Translate

sábado, 31 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Finais e começos


Leia Josué 1.1-9
Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Josué 1.2
Uma nova era estava começando para Israel quando Moisés morreu. O que Josué e Israel fariam agora? Os israelitas ainda não tinham entrado na Terra Prometida e, provavelmente, questionaram o que fariam sem Moisés. 
Na passagem bíblica de hoje, Deus renovou a confiança em Josué, o novo líder de Israel, de que ele atravessaria o rio Jordão e entraria na terra de Canaã. Deus queria que Josué e os filhos de Israel soubessem que o Deus de seus ancestrais estaria com eles nessa nova aventura. 
Conforme este ano termina e outro começa, nós revemos tudo que aconteceu. Então, olhamos à frente para uma nova aventura e para o desconhecido. Assim como Deus encorajou Josué e os israelitas quando eles se preparavam para entrar na Terra Prometida, Deus também nos diz: "Sê forte e corajoso" (Josué 1.6). 
Podemos confiar que Ele nos ajudará a vencer qualquer problema que enfrentarmos no futuro. O Senhor que, no passado, renovou a confiança em Josué e nos israelitas nos dá a mesma certeza hoje. 
Oração: Amoroso Deus, ao iniciarmos um novo ano, ajuda-nos a colocar nossa confiança em Ti e na Tua promessa de nos acompanhar sempre.
Pensamento para o dia: O Deus que me sustentou em 2011 caminhará comigo em 2012.
Oremos pelas pessoas inseguras em relação ao futuro.
Autoria: Roger Brannon (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Amor eterno


Leia 1 João 4.7-16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
Durante uma viagem de família a Nova Déli, no Natal, visitamos o Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Nós passamos quatro horas dentro daquela maravilha arquitetônica. Um imperador mongol* o construiu em memória de sua amada esposa. 
Séculos depois, seu amor, embora terreno, é simbolizado na beleza e na atmosfera do monumento. Essa construção em honra a um amor mortal fez-me lembrar do amor imortal e muito maior que o Rei dos reis mostrou por nós há mais de 2000 anos. Jesus veio à Terra e deu Sua vida por nós. Mais do que o amor de um rei humano por sua rainha, o amor eterno, incondicional e infalível de Deus pode ser sentido hoje e sempre. O amor de Deus revelado em Jesus Cristo tem o poder de apagar a culpa e os pecados. 
Deus também nos promete a vida eterna por amor. Mas não precisamos viajar para um lugar especial para encontrar e sentir esse amor maravilhoso. Tudo que precisamos fazer para experimentar a vida que Deus nos oferece é crer em Jesus Cristo. Então podemos nos tornar monumentos desse amor pelo modo como vivemos cada dia. 
Oração: Graças, Senhor Jesus, por vires a este mundo e por dares a vida por nós. Ajuda-nos a sentir o Teu amor em nosso coração e a partilhá-lo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cristo é o "marco" que mudou a história na terra e também nossa vida por toda a eternidade.
Oremos pelas pessoas que estão viajando durante o fim do ano.
Autoria: Rohan P. Diarsa (Gujarat, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 29 de dezembro - Nosso Pai


Leia Lucas 11.2-4
Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino. Lucas 11.2
Tenho lembranças nítidas de minha querida avó. Ela vinha ao meu quarto todas as noites, quando eu já estava na cama, para se certificar de que eu havia orado o Pai-Nosso. Eu dizia com frequência: "Meu Pai, que estás no céu". Vovó Sofia sorria e delicadamente corrigia-me, dizendo: "Pai nosso, que estás no céu". Mas entendia que Deus era meu Pai, só meu. 
Quando reflito sobre meu inocente erro infantil, percebo uma poderosa verdade. Deus é "nosso Pai", que está no céu: o meu Deus, o Deus de vovó Sofia e o Deus do mundo inteiro. Nós vivemos em uma comunidade de fé. Como irmãos e irmãs, partilhamos uma única fé. O amor de Deus nos une a Ele em Cristo e às pessoas. Deus é verdadeiramente o "nosso Pai", que nos reúne a todos em uma única família, unidos pelo seu amor. 
Fico feliz com isso. Todos os dias, quando leio o No Cenáculo, lembro-me de nosso Pai no céu e de nossa família mundial. Sei que lemos juntos a meditação de cada dia. Deus adotou cada um de nós na família por meio de Jesus Cristo, Seu Filho. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a saber que Tu és nosso Pai amoroso. Conforta-nos com a certeza de que temos um lugar no Teu lar celestial, preparado por Jesus Cristo. Oramos como Ele nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás os céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"
Pensamento para o dia: Fazemos parte de uma família eternal.
Oremos pelas crianças cujos pais estão ausentes.
Autoria: John C. Holman (Minnesota, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Tempestade e bonança


Leia Salmo 106.1-12
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11.28
Minha mãe ensinou-nos sobre o amor de Deus e com frequência concluía nossas conversas dizendo: "Entregue a Deus em oração". Só dei valor à sabedoria de seu conselho quando minha vida estava repleta de tempestades. Todos os dias, via-me fazendo uma oração constante: "Ó Deus, preciso do Teu conselho. Preciso ouvir de Ti. Guia-me; ensina-me; fala comigo". No entanto, as tempestades continuavam a chegar. Esforçava-me para conciliar meus problemas contínuos em meu relacionamento com Deus. 
Uma noite, quando estava na piscina da academia, fiz uma pausa na natação e mais uma vez pedi, em oração, que Deus falasse comigo. Ouvi Deus dizer: "Veja como as águas ficam tranquilas quando seu movimento para. Lance seus problemas aos meus pés, e Eu lhe darei descanso". 
Nós queremos que as respostas às nossas orações sejam imediatas. Mas Deus diz: "Se você ao menos parasse de se agitar e de fazer tanto barulho! Aquiete-se na minha presença e abrirei os portões do céu e o abençoarei até que seu cálice transborde". 
Dei-me conta de que, mesmo na oração, nós precisamos parar de falar para podermos escutar. 
Oração: Senhor precioso, ensina-nos a reconhecer que Tu és poderoso, e não nós. Nós vivemos não pela nossa própria força, mas pela Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós precisamos parar de falar para ouvirmos a resposta de Deus.
Oremos pelas pessoas que nos ensinaram a orar.
Autoria: Deborah Dimowo (Lagos, Nigéria)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Palavras de vida


