Translate

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Sempre em casa

Leia Salmos 139.1-10
Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Salmos 90.1
Quando alguém pergunta aos nossos filhos de onde eles são, sua resposta não é rápida ou fácil. Isto porque a carreira do pai deles nos obrigou a mudar várias vezes, em poucos anos: do Havaí à Califórnia, do Texas à Virgínia, e diversos pontos pelo meio. Nós realmente não temos um lugar que possamos considerar como nossa cidade. No entanto, em todos esses lugares nós sentimos consistentemente a presença de Deus, encontrando nosso lar verdadeiro e permanente entre nossos companheiros de fé. 
Os edifícios, o tamanho das congregações e os horários de culto podiam variar; a fala e os sotaques locais mudavam. Mas essas diferenças eram ligeiras comparadas ao vínculo comum que partilhávamos. O companheirismo que encontramos entre o povo de Deus nos deu estabilidade, conforto e segurança onde quer que morássemos. 
A sociedade parece mais transitória que nunca com as contínuas mudanças na localização, carreiras, circunstâncias de saúde e financeiras e na estrutura familiar. Poucas pessoas conseguem viver muito tempo sem enfrentarem algumas mudanças significativas na vida e as tensões que as acompanham. Como os israelitas que caminharam pelo deserto, podemos nos sentir estrangeiros neste mundo. Como é consolador saber que não podemos ir além do alcance e amor de Deus. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a sentir Tua presença aonde quer que formos e a encontrar nosso verdadeiro lar no Teu amor, com Teu povo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Aonde quer que a vida nos leve, Deus já esteve lá antes de nós.
Oremos pelas pessoas que são transferidas de cidade.
Autoria: Julia Denton (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Sapatos sujos de lama?

Leia Efésios 3.14-21
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Tiago 1.17
Conta uma velha piada que dois israelitas estavam atravessando o Mar Vermelho com Moisés, logo após Deus ter separado as águas. Um comenta para o outro: "Dá para imaginar o estrago que essa lama está fazendo em nossas sandálias? Provavelmente estão estragadas". 
Muitos de nós somos como a pessoa dessa história; estamos tão focados nos aspectos negativos e nas preocupações de nossas vidas que ficamos completamente alheios aos milagres e bênçãos à nossa volta. Concentramo-nos no clima frio e chuvoso, na torneira pingando no banheiro, na pessoa difícil no trabalho, no tráfego emaranhado atrasando nossa ida para o trabalho. 
Ao mesmo tempo, não damos o devido valor ou até mesmo ignoramos as muitas bênçãos que recebemos a cada dia: o amor de nossos familiares e amigos, um lugar quente e seco para morar, a segurança de um emprego e a liberdade de adorar a Deus como quisermos. 
Deus "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos" (Efésios. 3.20). A fé concentra-se não nos problemas do momento, mas nas muitas bênçãos que cada dia traz. 
Oração: Amado Deus, perdoa-nos por não darmos o devido valor às nossas bênçãos. Abre nossos olhos para vermos e nossos corações para agradecermos pelas muitas maneiras pelas quais a tua bondade chega até nós dia após dia. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo:  'Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]'
Pensamento para o dia: Podemos nos concentrar na lama ou nos milagres - a escolha é nossa.
Oremos pelos que estão cegos aos "milagres de cada dia".
Autoria: Bob G. Wood (Tennessee, EUA)


Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Sabendo esperar

Leia: Mateus 6.27-34
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Mateus 11.28-29
Certo dia, eu estava vendo um filme. Em boa parte da história, o "mal" prevalecia. Eu continuava a ver o filme, esperando que o "bem" fosse agir e declarar que o correto sempre vence. Decidi não adiantar o filme, porque queria ter paciência para ver o "bem" vencer. Com o passar do tempo, esqueci-me da ideia de impaciência. Quando menos esperava, o "bem" já havia vencido! Tudo estava bem e em seu devido lugar. 
Algumas vezes, em nosso relacionamento com Deus, queremos que Ele faça as coisas à nossa maneira, apesar de pedirmos que tudo seja conforme Sua vontade. Porém, que aprendamos a deixar o Senhor Jesus  fazer à Sua maneira. Que deixemos de nos preocupar com problemas familiares ou emocionais e entreguemos tudo na mão do Senhor Jesus. Que possamos descansar e deixar que Nosso Pai faça a Sua vontade. Ele nos surpreenderá com soluções muito melhores do que as nossas. Que possamos sentir que Deus tem o controle de tudo. 
Oração: Amado Senhor, por favor, ajuda-nos a entender que somos seres pequenos e falhos. Deus querido, Tu és Nosso Pai Eterno. Faze da Tua maneira! Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Tendo paciência no Senhor, tudo se ajustará em seu devido tempo e lugar.
Oremos pelas pessoas que não têm paciência e fé.
Autoria: Julia Freitas Vasconcelos Antão (Poços de Caldas, MG, Brasil)
Conexão com a Vida: Ofereça-se para ajudar alguém que esteja desempregado.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Posso desligar agora?

Leia: Salmos 63.1-8

Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Jeremias 29.12

Uma de minhas atividades preferidas quando estou no escritório é telefonar para casa e falar com meu filho. Caleb tem seis anos. Telefono no meio da manhã para lhe perguntar como está sendo seu dia. Quase invariavelmente, ele quer desligar logo, porque interrompi seu programa de televisão ou alguma brincadeira com um amigo.

Embora pra mim seja um prazer telefonar, para ele é uma intrusão em suas atividades. Ele muitas vezes pergunta: "Posso desligar agora, mamãe?" Eu sorrio, mas lá no fundo me pergunto por que meu filho não demonstra qualquer interesse em conversar comigo quando eu quero saber cada detalhe de sua vida.

