Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Como uma árvore


Leia Salmos 1.1-6
Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17.8
Cresci numa família que poderia ser chamada de disfuncional, era o mais velho de seis filhos. O alcoolismo de meu pai criou para nós um ambiente de incerteza e, às vezes, medo. Crescer numa família assim teve repercussões na minha vida adulta e resultou numa compulsão para tentar controlar minha vida e no sentimento de medo quando não conseguia. 
Mesmo hoje, aos 54 anos, ainda me debato com os padrões estabelecidos na infância. No entanto, encontrei esperança nas descrições bíblicas de pessoas que confiam no Senhor e são como uma "árvore plantada junto às águas" (Jr 17, 7,8 e Sl 1.3). Se nós plantarmos junto à água viva e fincarmos nossas raízes por meio da oração e meditação na palavra de Deus, seremos alimentados. As dificuldades virão, mas se confiarmos no Senhor, não precisaremos viver no medo. Podemos vicejar. 
Às vezes nossas lutas podem ser longas, mas as preocupações não nos consomem. Na verdade, podemos dar frutos mesmo em tempos de provação prolongada. Se nos voltarmos para Deus e "confiarmos no Senhor" nos períodos de dificuldade, nós não apenas suportaremos, mas vicejaremos, como uma árvore que tem tudo o que precisa. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a confiarmos em Ti durante a nossa vida. Que possamos ser alimentados e enriquecidos por Ti, confiantes no Teu amor e cuidado, e ser uma bênção aos outros. Amém.
Pensamento para o dia: Quando fincamos nossas raízes no amor de Deus, encontramos alimento permanente.
Oremos pelos filhos e filhas de pais e mães alcoólatras.
Autoria: Mike Smoot (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 30 de janeiro - Deus é capaz


Leia 1 Coríntios 2.1-5
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. 1 Coríntios 2.4-5
Em agosto de 2010, no Chile, as paredes de uma mina ruíram com um grande estrondo. Confusão e pânico - depois silêncio e escuridão totais. Debaixo da terra, a 70 metros de profundidade, 33 mineiros ficaram presos numa mina de cobre e ouro. Sobre a terra, as famílias dos mineiros iniciaram uma vigília. Os acampamentos foram montados e a espera levou 69 dias - famílias partilharam a espera e a esperança de que os mineiros fossem resgatados com vida. 
A vida fora do relacionamento com Deus é algo semelhante a estar preso debaixo da terra, sem luz, som, comunicação, alimento ou água. As famílias dos mineiros estavam determinadas a esperar por seus queridos pelo tempo que fosse necessário. Quanto mais não estará Deus disposto a esperar que nós nos afastemos do pecado. E quando o fazemos, somos perdoados pela graça e trazidos para mais perto de Deus. 
O resgate dos mineiros exigiu grande esforço humano e muito dinheiro. Mas por mais impressionante que fora esses esforços, eles são limitados. Deus, nosso Criador, tem o poder de nos resgatar onde quer que estejamos, em qualquer escuridão, silêncio, abandono, doença ou necessidade. O poder de Deus é ilimitado. 
Oração: Amado Cristo de esperança e graça, ajuda-nos a confiar em Deus e não no que os seres humanos possam saber ou fazer. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nosso resgate é a bênção de encontrar Cristo.
Oremos pelos mineiros e suas famílias.
Autoria: Mila Roxana Guerrero Jaramillo (Biobio, Chile)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 29 de janeiro - Espere sempre o melhor de Deus


Leia 1 Coríntios 10.13
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28
Ao ir para o trabalho de manhã, costumo pensar nos afazeres do dia, mas houve um dia em que me peguei a pensar no problema que meu namorado estava passando no trabalho. Sempre oramos por mudanças, mas quando as mudanças vêm, reclamamos ou questionamos porque não ocorrem como imaginamos. 
Enquanto caminhava, o sol estava alto. Eu não pude olhar para o céu porque o sol estava forte para uma manhã de inverno, mas podia sentir sua presença gostosa sobre minha pele. Senti grande conforto. Logo mais à frente, passei por um prédio, cuja sombra se projetava na rua. Senti que aquela sensação gostosa havia se tornado fria e já podia olhar para o céu novamente.
 Às vezes, passamos situações difíceis, mas Deus nos ajuda a enxergar com clareza o que realmente queremos e se estamos preparados para as bênçãos que o Senhor irá colocar em nossas mãos. Muitas vezes, só entendemos o propósito de Deus mais um pouco à frente e então poderemos caminhar com a certeza do que realmente queremos, sendo confortados e guiados somente pelos braços de nosso Pai. 
Oração: Pai, ajuda-nos a entender e compreender a Tua vontade para nossas vidas.
Pensamento para o dia: Esperar para enxergarmos com clareza.
Oremos por pessoas que estão sofrendo mudanças difíceis no trabalho.
Autoria: Aline Lessa Henriques (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 28 de janeiro - Anseios de Natal


