Translate

sábado, 31 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Que fazer?


Leia Atos 22.2-11
Então, perguntei: Que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer. Atos 22.10
Às vezes, parece que, no momento em que consigo compreender as coisas, algo novo acontece para me confundir! Minha família tem enfrentado diversas situações nos últimos tempos que, simplesmente, não são o que esperávamos: problemas de saúde, a mudança de uma filha para outro estado, a oportunidade para um de nós frequentar a universidade tarde na vida. 
Cada uma dessas situações levanta perguntas que precisam ser respondidas. Por isso, frequentemente, pergunto, como Paulo: "Que farei, Senhor?" A conversão de Saulo na estrada de Damasco foi dramática. Sua vida mudou num instante. Com frequência, nossas próprias vidas também mudam num instante. E quando mudanças dramáticas ocorrem, nossa reação às circunstâncias pode ser como a de Saulo: "Que farei, Senhor?" Feita a pergunta, nós aguardamos a resposta de Deus. 
Essa espera costuma ser a parte mais difícil do processo e nós, provavelmente, não ouviremos a voz do Senhor como Saulo ouviu. Mas Deus nos fala mesmo assim. Com frequência, nossa família cristã pode ser a voz de Deus falando conosco. Quando conversamos com alguém em quem confiamos e que crê em Deus, podemos ouvi-lo falar. Quando buscamos a palavra de Deus e oramos, Sua resposta virá tão certamente como veio a Saulo. 
Oração: Amado Deus, nós, às vezes, não sabemos o que fazer; as circunstâncias ameaçam nos oprimir. Continua a falar conosco até que consigamos Te ouvir. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: As mudanças são constantes, mas a orientação de Deus e Seu amor também o são.
Oremos pelas pessoas que estão frequentando a universidade tarde na vida.
Autoria: Margie J. Harding (Maryland, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Plantando sementes


Leia Marcos 4.1-20
Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. 1 Coríntios 3.6
Vivo numa região rural, onde muitas pessoas plantam hortas. Um amigo tinha a tradição de sempre plantar batatas na Sexta-Feira Santa. Mas, num ano, o solo ainda estava congelado nesse dia. Ainda assim, com uma pá afiada e trabalho árduo, ele conseguiu plantar suas batatas. Nós, que o conhecíamos, rimos delicadamente do fato, achando que ele tinha simplesmente perdido tempo. Imagine nossa surpresa quando, mais tarde naquele ano, ele colheu uma boa safra de batatas. Algumas das batatas-semente tinham sobrevivido e crescido, apesar das condições adversas. 
A lembrança desse fato me ajuda a continuar a ler, viver e falar a palavra de Deus mesmo quando estou cercada por pessoas que parecem rejeitar o que veem e ouvem. Houve um tempo em que eu tinha medo dessa rejeição. Achava que as sementes da palavra de Deus simplesmente morreriam na dureza de seus corações. Mas a fé de um jardineiro plantando batatas em condições adversas aumentou minha fé no valor de plantar sementes para Deus em todas as condições. Semanas, meses ou mesmo anos mais tarde, aquelas sementes podem brotar e se transformar numa safra, quando mais uma pessoa passa a crer no Criador. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a vencer o medo ou a preguiça, para que estejamos sempre prontos e prontas a falar por Ti. Guarda e nutre cada semente de fé plantada pelas ações do Teu povo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Plante, cuide como puder e deixe o mais com Deus.
Oremos por aqueles e aquelas que ainda não conhecem a Deus.
Autoria: Gale A. Richards (Iowa, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Amor reciclado


Leia Mateus 25.31-46
Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. Mateus 25.45
Uma mulher vem frequentemente à nossa casa, nas tardes de domingo, pedindo jornais e revistas velhos. Uma semana depois de entregá-los a ela, perguntei: "Você os vende?" Ela respondeu: "Não, dona; eu os dou. Levo os jornais para um senhor idoso, para que ele possa cobrir suas paredes e deixar seu quarto mais quente". Perguntei mais: "E as revistas?" "São para uma moça paraplégica cujos dias ficam mais agradáveis quando ela tem algo para ler", respondeu. Olhei para o rosto daquela mulher carregando sacos pesados de revistas e jornais. "Não é peso demais para você?", perguntei. Mas ela respondeu: "Ah, não! Ainda vou pegar mais!" 
Eu aprendi uma linda lição com aquela mulher. Com poucos bens materiais próprios, ela estava cuidando de pessoas mais necessitadas do que ela. Um exemplo do modo como Jesus nos ensinou a viver! 
Oração: Deus amado, queremos repartir Tuas dádivas e ensinamentos com outras pessoas. Por isso, enche-nos do Teu amor para que, em Teu nome, possamos ajudar as pessoas com disposição. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós encontramos vida quando vivemos para as outras pessoas.
Oremos pelas pessoas que não têm atendidas as necessidades básicas da vida.
Autoria: Anizia D. Chagas Von-Held (Rio de Janeiro, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A palavra de Deus

Leia Romanos 8.31-39


Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8.38-39

Lily e seu marido, Ed, eram pais amorosos e devotados. Este era seu quarto filho; e como médica dela, eu previ um parto rápido e sem complicações. Quando Lily estava pronta para dar à luz, ela apertou empolgadamente a mão de Ed e fez força. De repente, tudo mudou. O batimento cardíaco do bebê caiu. "Empurre com força agora!", insisti.

Aterrorizada e exausta, Lily apertou a mão de Ed e implorou: "Ajude-me". Ele olhou para ela e para o monitor cardíaco do bebê. Então, agarrou a mão dela entre as suas e, numa voz forte e tranquilizadora, começou a falar as palavras de Romanos 8.38-39.