Às vezes, em nossa relação com Deus, nós nos comportamos de maneira bem semelhante à de meu filho quando telefono. Deus está ansioso para ouvir nossos planos, ansiedades e medos. Mas, por vezes, nossa vida agitada e complexa só nos permite uma breve pausa para uma oração ocasional e casual que não vai ao encontro do desejo de Deus de ter uma comunicação plena conosco. Deus, que está sempre receptivo às nossas necessidades, anseia por uma troca genuína que fortaleça os vínculos de nosso relacionamento.

Em meio de nosso apressado estilo de vida, voltamos a nos conectar com nosso Criador quando decidimos isso conscientemente. E a cada vez que o fazemos, Deus se alegra, pronto a nos escutar e amparar.

Oração: Pai amoroso, somos gratos porque sempre nos escutas. Ajuda-nos a nos aproximar mais de Ti. Sabemos que podemos deixar nossas preocupações em Tuas mãos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus está sempre ansioso por nos escutar.

Oremos por uma melhor comunicação entre pais e filhos.

Autoria: Yessenis Rosalia Acosta (Santo Domingo Leste, Rpública Dominicana)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Nunca desista


Leia Marcos 10.46-52
Então, Jesus lhe disse [a Bartimeu]: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora. Marcos 10.52
Você já enfrentou algum problema tão grande que pensou em desistir? A história de Bartimeu ensinou-me três coisas sobre problemas assim. Primeiro, não posso dar ouvidos a pessoas negativistas. Quando Bartimeu soube que Jesus estava próximo, ele gritou desesperadamente a ele. Muitos tentaram silenciá-lo. Mas ele queria uma coisa boa - a visão - e sabia que Jesus poderia curá-lo. Portanto, continuou chamando. Não permitiu que os outros o desencorajassem de uma coisa boa. 
Segundo, tenho de fazer a minha parte. Jesus não foi até Bartimeu. Antes, ele o chamou. Bartimeu precisou dar passos de fé em direção ao Messias para obter a cura. Mais uma vez, Bartimeu foi determinado. Apesar de sua cegueira, ele abriu seu caminho até Jesus. 
Terceiro, preciso ter fé. Sem fé é impossível agradar a Deus (ver Hebreus, 11.6). E Jesus reforça isso quando diz a Bartimeu: "a tua fé te salvou" (Marcos 10.52). Portanto, quando enfrento problemas, sejam eles grandes ou pequenos, sigo o exemplo que vejo na história de Bartimeu, sabendo que Deus, sempre gracioso e misericordioso, me escutará e me ajudará. 
Oração: Senhor amado, graças por seres um grande Deus capaz de solucionar grandes problemas. Oramos para que ajudes aqueles que estão enfrentando tais problemas hoje. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus é maior que qualquer problema que possamos enfrentar.
Oremos pelos que estão desanimados.
Autoria: David Gwee (Cingapura)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Deus é o nosso refúgio


Leia Salmos 46.1-11
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmos 46.1
Há vários anos, fiz minha primeira mudança. Nós alugávamos a casa onde vivíamos desde que eu conseguia me lembrar, mas então o proprietário vendeu a propriedade para reformas. Meses antes de nos mudarmos, os pedreiros começaram a modificar as coisas do lado de fora. Derrubaram nossa velha garagem, ampliaram a via de acesso, e juntaram enormes pilhas de terra de cada lado da casa, cobrindo as pequenas trilhas que usávamos para caminhar no bosque. 
Pouco a pouco, nosso mundo foi desmoronando. Passamos muitos momentos divertidos naquela casa e nela criamos muitas lembranças. Para mim, deixá-la foi como despedir-me de um lugar extremamente especial em minha vida, um lugar onde brincávamos no regato, escorregávamos por nossa grande encosta, fazíamos caminhadas nos bosques e apanhávamos peras, bagas e de, vez em quando, lilases para nossas professoras. 
A vida traz mudanças, nada parece permanecer igual. Podemos nos consolar em saber que com todas as mudanças, Deus nunca nos abandona, nem nunca mudará. Podemos viver e caminhar espiritualmente com o Companheiro sempre presente e imutável. Deus é o nosso refúgio e estará sempre conosco. 
Oração: Amado Pai celestial, nosso verdadeiro e eterno lar, graças pela garantia de tua eterna presença. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Preste atenção; Deus está sempre por perto.
Oremos pelas pessoas que estão deixando um lar que amam.
Autoria: Victoria Summer Deimler (Pensilvânia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Quatro palavras


Leia Tiago 5.13-16
Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tiago 5.16
"Posso orar por você"? Estas quatro palavras tiveram um tremendo impacto em minha vida. Como gerente de uma assistência técnica em informática, não sou nenhum teólogo. Nem sou sacerdote, pelo menos não ordenado. No entanto, muitas vezes encontro pessoas em meu trabalho que têm outras necessidades além daquelas que uma assistência técnica pode atender. Quando apropriado, muitas vezes pergunto: "Posso orar por você"? Quando pergunto isso não estou me referindo a algum momento no futuro, mas àquele exato momento. 
Conheci um condutor de caminhão alto e corpulento que parecia preocupado, mas não dizia muita coisa. Depois que lhe perguntei se eu poderia orar por ele, ele me contou sobre sua vida e suas dificuldades. E tudo em resposta a essas quatro palavras. Uma senhora para quem eu carreguei o computador até seu carro se desfez em lágrimas quando as proferi. Essas palavras também mudaram completamente a minha própria vida. Elas tornaram-me mais compreensivo, mais capaz de aceitar, mais compassivo e vulnerável. 
Não preciso ser um sacerdote ou um teólogo para que Deus aja em minha vida ou na vida de qualquer outra pessoa. Preciso apenas estar disposto a perguntar: "Posso orar por você"? 
Oração: Graças, ó Deus, por abrires nossos corações a Ti para que Tu possas abrir os corações de outros por meio de nossas palavras e ações. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso envolver-me hoje naquilo que Deus deseja para os que estão próximos a mim?
Oremos pelos técnicos em informática.
Autoria: John Brewer (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Tempo de Arrependimento