Leia Tiago 3.1-12
De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Tiago 3.10
Que prejuízo nós podemos causar com nossas palavras! Um dia, estava prestes a discutir com meu marido por uma questão que queimava dentro de mim. Mas Deus me impediu. O versículo bíblico no topo da página da devocional que eu estava lendo naquele dia me orientava a prestar atenção ao que eu dizia e, sem dúvidas, me refrear de falar precipitadamente. Quem sabe o mal que eu poderia ter causado se tivesse seguido em frente sem dar atenção a essa advertência? 
Tiago nos diz que nossa língua é "má, cheia de veneno mortal" (3.8, NTLH). Mas a língua também pode acalmar, encorajar ou instruir. Com nossas palavras nós podemos abençoar ou amaldiçoar, fortalecer as pessoas ou depreciá-las, louvar a Deus ou espalhar descontentamento. Em Provérbios 10.11 lemos: "A boca do justo é manancial de vida." 
Aí está a chave. Os justos - pessoas que estão num relacionamento correto com Deus - rendem-se a Ele, pedindo que o Espírito Santo os guie naquilo que dizem, para que realizem os propósitos de Deus. Se deixarmos que o Espírito nos direcione, o autocontrole - um dos frutos do Espírito - crescerá em nós. Então as palavras que usarmos sob a direção do Espírito verdadeiramente oferecerão vida a quem as ouve.
Oração: Que as palavras da nossa boca sejam aceitáveis a Ti, ó Senhor (veja Salmo 19.14). Oramos em o nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nossas palavras trarão a cura em vez da dor quando permitimos que Deus guie nossa fala.
Oremos para que estejamos conscientes de nossas palavras.
Autoria: Colette Williams (Austrália do Sul, Austrália)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 26 de dezembro - O dia seguinte ao Natal


Leia Romanos 5.1-10
[...] e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Romanos 5.2
Há muito tempo, o Natal é minha época preferida do ano. Gosto das luzes, das decorações, das festas, do significado e da sensação geral do período. O Natal é também a pior época do ano para mim. Não consigo aproveitar as últimas horas do dia de Natal porque sei que ele logo acabará e que, a partir do dia 26 de dezembro, a vida não será a mesma. Nesse momento, sinto desespero. O que me faz seguir em frente é a esperança de ver outro Natal. A contagem regressiva para o próximo começa imediatamente, lembrando que cada dia me deixa mais perto da época do ano que eu tanto amo. 
Entendo que os discípulos experimentaram sentimentos semelhantes de ansiedade. Jesus fora tirado deles quando foi crucificado. Ele ressuscitou - apenas para ascender aos céus, deixando os discípulos sozinhos novamente. Mas a esperança de voltarem a ver Cristo os ajudou a seguir em frente. A lembrança de tudo que lhes tinha ensinado e de todas as coisas maravilhosas que dissera e fizera mantinha seus olhos e corações concentrados no céu. 
Nós precisamos dessa mesma esperança todos os dias, a esperança que nos ajudará a enfrentar cada dia. A esperança é Cristo, que está perto de nós em todos os momentos da vida. A esperança vence o desespero e nos impulsionará até o dia em que veremos Cristo face a face. 
Oração: Deus fiel, encoraja-nos quando sentirmos desespero e ajuda-nos a nos agarrar à esperança que temos em Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nossa esperança em Cristo afasta o desespero.
Oremos pelas pessoas que estão sós no Natal.
Autoria: Andy Wayne Clapp (Carolina do Norte, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


Que Cristo nasça sempre em cada coração, trazendo a esperança de uma vida de amor, paz e prosperidade!

Reflexão para o dia de hoje - Mantendo o espírito do Advento


Leia Lucas 1
O povo que andava nas trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Isaías 9.2
Hoje é dia de Natal, celebramos o nascimento de Jesus. Mas, de certo modo, a vida cristã ainda está na perspectiva de um eterno advento. Vivemos na esperançosa expectativa ou esperança pelo novo que irrompe na história humana. Mas não somente isso, advento tem a ver com parusia, ou seja, a chegada ou, melhor dizendo, a presença começada. O Deus-Conosco, por exemplo. 
Para a igreja, significa a descoberta do fio de esperança que permeou e permeia toda a história do povo de Deus. Para cada um de nós, significa a descoberta de Deus conosco em todas as instâncias de nossa vida cotididana. A certeza de que a graça de Deus se manifesta em nossas vidas. 
Nos dias de Advento e Natal, sinalizamos a presença da criatividade divina em nosso contexto cristão. Outrossim, sinalizamos a novidade que o evangelho proclama, ou seja, a nova vida para a criatura de Deus. Enfim, sinalizamos a presença de Cristo, verdadeira luz entre nós e esperança para todos os seres humanos. Dessa forma, é importante salientar a necessidade de cultivarmos em nossa perspectiva espiritual a ascensão de um novo céu e uma nova terra - sinais reais de uma vida cheia de esperança.
Oração: Senhor, enquanto celebramos a encarnação, não perdemos de vista a dimensão final: a ressurreição. Cristo em nós, nós em Cristo, eternamente. Louvamos-Te pela Tua vinda, esperamos a Tua volta. Em nome de Jesus, amém.
Pensamento para o dia: Tenho enxergado os sinais reais de uma vida esperançosa?
Oremos Pelas pessoas que não têm esperanças.
Autoria: Moisés Abdon Coppe (Juiz de Fora, MG, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 24 de dezembro - Selados com a Graça