Enquanto ele falava, Lily empurrou com toda a sua força. Ela ficou mais forte. Eu podia sentir a poderosa calma que nos envouveu enquanto lutávamos para para trazer o bebê. Com um ímpeto de força e determinação, ela trouxe seu menino ao mundo. O batimento cardíaco dele estava lento, sua respiração, superficial, mas ele rapidamente resagiu ao ressuscitamento e chorou com vigor.

Penso com frequência naquele parto, quando um marido falou palavras sobre a presença e o poder de Deus. Aquele casal ensinou-me sobre a fé por meio do seu testemunho e poder da Escritura.

Oração: Amado Deus, dá-nos a força da Tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: As palavras da Escritura podem nos fortalecer e nos dar vida.

Oremos pelas mulheres que estão dando à luz.

Autoria: Linda Beahm (Virgínia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 27 de março - Patético ou promissor?

Leia Salmo 51.16-12

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável [...] Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Salmo 51.10,12

Todos os anos, após o culto do domingo de Páscoa, todos os nossos filhos e netos vêm à nossa casa para almoçar e, depois, alguns de nós brincamos no quintal. Este ano, quando fui buscar uma bola que meu neto havia jogado, notei uma das mudas de bordo que eu havia plantado no último outono. Lembrei-me que, quando plantei as pequenas mudas no último mês de outubro, elas pareciam um tanto patéticas. Na época, fiquei imaginando se elas conseguiriam sobreviver ao inverno. Ao observar de perto a pequena muda, fiquei surpreso ao encontrar um novo broto dando lugar a pequeninas folhas.

Logo me vi pensando no período de Páscoa, um período de renovação e restauração da vida - não apenas na natureza, mas também dentro de mim; um tempo de examinar a mim mesmo e renovar  minha vida espiritual. Lembrei das palavras do salmista: "Renova dentro de mim um espírito inabalável. [...] restitui-me a alegria da tua salvação".

Não precisamos olhar muito longe para ver Deus agindo no mundo à nossa volta. Por Sua graça e amor, recebemos alimento, força e renovação - não apenas na Páscoa, mas todos os dias.

Oração: Amado Pai, ajuda-nos a reconhecer onde o Espírito Santo está agindo em nós, e concede-nos a coragem e a força para cooperar no que ele está fazendo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos leva do patético ao promissor.

Oremos por coragem para examinar nossas vidas.

Autoria: Bob Lirkwood (Ohio, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 27 de março de 2012

Reflexão para o dia 26 de março - Fale


Leia Neemias 2.1-10
Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo [...] concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo, eu era copeiro do rei. Neemias 1.11
Depois de completar minha formação profissional, aceitei um cargo de supervisão em uma grande empresa. Era o único cristão a trabalhar naquele nível, embora a empresa tivesse alguns outros empregados cristãos. No período de Páscoa, pedi ao diretor de Recursos Humanos que me desse um dia livre para eu comemorar a Sexta-Feira Santa. Ele informou-me que este dia não estava na lista de feriados oficiais da empresa. Então me perguntou sobre a origem e o significado da Sexta-Feira Santa. Tentei explicar da melhor maneira possível a minha fé e compreensão sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo e Sua importância na vida cristã. O diretor ouviu-me com interesse. Depois disso, voltei ao meu escritório. 
Cerca de 30 minutos depois, recebi um telefonema do diretor. Ele informou-me que o diretor administrativo da empresa tinha dado aprovação para incluir a Sexta-Feira Santa na lista de feriados autorizados para os empregados cristãos. Fiquei felicíssimo ao ouvir esta boa notícia! Nesta situação um tanto incomum, o Senhor permitiu que eu usasse meu cargo para partilhar as boas novas de Cristo e melhorar o ambiente de trabalho para a minoria cristã naquela empresa. 
Oração: Senhor amado, agradecemos-Te pela nossa fé. Ajuda-nos a buscar oportunidades para partilhar a boa nova do Evangelho. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso usar minha influência para contar a história de Cristo?
Oremos pelos administradores e pelas administradoras de empresas.
Autoria: Zafar Iqbal (Punjab, Paquistão)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 25 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Está vazio


Leia João 20.1-9
E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos. Mateus 28.8
Quando meu estômago está vazio, eu tendo a resmungar e reclamar de fome. Quando o tanque do meu carro está vazio, sempre parece que os preços dos combustíveis aumentaram mais uma vez. E, como qualquer pastor, não gosto de olhar do púlpito e ver bancos vazios. 
Estranhamente, no entanto, a melhor notícia da história é "Está vazio!" Na manhã da Páscoa, o túmulo onde o corpo de Jesus tinha sido colocado foi encontrado vazio. A pedra tinha sido afastada, o corpo de Jesus tinha desaparecido e a notícia de Sua ressurreição começou a se espalhar a partir daquele momento. As mulheres, que foram as primeiras a testemunhar este milagre, correram para contar a história. 
Desde então, a Igreja de Jesus Cristo tem "celebrado o vazio". Quase 2000 anos depois, ainda estamos celebrando a boa nova do túmulo vazio e transmitindo-a aos que ainda não souberam ou ainda não creem. Por causa do túmulo vazio, nossos corações podem se encher de alegria. Por causa do túmulo vazio, nossas casas podem se encher de fé, esperança e amor. Por causa do túmulo vazio, sabemos que a promessa da vida eterna é verdadeira. 
Oração: Deus Fiel, enche-nos da Tua alegria, para que outras pessoas possam ver a Tua vida em nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós sabemos que a promessa de vida eterna é verdadeira por causa do túmulo vazio.
Oremos pelos pastores, pastoras e líderes de culto.
Autoria: Jonathan Truax (Ohio, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 24 de março - Inclinai os ouvidos


