Translate

domingo, 30 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Esperando pelas bênçãos de Deus


Leia Salmo 27.1-14
Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Salmos 27.13
Como muitas outras mulheres, sou uma dona de casa. Tenho orgulho de trabalhar em benefício alheio e considero um grande privilégio servir bem. Cozinhar, limpar, lavar roupa e fazer compras são algumas das atividades que faço diariamente. O tempo voa ao longo do dia, desde o amanhecer até o pôr-do-sol. Dia sim, dia não, nós buscamos água à tarde. Enchemos os recipientes e armazenamos a água de beber. Preciso ir ao reservatório e conectar o cano de água para encher meus recipientes. 
Um dia, a água veio muito lentamente; fiquei ansiosa, sem saber se teríamos água para beber. Pedi à minha empregada para verificar se havia água suficiente para encher os recipientes. Ela disse: "Madame, ela virá. Aguarde". Após dez minutos, o fluxo de água voltou e consegui encher meus recipientes. 
O mesmo se aplica às bênçãos de Deus. As Escrituras nos asseguram de que as bênçãos estão a caminho (veja Salmos 103 e 104), apesar de, às vezes, Deus parecer lento para agir. Podemos ter muitas dúvidas, hesitações e indagações, mas Deus agirá. 
Oração: Doador de todas as coisas boas, fortalece nossa fé em Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Aguarde as bênçãos de Deus, elas virão.
Oremos pelas pessoas que não têm água suficiente.
Autoria: Aruna Enamela (Hyderabad, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 29 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Esperança em situações desesperadas


Leia Salmo 80.1-19
Oh! Deus dos Exércitos, [...] visita esta vinha; protege o que a tua mão direita plantou, o sarmento que para ti fortaleceste. Salmo 80.14-15
Recentemente, li um artigo de jornal sobre um jovem que descobriu que tinha o vírus da imunodeficiência humana, HIV. Sua reação foi: "Costumava ir à igreja de vez em quando, mas agora não faria nenhum sentido. Não consigo mais crer em Deus". Também conheço uma mulher que perdeu um filho num acidente de carro. Ela disse: "Se Deus não ouviu minhas orações por meu filho, não posso mais crer Nele". 
Algumas pessoas perdem a fé em situações desesperadoras. Quando Deus poderia ser sua única possibilidade e esperança, elas param de orar e acreditar. O autor deste salmo crê na possibilidade de restauração e renascimento e implora por isso, embora o vinhedo esteja estragado ou destruído e a vinha tenha sido arruinada, cortada e queimada. 
Esta passagem nos encoraja a ter fé em Deus mesmo quando estivermos em situações desesperadoras. Deus nos oferece esperança, e não estamos em abandono, mesmo que assim pareça. Deus plantou uma raiz em você e em mim, e Ele ainda está aqui e disposto a restaurá-la. 
Oração: "Restaura-nos, ó Senhor Deus dos Exércitos; faze resplandecer o Teu rosto, e seremos salvos" (Salmo 80.19). Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus é o Deus da restauração.
Oremos pelas pessoas que estão a ponto de desistir de Deus.
Autoria: Meeli Tankler (Parnumaa, Estônia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O manual de instruções


Leia Hebreus 11.32-40
Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma. Jeremias 6.16
Toda vez que compro um aparelho eletrônico novo, recebo com ele um manual. Suas instruções detalhadas dizem-me como usar o aparelho e o que fazer se alguma coisa der errado. 
Com frequência, ouço as pessoas dizerem: "Gostaria que nossas vidas viessem acompanhadas de um manual de instruções". Quando os cristãos e cristãs ouvirem isso, devem entender como um chamado a testemunhar. Deus, na verdade, deu-nos um manual de instruções para nossas vidas; ele é chamado "Bíblia". 
Nos sermões, cultos e devocionais diárias, Deus nos fala e responde nossas perguntas; mas a base da instrução é sempre a Bíblia. Quando preciso de esperança em circunstâncias difíceis, leio 1 Reis, que fala de Elias. Ao enfrentar uma entrevista difícil, leio Gênesis 41, sobre o encontro de José com o Faraó. Quando luto com Deus por causa de algum problema, leio Gênesis 32, que fala de Jacó. 
As Escrituras permitem que nos coloquemos no lugar de nossos ancestrais na fé, para ver as semelhanças entre as histórias deles e as nossas. Podemos aprender com as provisões e ensinamentos de Deus a nossos pais e mães e a aplicar suas lições a nossas vidas. E a Bíblia conta suas histórias. 
Oração: Amado Deus, concede-nos a sabedoria para ver e ouvir as Tuas palavras de instrução, a coragem e a confiança para agir segundo a Tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quanto mais familiaridade tivermos com as Escrituras, mais poderemos ajudar a nós mesmos e aos outros e outras a encontrar o caminho de Deus em nosso
Oremos pelas pessoas que estão buscando orientação.
Autoria: Mark H. Anderson (Pensilvânia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Colhendo Significados ..... de Be Lins




Uma concha na beira da praia,
Pode ser um presente do mar;

Uma rua errada, uma estrada perdida,
Pode ser o encontro do caminho certo;

Uma palavra estranha naquela entrelinha,
Pode ser a chave daquele enigma;