Leia Hebreus 11.8-16
Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade. Hebreus 11.16
As tradições natalinas diferem em todo o mundo. Na Austrália, onde vivi minha infância, nós passávamos o tempo diante de ventiladores enquanto cantávamos canções sobre neve e trenós. Muitos australianos adorariam experimentar um Natal branco. 
Quando cresci, tornei-me missionária no norte do Japão. Pude finalmente experimentar as cenas de Natal que havia imaginado quando criança. No entanto, celebrar o Natal na neve não foi como imaginara; ansiava pelos Natais quentes de minha infância, junto com minha família ampliada. 
Na Bíblia nós vemos personagens com saudade de casa, sentindo-se "estrangeiros e peregrinos sobre a terra" (Hebreus 11.13). Minha saudade de casa levou-me a pensar no sacrifício que Jesus fez quando veio à terra. Como Ele deve ter ansiado por tudo que havia deixado para trás! 
Sempre que estou longe de minha terra natal, a Austrália, tento transformar a saudade em um anseio por meu lar eterno, onde finalmente estarei satisfeita. Quando chegar ao meu lar eterno, tudo estará perfeito, e já não sentirei mais saudade de casa. 
Oração: Senhor amado ajuda-nos a nos concentrarmos no maravilhoso lar que estás preparando para a nossa eternidade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A saudade de casa é um antegosto do céu.
Oremos pelos missionários e pelas missionárias.
Autoria: Wendy Marshall (Tóquio, Japão)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 27 de janeiro - Um dia de cada vez


Leia Lamentações 3.21-26
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Isaías 41.10
"Um dia de cada vez". Como sobrevivente de câncer, diretor assistente numa escola de ensino médio e como árbitro esportivo, essa é minha frase preferida. Para mim, viver um dia de cada vez tem várias implicações; a mais importante delas é que preciso de Deus para enfrentar cada dia, independentemente do que estiver fazendo ou confrontando. 
Em dias difíceis na escola, posso orar por ajuda ao trabalhar com um aluno problemático. No campo de esportes, peço a Deus que me ajude a arbitrar corretamente. E como sobrevivente de câncer, agradeço a Deus por cada dia de minha vida. 
Para os cristãos, "um dia de cada vez", pode significar iniciar e terminar o dia com Cristo, seja por meio da oração e da leitura da Bíblica ou ouvindo o testemunho de outras pessoas por meio das meditações do No Cenáculo. Naum 1.7 diz: "O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam". Nosso Criador está com cada um de nós todos os dias de nossas vidas. 
Oração: Médico dos doentes, ensina-nos a buscar-Te continuamente na oração. Esteja conosco enquanto deixamos Contigo nossas preocupações e dá-nos a coragem para enfrentar cada dia - uma hora, um minuto de cada vez. Em nome de Jesus Amém.
Pensamento para o dia: Porque Deus cuida de nós, podemos acolher cada novo dia.
Oremos pelas pessoas que têm câncer.
Autoria: Peter Perich (New Hampshire, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 26 de Janeiro - Depois do incêndio


Leia 2 Coríntios 4.8-14
Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3.3
Ao explorar uma área destruída por um incêndio em Vitória, Austrália, não conseguia me acostumar à visão de árvores esqueléticas, enegrecidas pelo fogo, ou às florestas fantasmagóricas cujas cascas queimadas haviam se descascado. 
No entanto, fiquei impressionada com os incríveis sinais de vida renovada. Ao passar pelo resto oco de uma árvore antiga - enegrecido por dentro e por fora - fiquei admirada ao ver uma nova árvore brotando de um talho do toco cadavérico; era uma ilustração vívida da ressurreição. 
Posso me identificar com isso, porque já fui devastada pelas circunstâncias. Quando perdas, doenças, depressão ou dúvida nos deixam sentindo perdidos, a vida abundante parece coisa do passado. O simples crer em Jesus, com nosso último resquício de fé, pode exigir toda energia que temos. 
Aquela árvore queimada parecia morta, mas lá no fundo - escondida aos olhos - a vida aguardava, pronta para irromper novamente. Não importa o que possamos sentir, não importa o quanto pareça improvável, a ressurreição é possível. 
Oração: Deus de compaixão, envia Teu Espírito para fortalecer os que já não têm forças, para trazer paz aos que não têm paz, e esperança a todos que estão desesperados. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nosso futuro está nas mãos de Deus.
Oremos pelas pessoas oprimidas pelo desespero.
Autoria: Carol Griffin (Shropshire, Inglaterra)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Perseverança


Leia Hebreus 12.1-3
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Gálatas 6.9
Quando a Palavra de Deus é implantada em nossos corações e na medida em que crescemos na fé, a perseverança também aumenta. A Bíblia diz que as nossas vidas se tornam gradualmente mais iluminadas e belas à medida que Deus entra... e nos tornamos como Ele (confira 2 Coríntios 3.18). 
Tento viver de modo perseverante, lutando, com a ajuda gloriosa do nosso Deus para vencer os desafios. Já passei por muitas dificuldades nos meus 69 anos de idade, mas sempre lembrando de textos como 1 Coríntios 4.8-9. No livro "Envelhecendo Bem", Aging Well diz que "pessoas resistentes são como um galho que tem um centro fresco, verde e vivo. Quando é torcido, o galho se dobra, mas não quebra. Em vez disso, ele volta à posição original e continua crescendo". 
Que sejamos cristãos e cristãs resistentes, com corações cheios do Espírito Santo, de vigor espiritual e de uma fé robusta, que nos levem a ser mais que vencedores em Cristo Jesus. 
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a viver a Tua Palavra, Tuas promessas de fé e coragem! Que elas estejam sempre na nossa mente e coração, para vencermos nossas lutas, sem desanimar, sendo perseverantes até o fim.
Pensamento para o dia: Hoje, seja perseverante em tudo o que fizer.
Oremos pelas pessoas desanimadas.
Autoria: Balques P.Masserotto Tonello (Penápolis, São Paulo, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 24 de janeiro - Mantendo Deus à vista