Leia Mateus 3.1-4
Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. Mateus 11.21
Depois do carnaval, muitas pessoas procuram as Igrejas em busca de confissão, perdão e arrependimento, não somente pelo que vivenciaram nesses dias, mas em toda a sua vida. Em muitos lugares do mundo, essa data visa a proporcionar ocasião para tais práticas. 
Essa tradição vem do Antigo Testamento, com o uso de pano de saco e cinzas como sinal de arrependimento e tristeza (veja 2 Samuel 13.19). Num período posterior, os profetas preferiam conclamar o povo a rasgar o coração, quebrantar-se e humilhar-se diante do Senhor e do próximo. Em muitos países, não apenas católicos, mas também evangélicos celebram o dia de cinzas, que vem antes da Quaresma: um período de autoavaliação, profundo relacionar-se com Deus, arrependimento e busca de nova vida, em preparação para a Páscoa. 
A confissão e o arrependimento são posturas a que a Palavra de Deus sempre nos convida. E não apenas fazendo uma cruz na testa com óleo e cinzas, mas com a vivência real de um tempo de reflexão e meditação bíblica, exame interior, contrição, confissão, reconciliação pessoal e relacional, perdão e restauração. A oportunidade é boa, é válida e é agora! Façamos bom uso dela e cresçamos em santidade! 
Oração: Senhor, ajuda-nos a nos quebrantar diante de Ti; a rever as nossas vidas e relacionamentos e a penetrar no mais íntimo e obscuro espaço do "ser interior", sob a Tua Graça. Amém!
Pensamento para o dia: Que nesta Quaresma tenhamos postura de confissão e arrependimento.
Oremos Para que possamos ter um tempo de Quaresma de crescimento em santidade.
Autoria: Nelson Luiz Campos Leite (São Paulo, SP, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Com quem posso contar?


Leia Provérbios 2.1-11
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1.5
Fui criada em uma cultura asiática, eu acredito que é importante ter um homem em casa. Casei duas vezes, mas ambos os casamentos terminaram em divórcio. Meu primeiro marido flertava com minha empregada, e o segundo estava apaixonado por meu dinheiro. Nenhum dos dois era de confiança e ambos trouxeram-me tristezas e sofrimentos. 
Ao longo dos anos, pude contar com meu único irmão, que morava na casa ao lado. Juntos tomávamos decisões, por exemplo, sobre o melhor tratamento para o enfisema crônico de meu pai. Pensei que poderia contar com meu irmão no futuro. Infelizmente, ele morreu repentinamente há alguns meses. Fiquei sozinha com meus pais idosos e uma irmã com doença mental. Carrego o fardo de cuidar de todos os membros de minha família. 
Desde a morte de meu irmão aprendi que Deus está sempre presente quando clamo por socorro. Quando tomo decisões, sejam elas grandes ou pequenas, peço orientação a Deus. O Senhor não somente me protege mas também me dá sabedoria para lidar com as lutas em minha vida diária. Agora não mais me preocupo em encontrar alguém em quem me apoiar; sei que posso sempre contar com Deus em todos os momentos de minha vida. 
Oração: Senhor amado, graças pela bênção de Te conhecer como um conselheiro, guia e amigo que nos ama e cuida de nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Fazemos o melhor possível e confiamos o restante ao Senhor.
Oremos pelos que cuidam de doentes mentais.
Autoria: Doris Yeung (Samutprakarn, Tailândia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - O Pai-Nosso


Leia Mateus 6.5-15
Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5.17-18 
Há alguns anos, minha esposa, Betty, e eu temos encerrado nossas devocionais matinais orando juntos o Pai-Nosso. E a última coisa que fazemos a cada noite é darmo-nos novamente as mãos e fazermos juntos a mesma oração. O incrível é que mesmo fazendo o Pai-Nosso duas vezes por dia, não temos a sensação de repetição ou de que a oração perde o seu significado. Na verdade, assim como as leituras repetidas das Escrituras revelam novas verdades, também esta oração tem muito mais significado para nós hoje do que quando começamos a fazê-la juntos.
Uma segunda coisa maravilhosa sobre o Pai-Nosso é que estas poucas frases formam uma oração completa para a vida. Esta oração louva e reconhece a Deus. Assinala que confiamos na provisão de Deus em tudo o que precisamos. Dá-nos a chance de sermos perdoados ao perdoarmos os outros. Pede que Deus nos proteja do mal e termina dando o poder e glória a Deus. Que melhor oração poderíamos fazer no início e encerramento de cada dia?
O Pai-Nosso é adequado a crianças, jovens e adultos, e os que o fizerem com sinceridade se aproximarão de Deus e uns dos outros.