Leia Jeremias 29.10-14
Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. Isaías 55.3
Sempre que penso em meu pai, eu o vejo em nossa mesa da cozinha. Nas primeiras horas da manhã, era comum encontrá-lo ali sentado, com a Bíblia aberta e a cabeça curvada. Ele estava lendo ou orando; por isso, me movimentava pela cozinha em silêncio, até que ele falasse primeiro. 
Num dia em particular, percebi que algo estava diferente. Meu pai tinha um encontro marcado com seu advogado. Vários sócios de meu pai haviam-no deixado com uma dívida que ele não podia pagar. Meu pai ia perder seu negócio e a casa que tanto amávamos. Ele optou por confiar no cuidado de Deus. Fosse o que fosse que ele perdesse, ninguém poderia lhe tirar a fé no Deus a quem amava. Ao fim desse dia, talvez só lhe restasse a fé, mas ela era o bastante. 
Meu pai, efetivamente, perdeu seu negócio e nossa casa. As pessoas à sua volta não conseguiam compreender sua alegria depois de perder tudo. A recuperação desta grande perda levou vários anos e envolveu muita oração e trabalho árduo, mas Deus restaurou ainda mais do que tinha sido perdido. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a confiar as circunstâncias da nossa vida a Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O compromisso de Deus para conosco sobrevive a tudo que a vida possa trazer.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando cobranças judiciais.
Autoria: Sheryl Buckner (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Raízes profundas


Leia Mateus13.1-9, 18-23
Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Mateus 13.6
Numa manhã bem cedo, quando regava o pequeno jardim em nossa varanda, notei que as silvas ao redor das flores estavam espessas e fortes. Arranquei as silvas e as coloquei no chão. Mais tarde, olhei para a varanda e notei que elas tinham murchado. A razão era simples: as raízes já não estavam recebendo os nutrientes da terra. 
Isto fez-me lembrar do semeador da passagem bíblica de hoje e das sementes lançadas em solo rochoso. As plantas brotaram rapidamente, mas não floresceram porque havia pouca terra e não havia profundidade para que suas raízes se firmassem. 
Esta parábola nos diz por que os crentes que se afastam de Deus secam espiritualmente quando enfrentam dificuldades. Para enfrentarmos os desafios da vida, precisamos que a palavra de Deus esteja profundamente enraizada em nós e que nossa fé esteja profundamente enraizada em Cristo. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a receber as sementes da Tua palavra para que nossa fé crie raízes, viceje e permaneça forte. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso nutrir as sementes de amor e bondade que Deus plantou em mim?
Oremos pelas pessoas que necessitam de renovação espiritual.
Autoria: Richard E. Rodriguez (Valle del Cauca, Colômbia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Você oraria por mim?


Leia 1 Tessalonicenses 5.12-18
E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tiago 5.15
Estava telefonando a uma mulher famosa, para lhe pedir para falar durante um almoço do Dia de Ação de Graças. Por muitos anos, ela trabalhou em Porto Rico como diretora de programas infantis de televisão. Minha geração cresceu assistindo aos oportunos conselhos que ela dava e aprendendo com todas as coisas que ela ensinava, desde valores do dia-a-dia até matemática simples. Sua vida deu uma guinada de 180 graus em 1975. 
Um dia, quando estava na praia, ela decidiu mergulhar, sem se dar conta de que a maré tinha baixado e que as rochas agora estavam muito próximas à superfície. O impacto com elas deixou-a tetraplégica. No entanto, sua vida profissional continuou. Agora, eu a estava convidando para partilhar seus pensamentos sobre a gratidão. Quando nossa conversa chegou ao fim, ela pediu: "Pastor, em alguns dias eu farei alguns exames médicos. O senhor poderia orar por mim?" Passamos mais alguns momentos ao telefone enquanto eu orava por aquela personalidade da televisão nacional. 
Após o telefonema, abri El Aposento Alto (a edição de língua espanhola do No Cenáculo) para ler a meditação do dia 10 de novembro de 2010. Orar pelos outros é mais que uma oportunidade; é um privilégio que Deus nos dá. Naquele dia aprendi que quando nos pedem para orar por alguém, devemos fazê-lo. Deus cuidará do resto. 
Oração: Deus amoroso, concede-nos a sensibilidade para reconhecer oportunidades para orar pelos outros e assim fazê-lo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Orar por alguém é uma dádiva para quem recebe a oração e um privilégio para quem ora.
Oremos pelas pessoas que precisam das minhas orações.
Autoria: Julio R. Vargas Vidal (Porto Rico)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - O que é a graça?


Leia Efésios 2.4-10
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.8
Estava no terceiro ano, quando cometi o que achei ser um pecado horrível: rasguei meu livro de matemática. Meu sentimento de culpa foi confirmado por minha colega. "Agora, você está encrencada", declarou ela. Entrei em pânico. Qual seria meu castigo? Minhas roupas feitas à mão e meu corte de cabelo caseiro mostravam que minha família não teria condições de substituir o livro. Decidi que seria mais fácil confessar do que ser pega; por isso, fui até a mesa da professora. Em lágrimas, admiti minha culpa. Para minha surpresa, ela pegou a fita adesiva, puxou um pedaço, do tamanho de minha régua de 15 centímetros, pressionou-o ao longo da página rasgada e devolveu-me o livro. "Pronto. Está consertado!", disse ela com um sorriso que derreteu meu medo. 
Anos depois, me debati com o significado do termo cristão "graça". Sempre que pedia a um cristão mais experiente para definir a palavra, recebia chavões como respostas: "As riquezas de Deus à custa de Cristo" ou "o favor desmerecido de Deus". Foi somente quando me lembrei do que uma professora do terceiro ano fez por uma aluna tomada de culpa que compreendi o significado da graça. Minha definição de graça é baseada no que fez, não no que ela disse.
Oração: Senhor amado, usa-nos para ajudar outras pessoas a compreenderem Teu amor e graça que ultrapassam o nosso pecado. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cada um e cada uma de nós pode ser um retrato da graça de Deus para as demais pessoas.
Oremos pelos professores e pelas professoras do ensino fundamental.
Autoria: Karen Wingate (Illinois, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 20 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Lágrimas de compaixão