Leia Gênesis 18.9-15
Riu-se, pois, Sara no seu íntimo. Gênesis 18.12
A véspera de Natal sempre foi uma noite de alegre expectativa em nossa família. Os cânticos natalinos com minha família e a expectativa de abrir os presentes mantinham-me acordada até muito mais tarde do que meu horário normal de ir para a cama. Os presentes vêm de várias formas: não apenas em pacotes decorados, colocados sob as luzes da árvore de Natal, mas também em palavras de apoio e atos de bondade. 
Os presentes são símbolos do amor de quem dá e podem trazer alegria e encanto a quem recebe. O presente de Deus a Sara a surpreendeu tanto que ela riu, descrente. O presente foi a notícia de que ela se tornaria mãe e cumpriria a promessa de Deus a Abraão. Séculos depois, a linhagem de Abraão também nos traria Jesus Cristo, nascido de uma jovem mulher chamada Maria. 
Como Sara, Maria também ficou surpresa com a notícia de Deus. Sara riu. Maria refletiu. Maria foi chamada a ser a mãe do eterno presente de Deus ao mundo. No Natal, nós nos lembramos de que Deus veio ao mundo em Emanuel - Deus conosco. Jesus é um lembrete do eterno amor de Deus a favor de cada um de nós. Nós recebemos esse presente com alegria, sabendo que Ele O envolveu em amor e O selou com a graça. 
Oração: Ó Deus, que alegria de receber Teu presente: Jesus Cristo! Nós O recebemos em nosso coração como um lembrete do Teu amor e partilhamos o Teu presente com as pessoas como um símbolo do nosso amor por Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O melhor presente que podemos dar é a notícia do amor de Deus demonstrado em Jesus Cristo.
Oremos pelas pessoas que se entristecem no Natal.
Autoria: Carlene L. Hodge (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 23 de dezembro - Encontro no Natal


Leia Efésios 1.3-12
Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10.14
Aceitei, sem muito entusiasmo, um convite para o culto de Natal em uma das igrejas ortodoxas de minha cidade. Quando nela entrei, vi uma senhora conversando com o sacerdote. O rosto dela não me pareceu imediatamente familiar, mas estava certa de que a conhecia. 
Durante o culto, ouvi os cantos maravilhosos e as orações. Olhei para o rosto das imagens sacras e as velas tremeluzentes, mas não conseguia parar de pensar na senhora. De onde a conheço? De repente, lembrei: ela fora minha primeira professora de música. Não a via fazia 25 anos. Foi ela que abriu para mim o mundo da música, e fizera muito mais. 
Aquela senhora foi a primeira a falar comigo sobre Deus - num tempo em que, em meu país, era praticamente proibido mencionar o nome dEle. Fui até ela. Quando lhe perguntei se me reconhecia, ela disse que sim e acrescentou: "Você tem os mesmos olhos". Disse a ela: "A senhora foi a primeiríssima pessoa a falar-me sobre Deus". Um sorriso iluminou seu rosto. Fiquei tomada pela emoção. Embora compreendesse pouco, percebi que o Senhor preparara tudo de modo que, quando eu buscasse por Deus, as pessoas de quem precisasse para me guiar apareceriam. 
Oração: --------------------
Pensamento para o dia: Nenhum encontro é mera coincidência em nossa jornada espiritual.
Oremos pelas pessoas que nos conduziram a Deus.
Autoria: Galina Galaktionova (Pskov, Rússia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 22 de dezembro - Respondendo com afabilidade


Leia 1 Samuel 1.1-18
E [Eli] lhe disse [a Ana]: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! Porém, Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. 1 Samuel 1.14-15
Simpatizo com Ana nessa história, pois também fui vítima de acusações públicas, boatos e equívocos. Embora minhas experiências espelhem as de Ana, infelizmente o mesmo não acontece com minhas respostas. Quando sou falsamente acusada, minhas respostas geralmente vão de insultos raivosos, passando por ataques verbais descuidados, até queixas chorosas. 
Em contrapartida, quando Ana foi falsamente acusada, ela educadamente explicou seu comportamento. Suas palavras a Eli foram afáveis e respeitosas. Qualquer observação cortante que eu fizesse mostraria meu desdém por Eli - e isso nunca alcançaria o resultado positivo que a resposta de Ana alcançou. Ao responder sem rancor, Ana permitiu que Eli respondesse no mesmo espírito, apesar de seu mal-entendido prévio. 
Enquanto uma de minhas respostas explosivas poderia provocar palavras duras por parte de Eli, sua resposta bondosa levou a Ana consolo e esperança. Ela voltou feliz para casa. Imagine o impacto que poderíamos ter em nossas famílias, igrejas e comunidade se respondêssemos às acusações, boatos ou insultos do modo como Ana respondeu a Eli! 
Oração: Nós Te agradecemos, ó Deus, pelos exemplos que Tu nos deste na Tua Palavra. Ajuda-nos a ser pessoas tão graciosas quanto Ana foi com Eli. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Posso responder com graça e amor, independentemente do que outras pessoas possam dizer ou fazer.
Oremos pelas pessoas que nos acusam indevidamente.
Autoria: Leona Matson (Colúmbia Britânica, Canadá)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia 20 de dezembro - A primeira coisa