Oração: Ajuda-nos, ó Deus, a fazer da oração tudo o que tu pretendes que ela seja. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: As orações deveriam ser o suporte dos nossos dias.
Oremos para sermos mais fiéis na oração.
Autoria: John M. Drescher (Pensilvânia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Um sacrifício de silêncio


Leia Tiago 3.2-12
[...] não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. Mateus 15.11
Conforme se aproximava a temporada da Quaresma, comecei a me questionar sobre o que devia abandonar durante aqueles quarenta dias. Uma vez passei sem chocolate. Em outro ano fiz jejum de pipoca, o que me obrigou a desistir de ir ao cinema já que o cheiro da pipoca podia ser uma tentação grande demais. Estes pequenos sacrifícios foram um desafio para mim, mas não promoveram uma reflexão espiritual profunda. 
Então pensei em política. O clima político em nosso país estava particularmente amargo. As pessoas gritavam umas com as outras na televisão e no rádio. Muitos em nossa comunidade participavam de manifestações de rua ou escreviam irados editoriais de jornais. Mas nada disso edificava as pessoas ou trazia qualquer graça. Pessoas feitas à imagem de Deus estavam sendo amaldiçoadas. 
Embora eu também tivesse sentimentos fortes, decidi não falar de política durante a Quaresma. De início, tive dificuldade em manter a boca fechada, mas depois foi ficando cada vez mais fácil. Com o passar do tempo, percebi que compreendia mais plenamente a soberania suprema de Deus nos assuntos do mundo, e aprendi a escutar mais atentamente as opiniões dos outros. Ao fazer isto, percebi que falar com amor é bem mais importante do que convencer as pessoas de que tenho razão. 
Oração: Deus amado, ajuda-nos a discernir quando devemos exigir mudança e quando permanecer em silêncio como um ato de amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O amor que demonstramos é bem mais importante do que o bem sobre o qual apenas falamos.
Oremos pelos líderes políticos.
Autoria: Deanne Overstreet (Novo México, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - No meio da noite


Leia Lucas 12.22-32
Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro. Salmos 4.8
Estamos no meio da noite e a casa está em silêncio. Minha família dorme tranquilamente; mas eu me viro, irrequieto, na cama. Acordei com fortes preocupações pesando em meu coração, e não consigo voltar a dormir. Tento afastar estas preocupações e adormecer, mas meus pensamentos me aprisionam. 
O ensinamento do apóstolo Paulo ecoa em minha mente: "Não andeis ansiosos de coisa alguma". Mas simplesmente não consigo pôr em prática esse conselho. No meio da noite, a imaginação pode correr solta; às vezes a ansiedade é maior do que podemos suportar. Mas nesta noite em particular, percebo que Paulo tem uma estratégia. Como alternativa à preocupação, Paulo diz: "em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições". 
Quando fazemos isso, "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o [nosso] coração e a [nossa] mente em Cristo Jesus" (Fl 4.6-7). Agora, no meio da noite, quando não consigo dormir, medito na promessa de paz de Deus e apresento minhas preocupações em oração. Peço que Ele me tire a ansiedade e me dê paz. E em pouco tempo vem a letargia e eu rapidamente adormeço. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a entregar-Te nossas ansiedades para que possamos sentir a Tua presença e a Tua paz. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está em vigília conosco nas noites insones.
Oremos pelos que estão ansiosos demais para dormir.
Autoria: James R. Ettwein (Nebraska, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 16 de fevereiro - Amizades


Leia Salmos 136.1-3
[Jesus disse:] "ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século". Mateus 28.20
Enquanto almoçávamos numa lanchonete, escutei uma conversa entre duas garotas da escola. ― "Deletei" a Jéssica ―, começou uma delas. ― Sério? ― veio a resposta chocada de sua companheira. ― Desta vez ela pisou mesmo na bola. Nossa amizade acabou de vez. 
Aparentemente, o ato de "deletar" alguém de uma lista de amigos em uma rede social da internet se tornou tão comum que o termo deletar agora está incluído nos dicionários. É uma pena que os amigos possam ser postos de lado sem nada mais que alguns toques num teclado de computador. 
Por vezes, todos nós tropeçamos em nossos atos, apesar de nossas boas intenções. A compreensão de um bom amigo muitas vezes nos ajuda a retomar o caminho certo. Ao contrário das pessoas, porém, Deus jamais vai nos deletar. Temos seu perdão, amor e graça independentemente de nossas circunstâncias ou atos. 
Todos nós cometemos erros. Ninguém é perfeito. Mesmo quando cometemos erros ou pecados deliberadamente, Deus promete nos amar incondicionalmente. Seus braços carinhosos permanecem abertos, esperando-nos por toda a eternidade. 
Oração: Graças, ó Deus, por Teu amor constante e por Tua amizade inabalável. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nosso Deus amoroso jamais vai nos "deletar".
Oremos pelos amigos e pelas amigas que estão brigados.
Autoria: Monica A. Andermann (Nova York, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 15 de fevereiro - Cuidado com o que você pede


Leia 2 Coríntios 9.6-15
Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6.38
O inverno de 2003 veio após um verão muito seco e, por isso, os preços elevados da forragem em nossa região praticamente triplicaram. Quando alimentávamos nosso gado, nós empilhávamos cuidadosamente toda palha de feno para garantir que nada fosse desperdiçado. Com fé, oramos por água, mais neve e chuva na primavera. 
Assim como pedia a Deus que suprisse nossas necessidades diárias, comecei a orar pelos veados silvestres. O inverno tinha sido duro; os alimentos eram escassos e a grande quantidade de gelo dificultava que os veados os encontrassem. Deus respondeu às minhas orações de uma maneira inesperada e indesejada. Os veados começaram a comer nossa caríssima forragem. Por mais que a cobríssemos, os veados sempre arranjavam um jeito de encontrá-la. 
Então comecei a pedir a Deus que impedisse os veados de comerem minha forragem. Antes havia pedido a Deus que lhes desse algo que comer; agora pedia que Ele fizesse isso sem custo ou consequência para mim. Fiquei envergonhada pensando em quantas vezes pedi a Deus que satisfizesse uma necessidade sem fazer a minha parte. Deus usou esses veados, para me ensinar a somar meu dinheiro a meus lábios. Pedir é fácil; dar é muito mais difícil. 
Oração: Deus amado, graças por proveres às nossas necessidades. Ajuda-nos a dar com generosidade e a cuidar de Tua criação. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos mostrar aos outros o coração generoso de Deus por meio de nossas dádivas.
Oremos por um espírito de generosidade.
Autoria: Jean Bonin (Alberta, Canadá)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Ajuda-me na minha falta de fé