Leia Deuteronômio 6.4-9
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13.5
O versículo bíblico em meu calendário diário naquela manhã - Mateus 28.20 - poderia ter-me sido uma poderosa palavra de esperança, porque tenho transtorno bipolar e enfrentava um momento particularmente difícil. Mas eu estava tão ansiosa que não prestei atenção às palavras da Escritura. Comecei a colocar minhas lentes de contato, mas perdi uma delas. Levei um tempo para localizá-la; mas o lugar onde finalmente a encontrei me encorajou a ler novamente o versículo: ela ficara presa ao meu calendário. 
Minha ansiedade não desapareceu instantaneamente, mas o Senhor usou minha pequena perda para me lembrar de me concentrar na promessa de Cristo de estar sempre comigo. Levei um longo tempo para aprender maneiras saudáveis de lidar com minha doença e minha ansiedade, mas o Senhor nunca me abandonou. 
Vários outros lembretes, numa variedade de fontes, me dirigiram de volta à Bíblia. Aprendi a prestar mais atenção às palavras da Escritura e a me cercar delas como um sinal da presença constante de Deus. Ainda tomo medicamentos, mas minha ansiedade exagerada desapareceu. Quando voltei-me para as Escrituras, Deus me libertou dos meus temores. Hoje a Bíblia faz mais do que me ajudar a encontrar esperança em momentos difíceis; ela me ajuda a ver e celebrar a vida que tenho em Cristo em todos os momentos. 
Oração: Ó Senhor, abre nossos olhos à Tua palavra, e ajuda-nos a ver-Te cada vez mais claramente. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A Escritura é mais que simples palavras.
Oremos pelas pessoas que sofrem de doenças emocionais.
Autoria: Barbara Gail Bliss (Colorado, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Contador de Histórias



Filme de Luiz Villaça, ano 2009, baseado no livro homônimo de Roberto Carlos Ramos, ambientado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, na década de 70, conta a história de vida do autor, Roberto Carlos.
Décimo filho de uma família pobre, moradora de favela, criado sem pai, mãe lavadeira, divertia-se soltando pipas pelas ruas e era feliz como qualquer criança que ainda não tem noção de sua pobreza, por não conhecer o outro lado da vida.

No momento em que um vizinho compra uma televisão, ela vira o principal divertimento de final de semana para os moradores do local. Ao ver uma propaganda do governo sobre a recém fundada FEBEM (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), a mãe de Roberto imagina o filho caçula transformado em um “doutor”, conforme a propaganda veiculada.

Decide levá-lo para lá. Ele tinha menos de 6 anos e seu afastamento da família causou-lhe um profundo choque emocional.

Na FEBEM ele teve contato com o vício e o crime. Torna-se usuário de drogas e assaltante. Sua trajetória resumia-se em fugir da Fundação, ser recapturado; fugir novamente e novamente ser recapturado. Aos 13 anos foi considerado irrecuperável.

Em uma de suas recapturas conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas, interpretada de forma magistral por Maria de Medeiros. Margherit está no Brasil, em Belo Horizonte, para desenvolver uma pesquisa e, ao conhecer Roberto, decide fazer do menino seu objeto de trabalho. Com muita dificuldade consegue ganhar sua confiança e aproximar-se dele.

A história que constroem nesse relacionamento aparentemente improvável vai desenvolver-se de forma extraordinária, surpreendendo pelos laços de amizade e carinho que foram se formando ao longo da pesquisa.

As cenas são feitas com grande sensibilidade, como no dia em que Margherit leva Roberto ao Rio de Janeiro para que ele conheça o mar, um de seus sonhos. Também quando ela o ensina a ler e ele consegue compreender sozinho sua história predileta – a aventura das vinte mil léguas submarinas.

A narração, feita pelo autor-personagem, Roberto Carlos Ramos, empresta ao filme uma emoção genuína.


Difícil assistir ao filme sem emocionar-se e sem se deixar envolver por essa história tão comum, mas com desfecho tão inusitado.

Reflexão para o dia de hoje - A dolorosa verdade


Leia Tiago 1.18-25
Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Tiago 1.23-24
Nós geralmente não gostamos de pessoas que nos dizem verdades duras sobre nós mesmos. Hoje, Abraão Lincoln é reverenciado como um dos maiores presidentes norte-americanos, mas em sua época ele foi vilipendiado e odiado por muitos por dizer verdades dolorosas. 
Martin Luther King, Jr. disse duras verdades sobre o racismo e a segregação, e algumas pessoas o odiaram por isso. Nelson Mandela foi preso por sua posição profética sobre o apartheid. Se Isaías, Jeremias ou Amós vivessem hoje e dissessem o que disseram no passado, nós provavelmente não o admiraríamos como hoje o admiramos. 
Esta é a natureza da verdade dolorosa; ela parece melhor em retrospecto. Após séculos ou mesmo décadas, fica mais fácil nos enganarmos, pensando que uma mensagem não se dirigia a nós, do que se agirmos a partir dela. Mas se ouvirmos as palavras de Deus e as aplicarmos a nós mesmos, Deus nos ajudará a mudar. 
Quando meu pai era jovem, alguém disse a ele: "Sabe de uma coisa, você nunca faz um elogio nem diz algo de bom sobre os outros". Essas palavras o deixaram arrasado, mas a verdade contida nelas também o mudou. Ele se tornou um homem afirmativo, atencioso e expressivo porque ouviu e se dispôs a mudar. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a ouvir atentamente as Tuas palavras na Bíblia - e a mudar. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A abertura à verdade de Deus abre a porta à mudança.
Oremos pelos amigos que me dizem a verdade.
Autoria: Dan G. Johnson (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Fé renovada