Leia Salmo 23
Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando- se de vós, homens de pequena fé! Lucas 12.27-28
Minha mãe, de 96 anos de idade, vive numa casa de repouso. Todos os dias, ela se senta perto do posto das enfermeiras, esperando pacientemente a minha visita. Tento visitá-la regularmente e levo-lhe flores. Quando as entrego, mamãe me agradece repetidamente e lágrimas de alegria brotam de seus olhos. Mamãe examina atentamente as flores enquanto as segura nos braços e comenta sobre seu perfume, suas cores e formato. Ela me lembra sempre de colocá-las em certo local sobre sua mesa, para que, ao acordar de manhã, elas sejam as primeiras coisas que ela veja. Ao fim da minha visita, nós unimos nossas mãos em oração e recitamos o salmo 23. 
Para mim, a apreciação que minha mãe tem pela beleza de cada flor é quase um ato de louvor a Deus. Sua fé e amor pela criação me ajudaram a perceber mais claramente que o correto relacionamento com Deus não está numa tentativa desenfreada e desesperada de obter aceitação por nossa atuação. Nós entramos e sustentamos esse relacionamento ao aceitarmos humildemente o amor e a graça que Deus nos oferece em Jesus Cristo. 
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a aceitar a Tua graça em vez de tentar conquistar o Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O relacionamento com Deus repousa não na conquista da aceitação, mas na aceitação da graça.
Oremos pelas pessoas que vivem em casas de repouso.
Autoria: Al Russell (Connecticut, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão para o dia de hoje - A esperança da glória

Leia Lucas 2.1-20
Aos quais [santos] Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória. Colossenses 1.27
À meia-noite, durante o tradicional culto de Natal, acendi a vela de Cristo no centro da coroa do advento. "É Natal", disse. "Não estamos mais na expectativa do seu advento. Cristo está aqui. Cristo está conosco." Os adolescentes vieram à frente, acenderam suas velas na chama e então a repassaram à congregação nos bancos. As luzes foram apagadas, deixando-nos no suave e cintilante brilho das velas. 
Lembrei-me de estar parado no mesmo lugar, algum tempo antes, pronunciando as palavras de Jesus sobre um pedaço de pão: "Isto é o meu corpo, que é dado por vós" (1 Coríntios 11.24). Dei-me conta de que, em nosso íntimo, nós, cristãos e cristãs, acreditamos que o Espírito quer vir a todos nós e habitar em nosso interior. Ao olhar para o rosto iluminado das pessoas ao redor, soube que Cristo estava conosco. O calor que senti era o amor de Cristo por mim. 
Mais tarde, as pessoas permaneceram no saguão ao lado do templo. Elas se abraçavam e desejavam um alegre "feliz Natal". Queria fechar a igreja e ir para casa dormir, mas não podia culpá-las. Quem quer sair de um lugar onde a presença de Deus pode ser sentida? 
Oração: Deus amoroso, continua a fazer-Te conhecido entre as pessoas que não Te conhecem. Prepara-nos para recebê-las como família. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando o culto termina, ainda podemos sentir a presença de Deus.
Oremos pelas pessoas que estão planejando o culto do Natal.
Autoria: Earl T. Dickerson (Kentucky, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Emanuel


Leia Filipenses 2.1-11
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Mateus 1.23
Mais do que por qualquer outra razão, leio a Bíblia para saber que não estou só e que sou amado. Leio as palavras que nos têm sido entregues ao longo dos séculos para ouvir as histórias de Deus, que me ama e vem ao meu encontro até mesmo na prisão, onde cumpro minha pena. Leio para ouvir as palavras amorosas de Deus, que me criou. A prisão está cheia de homens e mulheres solitários e sofredores. 
Nossa dor não precisa nos afastar de Deus; ela pode nos aproximar dEle. A dor e o sofrimento podem nos atrair ao centro da fé, onde Cristo nos oferece seu amoroso consolo. Seja qual for meu sofrimento, solidão ou perda, Deus tem estado comigo a cada passo do caminho. Alegro-me pelo que Deus fez e está fazendo. 
Tenho propósito na vida; tenho esperança no futuro. Nós não estamos sós; Deus está conosco. Somos seres amados e queridos por Ele, que nos criou e nos cerca com uma comunidade amorosa. Foi essa a dádiva que nos chegou na manhã do Natal e que nos é dada, renovadamente, todos os dias e em toda parte. 
Oração: Graças, Senhor, por estares conosco. Ajuda-nos a abrir nosso coração a Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quem crê em Cristo nunca está só e é sempre amado.
Oremos pelas pessoas presas.
Autoria: Matthew B. Harper (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 18 de dezembro - Uma alegria que não pode ser roubada


Leia Lucas 1.46-55
Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada. Lucas 1.46-48
Duas semanas antes de seu último Natal, minha mãe anunciou, no momento de oração no culto: "Embora eu tenha recebido um diagnóstico de câncer e o prognóstico não seja bom, quero que todos saibam que nada pode me roubar a alegria do meu Natal!" Suas palavras corajosas ficaram gravadas em minha memória. A leitura do Magnificat de Maria faz-me lembrar, todos os anos, que, aconteça o que acontecer, nossa vida é parte de um quadro maior.
Maria, grávida e solteira, faria uma longa e desconfortável viagem até Belém sobre um jumento e daria à luz seu filho em um estábulo. E, mesmo assim, após as palavras do anjo, Maria cantou - porque ela sabia que Deus estava fazendo algo. Apesar de sua situação, ela se deu conta de que era privilegiada por fazer parte de um movimento maior da misericórdia de Deus de geração em geração. 
Afirmar a espiritualidade de Maria e de minha mãe significa que, aconteça o que acontecer, nós podemos cantar. Quando mantemos nossos olhos em Deus, nada pode nos roubar a alegria do Natal.
Oração: Deus de toda a graça, mesmo conscientes das dificuldades da vida, que tenhamos em mente que os dias de Natal são, de fato, dias santos. Que nada nos distraia da alegria que a Encarnação traz. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A alegria que está no centro do Natal é mais profunda que nossos problemas.
Oremos pelas pessoas que têm câncer.
Autoria: Stephen P. West (Alabama, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Pacificadores em desenvolvimento