Leia João 20.24-29
E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! Marcos 9.24
Li a história de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Daniel 3.8-30) e concentrei-me na força de sua fé. Eles não teriam prestado culto ao Deus de Nabucodonosor mesmo que não fossem salvos da fornalha de fogo ardente. Eles estavam absolutamente seguros de sua fé. 
Não sou como eles. Como Tomé no Novo Testamento, muitas vezes duvido. Tenho dificuldade em acreditar nos milagres, particularmente os que são relatados no Antigo Testamento. Mas, refletindo bem, percebo que muitos milagres ocorreram em minha própria vida. Sou soropositivo há 26 anos. Por três vezes deram-me apenas alguns dias de vida e, no entanto, há dois meses corri uma maratona inteira. 
Embora esteja desempregado há 12 anos, fui salvo da bancarrota e recebo alimentos, roupas e abrigo todos os dias. Acima de tudo, Deus deu-me o milagre do amor e da salvação. Constastei que meu juízo do século XXI é insensatez e loucura para Deus e que, comparado a Ele, nada sei. Mas posso e quero aprender a confiar mais plenamente no amor e na fidelidade de Deus. 
Oração: Perdoa-nos, ó Deus, por nossa descrença. Ajuda-nos a entender que Tu és um Deus de milagres e testemunhar com gratidão pelos milagres de amor que realizas diariamente em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nossas dúvidas não mudam o amor imutável de Deus nem diminuem seu poder.
Oremos pelos que vivem com HIV e AIDS.
Autoria: Karl N. Marshall (Washington D.C. , EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Escalando a montanha


Leia Lucas 21.37-38
"Jesus ensinava todos os dias no templo; mas à noite, saindo, ia pousar no monte chamado das Oliveiras." Lucas 21.37
"Por que Jesus gostava de ir pousar no monte das Oliveiras para orar?" A pergunta foi feita pelo professor da classe da Escola Dominical de minha igreja. A indagação faz sentido. Na realidade, Cristo sabia e sabe todas as coisas! 
Moro em uma casa, num sítio perto da cidade de Goiânia. Tenho também o meu monte das Oliveiras. Gosto de escalar a montanha, pois sinto um duplo prazer. Primeiro, porque o exercício de andar é ótimo para a saúde física. Segundo, porque é também excelente para a "saúde" espiritual. 
Quando se chega ao topo do monte, a paisagem é linda e incentiva-me a elevar os olhos ao céu e agradecer a Deus aquele privilégio tão grande! Pelo que sei, o monte das Oliveiras fica perto da aldeia de Betânia. Foi lá o lugar escolhido por Jesus para fazer a Sua "subida triunfal". Aleluia! (Lucas 24.51) 
Oração: Agradeço, Deus, pela certeza que tenho de que, como Ele subiu, um dia Ele voltará quando o som da trombeta ecoar. Amém.
Pensamento para o dia: Na realidade, a pessoa não conquista a montanha, ela conquista a si própria.
Oremos pelos professores e professoras da Escola Dominical.
Autoria: Osvaldo Pires Nogueira, Dodô (Goiânia, GO, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Lembre-se que você pertence a Deus


Leia 1 Pedro 2.4-10
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. 1 Pedro 2.9
Quando fiz 18 anos e tirei minha carta de motorista, meus pais ficaram preocupados por eu estar atrás do volante. Também ficaram preocupados com os lugares aonde eu ia. Perceberam que não estavam mais no controle do meu bem-estar e que estaria tomando decisões por mim mesmo. Para me lembrarem da educação que havia recebido, sempre que saía de casa eles diziam: "Lembre-se de que você pertence a Deus!" 
Sendo adolescente e aflito para sair de casa o mais rápido possível, não prestava muita atenção ao que diziam. Revirava os olhos e dizia: "Vou ficar bem! Não se preocupem comigo!" Agora que sou um jovem adulto e compreendo melhor seu amor por mim e sua preocupação com minha segurança, seus conhecidos conselhos estão penetrando a minha mente. 
Revendo a situação, percebo o quanto sua orientação diária manteve-me no caminho certo. Nós, servos fiéis de Cristo, somos sempre chamados a lembrar Daquele a quem pertencemos. Nós pertencemos a Deus. Temos uma família na terra, mas em última análise, somos filhos de Deus. Ele nos ama e quer o melhor para nós. E nós O honramos quando vivemos em conformidade com nossa identidade familiar como povo que ama e segue a Cristo. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a fazer o que é certo e a honrar a Ti. Abençoa nossas ações, para que reflitam a Tua bondade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Lembrarei me hoje Daquele a quem pertenço.
Oremos pelos novos motoristas.
Autoria: Justin Sharp (Carolina do Sul, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 11 de fevereiro - O dom do encorajamento