Leia João 11.32-44
Jesus chorou. João 11.35
A vida corria bem para nossa família, quando recebi o telefonema que ninguém quer receber. "Você tem câncer de mama e precisará fazer uma mastectomia o mais rápido possível". Nós tínhamos dúvidas. Meus três filhos tinham 17, 14 e 7 anos de idade. Será que eu sobreviveria para vê-los crescer? Por que eu precisava de uma mastectomia aos 41 anos de idade? Parecia tão injusto! Nós sofremos e choramos muito. 
Durante um passeio de carro num domingo, meu marido e eu notamos que, na frente de uma igreja rural, havia um cartaz que dizia: "Jesus chorou". Por que Jesus chorou se Ele planejava ressuscitar Lázaro? Quando Ele viu a tristeza de Maria, seu choro pela perda de seu irmão, Jesus sentiu compaixão por ela.
 Quando nós choramos nossas perdas, a lembrança de que Cristo sente compaixão por nós nos ajuda. Quando enfrentamos desapontamentos inesperados - problemas de saúde, relacionamentos desfeitos, sonhos destruídos - lembramos que Jesus compreende. A Bíblia promete: "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre" (Hebreus 13.8), por isso sabemos que a mesma compaixão que Jesus sentiu por Maria, Ele também sente por nós.
Oração: Amado Deus, nós Te agradecemos pela compaixão que Tu sentes por nós. Ajuda-nos a confiar em Ti, mesmo quando não compreendermos por que sofremos essas perdas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus sente compaixão de mim quando estou sofrendo.
Oremos pelas pessoas que estão lutando contra o câncer.
Autoria: Brenda Tucker (Carolina do Sul, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Afinado

Leia Romanos 7.18-25
Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5.10
Como violonista, percebo que manter meu instrumento afinado é uma das minhas maiores provações. As cordas do violão são suscetíveis às alterações de temperatura e umidade. E, com frequência, dedilho com tanta força que as cordas perdem seu tom. Para manter meu violão afinado, preciso ajustá-lo frequentemente. 
Para aqueles de nós que somos vulneráveis a nos afastar da fé, manter nossos corações afinados com Deus também requer atenção. Conforme o mundo nos atinge, a oração diária, o estudo bíblico e a frequente comunhão com outros cristãos e cristãs nos permitem ficar afinados e afinadas com Deus e a resistir às tentações que podem nos afastar da obediência fiel. Em graça infinita, Deus está pronto e disposto a nos perdoar, restaurar e ajudar a manter nossos corações afinados com nosso Criador. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a resistir à tentação e a viver em harmonia Contigo. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: 'Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]'
Pensamento para o dia: Deus colocou em nós uma música que o mundo precisa ouvir.
Oremos pelas pessoas que atuam com música na igreja.
Autoria: Jacob C. Schneider (Maryland, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 18 de março - Hora sileciosa


Leia Atos 9.36-41
Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. [] Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. Salmo 62.5,8
O processo de fazer colchas para amigos e familiares se tornou uma espécie de disciplina espiritual para mim. Criei uma rotina: trabalhar, ir para casa, fazer o jantar, arrumar a cozinha e fazer colchas. Passava horas concentrada na tarefa e perdida em pensamentos sobre o Deus que me criou, que me conhecia antes de eu ter nascido e "me costurou"; desenhando-me exatamente como faço minhas colchas, transformando-me no ser que sou. A quietude desses momentos provia o ambiente perfeito para que Deus captasse a minha atenção. 
Só muito recentemente me dei conta de que aquele tempo se tornara, de certo modo, sagrado. Somente depois de as colchas estarem prontas e minhas noites tranquilas voltarem a se encher com a rotina da vida, dei-me conta de que sentia falta daqueles momentos de paz em que podia me sentar diante de Deus e pensar, orar e, às vezes, até lamentar. Deus estava lá, lembrando-me do grande amor que me foi demonstrado por meio de Jesus. Quando minhas noites começam a se encher novamente de atividade ruidosa, vou fazer mais colchas. 
Oro para que eu possa recriar aqueles momentos silenciosos e convidar o Espírito de Deus a habitar em mim, para me ensinar, corrigir e instruir. Então, poderei servir às pessoas por meio do calor tangível de uma colcha feita à mão e pela partilha do amor, paz e conforto encontrados no Evangelho de Cristo.
Oração: Amado Deus, quando nossas vidas estiverem repletas de atividades, lembra-nos de buscar um tempo para aprofundar nosso relacionamento Contigo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O tempo silencioso com Deus é uma pausa que revigora espiritualmente.
Oremos pelas pessoas que procuram mais intimidade com Deus.
Autoria: Penny Rasnake (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" -  Igreja Metodista, Editora Cedro

sábado, 17 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Em meio ao mar


Leia Êxodo 14:21
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. Mt. 8:26
Ao observar o mar numa tarde ensolarada de domingo, passaram-se em minha mente várias lembranças da minha adolescência. Lembrei-me que certa vez, ao adentrar o mar junto com minha prima, caímos em uma vala, onde nossos pés não podiam tocar mais o chão. Ela gritou que não estava conseguindo sair, e eu pedi que tivesse calma, pois sairíamos quando viesse a próxima onda. Quando a onda veio, então, puxei-a pela mão e pudemos sair juntas. 
Lembrei-me também de outra cena de minha vida quando, sozinha em meio ao mar, já com minhas forças esgotadas, então gritei por ajuda. Meu primo, então, gritou que eu pegasse a próxima onda. Eu não conseguia sair, então insisti que ele me ajudasse; ele, então, me puxou e eu saí. 
Mesmo quando estamos em meio ao mar, podemos ajudar outras pessoas a sair da turbulência. Porém, quando estamos sozinhos e não temos mais forças para prosseguir, devemos clamar a Deus e pedir socorro ao nosso irmão. 
Oração: Senhor, dá-nos tua graça, mostra-nos o teu favor e tira-nos do turbulento mar.
Pensamento para o dia: Atentemos para as pessoas que precisam de ajuda.
Oremos pelas pessoas que se encontram perdidas e sem forças em meio ao mar.
Autoria: Talita de Almeida Pessanha (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Os braços amorosos de Deus