Leia Romanos 12.9-23
Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12.18
Minha filha chegou em casa dizendo que tinha brigado. Uma colega de classe havia batido nela e sido castigada. Minha filha anunciou que elas já não eram amigas. No dia seguinte, quando ela se preparava para ir à escola, perguntei-lhe o que aconteceria se tentasse manter a amizade. O que aconteceria caso ela se tornasse uma pacificadora e dissesse à colega que ela estava perdoada? O que aconteceria se ela estendesse a mão à colega e lhe oferecesse a paz em vez do fim do relacionamento? Minha filha prometeu tentar. 
Quando retornou, ela contou que a colega tinha lhe pedido desculpas e que elas voltaram a ser amigas novamente. Ela tinha se tornado uma pacificadora. Como pai, quero que meus filhos aprendam a viver em paz. A pacificação não é uma coisa fácil para nenhum de nós, mas Deus convoca todos os cristãos e cristãs a praticá-la. 
Com os conflitos armados acontecendo ao redor do mundo e com a violência que existe dentro de nosso próprio país, é importante ensinar a nossos filhos a mensagem da paz e a vivê-la inclusive na família e nos seus relacionamentos. 
Oração: Eterno Criador, Deus da paz, ajuda-nos a ensinar às nossas crianças a alegria de viver no Teu amor. Ajuda-nos para que todos e todas aprendamos a viver em paz com todas as pessoas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Todos nós podemos ensinar a pacificação e sermos um exemplo dela.
Oremos pelas crianças que vivem em zonas de guerra.
Autoria: Eugene Blair (Michigan, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Fora do comum


Leia Lucas 1.5-20, 57-79
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas. Lucas 1.37
O sacerdote Zacarias estava cumprindo suas funções no templo quando, de repente, um anjo lhe apareceu e disse que sua esposa Isabel logo teria um filho. "Como saberei isso?", ele perguntou. Então, Zacarias lembrou ao anjo que ele e sua esposa já eram velhos, passados da idade de ter filhos. Não era possível! 
Por causa da dúvida de Zacarias, o anjo lhe disse que ele não poderia falar até que seu filho nascesse. Meses depois, enquanto todos se maravilhavam com o recém-nascido, a voz de Zacarias voltou. Após seu longo silêncio, as primeiras palavras foram uma profecia não apenas sobre seu filho, mas também sobre uma outra criança - o Messias. Seu filho, mais tarde chamado de João Batista, prepararia o caminho para Aquele que traria salvação e paz. 
Deus frequentemente nos pede que acreditemos no impossível: que, com a Sua ajuda, pessoas comuns são capazes de fazer coisas extraordinárias. Até mesmo minhas palavras aqui alcançarão milhões de pessoas. É Deus quem faz isso acontecer. Cada um de nós pode ser instrumento dEle. 
O que Deus está chamando você a fazer? 
Oração: Senhor Deus, ao celebrarmos este Natal, que possamos mostrar aos outros homens e mulheres o que Tu fizeste ao mandar o Teu filho para nos salvar e nos trazer a paz. No nome dEle oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Com Deus, o impossível torna-se possível.
Oremos pelas pessoas à espera de um filho ou filha.
Autoria: Nancy J. Baker (Nova Jersey, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, editora Cedro.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Hora de ouvir


Leia Salmo 46.1-11
Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. Salmo 34.15
Minha sobrinha sempre me telefonava quando tinha um problema para resolver. Numa manhã, um problema particularmente complicado levou muito tempo para ser explicado por ela. Ouvia atentamente, sem a interromper, para perceber exatamente a situação. De repente, ela parou e perguntou: "Você está aí?" "Sim", respondi. "Estou ouvindo." Tranquilizada, ela continuou. Então conversamos até que ela achou que seu problema estava resolvido. 
Ocorreu-me que, às vezes, sentimos como se Deus não estivesse ouvindo ou tivesse Se esquecido de nós. Como minha sobrinha, nós perguntamos: "O Senhor está aí?" E a resposta é "sim". Deus está sempre conosco, ouvindo-nos, preocupando-Se conosco, orientando-nos em cada situação. "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações" (Salmo 46.1). Precisamos apenas nos aquietar e ouvir a Sua voz. Eclesiastes 3.7 diz que há "tempo para estar calado e tempo de falar". Deus ouve e Deus fala, às vezes diretamente e às vezes por meio de outras pessoas. 
Oração: Gracioso Deus, ajuda-nos a sermos bons ouvintes para que a Tua inspiração possa fluir de nós para as pessoas que precisam de orientação. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Mesmo quando achamos que não há ninguém ali, Deus está ouvindo.
Oremos pelas pessoas que acham que não têm com quem conversar.
Autoria: Meedie Monegan (Califórnia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Amor a todos


Leia 2 Coríntios 9.6-15
Todos os vossos atos sejam feitos com amor. 1 Coríntios 16.14
Ao vê-lo no fim da rua, vindo em minha direção, reconheci-o imediatamente. Não sabia seu nome, mas já o tinha visto antes. Em outras ocasiões eu tinha escapado, enquanto outros tiveram de lidar com sua mão estendida. Hoje eu era a única pessoa próxima. Não tinha dinheiro para desperdiçar. Não posso dar a todo mundo, pensei. 
Conforme ele se aproximava, seu casaco parecia algo que eu teria jogado fora há muito tempo. Queria atravessar a rua, mas isso seria óbvio demais. Não queria fazer contato visual. "Bom-dia", disse ele. Tive de levantar o olhar. Fiquei surpreso ao ver um rosto sorridente e caloroso. "Lindo dia, não?", disse ele. Rapidamente botei a mão no bolso. "Acabei de comprar duas maçãs muito boas", disse eu. "Você quer uma?" Ele aceitou minha oferta, sorriu e disse: "Deus o abençoe". 
Segundos depois, enquanto continuávamos o nosso caminho, dei-me conta de que Deus tinha de fato me abençoado. Deus usou o sorriso caloroso daquele homem e suas palavras agradáveis para me acordar e me ajudar a perceber que posso dar aos outros não por obrigação, mas porque quero. 
Oração: Deus de amor, ajuda-nos a usar o amor que Tu colocaste dentro de nós e encontrar maneiras de expressá-lo por meio de palavras e ações, mesmo - e especialmente - às pessoas desconhecidas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Todo encontro vem acompanhado da possibilidade de dar ou receber uma bênção.
Oremos pelos moradores e moradoras de rua.
Autoria: John Hmurovic (Indiana, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Você está pronto?