Leia Romanos 12.4-13
Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus. 1 Samuel 23.16
Os tratamentos e a cirurgia contra o câncer eram nuvens sombrias em meu horizonte quando recebi um pacote inesperado pelo correio. "Que será?", perguntei-me. Ao abri-lo, a luz penetrou as sombras das circunstâncias em que me encontrava. Sob uma carta havia um xale de tricô. A carta explicava que um grupo de tricoteiras passava o xale de uma mulher a outra e que cada uma delas havia orado nominalmente por mim. 
Com gratidão tirei o presente da caixa, com lágrimas correndo pelo rosto. Então peguei o xale de oração e gentilmente o coloquei sobre os ombros. Senti o cuidado daquelas mulheres envolver-me como um abraço caloroso. Senti seu amor e suas preces e senti-me fortalecida e animada. 
Algumas pessoas preparam refeições. Algumas oferecem transporte ou ajuda financeira. Outras enviam cartões ou telefonam. E outras tricotam xales de oração. Seja qual for o nosso dom, todos nós somos chamados a oferecê-los de volta a Deus por meio do serviço aos outros. 
Quando penso no encorajamento que recebi, fico ansiosa por usar os dons que Deus me deu para fortalecer e animar outras pessoas. 
Oração: Amado Deus, faz de nossas vidas um incentivo aos outros por meio de palavras e ações. Dá-nos corações generosos que partilhem fielmente o que Tu nos deste. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Os dons que Deus nos deu devem ser partilhados.
Oremos pelas pessoas que precisam de encorajamento.
Autoria: Karen M. Sudduth (Mississippi, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 10 de fevereiro - Os escolhidos de Deus


Leia Colossenses 3.12-17
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Colossenses 3.12
Alguns dias atrás, um funcionário recém-contratado procurou-me com seu cartão de identidade. Ele pediu-me para assiná-lo para que pudesse voltar para casa "após o expediente". Ele vivia numa área restrita e o cartão de identidade era essencial para que pudesse ir e vir conforme precisasse. O cartão era a prova de sua identidade. 
Do mesmo modo, sempre que participamos de um seminário ou conferência, geralmente usamos um crachá de identidade, para que os outros possam saber quem somos e de onde viemos. O capítulo três de Colossenses desafiou-me a fazer a seguinte pergunta sobre minha identidade cristã: "Será que minha identidade como um integrante do povo escolhido de Deus, seu povo santo e muito amado, está clara a todos que entram em contato comigo?" 
Afinal, o mundo à minha volta é a vinha de Deus, onde sou colocado para servir ao próximo enquanto cumpro a missão de Deus. Para isso, vivo de modo que outros possam reconhecer que pertenço a Deus pela minha "misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade." O desafio é claro: em nossas atitudes e ações diárias, devemos viver nossa identidade cristã fazendo a obra compassiva de Deus. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a lembrar que Tu nos escolheste para sermos santos e Te servirmos com alegria. Que os outros possam nos reconhecer como Teu povo santo e encontrar em nós Tua amorosa presença para si mesmos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: As pessoas sabem que somos seguidores de Cristo por meio de nossas atitudes e ações.
Oremos para que sejamos testemunhas mais fortes.
Autoria: Claudius K. Tewari (Uttar Pradesh, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - O cuidado de Deus

Leia Salmos 131.1-3
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Mateus 6.27
Muitas vezes tenho observado meu filho de quatro anos dormindo calmamente. Seu rosto reflete a paz e tranquilidade que vêm da certeza de que seus pais estão ali para cuidar dele e atender às suas necessidades. Meu trabalho e a realidade da crise econômica trazem-me momentos de intensa angústia e dúvida. Mergulhada nesses sentimentos, esqueço-me da promessa de Deus. 
Quando fecho meus olhos e penso, seja qual for a intensidade da minha angústia, sei que não posso confiar em meus próprios recursos e força. Deus é minha força e Ele confirma, a cada dia, a promessa de estar ao meu lado. Nesses momentos, penso na paz que vejo em meu filho; e me sinto próxima a Deus. 
Jamais abandonarei meu filho. E ele jamais carecerá de nada que eu possa prover. Da mesma maneira, creio que Deus conhece as minhas necessidades e proverá. Como meu filho, quero descansar, confiando que sou amada. 
Oração: Gracioso Deus, renova nossa fé a cada dia. Em Ti não carecemos de nada. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: 'Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]'
Pensamento para o dia: Deus conhece as nossas necessidades.
Oremos por nossos filhos.
Autoria: Carolina Maria Agudelo (Cali, Colômbia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Quem reina?


Leia Deuteronômio 13.1-4
Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto. Juízes 21.25
Uma noite, eu e alguns colegas de quarto, no dormitório da faculdade, decidimos jogar um jogo de tabuleiro. Ao começarmos a jogar, ficou claro que cada um de nós cinco entendia as regras de maneira diferente. Após dois ou três desacordos, pegamos as regras que acompanhavam o jogo e as seguimos. Era nossa única chance de termos um jogo justo e bem-sucedido. 
Nossas ações mostram que somos como as pessoas da Bíblia. O livro de Juízes diz que quando não havia rei em Israel, cada um "fazia o que achava mais reto". Sem regras escritas para seguir e sem ninguém que o guiasse, o povo se afastou de Deus. Mas em vez de desistir deles, Deus enviou profetas e finalmente Jesus para trazer o povo de volta. 
Às vezes nós também nos afastamos do caminho de Deus e seguimos nossas próprias regras. Mas Deus também não nos abandona. Conforme lemos e estudamos as Escrituras e nos abrimos ao Espírito Santo, Deus leva-nos de volta ao "caminho que conduz para a vida" (Mt 7.14). 
Oração: Deus amoroso, ajuda-nos a fazer o que é certo aos Teus olhos e a sermos fiéis a Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Será que eu sigo as regras de Deus ou faço as minhas próprias?
Oremos pelos universitários e pelas universitárias.
Autoria: Gordon P. Page (Illinois, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A memória de vovô