Leia Salmo 23
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Salmo 23.4
Meu neto, Danny, é um lindo presente de Deus. Ele tem Síndrome de Down. Aos cinco anos, ele não consegue subir ou descer as escadas sem ajuda. Ele estava comigo na escola quando me reuni com professores e alunos para organizar uma sessão de fim de ano. Sem meu conhecimento ou permissão, Danny decidiu explorar o local. Eu não fazia ideia de que ele tinha deixado a sala até que ouvi um grito assustador no fim do corredor, perto da escadaria. Soube imediatamente o que estava acontecendo. 
Ao sair correndo, vi Danny cercado por alunos bem-intencionados, que faziam de tudo para acalmá-lo. Ele veio em minha direção no momento em que me viu. Ao tomar minha mão, imediatamente desceu as escadas, cantando calmamente, sem nem olhar para os degraus. As palavras do Salmo 23.4 me vieram à mente: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo". 
Com a mesma confiança que meu neto demonstrou ao vir na minha direção em seu momento de terror, nós podemos buscar a mão amorosa de Deus em tempos difíceis ou desafiadores. 
Oração: Amado Deus, graças por nos acolheres. Ajuda-nos a sempre buscar a Tua mão nos momentos difíceis. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus caminha conosco em nossos vales de sombras e em nossas tarefas diárias.
Oremos por avós, avôs, netos e netas.
Autoria: Carmen G. Narváez (Porto Rico)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Limpando o quintal


Leia Colossenses 3.5-10
Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo. Isaías 43.18-19
O quintal estava uma bagunça. O clima de inverno e os ventos fortes tinham deixado galhos de árvore, folhas mortas e centenas de pinhas espalhadas por toda a nossa propriedade. O lugar precisava de uma limpeza completa. Coloquei mãos à obra e logo tinha juntado uma quantidade considerável de gravetos. Com um rastelo, juntei pinhas e agulhas numa pilha espessa. 
Várias horas se passaram. Parei para verificar meu progresso; o quintal parecia limpo e arrumado. A grama ainda estava marrom e seca, mas, ao me ajoelhar para olhar mais de perto, percebi pequeninos brotos verdes. A primavera estava chegando, mas os sinais não se tornaram perceptíveis até que o entulho foi removido. 
Às vezes, nossa vida é como meu quintal - marrom, estéril e cheia de entulho. As semanas da Quaresma nos dão uma chance de nos examinar, nos concentrar em nossa vida espiritual e remover o entulho, como uma limpeza completa, para que um novo crescimento possa emergir. 
Oração: Amado Deus, nós abrimos nossas vidas a Ti nesta Quaresma. Ajuda-nos a remover o entulho de nossas vidas, enchendo-a com Tua presença e amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Onde está o limite do meu crescimento espiritual? Como posso cooperar com o que Deus está fazendo?
Oremos pelas pessoas que buscam uma maior intimidade com Deus, particularmente no período da Quaresma.
Autoria: Valerie Battle Kienzle (Missouri, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - O amor do próximo


Leia João 13.31-35
Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5.14
Na mesma semana em que os pais de meu marido morreram num acidente de carro, uma nova vizinha mudou-se para o nosso quarteirão. Ela compreendeu que aquele era um momento difícil para mim, por isso, quando precisava de uma babá, ela ajudava. Quando estava cansada demais para cozinhar, ela trazia uma refeição. Quando precisava de orientação espiritual, ela lia a Bíblia para mim. 
Rememorando tudo isso, dou-me conta de que minha nova amiga estava me demonstrando o amor incondicional de Deus; ninguém jamais havia feito isso antes. Foi por causa do seu amor que comecei a ler a Bíblia por conta própria. Ao ler e estudar as Escrituras, encontrei Jesus como meu Senhor e Salvador. Sou eternamente grata a esta vizinha. 
Jesus disse a Seus seguidores em João 13.34-35: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros". Nós amamos o nosso próximo de maneira que eles vejam Cristo em nós? Nossa demonstração do amor de Cristo pode mudar as vidas de outras pessoas para sempre. Mudou a minha. 
Oração: Jesus amado, que possamos estar conscientes das pessoas que precisam conhecer o Teu amor. Depois, capacita-nos a mostrá-lo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O amor é a marca distintiva das discípulas e dos discípulos de Jesus Cristo.
Oremos pelos novos vizinhos e vizinhas.
Autoria: Karen Stapleton (Colorado, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 13 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Pequenos milagres


Leia Êxodo 14.10-25
Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. Êxodo 14.21
Sou advogado. Quando ajudo organizações religiosas, frequentemente deparo com situações que, da perspectiva humana, parecem completamente insolúveis. Quem já teve de enfrentar a máquina burocrática na Rússia entende o que estou dizendo. 
Posso lhe dar um exemplo. Precisava apresentar alguns documentos para que um seminário teológico recebesse sua licença de funcionamento como instituição educacional. Entrei na fila: era o número 98. Todo mundo dizia que seria quase impossível apresentar os documentos naquele dia, mas era essencial que fosse assim. Peguei minha senha de atendimento e fui trabalhar. Ao fim do dia, voltei ao local onde precisava apresentar os documentos; mesmo estando preparado para ter de voltar outro dia. Quando cheguei lá, vi que estavam chamando o número 97. Fui o próximo a ser chamado e a última pessoa a ser atendida naquele dia. Posso dar inúmeros outros exemplos como este. Com freqüência, vejo-me pensando: Será apenas sorte? Acredito que não. Antes, vejo a mão de Deus em ação. 
Oração: Amado Deus, nós Te agradecemos pelos milagres que vivenciamos em nossa vida diária. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus age em nossas vidas todos os dias; fique atento a esses pequenos milagres.
Oremos pelas pessoas que lidam diariamente com burocracia.
Autoria: Kim Sergey (Moscou, Rússia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Carregado no caminho