Leia Isaías 40.1-5
Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Isaías 40.3
Outro dia, alguém me perguntou se eu estava pronto para o Natal. Minha resposta foi: "Pronto ou não, ele está chegando!" O Advento nos faz essa mesma pergunta. Isaías chamou o povo a "endireitar o caminho" para o Senhor. 
O equivalente moderno da imagem do profeta são as pesadas escavadoras e a dinamite. Nós preparamos a vinda de Deus limpando e removendo tudo que é contraditório perante Deus. Mas, apesar de nossos esforços para permanecer despertos e alerta, é mais comum estarmos "despreparados" do que "prontos". 
É como cada nascimento. Os pais jamais estarão realmente preparados para uma mudança tão radical quanto a que um bebê produz. Também é como toda morte. Podemos ter meses, até anos, para nos preparar, mas, quando a pessoa que amamos dá seu último suspiro, isso ainda nos atinge como se viesse do nosso ponto cego. É como ouvir o médico dizer: "É câncer". Já trilhamos esse caminho com outros. Mas, quando precisamos que o trilhem conosco, é algo tão diferente que jamais estaremos prontos para ele. 
A vida chega para nós quer estejamos preparados ou não. Sempre haverá surpresas que não podemos antecipar e exigências para as quais não podemos nos preparar. Suspeito que é por isso que um dos nomes de Jesus é Emanuel, que significa "Deus conosco". Ou, como a voz do céu disse ao apóstolo Paulo, "a minha graça te basta" (2 Coríntios 12.9). Fé é confiar que a graça de Deus é e será o bastante. Só podemos estar prontos até aí. 
Oração: Ó Deus, nos momentos em que estivermos prontos e nos momentos em que não estivermos, ajuda-nos a confiar e a nos apoiar na Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que quer que a vida traga, a graça de Deus é o alicerce da nossa prontidão para enfrentá-la.
Oremos pelas pessoas que estejam enfrentando uma convulsão social durante o Advento.
Autoria: Mike Ripski (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Quebrado demais?


Leia 2 Coríntios 3.13-18
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Coríntios 3.18
"Desculpe-me", disse meu marido. "Eu deveria ser mais cuidadoso ao lavar a louça." Em minha mão estavam os pedaços quebrados de minha xícara de porcelana preferida. "Dá para consertar", eu lhe disse. Ele sacudiu a cabeça, dizendo: "Mesmo que você a colasse, o chá vazaria". Concordando, coloquei a xícara, relutantemente, no lixo. 
As semanas passaram e a xícara foi esquecida em meio aos preparativos do Natal. Na manhã do dia 25, em meio a papéis de embrulho coloridos e amassados por todo o chão, meu filho de 9 anos remexeu debaixo da árvore de Natal. "Você já abriu todos os seus presentes", provoquei-o. "Esse é o meu presente para você", disse ele, colocando em meu colo uma caixa de sapato embrulhada em laminado verde. Ao abri-la, meu coração quase parou. Era minha xícara. "Sei o quanto você gosta dessa xícara, por isso a peguei do lixo e a colei." Em meio às lágrimas, dei uma boa olhada na xícara. Ela estava lascada e com cicatrizes, e a cola tinha escorrido de algumas das rachaduras, mas, para mim, ela era linda. 
Abraçando meu filho, a história do Natal ganhou um significado ainda mais rico. Como aquela xícara, eu era um vaso quebrado. Por causa de Jesus, hoje sou perfeita aos olhos de Deus, apropriada para o Seu reino. 
Oração: Deus compassivo, nós Te agradecemos por nos transformar, de glória em glória, à Tua própria imagem. Em nome de Jesus. Amém (veja 2 Coríntios 3.18).
Pensamento para o dia: O Natal lembra-nos de que Deus nos ama em nossa fragilidade e nos oferece a completude.
Oremos pelas pessoas que se sentem irreversivelmente quebradas.
Autoria: Karen Y. Foster (Califórnia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Uma alegria que não pode ser roubada


Leia Lucas 1.46-55
Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada. Lucas 1.46-48
Duas semanas antes de seu último Natal, minha mãe anunciou, no momento de oração no culto: "Embora eu tenha recebido um diagnóstico de câncer e o prognóstico não seja bom, quero que todos saibam que nada pode me roubar a alegria do meu Natal!" Suas palavras corajosas ficaram gravadas em minha memória. 
A leitura do Magnificat de Maria faz-me lembrar, todos os anos, que, aconteça o que acontecer, nossa vida é parte de um quadro maior. Maria, grávida e solteira, faria uma longa e desconfortável viagem até Belém sobre um jumento e daria à luz seu filho em um estábulo. E, mesmo assim, após as palavras do anjo, Maria cantou - porque ela sabia que Deus estava fazendo algo. Apesar de sua situação, ela se deu conta de que era privilegiada por fazer parte de um movimento maior da misericórdia de Deus de geração em geração. 
Afirmar a espiritualidade de Maria e de minha mãe significa que, aconteça o que acontecer, nós podemos cantar. Quando mantemos nossos olhos em Deus, nada pode nos roubar a alegria do Natal. 
Oração: Deus de toda a graça, mesmo conscientes das dificuldades da vida, que tenhamos em mente que os dias de Natal são, de fato, dias santos. Que nada nos distraia da alegria que a Encarnação traz. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A alegria que está no centro do Natal é mais profunda que nossos problemas.
Oremos pelas pessoas que têm câncer.
Autoria: Stephen P. West (Alabama, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Língua Universal