Uma manhã entre todas as manhãs,
Pode ser a entrada de um grande dia;

Uma calma inesperada frente ao caos,
Pode ser o ponto de equilíbrio tão esperado;

Um olhar terno de um desconhecido,
Pode querer dizer que o mundo te quer bem;

Uma hora a mais no relógio,
Pode ser o sorriso de um novo tempo;

Um telefone que toca apressado,
Pode estar gritando a sua importância;

Um leve toque no seu ombro,
Pode ser um discreto pedido de perdão;

Um anoitecer estrelado,
Pode ser um convite ao inesperado;

Uma flor caída no chão,
Pode ser o lembrete de outras direções;

Um novo tom de verde,
Pode ser um chamado para outras cores;

Um sonho bom numa noite boa,
Pode ser a lembrança de um passeio com anjos;

Um olhar encantado para o mundo,
Pode ser você descobrindo que o Universo é mágico;

Um sorriso aberto  no meio do nada,
Pode ser o sonho de cada dia, sendo por você recriado.

O mundo está cheio de significados!

Reflexão para o dia de hoje - No presente


Leia Eclesiastes 7.8-14
Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus. 1 Coríntios 3.22-23
Parece que quanto mais velhos nos tornamos mais nós idealizamos o passado. Sentimos nostalgia por situações que, na verdade, nunca existiram. Lembramos nossa infância como se ela fosse perfeita; mesmo que não tenha sido. Lembramos as pessoas como se fossem honestas; mesmo que não tenham sido. 
Embora o passado possa trazer pensamentos de arrependimento ou sorrisos por momentos felizes, nós não podemos mudar o passado. Nós, sim, podemos mudar; o passado não mudará jamais. Normalmente, o que nos faz olhar para o passado ou para o futuro é a mudança. Nossa natureza humana geralmente resiste à mudança. Nós tendemos a pensar que, apesar de o mundo exterior mudar drasticamente, nossa cidade, nossa igreja e nossa família não mudarão. 
No entanto, estas coisas mudam, sim. Quem não muda é Deus. Eclesiastes 7.14 confirma que nós não conhecemos o futuro. Se o passado é passado e o futuro é desconhecido, o que nos resta é o hoje. Isso pode incomodar muita gente. Mas, como cristãos e cristãs, nós temos a certeza da "paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Filipenses 4.7). Podemos viver com alegria hoje e aguardar o futuro com confiança. 
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a colocar em prática o que sabemos e o que Tu prometeste: que, aconteça o que acontecer hoje, nós podemos confiar em Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Independentemente de nossos planos, o futuro está nas mãos de Deus.
Oremos pelas igrejas que estão passando por grandes mudanças.
Autoria: Wesley Bell (Alabama, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O silêncio é de ouro.


Leia 1 Reis 19.1-13
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. Salmo 46.10
Por boa parte de minha vida, considerei o silêncio nos relacionamentos uma coisa negativa: um sinal de desaprovação, rejeição ou desinteresse. 
De muitas maneiras, também via o silêncio de Deus como uma coisa negativa. Uma fonte inesperada ensinou-me algo diferente. Há vários anos, uma amiga pediu-me para fazer parte de um pequeno grupo de pessoas que cuidava de uma senhora idosa. Sobrevivente de duas guerras mundiais, ela era uma pessoa vibrante e, apesar de estar totalmente confinada à cama, estava determinada a permanecer em sua própria casa. Por 18 meses visitei-a regularmente. Embora tivéssemos desentendimentos ocasionais, com o tempo nós construímos um relacionamento alicerçado na total honestidade, confiança e respeito. Ela contou-me a história de sua vida e ouviu com interesse algumas de minhas próprias histórias. 
Ao aproximar-se do fim da vida, ela tornou-se menos propensa a falar. Na penumbra de seu quarto, nós nos sentávamos num silêncio confortável. A experiência foi curativa para mim e aprendi que a comunicação que pode acontecer no silêncio transcende as palavras. Em meio à vida agitada e barulhenta, aprendi que é possível experimentar uma profunda ligação na quietude e atenção. 
Às vezes, nós usamos as palavras para esconder. Deus nos chama a uma intimidade que vai além das palavras, onde podemos estar totalmente atentos e atentas e, verdadeiramente, experimentar a presença de Deus nos momentos de silêncio. 
Oração: Ó Companheiro dos corações solitários, que possamos nos aquietar e saber que Tu és Deus. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Em que momento posso me aquietar e silenciar no dia de hoje?
Oremos pelas pessoas que estão confinadas pela doença.
Autoria: Marion Palmer (Sul da Austrália, Austrália)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Dia espinhoso