Leia Provérbios 3.5-6
Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4.10
Quando minha filha Becky tinha aproximadamente dois anos, nossa família foi passear de canoa em Michigan. Na viagem de volta, minha esposa e meu filho começaram a descer a trilha; mas quando tentei pegar Becky no colo, ela não quis. Ela tinha estado na canoa ou no colo o dia todo; por isso, agora ela queria andar. Sabia que Becky não conseguiria andar os 600 metros de trilha acidentada à nossa frente, mas decidi deixá-la tentar. Quando ela se cansasse, eu a pegaria. 
Becky se recusou a andar à minha frente; por isso, foi cambaleando atrás de mim; e começamos a descer lentamente pela trilha. Após cerca de 15 minutos, ouvi Becky gritar. Virei rapidamente e a vi sentada no meio da trilha, chorando. Ela não estava machucada; apenas cansada demais para continuar. Ao tomá-la nos braços, disse-lhe: "Você não precisa chorar, Becky; apenas peça para o papai carregá-la". 
Ao seguir pelo caminho com Becky nos braços, pensei em nosso relacionamento com Deus. Assim como eu e Becky, Deus sabe que não podemos seguir sozinhos pelo caminho da vida. Assim como eu estava de olho em Becky, esperando que ela pedisse para ser carregada, Deus olha por nós, para nos carregar quando não pudermos mais prosseguir. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a lembrar que Tu estás sempre conosco, pronto para nos carregar quando precisarmos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos carrega quando o caminho é difícil demais para nós.
Oremos pelas pessoas que estão em viagem de família.
Autoria: William Malmsten (Michigan, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 11 de março - Liberdade pela graça


Leia Romanos 8.1-17
Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8.1-2
A primeira vez que li a passagem bíblica citada acima, precisei refletir sobre ela por algum tempo. Não há condenação; eu fui libertada do pecado e da morte. É muita coisa para absorver. 
Caminho com Deus faz algum tempo e, por vezes, ainda acho difícil acreditar que fui verdadeiramente libertada. Intelectualmente sei disso. Foi o que me ensinaram; mas há uma diferença entre saber e acreditar. Ainda vejo-me tentando merecer o amor e o perdão de Deus quando eles me foram dados graciosamente. 
Deus não quer que me sinta como se tivesse de esforçar-me constantemente para provar a mim mesma, ou como se estivesse sempre falhando em meu relacionamento com Ele. Deus quer apenas que eu me sente e permita que a graça e a misericórdia se derramem sobre mim como uma fonte transbordante. Quando permito que Deus entre em minha alma, ouço um sussurro: "Você não precisa provar nada para mim. Vim para vencer o pecado, para que você não precisasse se sentir indigna. Eu a fiz para viver em semelhança a mim". 
Eu permiti me sentir como a pessoa bela e maravilhosamente criada por Deus, não alguém sem esperança. Sou grata por termos um Deus que não exige que eu conquiste o Seu amor. Tenho apenas de me permitir senti-Lo e aceitar minha liberdade por meio de Cristo. Sou grata por Deus ter me amado o bastante para Se tornar humano e Se sacrificar para que eu possa conhecer esta liberdade.
Oração: Amado Deus da salvação, em nossa fraqueza, ouve as nossas orações. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8.36)
Oremos pelas pessoas que se sentem aprisionadas em si mesmas ou aos acontecimentos.
Autoria: Allison Fasig (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 11 de março de 2012

Reflexão do dia 10 de março - Confiando no Senhor


Leia Salmo 118.1-9
O Senhor está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem? Salmo 118.6
Recentemente, encontrei um anúncio para uma vaga de contabilista que oferecia um salário competitivo e benefícios generosos, incluindo um seguro-saúde. Candidatei-me ao cargo, junto com outras 125 pessoas. Depois de reduzir o número de candidatos a 14, a empresa escolheu três de nós para uma entrevista final. A entrevista correu bem, e eu estava empolgada e confiante de que conseguira o cargo. Minha empolgação rapidamente se transformou em desespero quando o gerente me enviou um e-mail dizendo que eles tinham mudado de ideia e decidido que a terceirização do cargo teria um melhor custo-benefício para a empresa. 
Minhas semanas de oração e preparação tinham sido em vão. Como pôde Deus permitir que isso me acontecesse? A resposta foi dada por Lucille, uma senhora de minha igreja. Ela disse: "Querida, Deus não fez isso com você. O gerente da empresa tomou uma decisão administrativa. Deus nunca saiu do seu lado e estava com você para ajudá-la a enfrentar a dor e a frustração". Suas sábias palavras fizeram-me perceber a rapidez com que eu culpo a Deus por tudo que dá errado em minha vida, em vez de confiar na Sua ajuda para enfrentar os tempos difíceis. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a compreender e aceitar que embora coisas ruins aconteçam com boas pessoas, o Teu amor por nós é constante. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: As coisas que nos acontecem na vida nem sempre são uma medida do amor de Deus para conosco.
Oremos pelas pessoas que estão procurando emprego.
Autoria: Priscilla Clements (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 9 de março - A Rosa da Quaresma