Leia 1 Coríntios 13
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13.1
Vivo na Indonésia, uma nação com muitas ilhas, localizada no sudeste da Ásia. É um país lindo, com mais de 230 milhões de habitantes e aproximadamente 300 etnias diferentes. Cada tribo fala uma língua e tem seus próprios costumes. Os membros de cada tribo podem falar em diferentes dialetos e com vocabulários distintos. 
Sou javanesa e casei-me com um homem de outra tribo, a bataque. Para me tornar sua esposa, tive de ser adotada pelo tio de meu marido e receber determinado sobrenome. Estou casada há dois anos e participo de muitas cerimônias em minha família bataque. 
Quando comecei a me reunir com a família de meu marido, com frequência sentia-me isolada. Eles falavam uma língua diferente e eu mal conhecia uma palavra. Então, orei a Deus, pedindo que Ele me desse o coração de uma serva, e o Espírito Santo começou a mostrar-me o que faria. Em vez de me sentir isolada, concentrei-me nas necessidades de meus novos familiares. Passei a oferecer-lhes bebida e lanches, a orar por eles e a partilhar minha fé em minha própria língua. Lembrei as palavras de 1 Coríntios 13.1. Agora sei que Deus criou uma língua universal que todos podem compreender: o amor. 
Oração: Amado Deus, dá-nos corações servos, que nada esperam senão o Teu amor e glória. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O amor é a língua universal de Deus.
Oremos pelo povo da Indonésia.
Autoria: Laksmi Kinasih (Jacarta, Indonésia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Resposta de fé


Leia Mateus 1.18-25
Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Mateus 1.24
José tinha feito tudo corretamente, mas deu tudo errado. Ele tinha tratado sua noiva com respeito e dignidade e acabou por descobrir que ela estava grávida. De uma coisa ele tinha certeza: o filho de Maria não era seu. A princípio, ele deve ter ficado bravo. Provavelmente, tenha ficado de coração partido. Mesmo assim, preferiu reagir da maneira mais gentil e amorosa que podia e decidiu "deixá-la secretamente". 
O pai e a mãe terrenos de nosso Senhor tinham um coração aberto. José ouviu o anjo e respondeu com a atitude que o tornou o guardião de Jesus, assim como a aceitação de Maria tornou-a mãe do Cristo encarnado. A história de José e Maria lembra-nos de que Deus pede uma resposta de fé. 
Devemos partilhar mais o amor de Cristo, mais do que significa "Deus conosco". Essa resposta não é uma exigência. Ela brota da dádiva da presença de Deus. Então nossa fé nos permite buscar e aceitar o caminho transformador de Deus. 
Oração: Senhor, que nosso coração se abra para que possamos ouvir-Te e responder alegremente e com fé. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: De que modo Deus está me chamando a mudar meu coração e minha mente neste Natal?
Autoria: Michael Henry (Indiana, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Moldado e remodelado


Leia Jeremias 18.1-11
Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos. Isaías 64.8
Observava atentamente a oleira movimentar ritmicamente a roda com o pé enquanto moldava a argila com as mãos. Aos poucos, a argila ganhou forma. Então, de repente, ela parou a roda, amassou a peça que tinha acabado de criar e começou de novo. Desta vez, o vaso ficou como ela queria. Ela o colocou para secar numa prateleira com muitos outros vasos de vários tamanhos. Mais tarde, ele irá para um forno especial, ou estufa; será aparado, lixado, esmaltado e assado uma segunda vez. 
Depois de observá-la, pensei em Deus, o nosso oleiro. Nós fomos criados do pó da terra e moldados segundo a forma que nosso Criador queria - à Sua própria imagem. Mas nós pecamos ao fazer aquilo que Ele nos advertira a não fazer (veja Gênesis 1-3). Em consequência disso, tornamo-nos como vasos que necessitam de remodelagem. Então, Deus nos deu a chance da recriação, por meio do sangue de Seu filho, Cristo Jesus, e nos deu uma vida nova. 
Neste período de Advento, de novos começos, podemos nos tornar barro nas mãos de Deus mais uma vez ao abandonarmos nosso desejo de controlar a vida. Então, Ele começará a nos remodelar à imagem de Cristo, nascido para que nós pudéssemos renascer para a vida pretendida para nós desde o começo. 
Oração: Santo Deus, nós Te agradecemos pelo nascimento de Teu filho, Cristo Jesus, por meio de quem podemos ser recriados e renascer para a vida eterna conTigo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Não importa a forma que tenhamos hoje; Deus pode nos remodelar.
Oremos pelas pessoas que trabalham com arte.
Autoria: Xavia Arndt Sheffield (Maryland, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 6 de dezembro - Tempos de incerteza


Leia Lucas 1.26-38
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Lucas 1.28
Os acontecimentos parecem diferentes quando vistos em retrospectiva. Séculos depois nós podemos olhar para o anúncio do anjo Gabriel e dizer: "Incrível! Ter o privilégio de ser a mãe de Deus é um presente maravilhoso!" Mas, no momento do anúncio e na presença do anjo, Maria "perturbou-se muito" ou, como diz outra tradução, "ficou sem saber o que pensar" (NTLH). Ela não sabia o que esperar. 
Quantos de nós ficaríamos confortáveis em situação semelhante? É difícil não saber o que acontecerá. Muitos de nós estamos vivendo um período assim neste exato momento. Você sente-se em tribulação e preocupação com o que o futuro lhe reserva? Em tempos de incerteza, podemos não ver um anjo, como Maria viu, mas creio que ele esteja presente. Acredito que Deus esteja com você e comigo, e podemos reconhecer isso muito mais nos momentos de incerteza do que nos comuns. 
Certamente, a nossa atenção é maior em Deus nessas circunstâncias. Com frequência, só conseguimos perceber a presença dEle ao olhar os acontecimentos passados, para perceber o processo que ocorreu em meio à incerteza. Deus está conosco, na época do Natal e sempre. 
Oração: Amado Deus, como Maria, nós muitas vezes ficamos perplexos. Que possamos, de igual modo, confiar na Tua ação em nossa vida para o bem. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; faça-se a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]".
Pensamento para o dia: De que modo Deus está agindo em sua vida hoje?
Oremos depositando nossa confiança no Senhor.
Autoria: Dan G. Johnson (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 7 de dezembro - Deus me salvou