Leia Apocalipse 21.1-6
[E Deus] lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. Apocalipse 21.4
Em meu jardim, há uma roseira repleta de flores brilhantes, cor-de-laranja, florescendo sob o sol. Ela é linda. Mas seus talos estão cheios de espinhos afiados. Quando me curvo para sentir o perfume de uma de suas lindas flores, posso encontrar uma lacrainha (Forficula auricularia) à espreita, esperando para me morder. E quando menos esperar, uma vespa à procura de néctar pode sair voando do meio da flor e me picar. 
De certo modo, a vida é como uma roseira. Alguns dias nos encantam com alegria, vemos a beleza da vida e sentimos suas doces fragrâncias. Estamos num estado de despreocupação e sentimos que Deus ri e sorri conosco. Em outras ocasiões, parece que não encontramos nada senão os espinhos e ferrões da vida e sentimos que tudo isso nos subjuga. 
Se hoje é um dia de espinhos, então Deus suspira e chora conosco. Mas os dias brilhantes podem nos lembrar de que um dia o paraíso será restaurado para sempre. Não haverá mais espinhos, ferrões e mordidas; não haverá angústia, medo, sofrimento, tristeza ou injustiça. A rosa florescerá em glória e todos nós viveremos na presença de Deus e estaremos em plenitude. 
Oração: Amado Deus, nós Te agradecemos por enviares Jesus à terra para experimentar as provações e alegrias de ser humano. Agradecemos por nos compreenderes e por prometeres estar conosco em todas as circunstâncias. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Mesmo nos "dias de espinhos", as promessas de Deus podem nos sustentar.
Oremos pelas pessoas que têm poucos dias brilhantes.
Autoria: Pam Pointer (Wiltshire, Inglaterra)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Assim é o amor


Leia 1 Coríntios 13
[O amor] Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13.7
A palavra amor é talvez a mais popular em qualquer língua. São muitas e variadas as definições e interpretações do amor. Em inglês, como em japonês, a palavra amor abrange muitos entendimentos possíveis de afeto, apreciação e gratificação. A língua grega tem pelo menos quatro palavras para amor. A palavra epithemia exprime desejo ou avidez, frequentemente autorrealizador e egoísta. A palavra philia significa o tipo de amor partilhado com pais, irmãos, irmãs, parentes, família e amigos ou fidelidade e lealdade. A palavra eros, da mitologia grega, é usada para o amor ou desejo sexual. 
A palavra usada para amor em nossa passagem bíblica de hoje é agape. Esta palavra é usada para o tipo de amor que pode nos recriar e transformar. O amor agape foi mais bem definido e manifestado em Jesus, a encarnação do amor eterno de Deus. Na vida, ensino e morte de Jesus na cruz, vejo a mais pura forma de amor, o amor sacrificial e incondicional. Esse é o tipo de amor que nossa passagem bíblica nos pede para viver. 
Oração: Nós Te amamos, querido Deus, porque Tu nos amaste primeiro (Romanos 5.8). Mantém-nos próximos ao Teu coração e ensina-nos os Teus caminhos de amor. Em nome de Cristo. Amém.
Pensamento para o dia: O amor de Deus nunca termina.
Oremos pelas/os professoras/es dos seminários.
Autoria: Paul M. Nagano (Califórnia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 23 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Fonte de força


Leia Filipenses 4.10-19
[Paulo escreveu:] Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4.13
Meu pai era um ótimo mecânico. E com frequência eu trabalhava como seu ajudante. Uma vez, nós içamos o motor de um caminhão que precisava de conserto. Lembro-me de olhar para aquele caminhão ali parado, sem motor. Pensei no quanto aquele caminhão estava impotente sem uma fonte de força. 
Aquela imagem fez com que me visse de maneira diferente. Sou uma pessoa independente que acredita em trabalho duro, determinação e persistência. Sempre acreditei que se nós trabalhássemos duro o bastante e fôssemos suficientemente determinados, poderíamos fazer qualquer coisa. No entanto, às vezes encontramos desafios que nos fazem lembrar que não podemos fazer tudo sozinhos. 
Sou um sobrevivente de câncer. Enfrentei cirurgias, tratamentos e problemas de saúde que me levaram ao limite emocional, física e espiritualmente. Nos momentos em que me senti muito fraco e vulnerável, dei-me conta de onde vem nossa verdadeira força; ela vem de Jesus Cristo. Sem Cristo em nossa vida, nós somos como aquele caminhão sem motor. Podemos parecer ótimos por fora, mas por dentro nos faltam a força e o poder. Mas Cristo está sempre agindo dentro de nós, oferecendo-nos força quando precisamos dela. 
Oração: Ó Deus, graças por Teu constante cuidado e presença, especialmente nos nossos momentos de maior vulnerabilidade. Dá-nos a força para enfrentar os desafios de hoje. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Olharei para Cristo, a cada momento, seja o que for que a vida me reserve hoje.
Autoria: Dennis G. Burk (Texas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 22 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Um retrato de confiança