Leia Romanos 8.18-23
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. Romanos 8.18
Há vários anos, minha esposa e eu ganhamos de presente uma pequena planta sem identificação e de aparência humilde, chamada "Rosa da Quaresma". Nós a colocamos fora de casa e a regávamos ocasionalmente. Com a aproximação do inverno, perguntamos se devíamos transplantá-la; quem sabe levá-la para dentro de casa. Fomos aconselhados a deixá-la quieta, que ela sobreviveria. E sobreviveu. Sua folhagem permaneceu verde durante todo o inverno. Quando a Quaresma chegou, a planta começou a se animar e os botões surgiram. Suas flores brilhantes e rosadas nasceram antes das outras plantas floríferas. E continuaram assim, consistentemente, com a aproximação da Páscoa, com suas flores e folhagem sempre cheias e belas. 
Nós passamos a ver isto como um lembrete da esperança que temos em Cristo. Nós enfrentamos provações, tentações, doenças e tempestades que poderiam nos destruir. Mas não destroem. Toda Quaresma nos oferece uma oportunidade para nos focarmos no sacrifício de Cristo pelos pecados do mundo. Esta contemplação e meditação acabam por produzir os "frutos" da apreciação do verdadeiro significado da promessa de uma gloriosa ressurreição, vida em Cristo e as dádivas que celebramos no Domingo de Páscoa. Todas essas coisas nos são dadas pelo amor de Deus. Como a Rosa da Quaresma, nós, lenta, mas seguramente, começamos a amadurecer até atingirmos a plenitude de vida. 
Oração: Senhor Deus amado, à medida que amadurecemos na fé e meditamos sobre o sacrifício de Cristo por nós, ajuda-nos a crescer e florir como testemunhas ao nosso mundo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A Páscoa celebra nossa vida em Cristo e a vida que ainda está por vir.
Oremos por alguém que esteja enfrentando uma tempestade em sua vida.
Autoria: Jack L. Matthews (Alabama, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 8 de março - Sobre árvores e frutos

Leia:João 15
Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. João 15.8
Hoje decidi podar duas árvores no meu jardim. Uma pequena e outra bem maior. Confesso que a primeira me deu um pouco de trabalho, já que precisei me abaixar para cortar bem os galhos secos. Mas em comparação com a árvore maior, esse trabalho foi mínimo diante do desafio de cortar galhas mais altas e robustas. 
Enquanto realizava meu trabalho, fiquei pensando em como Deus cuida de nós. No inverno de nossas vidas, Ele é o jardineiro que aparece cuidadosamente para nos tratar. Avaliando bem nossos galhos, retira de nós tudo aquilo que pode nos impedir de frutificar na próxima estação, e nos prepara com carinho para o novo tempo que há de vir. Porém, este procedimento é muito doloroso, tanto para nós que somos as árvores, quanto para o Criador, que é o jardineiro. 
Porém, a recompensa vem logo que caem as primeiras gotas de chuva, na primavera. Fortalecida depois de tudo que passou, a árvore agora pode concentrar suas energias nos galhos verdes, cheios de seiva. A vida então se renova e surgem os primeiros brotos daquela que será uma bela e frutífera planta do Senhor. Deus cuida de nós. Ele sabe exatamente o que tirar e o que deixar para que possamos dar bons frutos nas próximas estações. 
Oração: Senhor Deus, obrigada por ser meu agricultor. Obrigada por me podar na estação propícia. Que Tua graça e Teu Espírito estejam comigo para que eu possa dar bons frutos em todas as etapas da minha vida. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está com você, cuidando de você. Ele acredita nos frutos que virão e espera ansiosamente pelo dia da sua plenitude e beleza.
Oremos Medite: Êxodo 5

Autoria: Sâmara L. Martins D'Armada (Pedro Leopoldo, Minas Gerais, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Uma bebida longa e fresca


Leia João 4.5-15
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7.37-38
Toda primavera, gosto de ver minhas jardineiras carregadas de flores coloridas: petúnias vermelhas, lobélias azuis, centáurias. O momento em que as jardineiras ficam mais belas é logo que coloco as novas plantas. Eu as rego bem a cada dia, por uma semana ou duas e fico feliz nos dias de chuva, quando Deus faz o trabalho por mim. Mas logo me distraio e me esqueço de regá-las. Após uns poucos dias quentes e secos, cada talo de flor pende e a folhagem tomba na lateral da jardineira. Temo pelo pior. Felizmente, se o solo não estiver completamente seco, posso regar as plantas e vê-las reviver. 
Isso me faz perceber que preciso da água da palavra de Deus tão desesperadamente quanto minhas flores precisam de água. Quando me esqueço de ler a Bíblia e orar, logo fico abatida. As tensões da vida podem me oprimir, assim como minhas flores murcham no calor. Mas as pessoas que creem em Cristo têm acesso a um suprimento interminável de água. Jesus prometeu que se O buscarmos e crermos Nele, rios de água viva fluirão de nós. Quando eu reservo um tempo para ler minha Bíblia a cada manhã, sinto-me mais forte,  mais capaz de sobreviver ao dia. Quando vejo as minhas flores tombando por falta de água, corro atrás da mangueira. Mas também paro e penso: Tenho buscado a Cristo recentemente para uma bebida fresca? 
Oração: Senhor amado, revigora-nos todos os dias com a água da Tua palavra, para que possamos crescer e amadurecer em Ti. Em Teu nome. Amém.
Pensamento para o dia: Como as flores que precisam de água, nós precisamos de alimento espiritual para nos vicejar.
Oremos pelas pessoas que trabalham em jardinagem.
Autoria: Sherree G. Funk (Pensilvânia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 6 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Ofereça-lhes vida


