro. 
Mas primeiro, temos que descansar; ou seja, colocar toda "a nossa esperança no Senhor", pois "aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças. Voam alto com águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40:31). 
Oração: Senhor Deus, Tu és nosso refugio, dá-nos a certeza que estás conosco. Sabemos que tudo podemos em Ti, pois nos fortaleces. Colocamos a nossa esperança em Ti. Pedimos em nome de Jesus. Amém
Pensamento para o dia: Os que esperam no Senhor renovam suas forças.
Stela Marta Lúcio da Silva (Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 8 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Domingo de Páscoa - A vida vive!


Leia João 4.46-54
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10
Meu coração estava profundamente tocado. Minha filha, minha garotinha, na verdade já adulta, estava profundamente triste. Um relacionamento significativo tinha, repentinamente, terminado. Ela vinha orando para que algo mudasse no relacionamento, mas o que aconteceu? Morte. "Não era o que eu esperava", disse ela. 
A aproximadamente 180 quilômetros de onde eu vivo fica a cidade de Christchurch. Em fevereiro de 2011, um violento terremoto destruiu a cidade central, tirou milhares de vidas e destruiu casas, escolas e empresas. Morte. Não era o esperado.
O evangelho de João nos conta sobre um oficial cujo filho estava morrendo. Apesar de sua posição e dignidade, este homem pede a Jesus para ir até sua casa e curar a criança. "Vá! Teu filho vive!", disse Jesus. No momento em que Jesus falou, o menino melhorou e ele viveu. Por causa de Jesus, não houve morte, mas vida. 
A morte está sempre próxima aos assuntos humanos. Mas hoje, em desafio à morte, nós celebramos o fato de Cristo ser maior que nossas mortes. Ele nos chama a acreditar em Suas palavras: "Eu vim para que tenham vida". Ao enfrentarmos as mortes de vários tipos, também nós temos vida quando cremos nas palavras de Cristo. É um mistério, mas nossa crença rompe as ameaças de morte e toma a mão de Deus. E na mão de Deus, vivendo ou morrendo, nós também viveremos, pois Cristo ressuscitou. Aleluia! 
Oração: Ó Cristo vivo, nós celebramos a Tua vitória sobre a morte. Nós recebemos o Teu poder como Teus agentes; podemos trazer a Tua vida ao nosso mundo. A Ti seja toda a glória, hoje e sempre. Amém.
Pensamento para o dia: Porque Cristo ressuscitou, a palavra final não é morte, mas vida.
Oremos pelas pessoas que estão convivendo com a morte.
Oremos pelos nossos irmãos de Teresópolis, RJ.
Autoria: John Franklin (Otago, Nova Zelândia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 7 de abril - Um em Cristo


Leia 1 Coríntios 12.12-20
Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. 1 Coríntios 12.27
Mais uma vez, nosso grupo missionário chegou à Missão Back Bay, em Biloxi, Mississipi. Como já tinham se passado muitos anos desde o Furacão Katrina, nosso grupo ficou surpreso com o fato de a região ainda estar tão vazia. Além dos muitos lotes desertos, alguns pequenos trailers ainda estavam estacionados ao lado de casas em mau estado. Naquela noite, vários de nós descrevemos o que vimos: a devastação da área, sua pobreza, e o clima de desesperança. Após anos, vimos muita destruição e muita coisa que ainda precisava ser reconstruída. 
Na tarde seguinte, como estávamos trabalhando em equipes em duas casas diferentes, notamos algo. Apenas quatro casas abaixo de onde estava nossa equipe missionária, um grupo de outra denominação trabalhava. Mais abaixo da rua, havia uma equipe de ainda outra igreja, e apenas três casas depois dessa, um grupo de outra.
Naquela noite quando voltamos a conversar, percebemos que a esperança às vezes chega aos pouquinhos. Mais tarde naquela semana, os moradores locais agradeceram, dizendo que as igrejas de todo o país ainda estavam fazendo diferença e ajudando a manter a esperança acesa para os moradores da região. O Corpo de Cristo tem muitas partes diferentes, mas quando agimos em nome Dele, servindo junto com outras pessoas, tornamo-nos Suas mãos e pés vivos, trabalhando para reconstruir casas e vidas.
Oração: Amado Deus, abençoa-nos enquanto trabalhamos juntos para servir-Te. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O serviço em nome de Cristo pode renovar nossa esperança.
Oremos pelas pessoas que estão reconstruindo suas vidas e cidades após um desastre. 
Oremos pelos desabrigados de Teresópolis, RJ.
Autoria: David Russell (Illinois, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 6 de abril - Sexta-Feira Santa