Leia Lucas 18.15-17
Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele. Lucas 18.17
Estávamos trancadas do lado de fora de casa. Com as lágrimas começando a molhar seus olhos, minha sobrinha pequena perguntou com cautela: "Tia Val, como nós vamos entrar?" Segurando-a, perguntei: "Você confia que vou cuidar bem de você e encontrar uma maneira de entramos em casa?" Assentindo com a cabeça e agarrando minha mão estendida, ela acompanhou-me, deixando a porta trancada e passando a um plano de ação. Ela não me perguntou novamente como entraríamos. Em vez disso, continuou sua brincadeira, confiante de que cuidaria da situação. 
A confiança de uma criança é uma lição de humildade. Não é de admirar que Jesus usasse as crianças como ponto de referência sobre o modo de receber a Deus. As crianças têm a capacidade de crer no que não conseguem compreender. Os adultos perdem esse dom, transformando a confiança em desafio. A cada impedimento, perguntamos: Por que isso aconteceu? Como sobreviveremos? E agora? 
Cristo nos dá um retrato da confiança de modo não usual. Apesar de não sabermos como nem por quê, podemos olhar em Seu rosto, tomar Sua mão e continuar a acreditar, com um senso de esperança e paz. 
Oração: Jesus amado, ajuda-nos a nunca perder o dom da confiança que as crianças têm em Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós não precisamos saber como confiar as coisas a Deus.
Oremos pelas crianças assustadas.
Autoria: Valerie Jordan Mangrum (Colorado, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Ondas de amor


Leia Marcos 4.35-41
Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. Salmo 92.4
Ao dirigir para o trabalho todos os dias, junto com centenas de outros trabalhadores, fico imaginando se nossos pensamentos não são basicamente os mesmos: Qual é o sentido dessa rotina? Aliás, qual é o sentido desta vida? Todo santo dia, nós seguimos o mesmo caminho para o mesmo lugar para fazer um trabalho praticamente igual. 
Um dia, decidi parar na praia, no meio do meu caminho para o trabalho, para passar um tempo tranquilo com Deus. Desliguei o carro e o rádio para observar e ouvir as ondas do oceano batendo contra a praia. Mas logo estava pensando que cada onda representava mais uma preocupação que precisaria atender naquele dia. Finalmente, olhei para o sol que se erguia e brilhava, e imaginei Deus dizendo para mim: "Esta é a Minha criação; aprecie-a". 
Naquele momento, aprendi uma lição: se olharmos para a vida com o foco errado, podemos nos sentir miseráveis todos os dias. Mas se nos concentrarmos em Deus e buscarmos as evidências Dele à nossa volta, poderemos apreciar nossos dias e experimentar a vida como Deus quer que seja para nós. 
Agora, quando paro na praia para absorver a paz e a tranquilidade para o meu dia, chova ou faça sol, vejo as ondas batendo na praia não como preocupações, mas como o amor de Deus banhando-me. A vida é boa, todos os dias! 
Oração: Criador de todas as coisas, ajuda-nos, por meio do Teu amor, a transformar as ondas de preocupação e dúvida em ondas de amor e paz. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Hoje dedicarei um tempo para sentar-me e deixar que o amor de Deus me banhe.
Autoria: Shaun McHardy (Cidade do Cabo, África do Sul)
Conexão com a Vida: Faça um novo caminho para um lugar conhecido, e ao fazê-lo, busque os sinais da presença de Deus.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Fazendo a nossa parte


Leia 1 Coríntios 12.12-27
Vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. 1 Coríntios 12.27
Nunca tinha pensado muito nos meus dedos dos pés, antes de amputar o dedão do pé esquerdo. Rapidamente, descobri a diferença que a perda de um dedão pode fazer. Depois de perdê-lo, passei a caminhar mancando e era difícil manter o equilíbrio. Hoje, dou-me conta de que o menor membro de meu corpo é importante para o adequado funcionamento do todo. 
De modo semelhante, o corpo de Cristo não tem membros insignificantes. Todos os filhos e filhas de Deus são necessários para que o corpo funcione adequadamente. Quando uma parte falta ou está ferida, a eficácia da igreja é diminuída. 
Como cristãos e cristãs, somos as mãos, a boca, os pés, e dedos dos pés de Deus! Ele quer usar todos nós com nossos dons e talentos únicos para a obra do reino: ensinar a palavra de Deus; ajudar as pessoas pobres, necessitadas e doentes; alcançar quem está perdido. Para ser completo, o corpo de Cristo precisa dos dons e talentos que cada um, cada uma de nós pode oferecer. 
Oração: Senhor amado, por favor, mostra-nos como podemos nos envolver no trabalho que estás a fazer nesta terra. Oramos como Jesus nos ensinou: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; faça-se a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]".
Pensamento para o dia: Deus precisa do que tenho a oferecer.
Oremos pela unidade da Igreja.
Autoria: Paula D. Davis (Alabama, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" -0 Igreja metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Segundas oportunidades


Leia Lucas 13.6-9
Ele [o jardineiro], porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Lucas 13.8
O rapaz do viveiro de plantas convenceu-me a comprar uma nova planta híbrida, prometendo que haveria três períodos de floração: na primavera, verão e outono. Não esperava resultados imediatos, mas após três anos sem uma única flor em nenhuma estação, estava pronta para remover a planta. Meu marido, mais paciente que eu, disse: "Dê a ela uma segunda chance. Vou colocar mais fertilizante ao redor dela". 
Sua sugestão fez-me lembrar da parábola de Jesus sobre a figueira estéril, em Lucas 13. Com relutância, dei uma segunda chance à minha planta, mas na primavera e verão seguintes não havia sinal de florescência. No entanto, no fim do outono, quando me preparava para arrancar a planta sem flor, um pequeno botão colorido chamou minha atenção e impediu-me de arrancá-la. Dez dias depois, a planta resplandecia, dando um show glorioso, de flores maiores e mais belas que já tinha visto. 
Isto me fez pensar em quantas vezes, em meus 87 anos de vida, Deus deu-me uma nova oportunidade de fazer correções, de esforçar-me mais ou de mudar minha atitude. Hoje, percebo que as contrariedades e as infrações menores são uma parte vital de nossa aprendizagem. E quando pecamos, podemos nos arrepender e aceitar o perdão de Deus. E com esse perdão, Deus nos dá energia renovada e esperança restaurada, uma segunda chance. 
Oração: Obrigada, amado Deus, por nos dares segundas chances. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Será que dou às pessoas as segundas oportunidades que Deus me oferece?
Oremos pelas jardineiras e pelos jardineiros.
Autoria: Ursula Thacker (Carolina do Norte, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - "Não tenha medo"