Leia Mateus 6.25-34
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Mateus 6.30
Estava desempregada havia cinco meses. Embora efetivamente procurasse emprego, a economia continuava a retrair-se, e os empregos não eram fáceis de achar, principalmente no meu campo, que é muito especializado. Uma manhã, recebi por email a rejeição ao meu formulário, depois de passar horas escrevendo e candidatando-me a um emprego que parecia perfeito para mim. 
Senti-me completamente desmoralizada e decidi parar minha busca do dia. Em lágrimas, saí de casa e notei que meus lírios cor de laranja, amarelos e brancos floresceram pela primeira vez na estação. Estavam espetaculares. Imediatamente pensei nos versículos em Mateus sobre como Deus veste os lírios, cuida dos pássaros e do quanto somos mais importantes que eles. 
A passagem continua dizendo: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33). Senti, imediatamente, que um peso saiu dos meus ombros e foram substituídos por uma fé renovada de que Deus satisfaria minhas necessidades e me conduziria a um lugar melhor. Resolvi continuar a depositar minha confiança em Deus. 
Oração: Amado Deus, quando começarmos a nos preocupar, ajuda-nos a receber o conforto e a calma que vêm da confiança em Ti. Em nome de Jesus Cristo oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos confiar em Deus nos desertos secos e nos exuberantes jardins da vida.
Oremos pelas pessoas que estão procurando emprego.
Autoria: Susan Bennett (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Empregados comuns


Leia Lucas 17.7-10
Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer. Lucas 17.10
Alguns meses atrás, meu marido percebeu que uma senhora idosa que ele conhecia precisava de atendimento médico. Embora ela resistisse, ele continuou a encorajá-la a procurar um médico e a ajudá-la de maneiras práticas. Finalmente, ela foi hospitalizada com graves problemas de saúde. Ao receber alta, ela precisou de muitos cuidados. Acreditando que Deus tinha nos chamado a servir nessa situação, determinamo-nos a fazer o que era necessário, confiando na ajuda de Deus. Várias pessoas expressaram sua surpresa pelo que fizemos. 
Recentemente, outra senhora idosa precisou se mudar de sua casa para um abrigo temporário. Ela telefonou-me, perguntando se conhecíamos alguém que tivesse um caminhão. Nós tínhamos um. Durante todo o trabalho de empacotamento e instalação, ela exclamou continuamente: "Vocês são dois anjos!" Essas reações deixavam-me desconfortável.
 Nas duas situações, encorajei as pessoas a darem a glória a Deus, porque fora Ele a nos impulsionar a agir do modo que agimos. Mas essa resposta me parecia inadequada. Então me deparei com estas palavras de Jesus: "depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer". Os cristãos que estão fazendo o que são chamados a fazer não devem ser considerados extraordinários. Obedecer aos mandamentos de Deus nada mais é que viver a vida cristã normal. 
Oração: Senhor amado, nós Te agradecemos por nos permitires fazer o que nos ordenaste para demonstrar aos outros o Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso demonstrar o amor de Deus de maneiras práticas?
Oremos pelos idosos que precisam de atendimento.
Autoria: Lois Duble (Maryland, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 20 de janeiro - Céu azul?


Leia Habacuque 3.17-19
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3.17-18
Recentemente, dirigia em direção a uma tempestade. Mas em vez de um céu nublado, vi uma linha de nuvens escuras onde a tempestade começava. Foi como se Deus tivesse riscado uma linha pelo céu para marcar o início da chuva. Ao me aproximar da tempestade, pude ver o céu azul estendendo-se acima da linha de nuvens. Para mim foi um lembrete de que o céu azul não se tornara cinzento; estava apenas escondido pelas nuvens. 
De modo semelhante, as circunstâncias às vezes toldam minha visão de Deus. Vejo um relacionamento passando por conflitos, uma série de despesas inesperadas, a rebeldia de um filho. Habacuque nos lembra de que por trás dessas nuvens cinzentas há um Deus que é o "meu Salvador" e "minha força"; Aquele que me capacitará a enfrentar a dificuldade me assegura de que tudo ficará bem no final. Todas as nuvens acabam por se dissipar, revelando o céu azul sempre presente além do que podemos enxergar. 
Oração: Fonte de força, ajuda-nos a enxergar Teu caráter fiel além de nossas circunstâncias. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo:'Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]'
Pensamento para o dia: As circunstâncias mudam a cada momento, mas a fidelidade de Deus não muda jamais.
Oremos por perseverança durante um período de dificuldade.
Autoria: Philip M. Huber (New York, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Ainda uma lagarta


Leia 2 Coríntios 3.7-18
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Coríntios 3.18
Na terceira noite da escola bíblica de férias, nosso pastor perguntou às crianças reunidas: "O que acontece quando convidamos Jesus a entrar em nossos corações?" As mãozinhas se levantaram. Um garotinho de 5 anos, na primeira fila, balançou o braço, e disparou a falar. "Nós viramos lagarta", ele respondeu com confiança. Visto que foi eu quem ensinou à sua turma a história de como uma lagarta se transforma numa borboleta, dei boas risadas junto com seus pais. 
No dia seguinte, o pastor sugeriu que talvez o que a criança dissera seja exatamente o que nos acontece. Ao ler novamente sobre os estágios de vida da borboleta, concordei. A lagarta tem apenas dois objetivos: comer e crescer. Ela cresce um pouco e então troca sua velha pele para continuar a transformação. Isso acontece quatro ou cinco vezes ao longo de sua trajetória para se tornar uma borboleta. 
Desta maneira, ainda sou uma "lagarta", muito embora seja uma antiga seguidora de nosso Senhor. Ecoando Hebreus 6.1, todos nós "somos levados para o que é perfeito". Para nos tornarmos mais como Jesus, nós nos alimentamos da palavra de Deus e crescemos. Sim, às vezes pode parecer que paramos de crescer. Seja por preguiça espiritual ou por estarmos vivendo problemas opressores, nós nos controlamos - recusando-nos a soltar nossa velha "pele". Ainda assim, Deus é fiel, e nos guia sempre e eternamente para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo. 
Oração: Deus bom e gracioso, pedimos que Teu Espírito Santo nos transforme desde o interior, ajudando-nos a nos tornarmos mais semelhantes a Cristo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Todos nós somos obra de Deus em andamento.
Oremos por alguém apegado à sua velha "pele".
Autoria: Anita Kramer (Ohio, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 18 de janeiro - Não provoque!