Leia Salmos 71.17-21
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias. Eclesiastes 12.1
Não tenho nenhuma lembrança de meu avô antes de o Mal de Alzheimer dominar sua mente e personalidade. A maioria de minhas lembranças gira em torno do tempo que minha família passou dividindo a casa com meus avós. Não entendi bem por que meu pai se deu ao trabalho de montar uma escrivaninha para vovô, que não conseguia se lembrar nem do nome de sua esposa. 
Mas todas as manhãs vovô ia para aquela escrivaninha. Sentado ali, ele lia sua Bíblia e depois orava em voz alta. Com frequência suas palavras eram ininteligíveis para nós, mas sabíamos que ele orava por sua família e pelos missionários das fotos que mantinha numa caixa. Mais de uma vez nós o ouvimos chorar pela necessidade de alguém. 
Eclesiastes nos diz que os sábios lembram-se de Deus na sua juventude e constroem lembranças vitalícias da fidelidade de Deus. Os problemas e o enfraquecimento do corpo físico chegam mais cedo do que gostaríamos. O hábito de meditarmos sobre Deus prepara-nos para os "maus dias" que inevitavelmente virão. 
No funeral de vovô, muitas pessoas contaram histórias sobre um homem saudável do qual não me lembro. Ninguém quis contar lembranças de um homem com o mal de Alzheimer, frágil e desmemoriado. Mas é desse homem que não quero me esquecer: o homem que se agarrou a Deus quando já tinha se esquecido de tudo. Espero conseguir fazer o mesmo. 
Oração: Senhor amado, queremos poder nos apoiar nas lembranças da Tua fidelidade quando as dificuldades vierem. Ensina-nos a lembrar-nos de Ti acima de todas as coisas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O tempo passado com Deus prepara-nos para enfrentar o que a vida trouxer.
Oremos pelos que cuidam de pessoas com o Mal de Alzheimer.
Autoria: Sarah Kidd (Nova York, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Importância


Leia Mateus 10.29-31
O Senhor diz: "Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei". Isaías 49.16
Por muitos anos, minha esposa e eu planejamos a viagem dos nossos sonhos - pela costa noroeste do Pacífico - depois de nos aposentarmos da docência. Em junho de 2006, o sonho tornou-se realidade. Estávamos num penhasco, com vista para a magnífica costa do Oregon e para o oceano Pacífico, permanecemos em silêncio. Sentimo-nos pequenos comparados à beleza da costa. O mar azul e cristalino estendendo-se no horizonte, quebrando contra os penhascos rochosos cobertos de verde. 
O vasto oceano levou nos a pensar sobre a majestade da mão do Mestre que criou a vista diante de nós. Minha esposa, Augusta, comentou: "Sabe, nós somos meros pontinhos nesta terra". Enquanto continuávamos a descer a costa do Oregon, pensava no comentário de minha esposa. João 3.16 veio-me à mente: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito". E disse à minha esposa: "Nós podemos ser meros pontinhos, mas Deus nos amou o bastante para enviar Seu Filho para morrer por nós". 
Desde aquele momento de revelação, sempre que me sinto perdido, perturbado ou atropelado pelo mundo, quando me sinto um pontinho insignificante, lembro-me Daquele que me fez e me ama. Estamos gravados nas palmas das mãos de Deus, e não há melhor lugar para se estar. 
Oração: Divino Criador, quando nos sentirmos pequenos e insignificantes, ajuda-nos a lembrar que Tu nos fizeste e nos amas o bastante a ponto de enviares Teu único filho para a nossa redenção. No nome Dele oramos. Amém.
Pensamento para o dia: A cruz é um retrato do que Deus é capaz de fazer para nos redimir.
Oremos para que nos lembremos do amor de Deus por nós.
Autoria: Steve D. Davis (Geórgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Removendo as manchas


Leia 1 João 1.4-10
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.9

Nós tínhamos desfrutado da companhia de amigos de muito tempo. Depois que eles foram para casa, comecei a lavar a louça. Notei que algumas pessoas já tinham enxaguado suas xícaras de chá e café, mas outras tinham colocado as xícaras na cozinha com restinhos no fundo. A borra deixara manchas nas xícaras de porcelana, por isso precisava esfregar para remover a mancha. A solução para impedir a mancha permanente era remover imediatamente sua causa. 
Isso me fez lembrar o efeito do pecado em nossas vidas. Pecados inconfessos podem arruinar nossa vida espiritual, provocando um bloqueio em nosso relacionamento com Deus e com as outras pessoas. Mas quando reconhecemos e confessamos nosso pecado a Deus, recebemos a purificação e perdão disponíveis pelo nome de Jesus e podemos desfrutar a comunhão com Deus e os outros. 
Oração: Pai celestial, ajuda-nos a perceber o que dificulta nosso relacionamento contigo e com os outros. Conduz-nos ao arrependimento, para que Tu possas nos restaurar. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O arrependimento remove a mancha do pecado e nos coloca no caminho da integridade.
Oremos pelas pessoas que carregam o fardo da culpa.
Autoria: Ann Sloane (Nova Gales do Sul, Austrália)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Nosso tempo, nossa oportunidade


Leia João 2.1-11
Mas Jesus lhe disse [à sua mãe]: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. João 2.4
Jesus respondeu abruptamente à sua mãe quando ela lhe disse que o anfitrião na festa de casamento tinha ficado sem vinho. Mas Jesus tinha razão. Afinal, não era Sua culpa que o vinho acabara. Não era responsabilidade Sua. Ele não achava que Deus quisesse que Ele resolvesse o problema. "Ainda não é chegada a minha hora." Mesmo assim, Jesus respondeu. Embora a situação não fosse responsabilidade Sua, Ele atendeu à necessidade diante Dele. 
Muitos de nós parecemos personificar a primeira reação de Jesus. Pense nos muitos desastres que o mundo testemunhou recentemente: o tsunami de 2004, o furacão Katrina, em 2007, e o terremoto de 2010 no Haiti. Alguns dizem: "Não é culpa minha. Não sou responsável". E, portanto, não precisam ajudar. Mas diante de uma crise ou desastre, Deus quer que respondamos com compaixão para curar a dor e aliviar o sofrimento. A situação não precisa ser responsabilidade nossa, e nem o problema precisa ser nossa culpa. Deus quer que nós partilhemos com alegria, porque a necessidade é grande e temos os meios para ajudar. 
Oração: Toca em nossos corações, Pai de todos, para que possamos responder rapidamente onde Tu precisares de nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Em vez de culpar, ajude.
Oremos pelos membros da ajuda humanitária em todo o mundo.
Autoria: Frank Ramirez (Pensilvânia, EUA)
Conexão com a Vida: Doe regularmente a uma agência nacional ou internacional de socorro às vítimas de desastres.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - O mosaico de Deus