Leia 1 Coríntios 15.50-56
[Jó disse:] Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Jó 19.25-26
Deitada em seu leito de hospital, minha mãe disse: "Eu tenho medo de morrer". Mamãe mal falava desde sua última internação, uma em muitas, nos dois últimos anos, nos quais ela teve um declínio constante em seu estado físico e mental. A maior parte do tempo era como se ela vivesse em um lugar onde eu não tinha permissão para entrar. 
Ao ouvir suas palavras, meu primeiro instinto foi o de tranquilizá-la de que não estava morrendo. Mas, ao olhar para seu corpo contraído, dei-me conta de que estava, sim. Ao fazermos contato visual, foi como se a cortina entre nós se levantasse brevemente. Achei que quando eu falasse, ela não apenas ouviria, mas compreenderia. "Não tenha medo, mamãe! Quando você morrer, você estará com Deus e será maravilhoso", disse-lhe. 
Ela morreu algumas semanas mais tarde, e fiquei contente por termos partilhado aquele momento especial. Assistir à lenta deterioração de seu corpo e mente tinha me feito consciente de minha própria mortalidade. Encarei a verdade de que nossos corpos terrenos são apenas moradas temporárias. Não podemos saber exatamente o que acontecerá quando morrermos, mas sei de uma coisa: estaremos com Deus, e será maravilhoso! 
Oração: Deus amoroso, ensina-nos a nos concentrar na alegria da Tua presença. Depois aceita nossa gratidão pela alegria duradoura que teremos na eternidade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Embora não saibamos dos detalhes, sabemos que a morte é a porta para a presença eterna com Deus.
Oremos pelas pessoas que estão sofrendo pela morte de um ente querido.
Autoria: Debbie Kolacki (Nova York)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Vitral


Leia Marcos 8.34-37
Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2.20
Estava participando de uma atividade na igreja, certa noite, quando de repente notei os vitrais coloridos. Podia ver o contorno das figuras, mas elas estavam embaçadas e escuras. Sabia que durante o dia as janelas ganhariam vida, explodindo em cores. Os vitrais só eram gloriosos quando o sol brilhava através deles. 
Em minha jornada cristã, resisto, com frequência, a entregar-me a Deus. Parece que se o fizer, perderei algo de mim mesmo; estarei menos no controle se buscar fazer a vontade de Deus. Mas Jesus disse que quem quer salvar sua vida a perderá. Jesus também disse que Seu jugo é suave e Seu fardo é leve (Mateus 11.30). 
Como pode ser isso? Como pode a entrega de nossas vidas ser um jugo suave? Naquela noite, olhando para o vitral embaçado, encontrei minha resposta. O vitral torna-se aquilo que deve ser quando a luz o perpassa. Nós ganhamos vida e nos tornamos verdadeiramente quem somos quando deixamos a luz de Deus brilhar em nós e através de nós. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a querer fazer o que Tu queres que façamos, para que a nossa vontade seja a Tua. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Você é a luz do mundo. Faça jus a isso. Veja em Mateus 5.14.
Oremos pelas pessoas que têm dificuldade em entregar suas vidas a Deus.
Autoria: Drew Sappington (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 16 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Fome da palavra de Deus


Leia Salmo 145.10-21
O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. João 6.63
Normalmente, tenho um apetite saudável. Numa ocasião, porém, fiquei doente por um longo tempo e perdi o apetite. Por mais saborosa que fosse a comida ou por mais que fosse preparada com amor, só conseguia comer umas poucas garfadas. Não tinha fome. Claro, perdi peso. Como já estava doente, perder peso não era particularmente bom. 
Conforme minha saúde melhorou, o mesmo aconteceu ao meu apetite, até que voltei a comer com o mesmo entusiasmo de sempre. Desde então, às vezes senti fome, mas não gostava de nada do que me era oferecido. Desejava uma coisa diferente. 
Talvez isso aconteça a quase todo o mundo. Experiências como essas, que nos deixam com sensação de fome ou mal alimentados, têm fortes paralelos com nossas vidas espirituais. O Senhor nos forneceu uma fartura de alimentos nutritivos, mas às vezes não temos fome. Não queremos abrir a Bíblia e não sentimos desejo de estar com Deus em oração. Então "perdemos peso" espiritualmente e nosso relacionamento com Deus sofre. 
Em outras situações, temos o desejo de ler a Bíblia ou orar, mas não conseguimos sossegar e realmente fazê-lo. Assim como o alimento é necessário para a saúde física, o alimento espiritual é necessário para a saúde da alma. 
Oração: Amado Deus, que sempre reconheçamos nossa fome de Ti e permitamos que Tu nos alimentes. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: "Não só de pão viverá o ser humano, mas de tudo o que procede da boca do Senhor" (Dt 8.3).
Oremos pelas pessoas espiritualmente famintas.
Autoria: J. L. Kyriacou (Essex, Reino Unido)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 15 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Da dúvida à fé