Leia 2 Coríntios 2.12-17
Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? 2 Coríntios 2.15-16
Há muitos anos, fui ao Egito para uma conferência de mulheres cristãs. Um dia, visitamos a área dos zabalin, onde cristãos coptas vivem e trabalham selecionando o lixo da cidade do Cairo. Havia altas pilhas de lixo por todos os lados: plásticos numa pilha; recipientes de vidro em outra; pneus de borracha em outro lugar. 
Essas pilhas eram como pequenas montanhas, e no centro daquela área havia uma pequenina igreja de concreto. Fogueiras queimavam o material não reciclável. Porcos corriam ao redor da igreja, consumindo tudo que fosse comestível. O mau cheiro do lado de fora era horrível, mas dentro da igreja eu senti uma calorosa e amorosa comunhão. 
O clima espiritual era como o mais doce perfume imaginável. Uma garotinha, obviamente muito pobre, veio até mim e partiu um pedaço do seu pão para me dar. Em árabe, ela disse: "No nome de Cristo". O que nós trazemos aos nossos encontros com as pessoas que encontramos todos os dias? Elas podem ver que somos cristãos e cristãs? Será que lhes oferecemos vida em nome de Cristo? 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a levar hoje a doce fragrância da vida a quem dela necessita e a todas as pessoas que encontramos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Hoje representarei Cristo em meus encontros.
Oremos pelos cristãos e cristãs coptas.
Autoria: Pat Rantisi (Shropshire, Inglaterra)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 5 de março - Uma vida que importa


Leia Romanos 5.12-19
[...] Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. 1 Pedro 5.5
Na noite do dia 17 de junho de 1968, eu entreguei minha vida a Jesus Cristo, quando assistia a uma cruzada evangelística pela televisão. Embora certamente necessária, aquela decisão não estava nos meus planos e foi difícil aceitá-la. A vida tinha se tornado uma rotina sem graça. A liberdade de ser um jovem adulto, recém-casado e trabalhando num emprego estável, como mecânico de automóveis, era uma boa experiência - mas não o bastante para remover a corrosiva sensação de que algo faltava em minha vida. 
Eu cresci na igreja e conhecia as histórias de Jesus, mas as recusara. Minha mania de consertar as coisas havia me convencido de que com tempo, meios e liberdade, eu acabaria por consertar sozinho o misterioso buraco em minha vida. Imagine o meu ressentimento quando o evangelista disse que eu precisava de Cristo. Mas quanto mais ele pregava, mais eu percebia a verdade do que ele dizia. Quando o programa terminou, eu pedi a Cristo que me "consertasse". E pelo poder do amor, Deus salvou-me  purificando minha consciência e dando-me uma nova razão para viver. 
Nada criou um maior impacto em minha vida e no modo como a vivo do que meu compromisso de seguir a Cristo. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a admitir que precisamos de Ti. Em Teu nome. Amém.
Pensamento para o dia: A vida abundante (veja João 10.10) começa quando nos comprometemos a seguir a Cristo.
Oremos pelas pessoas lutando contra o orgulho.
Autoria: Bill Fisher (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 4 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Língua solta

Leia Tiago 3. 1-12

O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína. Provérbios 13.3

Num domingo, durante a Quaresma, eu disse ao meu grupo de estudos que tentaria não dizer nenhuma palavra negativa ou improdutiva. E só diria coisas úteis às pessoas. A semana passou bem. iniciei cada dia como de costume, lendo minha Bíblia e o No Cenáculo, e meditando no que Deus me dizia.

Na sexta-feira, no entanto, fraquejei. Durante uma conversa com um amigo, deixei que minhas palavras me metessem em dificuldades. Como a Bíblia nos diz, é difícil domar a língua (Tiago 3.8). Ao perceber que minhas palavras resultaram em mágoa, senti que Deus estava descontente comigo. Pedi desculpas a meu amigo, e depois orei e pedi perdão a Deus.

Meu amigo acolheu-me com amor e reconciliação, mas ainda me sentia envergonhado. No entanto, eu sabia que Deus não queria que eu me detivesse no meu erro. Peguei minha Bíblia e meu exemplar do No Cenáculo e pedi que ele me ajudasse. A passagem bíblica daquele dia - Romanos 8. 31-39 - tranquilizou-me de que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo; consegui me sentir perdoado.

Oração: Amado Deus, nós Te agradecemos pelo Teu amor e perdão. Ensina-nos a honrar-Te em nosso relacionamento com as pessoas. Em nome de Jesus. amém.

Pensamento para o dia: "Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios." (Salmo 141.3)

Oremos pelos pequenos grupos que se reúnem durante a Quaresma.

Autoria: Donald Wright  (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 3 de março de 2012

Reflexão para o dia de hoje - O tempo de Deus


Leia Isaías 41.8-13
Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. Marcos 5.36
No ano em que me formei na faculdade, entrei em profunda depressão. Perdi o apetite e muito da minha energia e força. Dois anos se passaram. Procurei um psiquiatra e ele disse que eu, provavelmente, levaria outros dois ou três anos para me recuperar. Na verdade, levei seis. Deus trouxe-me a cura, apesar das duras provações e das experiências desafiadoras. A ajuda médica era necessária, mas eu confiei demais nas palavras do médico - "dois ou três anos". 
Revendo o período, percebo que, mesmo em meio a experiências dolorosas e sentimentos de ansiedade, meus dias transbordavam com as bênçãos de Deus. Ele esteve comigo e usou os momentos difíceis para me ensinar e moldar. Agora, já não mais temendo a doença, encho-me de coragem e vivo alegremente, confiando tudo a Deus. Nessa confiança eu encontrei a verdadeira cura. Não importa quão fracos e fracas nos tornemos, Deus nos ama, perdoa e cura. Qualquer que seja a situação, se confiarmos em Deus, viveremos com uma boa expectativa - sempre no Seu tempo.
Oração: Amado Deus, nós Te agradecemos pelo modo como nos curas. Ajuda-nos a confiar mais em Ti e a esperar pacientemente pela Tua mão de amor em nossas vidas. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha a nós o Teu reino; faça-se a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém".
Pensamento para o dia: Deus nos cura mesmo durante a nossa dificuldade.
Oremos pelas pessoas com problemas de saúde mental e emocional.
Autoria: Hirono Shinomiya (Shizuoka, Japão)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.