Leia 1 Coríntios 13.1-13
Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Colossenses 3.21
Muito tempo atrás, quando acabara de conhecer a Deus, li no jornal que a Bíblia orienta os pais a não provocarem seus filhos. Aquele era um jornal secular; e por alguma razão, não pude acreditar que tais palavras estivessem na Bíblia. 
Desde a infância, quando estávamos longe da fé, nós ouvíamos que devíamos honrar nossos pais e mães. Mas não ouvíamos o contrário, que os pais deviam respeitar seus filhos. Imediatamente abri a Bíblia e comecei a ler o Novo Testamento, procurando aqueles versículos. A princípio não encontrei as passagens relevantes. Mas quando as encontrei e compreendi seu significado, transformei-as no alicerce do meu relacionamento com minha filha. 
Essas passagens me davam grande consolo quando estava irritada com o comportamento de minha filha. Carregava-as no coração, como um moto; e nas muitas ocasiões em que era difícil educá-la, essas palavras do Senhor me deram força. Minha filha também se aproximou de Deus, e acho que uma das razões disso foi que dei atenção à sua orientação de não provocar minha filha, mas encorajá-la. 
Oração: Amado Deus, nosso Guia, dá-nos força para sempre encorajarmos e respeitamos os outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A demonstração de respeito pelos outros pode abrir portas para falarmos de nossa fé.
Oremos pelas mães e filhas.
Autoria: Galina Samson (Voronezh, Rússia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 17 de janeiro - Deus compreende


Leia Tiago 1.12-18
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
Fui chamado ao escritório do mercado onde trabalhava quando me disseram: "Seu filho foi levado para o hospital. Você precisa ir para lá". Enquanto disparava pela cidade, muitos pensamentos corriam pela minha mente. O que poderia ter acontecido ao meu menino? Ele estava bem quando fui vê-lo no berço naquela manhã. Quando cheguei ao hospital, minha esposa disse-me que nosso precioso bebê, Nathaniel, tinha morrido de síndrome da morte súbita infantil. Ele tinha dois meses e meio. Ficamos arrasados e eu fiquei furioso. Não havia a quem culpar, então culpei a Deus. 
Naquele tempo nem acreditava em Deus; mas precisava dirigir minha raiva a alguém, e Ele era conveniente. Isso foi há 25 anos, e mais tarde nós tivemos outros três filhos maravilhosos. Mas nunca esqueci o medo, a raiva e a impotência que senti no dia da morte de Nathaniel. Mas Deus foi paciente comigo. Ele aceitou minha raiva e meus pensamentos odiosos e amou-me assim mesmo. 
Ainda não compreendo por que Nathaniel morreu, e provavelmente jamais venha a compreender. Mas sua morte me ajuda a perceber o quanto Deus nos ama e o quanto Ele deve ter sofrido ao ver Jesus morrer. Não tive qualquer controle quando meu filho morreu; mas Deus entregou Jesus por mim e me consolo nesse sacrifício de amor. 
Oração: Ó Deus, graças por nos amares em qualquer circunstância - quer nós respondamos com raiva ou com amor. Ajuda-nos a amar os outros da mesma forma. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos ama quer nós retribuamos seu amor, quer estejamos com raiva, quer nos importemos ou não.
Oremos pelas famílias que estão lidando com a morte súbita de seu bebê.
Autoria: Bob Hicks (Missouri, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 16 de janeiro - Palavras proféticas


Leia Mateus 10.38-48
Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene. Amós 5.24
Em abril de 1963, eu era caloura na faculdade em Birmingham, Alabama, na época em que o Dr. Martin Luther King Jr. esteve preso ali por seu trabalho em prol dos direitos civis para os afro-americanos. Lembro-me dos tumultos e de pessoas sendo presas por jogarem tijolos nos carros que passavam. Ficamos confinados no campus por causa do medo generalizado. 
Cresci numa família de militares, mudava a cada dois anos e vivi fora dos Estados Unidos por três anos. Antes de me mudar para Birmingham, nunca vivera em um ambiente de segregação, nunca havia experimentara o medo de alguém de outra cor ou de cultura diferente. 
Este ano, lembrando-me de Birmingham, decidi celebrar o dia de Martin Luther King ouvindo o discurso "Eu tenho um sonho", proferido em agosto de 1963. Impressionei-me com suas poderosas palavras e coragem. Poucos dias depois, tive a oportunidade de ler novamente a "Carta de uma prisão em Birmingham". Ao ver como a vida das pessoas e de nosso país mudaram por causa das ações do Dr. King, agora li a carta com um entendimento mais profundo de suas palavras proféticas. 
Oro para que possa viver o que o Rev. King nos ensinou. Oro para que possa ser rápida para falar palavras que desafiem a injustiça e rápida para amar e encorajar o meu próximo - qualquer que seja sua cultura ou a cor de sua pele. 
Oração: Senhor amado, dá-nos força para personificar o Teu amor por todas as pessoas e coragem para trazer a sua justiça. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cada um de nós pode viver uma vida profética ao seguirmos a Cristo.
Oremos pelas pessoas que trabalham pela justiça.
Autoria: Joan Floyd (Tennessee, EUA)
Conexão com a Vida: Ouça ou leia o discurso de Martin Luther King Jr., "Eu tenho um sonho". (Veja na internet)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Graça em tempos difíceis