Leia Salmo 30
Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. Salmos 30.2
Nossa netinha, nascida prematura e muito doente, morreu com apenas um mês. Sua irmã gêmea nascera morta; agora, duas vidas haviam se perdido. Depois disso, seguiram-se meses de questionamento: "Por que, Deus?" "E agora?" 
A tristeza que eu sentia pela perda de nossa família estendeu-se por muito tempo. Sentia que perdera minha fé. Finalmente, decidi fazer algo a respeito desses sentimentos. Comecei por tornar o No Cenáculo um hábito diário, em vez de uma prática esporádica. Ao ler as citações bíblicas, comecei a procurá-las em minha Bíblia. Quando tinha dificuldade para compreender certas passagens, descobri que era muito útil ler outras versões, bem como comentários bíblicos. Em uma livraria cristã, encontrei revistas, livros e músicas que alimentaram minha alma. Ao mesmo tempo, lia cada vez mais a Bíblia, todos os dias. Em consequência disso, desenvolvi uma paixão pela palavra de Deus. Descobri que, na verdade, não perdera minha fé, mas, como nunca a tinha alimentado, era como se minha fé e confiança nunca tivessem sido tão fortes. 
Com muita oração de minha parte, as verdades da Escritura aos poucos trouxeram luz à minha vida. 
Oração: Senhor amado, quando as trevas e a tristeza nos cercarem, ajuda-nos a nos voltarmos para a luz de Teu Filho, Jesus Cristo. Ajuda-nos a chorar com esperança e fé, confiando nas promessas da Tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A alegria do Senhor é nossa força (veja Neemias 8.10).
Oremos pelos pais e avós de luto.
Autoria: Regina Reeves (Pensilvânia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Os olhos do amor


Leia 1 Samuel 16.1-13
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. 1 Samuel 16.7
Minha mãe, meu filho de cinco anos e eu saímos numa tarde para vários compromissos. Aproveitamos o tempo para dividir uma pizza no almoço. Quando terminamos, decidi deixá-los esperando por mim em um banco na esquina da rua, enquanto ia buscar o carro. É que minha mãe tem dificuldade para andar, por causa do diabetes. 
Quando retornei, encontrei-a rindo. Perguntei-lhe o motivo e ela disse que, enquanto esperava, uma senhora tinha se aproximado dela e lhe oferecido uma esmola. Quando a mulher viu minha mãe sentada na esquina, com uma bengala, óculos escuros, um copo de plástico e uma criança, enxergou a imagem clássica de uma pessoa pedindo esmolas. 
Mais tarde, nós comentamos o quanto era fácil ver algo e tirar conclusões erradas. O profeta Samuel achou que Eliabe, filho de Jessé, fosse o escolhido de Deus para tornar-se rei. Eliabe tinha essa aparência! Mas ele não era o escolhido. O que Deus procura em nós é completamente diferente daquilo que nós procuramos nas pessoas. No entanto, com a ajuda de Deus, podemos nos olhar com os olhos do amor e enxergarmos o valor que Deus enxerga uns nos outros. 
Oração: Abre nossos olhos, amado Deus, para que possamos enxergar como Tu enxergas, não olhando as aparências externas, mas o coração. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando olharmos pelas lentes do amor, veremos o que Deus quer que nós vejamos.
Oremos pelas pessoas que estão sendo julgadas injustamente.
Autoria: Yessenia Rosalía Acosta (Santo Domingo, República Dominicana)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Enfeite o mundo


Leia Mateus 3.1-11
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.16
Quando eu era criança, durante o período de Natal, nós criávamos jogos americanos, cartazes, molduras e enfeites natalinos usando cartões de Natal antigos, latas e outros objetos "recicláveis" que minha mãe guardara. Ela colhia azevinhos, ramos de ciprestes e pinhas e com eles nós fazíamos coroas. Só parávamos quando cada canto da casa estivesse enfeitado. O tempo que passávamos juntos nos preparando para o Natal produziu as lembranças que mais aprecio hoje. 
A preparação também foi uma parte importante da vinda de Cristo. João pregou no deserto da Judeia, anunciando que o reino de Deus estava próximo. Ele chamou as pessoas a se prepararem para viver nesse reino por meio do arrependimento dos pecados e pelo batismo. Muitos responderam. Mas por quê? Acho que isso foi o resultado de uma longa jornada de preparação. Ele adquiriu o direito de ser ouvido pelo modo como vivia, pelas escolhas que fazia e por sua fidelidade. 
As semanas do Advento são um tempo para nos prepararmos para celebrar o nascimento de nosso Salvador, mas também para desempenharmos o papel que Ele preparou especialmente para nós. Nós confiamos em nossa própria disposição para dizer sim a Deus. Estar disponível para acolhê-lO é focar nossa vida no serviço ao próximo. 
Oração: Eterno Deus, ajuda cada um de nós a optar por uma vida que reflita a Tua glória hoje e sempre. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pensamento para o dia: A decoração de Natal mais valiosa é uma vida semelhante à de Cristo.
Oremos por alguém que esteja deprimido com as lembranças dolorosas de Natais passados.
Autoria: Susan M. Engle (Kentucky, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.