Leia Salmos 147:1-11
[O Senhor] sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas. Salmos 147.3
Anos atrás, minha filha fez um presente para sua avó. Ela pegou uma lamparina quebrada e, com um martelo, quebrou-a em pedaços ainda menores. Depois, colou os pedacinhos de vidro num cartão firme, criando um mosaico. De uma peça quebrada ela criou algo belo. Minha mãe o guardou como um tesouro. 
Este presente e o modo como foi construído fazem-me lembrar uma querida amiga diagnosticada com uma doença grave. Depois de receber as orações de muitos e de se submeter a um extenso tratamento, minha amiga foi informada de que sua doença era terminal. Ela sempre havia sido uma pessoa positiva, mas depois de uma notícia como essa, eu não sabia o que esperar em minhas visitas diárias. 
Sua dor tornou-se grande, mas o conforto espiritual que ela recebeu pareceu maior. Mesmo estando muito fraca, ela encontrava muitos motivos para louvar a Deus. Saía de lá sempre mais agradecida do que ao chegar. O corpo de minha amiga estava além da recuperação, mas ela morreu com um coração cheio de louvor por seu Criador. Ela ajudou-me a compreender que Deus deseja fazer algo belo em nossas vidas, quer estejamos, apenas um pouco quebrados, ou quase destruídos. Seja qual for nossa condição, Deus nos aceita e trabalha conosco como estamos. 
Oração: Ó Deus, quando nos sentirmos quebrados demais, para sermos recuperados, cerca-nos com o Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A partir da nossa fraqueza, Deus cria um mosaico de graça.
Oremos pelos doentes terminais.
Autoria: Lou Ann Stewart (Montana, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Uma grande descoberta


Leia Lucas 15.1-10
Jesus disse: "Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." Lucas 15.10
Estava no centro de reciclagem, separando as latas, garrafas de vidro, jornais e embalagens plásticas que acumulara. Para minha surpresa, encontrei meu celular num pacote de jornais e latas. Por semanas procurara no carro, na casa e no jardim. O celular era importante para minha comunicação profissional e pessoal. Receara tê-lo perdido para sempre e fiquei encantado ao recuperá-lo. 
Quando estamos perdidos, Deus nos procura com mais fervor do que procurei meu celular. Numa arrogante autossuficiência, afasto-me de Deus como se não precisasse Dele. Em teimosia, sigo meu próprio caminho em vez de prestar atenção ao meu Criador. Mas quando me dou conta da minha tolice e retorno para Deus, arrependido de meu orgulho pecaminoso, Ele me acolhe de volta com prazer. 
Embora me sinta tentado a me condenar, o Senhor me restaura ao serviço. Deus valoriza uma relação próxima comigo muito mais do que prezo meu celular. A parábola da moeda perdida ensina que os céus regozijam quando nos afastamos do pecado e buscamos o Senhor. 
Oração: Deus gracioso, graças por valorizares um relacionamento íntimo conosco. Graças por nos estimares, pessoas comuns que somos, como Teus. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O Senhor comemora quando pedimos direção e perdão.
Oremos pelas pessoas que se sentem desvalorizadas.
Autoria: Clifford B. Rawley (Missouri, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Pássaro mesquinho


Leia 1 Timóteo 6.17-19
De graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8
Nós gostamos de ver os pássaros nos vários bebedores que temos espalhados por nosso quintal. Os beija-flores de pescoço vermelho (família Trochilidae) são especialmente belos, iridescentes e agressivos. Às vezes, um macho afasta todos os outros do néctar. 
Uma vez coloquei um segundo bebedor no outro canto, fora de vista, na esperança de que alguns dos beija-flores tímidos pudessem beber enquanto o mesquinho agressor tomava conta do "seu" alimentador. Mas não! Este pássaro passou o tempo todo voando para frente e para trás entre os dois alimentadores, afastando dezenas de pássaros. Nem ele nem nenhum dos outros conseguiu beber uma só gota. 
Como é ganancioso esse beija-flor agressivo!, pensei. É uma pena que ele não entenda que voltarei a encher o bebedor quando o néctar estiver acabando. Então, dei-me conta de que nós, em nossa falta de confiança, muitas vezes somos como esse pássaro. Deus quer que compartilhemos com os outros as boas dádivas que recebemos. Deus reabastecerá nossas provisões, assim como eu reabasteço os bebedouros dos beija-flores. Mas quando tentamos guardar e acumular nossos tesouros, todos nós passamos fome. 
Oração: Senhor amado, graças por seres generoso para conosco. Ajuda-nos a dividir o nosso amor, tempo e bens materiais com os que nos cercam. Especialmente, ajuda-nos a partilhar a Tua palavra com outros que anseiam por Ti. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Nenhum dos filhos de Deus passará fome se dermos com generosidade.
Oremos pelos observadores de pássaros.
Autoria: Jo Len Everhart (Idaho, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.