Leia Salmos 23.1-6
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre. Salmos 23.6
No passado via as circunstâncias da vida descritas no Salmo 23 como uma sequência: Deus permitiria que me encontrasse em circunstâncias desfavoráveis e então me conduziria a pastos verdejantes e águas de descanso, a banquetes suntuosos e cálices transbordantes, para a eternidade com meu Criador. 
No entanto, minha caminhada de fé e a realidade da vida me ensinaram algo diferente: meu tempo em pastos verdejantes e ao lado de águas de descanso frequentemente acontece simultaneamente com minha caminhada pelos vales de sombra. Percebi que embora ninguém seja poupado de tristezas e perdas, Deus ao mesmo tempo nos disponibiliza o Espírito Santo, o consolador que Jesus prometeu antes de sua ascensão. 
Experimento a verdade do Salmo 23 não depois de evitar ou escapar das dificuldades, mas em meio a elas. O Espírito Santo me conduz a pastos verdejantes e águas de descanso e enche meu cálice até transbordar. Não desejo que as tragédias ocorram. Mas quando ocorrem, Deus fielmente provê descanso e quietude, sustento e proteção enquanto sigo em frente. 
Oração: Deus do consolo, Tu és bom e provês as nossas necessidades em quaisquer circunstâncias em que nos encontremos. Graças por nos amares. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Nós podemos enfrentar os tempos difíceis da vida porque Deus caminha conosco.
Oremos por alguém que esteja enfrentando um momento difícil agora.
Autoria: K. Jackson Peevy (Alabama, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Uma nova identidade


Leia Isaías 43.1-7
Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Isaías 43.1
"Pssiu!" Momentos antes do início do culto, ouvi um sussurro frenético. "Quando você anunciar o nome da pessoa que vai tocar o órgão hoje, diga-lhes que meu nome é Elizabeth". Fiquei confusa. Elizabeth? Sempre a conheci como Bete. Depois do culto ela explicou com um sorriso: "Minha vida está diferente agora. Deus ajudou-me a fazer mudanças importantes em minha vida. Sinto-me uma nova pessoa, por isso precisava de um nome novo". 
Elizabeth terminara um casamento abusivo. Parara de beber e entrara para um grupo de apoio. Ela agora estava em um novo caminho de descoberta e renovação. Estava reivindicando sua identidade de filha amada de Deus. Elizabeth nem sempre se deu conta de que era uma pessoa digna de amor e respeito. Agora ela pode encarar seu futuro sem medo, confiante de que Deus a conhece e ama. 
É um lembrete vivo da presença e orientação de Deus nos momentos desafiadores da vida. Sempre que a vejo, chamo-a de Elizabeth. 
Oração: Ó Deus de muitos nomes, ajuda-nos a reivindicar a identidade que Tu nos dás como Teus filhos amados. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Toda pessoa que encontrar hoje é um filho de Deus.
Oremos pelas pessoas que estão iniciando programas de recuperação.
Autoria: Susan J. Foster (Connecticut, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Bom dia!


Leia Salmos 5.1-3
Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia. Salmos 59.16
Aos 25 anos, depois de um exame de rotina, meus médicos informaram-me que tinha pressão alta. Na minha idade, essa era uma notícia perturbadora. No entanto, os médicos consolaram-me, dizendo que não havia nada com que me preocupar. Prescreveram alguns remédios e me aconselharam a fazer exercícios regulares. Desde então tenho feito regularmente uma caminhada matinal. 
Três décadas se passaram. Essas horas matinais se tornaram uma bênção para mim, tanto física quanto espiritualmente. Tornaram-se momentos de lembrar a misericórdia e a compaixão de Deus, que se renovam a cada manhã (veja Lamentações 3.22-23). Cada manhã se tornou um tempo de lembrar de Deus, que permaneceu comigo durante a noite e me acompanhará ao longo do dia. 
A manhã também se tornou um tempo de confissão e agradecimento, um tempo de oração por minha família, meus vizinhos, minha igreja e meu país. Minhas manhãs se tornaram tempo de entregar os desafios do meu dia a Deus, buscando graça, orientação, auxílio e força para o dia. Agradeço a Deus por essas manhãs! 
Oração: Doador de todas as coisas boas, nós Te agradecemos pelas oportunidades que chegam a cada manhã. Agradecemos-Te por Tua misericórdia e compaixão que se renovam a cada dia. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A manhã é um milagre que acontece a cada dia.
Oremos pelas pessoas que sofrem de pressão alta.
Autoria: Prabodh Diarsa (Gujarat, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Nossa verdadeira dívida