Leia João 20.19-29
E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! Marcos 9.24
Tomé, às vezes chamado de incrédulo, teve dificuldade para acreditar que Jesus tinha realmente ressuscitado de entre os mortos. Suspeito que esta história esteja na Bíblia porque ele não era o único. Havia muita gente então, - e muitos de nós hoje - para quem não era fácil crer. 
A história de Tomé está aqui para nos dizer que não há problema em fazer perguntas difíceis, encarar dúvidas honestas e buscar um relacionamento com Jesus Cristo que seja real para nós. Fico contente porque minha tradição de fé nos dá espaço para esse tipo de busca. Em nossa igreja, tornou-se quase um slogan dizer que a dúvida não é uma contradição da fé, mas um elemento essencial em uma fé saudável, crescente e em maturação. 
Na igreja, há espaço para que as pessoas comecem a seguir a Cristo e a encontrar as respostas às suas perguntas na presença Daquele que tem as respostas. O Cristo ressurreto aparece em lugares onde menos esperamos. A todo "Tomé incrédulo", Cristo diz: "Bem-vindo! Há lugar para você em Meu reino. Siga-Me". Quem O seguir encontrará uma fé que vale a pena ser buscada, uma fé nascida da dúvida sincera e da verdadeira humildade. 
Oração: Cristo vivo, oferecemos-Te tudo que somos, nossas dúvidas e nossa fé. Nós cremos, ajuda-nos na nossa falta de fé. Em Teu nome. Amém.
Pensamento para o dia: A dúvida não é uma contradição da fé, mas uma parte essencial dela.
Autoria: James A. Harnish (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reflexão do dia 21 de agosto - Outros planos


Leia 1 Samuel 16.1-13
[O Senhor diz:] "tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei". Isaías 41.9
Em 1 Samuel 16.1-13, lemos que Deus mandou o profeta encontrar um rei para Israel. Samuel procurava um homem com poder e força humanos, mas Deus procurava um tipo diferente de líder. Deus escolheu Davi, um pastor com nenhuma experiência de liderança. Embora o pai e os irmãos de Davi o achassem novo demais para qualquer coisa que não fosse cuidar de ovelhas, Deus via a situação de modo diferente. 
Também passei algum tempo na reserva. Uma vez, candidatei-me a um cargo pastoral. Depois de ler as qualificações e exigências para o emprego, orei a respeito e apresentei os documentos necessários. Fui entrevistado e, pouco depois, recebi uma carta de recusa. Mais tarde soube que minha idade e inexperiência tinham me custado o emprego. Os dias seguintes à rejeição foram dolorosos e sombrios. Mas aprendi muito sobre mim mesmo e nunca deixei de acreditar que Deus tinha algo melhor para mim.
 "O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" (l Samuel 16.7). Sempre que sofrermos uma rejeição, podemos nos lembrar de Davi. Sua família via apenas um pastor de rebanhos, mas Deus via um rei. O que Deus vê em você? 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a confiar em Ti quando sentirmos abandono, solidão ou rejeição. Concede-nos esperança para enxergar as possibilidades futuras, em vez do estado atual de desapontamento e rejeição. Nós Te agradecemos por nos escolheres para Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus pode nos usar para o bem, não importa como as pessoas nos veem.
Oremos pelas pessoas que estão procurando um emprego.
Autoria: Jason Mills (Ontário, Canadá)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Dependa de Deus


Leia Salmo 89.1-2
Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. Salmo 100.5
Meus pais se divorciaram quando tinha 17 anos. Minha mãe saiu de casa e deixou-me morando com meu pai, que teve muita dificuldade para lidar com o divórcio. Senti-me oprimida por um turbilhão emocional - o dos meus pais e o meu. Estava só, sem poder depender de ninguém. 
Depois de seguir um caminho autodestrutivo por algum tempo, voltei-me para Deus em desespero e pedi que Ele me ajudasse, salvasse e curasse. Isso foi há mais de 20 anos; e, a cada novo dia, sou grata pela fidelidade de Deus. 
Com o tempo, aprendi a compreender e aceitar que as pessoas a quem amo, com quem me preocupo e em quem confio me desapontarão, às vezes profundamente. Também sei que, apesar de minhas melhores intenções, também as desapontarei. No entanto, Deus nunca me desapontou. Sei que posso depender Dele, porque Ele é fiel. E porque Deus é fiel, não me sentirei mais oprimida, desiludida e só. Segura do Seu amor, sou curada e completamente abençoada. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a ver como é grande o Teu amor por nós. Ensina-nos a depender de Ti, a confiar em Ti, a valorizar e proclamar a Tua fidelidade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nunca nos desapontará, mas as pessoas sim.
Oremos pelas crianças que vivem em famílias divorciadas.
Autoria: Susan Driscoll (Nova Jersey, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PARA A CRIANÇA QUE EXISTE EM VOCÊ