Leia Salmo 100
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
Eu acordei decidido a estar triste. Afinal, a Sexta-Feira Santa foi o dia em que Cristo morreu. Pensei em jejuar, uma tradição da Sexta-Feira Santa que convida os seguidores e seguidoras de Cristo a refletirem sobre o seu sofrimento. Mas, então, tive fome. Olhei pela janela, esperando ver um dia escuro e triste porque dizem que sempre chove na Sexta-Feira Santa. Mas o que vi foi um lindo dia de primavera. Eu simplesmente não conseguia perder o bom humor. 
Desci as escadas e li um bilhete que minha filha tinha escrito para mim. Ela me lembrou algo que eu digo frequentemente: "Deus o ama e eu também". Suas palavras me ajudaram a compreender. Lembrei que eu havia acordado brevemente na noite passada com um pensamento claro e maravilhoso: Quanto Deus não deve nos amar a ponto de sacrificar Jesus! E o quanto Cristo não deve nos amar para enfrentar esta agonia! Como posso deixar de sentir alegria ao reconhecer e sentir o amor de Deus? 
Eu estava alegre naquela manhã porque a Sexta-Feira Santa é ocasião de alegria. A primeira Sexta-Feira Santa foi um dia triste, mas todas as outras desde então têm sido um alegre lembrete de que Jesus morreu pelos nossos pecados. Mais admirável ainda é que, na manhã de Páscoa, Ele conquistou a morte para todos nós. 
Oração: Senhor amado, nós Te agradecemos pelo derradeiro sacrifício que Tu fizeste por nós naquela primeira Sexta-Feira Santa. Em Teu nome. Amém.
Pensamento para o dia: A Sexta-Feira Santa é boa porque ela mostra até onde Deus é capaz de ir para nos salvar.
Oremos para que celebremos o amor de Deus em Jesus Cristo.
Autoria: Bruce Bedingfield (Illinois, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A última refeição de um condenado


Leia 1 Coríntios 11.23-26
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 1 Coríntios 11.26
Na maioria das culturas, os presos condenados podem pedir qualquer coisa, dentro do razoável, como sua última refeição. Seus pedidos, às vezes, são incomuns: tacos, quiabo frito, meio bolo. Às vezes, são mais comuns: bife, frango, sorvete. Muitas vezes, eu imagino como seria saber que estou comendo minha última refeição e o que eu pediria. 
Mesmo quando Jesus fazia Sua última refeição, Ele continuou a ensinar Seus discípulos, usando o pão e o vinho para comunicar algo que eles não estavam dispostos a aceitar. Ele ia morrer. Eles só compreenderam o pleno significado da mensagem após Sua morte sacrificial e gloriosa ressurreição. Mas, por séculos depois disso, os cristãos e cristãs têm celebrado o que hoje chamamos de Última Ceia em recordação do que Jesus fez por nós. 
E se imaginássemos, da próxima vez que nos sentássemos para uma refeição, que ela seria a última? Talvez fizéssemos de tudo para que o resto do nosso dia contasse um pouquinho mais. Talvez até tivéssemos mais coragem de contar a alguém sobre um Salvador que, em Sua última refeição e fôlego, pensou em nós. Que dádiva maravilhosa Ele nos deixou. Por que não partilhá-la? 
Oração: Amado Pai, que nunca nos esqueçamos do sacrifício que a Páscoa envolve. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Hoje, pode ser o último dia para partilhar a notícia da salvação.
Oremos pelas pessoas que nunca ouviram o Evangelho.
Autoria: Richard Mabry (Texas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Frutos do Espírito