Leia Deuteronômio 15.1-11
A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Romanos 13.8
A dívida é problema tão antigo quanto a Bíblia. Desde que o povo de Israel se voltasse para Deus para satisfazer suas necessidades, o povo não teria de tomar emprestado de outras nações. Na verdade, Deus disse que outras nações tomariam emprestado dele. Mas muitos carregam o pesado fardo das dívidas. 
Anos atrás, compras acima de nossas posses deixaram nossa família sem condições de cumprir suas obrigações financeiras. Ligações de credores faziam-me temer ao atender o telefone. No trabalho eu sorria e escondia minha ansiedade. Então meu marido perdeu o emprego, e atrasamos os pagamentos da casa. Ao ler o Novo Testamento, vim a compreender que Deus não queria que nós vivêssemos daquele jeito, e orei pedindo ajuda. Nada mudou imediatamente, a não ser minha atitude. 
Então, quando parecia que perderíamos nossa casa, conseguimos vendê-la e meu marido arranjou outro emprego. Aos poucos conseguimos pagar nossas dívidas e recuperar a estabilidade financeira. Como a Bíblia nos diz, a única dívida que Deus quer que tenhamos é a do amor ao próximo. 
Quando encontrarmos uma pessoa necessitada, Deus quer que estejamos livres para ajudar; e se o pagamento de nossas dívidas levar cada centavo que ganharmos, não teremos os meios para dar. Mas a mudança no modo como usamos o dinheiro traz a recompensa de podermos dar com generosidade, mostrando aos outros o amor de Deus. 
Oração: Amoroso Provedor, ajuda-nos a economizar e gastar com sabedoria para podermos dar com generosidade, como Tu nos dás a cada dia. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Separar necessidades de desejos nos liberta para viver com generosidade.
Oremos pelas pessoas que estão passando por dificuldades financeiras.
Autoria: Mary Baird (Texas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Uma pequena oração


Leia 1 Reis 3.5-12
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7.7
Cresci frequentando a igreja, repetindo orações decoradas e tentando agir corretamente. Mas foi somente quando comecei a estudar a Bíblia que admiti, a mim mesma, que realmente não tinha fé em Deus. Senti desejo de ter uma genuína confiança Nele. 
Um dia, durante o estudo bíblico, alguém perguntou: "Como uma pessoa desenvolve a fé?" Nossa líder disse que adquirimos fé pedindo-a a Deus. Ela citou Jesus em Mateus 7.7: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á". Parecia simples, mas será que funcionaria? A caminho de casa, após o estudo bíblico, decidi pedir fé. O que tenho a perder?, pensei. Senti-me inexperiente por não ter memorizado uma oração, mas não conhecia nenhuma para isto. 
Naquele dia, pela primeira vez na vida, fiz uma pequena oração, muito simples: "Ó Deus, quero crer. Dá-me a fé para crer em ti". Deus adora nos ouvir orar. Ele não exige palavras rebuscadas ou poesia elaborada. Não há exigência de um número mínimo de palavras. Deus quer ouvir sobre nossas necessidades e sonhos. Uma oração pequena e simples é imensa e significativa para Deus, que responde nossas orações. Sei que Deus respondeu à minha. Vá em frente; tente. Apenas peça. Disso só virão coisas boas. 
Oração: Amado Deus. Nós precisamos de Ti. Por favor, dá-nos fé. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Peça a Deus. O que você tem a perder?
Oremos por alguém que busca uma fé mais profunda.
Autoria: Deborah A. Potts (Michigan, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A solução


Leia Jó 23.8-12
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Coríntios 10.13
Observados de uma perspectiva puramente humana, os períodos de provação e sofrimento podem parecer sem esperança. Passei a ver esses sofrimentos como períodos de séria provação - tempos em que sou fortemente tentado a afastar-me de minha fé e buscar uma solução humana ou apenas desistir. Quando me volto para uma dessas "soluções", as situações acabam em desastre. 
Mas não é preciso ser assim. Podemos nos voltar para Deus nesses períodos de provação. Uma vez me vi furioso por ser o alvo inocente da explosão emocional de um colega. Mas então Efésios 4.26 me veio à mente, orientando-me a não permitir que o sol se pusesse sobre minha ira. Orei como na passagem bíblica - neste caso, Filipenses 4.4-7 - sobre tornar meus pedidos conhecidos a Deus e a receber a paz que excede todo entendimento. Então senti o Senhor me orientando a voltar ao meu colega e resolver as coisas. Ao fazermos isso, o problema desapareceu e nós dois recebemos a paz de Deus. 
Quando nos voltamos para Deus, logo percebemos que Ele ainda é fiel. Não importam quais sejam meus sentimentos, Deus ainda está comigo. Minha angústia abandona-me conforme o Senhor pastoreia-me, um dia de cada vez. Sejam quais forem as circunstâncias envolvidas em minhas aflições e provações, Deus me mostrará o caminho para superá-las. 
Oração: Amado Pai, graças por nos ensinares e aconselhares, especialmente diante de nossa raiva autodestrutiva. E graças por Tua promessa de paz. Oramos em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Hoje rejeitarei a solução humana e me voltarei para Deus.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando uma tentação.
Autoria: Dougald Blue (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Faça agora