Hoje, dia separado para comemorar a existência das crianças, quero dar os parabéns a você!
A você que mantém dentro de si a leveza, a alegria, a pureza de sentimentos da criança.
Sei que não é fácil fazer a manutenção desses atributos. À medida que o tempo passa, vamos nos tornando mais introspectivos, mais sérios, menos leves e com tendência a analisar sentimentos.
Deixamos escapar de nós a alma de criança, por isso, sofremos.
A criança não leva as coisas a ferro e fogo como costumamos levar. Se brigam uma com a outra, daí a instantes, esquecem, e estão juntas novamente.
Nós, não! Guardamos por anos a fio, e às vezes, por toda a vida, sentimentos de rancor, mágoa, decepção para com aqueles que nos fizeram sofrer.
Por que não ser como criança? Por que não deixar a bronca de lado e continuar a brincadeira? Brincar é muito mais divertido!
A vida é curta, o tempo voa. Portanto, vamos levar a vida menos a sério e nos divertir mais.
A você que consegue ser assim, parabéns pelo seu dia!

Reflexão para o dia de hoje - Virando as páginas


Leia Isaías 55.6-13
[O Senhor disse:] "Assim será a minha palavra, [...] ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55.11
Passei a usar um exemplar antigo da Bíblia para minhas leituras matinais porque o que vinha usando estava em condições ainda piores. Encontro observações que escrevi na margem há muitos anos e lembro-me das circunstâncias que me levaram a registrá-las. O mais surpreendente é ver como as orações por pessoas queridas foram respondidas, como versículos com uma relevância especial em uma situação específica são significativos hoje, num contexto diferente, e como Deus guiou-me e proveu de maneiras que não poderia ter imaginado na época em que orei por alguma necessidade. 
Esta é a maravilha da mensagem inspirada de Deus; ela é relevante para a vida humana a cada geração. Deus conhece os detalhes de nossas vidas muito antes de os eventos acontecerem, mas o caminho só fica claro para nós com o tempo. Os diários de orações ou a redação de notas permitem que nós olhemos para trás e vejamos o que aconteceu, em vez de seguirmos em frente sem vermos o que Deus fez. Hoje coloco novas observações e datas na margem de minha Bíblia. Espero lê-las em anos futuros e ver a mão de Deus em ação. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a seguir o exemplo de Jesus estudando as Escrituras e aplicando Sua verdade à vida diária. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A reflexão sobre a ação de Deus no passado pode nos ajudar a ver a Sua mão no dia de hoje
Oremos pelas pessoas pelas quais já oramos no passado.
Autoria: Hazel V. Thompson (Somerset, Reino Unido)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Em tudo dai graças


Leia Salmo 23
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo. (Salmo 23.4)
Nove de fevereiro de 1999 foi um dia muito triste em minha vida. Minha filha desmaiara no trabalho e fora levada para o hospital. O médico suspeitava de meningite, mas, ao fazer os exames, constatou que era um aneurisma cerebral. Reunida uma junta médica, ficou resolvido que ela seria levada imediatamente para um hospital maior e mais especializado, em outra cidade. 
Fez-se nova série de exames, que revelaram um angioma no cérebro, na área do equilíbrio. Uma operação delicadíssima se fazia necessária. Ao falar comigo, o médico, colocando a mão em meu ombro, disse: "A operação é muito arriscada, com possíveis sequelas e alto risco de morte. Para ser sincero, achamos que ela tem 1% de chance de sobreviver". 
Chorando, respondi-lhe que tinha fé de que Deus acrescentaria os 99% que faltavam. Depositei toda a minha confiança e a vida de minha filha aos pés do Senhor. A cirurgia durou cinco horas e meia. Alegramo-nos pela certeza de que ela estava nas mãos do Médico dos médicos. Dentro de 10 dias, voltávamos para casa, em alegria pela grande bênção recebida. 
Nosso Deus é maravilhoso, grande e poderoso! Realizou um milagre na vida de minha filha, restaurando-a totalmente. 
Oração: Obrigada, Senhor, pela certeza da Tua companhia nos momentos difíceis e por ser possível cultivar neles um espírito de gratidão.
Pensamento para o dia: Entregue a sua vida nas mãos de Deus
Oremos pelas pessoas com diagnóstico de aneurisma cerebral.
Autoria: Sandra Medeiros (Cataguases, MG, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Lições valiosas