Leia Gálatas 5.13-26
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5.22-23
Um dia, a caminho do escritório, vi um motorista que parecia um tanto impaciente. Ele dirigia seu carro de forma imprudente, passando de uma pista a outra na tentativa de ultrapassar os outros carros. Então, notei um símbolo cristão em sua janela traseira. Ocorreu-me que muitas pessoas devem ter se questionado se aquele motorista imprudente era realmente um seguidor de Cristo. 
Todos nós poderíamos facilmente ser culpados das ações impacientes daquele motorista - especialmente se estivermos atrasados e tentando recuperar o tempo. Podemos agir de modo a contradizer ainda mais flagrantemente nossa fé cristã. Outras pessoas, inclusive não crentes, sempre nos veem. Por isso, Jesus ordenou que façamos o bem: para trazer glória a Deus. 
Gálatas 5.22-23 nos lembra dos frutos do Espírito, o último dos quais é o domínio próprio. Este, talvez, seja o dom mais desafiador de todos, porque geralmente estamos em meio a dias agitados. Mas a lembrança de vivermos os frutos do Espírito permite que outras pessoas vejam a nossa fé em Cristo em todas as ações de nossas vidas. 
Oração: Amado Pai, ajuda-nos a ter domínio próprio em tudo o que fazemos a cada dia, para que nossas ações glorifiquem o Teu nome. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando vivemos os frutos do Espírito, nossa fé torna-se real.
Oremos para que o Espírito Santo produza em nós o fruto de sua presença.
Autoria: Marcelina Dewi Kumalasari (Jacarta, Indonésia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Reflexão para o dia 3 de abril - Surpreso?

Leia Mateus 28.1-10
Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. Mateus 28.5-6
O único elemento consistente nos relatos do evangelho sobre aquela primeira manhã de Páscoa é que todo mundo ficou surpreso. Ninguém esperava um túmulo vazio, muito menos a presença do Cristo ressurreto. As mulheres que foram ao túmulo tinham bons motivos para ficarem surpresas. Elas tinham visto Jesus morrer e seu corpo ensanguentado e sem vida ser retirado da cruz. Acompanharam José até o túmulo e ouviram o baque pesado da pedra que foi rolada para frente da entrada. Elas sabiam que Jesus estava morto. A única maneira de sentir a surpresa da ressurreição é enfrentando a realidade da morte. 
A única maneira de estar preparado para a manhã de Páscoa é experimentando a emoção e os acontecimentos da Semana Santa. Como pastor, descobri que não preciso encorajar as pessoas a virem para o culto do domingo de Páscoa. Mas todos os anos, me vejo fazendo tudo o que posso para encorajar as pessoas a estarem lá na Quinta-Feira Santa, quando nos juntamos a Jesus e Seus discípulos para a Última Ceia, e na Sexta-Feira Santa, quando experimentamos a escuridão que caiu sobre a terra quando Jesus morreu. Quando seguimos o caminho que leva à cruz, podemos experimentar melhor a surpresa da manhã de Páscoa. 
Oração: Ó Deus, nós Te agradecemos pela gloriosa surpresa da Páscoa. Agradecemos pelo amor que vemos em Jesus Cristo. No nome Dele oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Como estou seguindo o caminho que conduz à cruz?
Oremos pelo culto da manhã de Páscoa.
Autoria: James A. Harnish (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Da desolação à esperança.


Leia Daniel 9.20-27
No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão. Daniel 9.23
Durante a Quaresma, recebemos um convite a examinar nossas vidas para ver onde falhamos ou fracassamos na fé e na prática. Então, entramos na beleza do Domingo de Ramos e, mais tarde, observamos a opinião pública se voltar contra o Ungido. Depois de relembrarmos e reencenarmos uma refeição no cenáculo, choramos diante de uma cruz e um túmulo. 
Esta passagem do livro de Daniel pode parecer uma leitura estranha para a Semana Santa, mas contém imagens que se identificam com as experiências de Jesus e Seu mundo. Lembramos que, em meio à dura realidade, a esperança existe. O mensageiro Gabriel aparece a Daniel para lhe oferecer sabedoria e entendimento e para lhe assegurar de que ele é muito amado. Gabriel é o mesmo mensageiro que assegurou Maria de que de que ela tinha encontrado o favor de Deus e carregaria o filho do Altíssimo que nos salvaria de nossas transgressões. 
A boa nova é esta: toda luta carrega dentro de si uma semente de esperança; toda calamidade carrega a possibilidade de redenção. Deus fala por meio de sonhadores e mensageiros para nos mostrar o caminho para a nova vida. Uma Palavra é proferida, cheia de graça e verdade, e seu nome é Amor. A noite começou a passar. A Verdadeira Luz que ilumina o mundo já está brilhando. 
Oração: Eterno Deus, abre nossos corações e mentes à Tua amorosa presença, para recebermos transformação em vida e fé, a fim de que a justiça, a bondade e o amor possam reinar sobre toda a terra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Em toda perda Deus oferece esperança.
Oremos por alguém que se sinta sem esperança.
Autoria: F. Richard Garland (Rhode Island, EUA
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.