Leia Eclesiastes 3.1-8
Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Tiago 4.14
Recentemente li uma meditação no Mesto Vstrechi ("Local de Encontro", a edição russa do No Cenáculo) sobre uma mulher que foi visitar a amiga que acabara de sair do hospital. As duas amigas passaram várias horas juntas, conversando e trocando lembranças. No dia seguinte, a mulher que saíra do hospital morreu. 
Esta história tocou-me profundamente, porque meu marido e eu há muito pretendíamos visitar os avós dele, mas a correria da vida e a falta de tempo nos haviam impedido de ir. A meditação no Mesto Vstrechi nos deu o impulso final que precisávamos para fazer nossa visita. Passamos uma tarde maravilhosa juntos. Vovô fez panquecas deliciosas. Vovó recordou os dias de sua juventude. Nós rimos, partilhamos muitas histórias e vimos fotografias. 
Uma semana depois, Vovó morreu de repente. Eu me convenci, mais uma vez, de que Deus se comunica conosco de muitas maneiras diferentes, lembrando-nos da importância de vivermos cada dia como se fosse o último. Agora nós tentamos seguir mais prontamente os estímulos do Espírito Santo e mostrar o amor e compaixão de Deus. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a viver em obediência a ti hoje e a valorizar cada momento de nossas vidas como uma dádiva Tua. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que posso fazer hoje para produzir um sorriso em Deus?
Oremos por alguém que esteja lidando com uma morte repentina.
Autoria: Yulia Parygina (Pskov, Rússia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Regras


Leia 2 Crônicas 30.18-27
O Senhor, que é bom, perdoe a todo aquele que dispôs o coração para buscar o Senhor Deus. 2 Crônicas 30.18-19
"Mãe, Jesus não está preocupado com a roupa que uso; o que Ele quer é que eu esteja na igreja", gritou minha filha enquanto subia, raivosa, as escadas. Havia insistido para ela trocar a calça jeans por um vestido antes de ir à igreja. 
Fui criada acreditando que é impróprio usar jeans na igreja, e que devemos tentar nos apresentar da melhor maneira no culto matinal de domingo. Agora minha filha estava questionando regras importantes para mim. Convencida de que ela estava apenas se rebelando contra a autoridade materna, fiquei firme. 
Mais tarde naquela semana, li uma passagem bíblica que lançou uma nova luz na discussão com minha filha. Em 2 Crônicas 30.18-27, Ezequias acolheu todos que "[dispuseram] o coração para buscar o Senhor Deus", quer eles seguissem as regras tradicionais do templo ou não. As pessoas foram abençoadas e também suas nações. 
Senti como se Deus estivesse falando comigo, encorajando-me a dar menos ênfase à aparência exterior de minha filha e a enfatizar mais o que acontece no seu coração. Resolvi, naquele dia, deixar de lado minhas regras sobre a roupa de domingo e encorajar minha filha, incondicionalmente, a louvar a Deus.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a aceitar a todos que Te buscam e a encorajar todos os Teus seguidores. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Deus não impõe um código de vestimenta.
Oremos pelos pais de adolescentes.
Autoria: Vicki L. Hines (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A obra-prima de Deus


Leia Mateus 5.14-16
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Efésios 2.10
Vários anos atrás, visitei um museu de arte que apresentava uma mostra especial de trabalhos de pintores impressionistas franceses. De perto, as pinceladas individuais e os conjuntos de cores azuis, vermelhas e amarelas não pareciam produzir nada reconhecível. Mas ao dar alguns passos para trás, meus olhos misturaram as ricas cores tornando distinguíveis as cenas de jardins, parques, costas litorâneas e cidades em luz vibrante. 
De certo modo, nossas vidas são como essas pinturas. De perto, os acontecimentos podem formar uma mistura confusa de tempos difíceis e momentos de sucesso. Mas quando "damos alguns passos para trás", ganhamos perspectiva e enxergamos as lições importantes que aprendemos durante os tempos difíceis, tornando os momentos alegres ainda mais especiais. 
Isso me ajuda a compreender Romanos 8.28 de uma nova maneira. "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Nosso amor a Deus e aos outros é aperfeiçoado quando permitimos que Deus nos guie em nossa jornada. Lentamente, lindas obras de arte emergem, cada uma delas pintada pela mão do maior de todos os Artistas. 
Oração: Graças, ó Deus, por nos criares para sermos Tuas obras de arte. Ajuda-nos a iluminar as vidas dos outros com o Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso mostrar a beleza do amor de Deus aos outros hoje?
Oremos pelas pessoas que precisam de uma nova perspectiva.
Autoria: Roy Bortolotto (Saskatchewan, Canadá)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Mensagem aos céus


Leia Filipenses 4.4-7
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Mateus 6.8
Toda véspera de Ano Novo, nós continuamos nossa tradição familiar de soltar fogos de artifício, receber o novo ano ao som do velho sino de ferro e nos unir em oração. Numa passagem de ano, meu filhinho, Sam, decidiu escrever uma mensagem a Deus e prendê-la a um dos foguetes. Ele escreveu sua mensagem numa folha de caderno, frente e verso; prendeu-a ao foguete; e acendeu o pavio. Em segundos, as fagulhas explodiram e o foguete disparou para o céu repleto de estrelas, num brilho de glória, queimando a mensagem na noite. 
Depois, meu filho lamentou com tristeza: "Minha mensagem virou fumaça". Foi a oportunidade perfeita para lembrar a Sam que Deus sabe do que precisamos antes mesmos de o pedir. Nós às vezes pensamos que precisamos soltar foguetes para chamar a atenção de Deus. 
Mas, na verdade, Deus nos tem em suas mãos amorosas e atende a cada uma de nossas necessidades. Na noite mais escura, seja qual for a época do ano, nós temos a atenção total de Deus. 
Oração: Amado Deus, graças por estares sempre pronto a nos ouvir e a nos dar o que precisamos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Todos os pedidos que fazemos recebem a atenção especial de Deus.
Oremos pelas crianças que estão aprendendo a orar.
Autoria: Sarah Justus (Geórgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.