Leia Marcos 8.14-21
Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer. Oseias 11.3-4
Hoje, apliquei uma prova a meus alunos. A matéria tinha sido dada em detalhes no ano anterior e revista neste ano. Mas as notas não foram animadoras. Senti-me confusa, brava e frustrada. Duvidei de minha habilidade de ensinar a matéria e senti-me desencorajada. 
Isto me fez pensar no Mestre dos mestres e nas inúmeras vezes que Ele teve de ensinar a Seus discípulos sobre a missão deles e sobre Sua própria morte. Pensei nas muitas vezes que Jesus explicou a diferença entre ser o primeiro aos olhos das pessoas e ser o primeiro no reino de Deus, sobre o amor ao próximo e sobre não pagar o mal com o mal. Também me lembrei das lições valiosas que Deus me ensinou ao longo da vida, lições que precisei ouvir várias vezes por causa de minha teimosia e negligência. 
Quanta paciência e amor o Mestre mostra para conosco! Não deveríamos nós fazer o mesmo pelas pessoas que encontramos a cada dia? 
Oração: Senhor amado, concede-nos sabedoria e paciência com as pessoas. Que nossas palavras e ações reflitam o Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Será que minha vida reflete a paciência, a bondade e o amor de Cristo?
Oremos pelas professoras, professores e estudantes.
Autoria: Lucy Tamez (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 9 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O grande cardiologista


Leia Salmo 34.17-22
Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Salmo 34.18
Você já teve o coração partido? A maioria de nós já passou por uma experiência que nos trouxe sofrimento, desencorajamento e esvaziamento. Às vezes, sentimos uma dor quase literal. Para mim, essa sensação veio com a perda inesperada de meu pai, há vários anos. Em meio ao choque e à tristeza por sua morte, senti uma dor interior que jamais havia experimentado. 
Por que Deus Se preocuparia com nossa dor? Não terá Ele coisas melhores a fazer? A resposta está no Seu profundo e permanente amor por nós. Em 1 Pedro 5.7, temos: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". Deus nos amou o bastante para mandar Jesus. E Jesus chorou quando Lázaro morreu (João 11.35), provavelmente não tanto por Lázaro, mas pela tristeza de sua família. 
Quando nosso coração está partido e nosso espírito está esmagado, Deus nos traz para perto para nos consolar. Não há angústia ou tristeza que esteja além da compreensão e compaixão de Deus. Agora, quando me lembro dos anos que tive com meu pai, faço-o com a alegria das boas lembranças e do bom exemplo que ele me deixou. 
Nossos corações partidos podem ser consertados por Aquele que os criou. Esta é uma cirurgia cardíaca que nenhum médico terreno é capaz de fazer, só Deus! 
Oração: Ó Deus, Tu és nosso Grande Médico. Nada é difícil demais para Ti. Traz hoje a Tua força curativa a quem está em angústia e concede-nos paz ao lembrarmos que Tu nos seguras delicadamente na palma de Tua mão. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Não há angústia que esteja além da força curativa de Deus.
Oremos pelos/as profissionais em medicina e seus/suas pacientes.
Autoria: Michael J. Reynolds (Flórida, EUA)
Conexão com a Vida: Escreva um bilhete a alguém que esteja enfrentando um grande sofrimento ou perda, e assegure-lhe de sua preocupação e de suas orações.

Reflexão do dia 08 de outubro - Usando a luz


Leia Romanos 13.11-14
Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Romanos 13.12
Era quase meia-noite quando minha esposa e eu dirigíamos por estradas sinuosas da montanha. Ao entrarmos numa curva e batermos contra uma lombada, os faróis de nosso carro se apagaram. Estávamos entrando em uma curva a quase 90 quilômetros por hora, na total escuridão. Talvez tenha sido a mão de Deus, mas algo me fez desligar e ligar de novo o farol. As luzes voltaram. Estávamos assustados, mas conseguimos encontrar nosso caminho com segurança. 
Nós tomamos as luzes como certas e raramente nos encontramos em total escuridão. Paulo nos diz: "já é hora de vos despertardes do sono [...] Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz." (Romanos 13.11-12). Ele nos encoraja a viver de um modo que possamos estar sempre expostos, sem sentir vergonha. Em geral, nosso problema não é falta de luz, e sim que não usamos a luz que temos. 
Somos como o menino enviado pelo pai ao celeiro. Quando o menino levantou a lanterna, disse: "Mas, pai, não consigo ver o celeiro daqui". E o pai disse ao filho: "Caminhe apenas até onde você conseguir enxergar. Quando chegar lá, você conseguirá enxergar um pouco mais à frente. Logo você conseguirá ver o celeiro". 
Se nós vivermos na luz de Deus e usarmos a luz que temos para seguir até onde podemos ver, seremos capazes de enxergar o próximo ponto de nossa jornada. De todo modo, usemos a luz que temos. 
Oração: Amado Deus, nós Te agradecemos por nos dares a Tua luz para nos guiar. Ajuda-nos a confiar cada vez mais em Ti para enxergarmos o caminho à frente. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando caminhamos na luz de Deus, não precisamos temer a escuridão.
Oremos por confiança na liderança de Deus.
Autoria: G. William Kilday (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O bom tesouro


Leia Lucas 6.43-45
O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem. Lucas 6.45a
Há alguns anos, minha mãe foi acometida por um AVC (acidente vascular cerebral) e, em consequência disso, apenas um de seus braços fazia movimentos. Ela também apresentava um quadro de demência, segundo a avaliação médica. 
Numa tarde, quando fui visitá-la, deitei-me a seu lado para contar-lhe as novidades e cantar alguns hinos, que ela apreciava muito. Ela olhou-me e cobriu-me com uma pequena toalha. Não pude mais me esquecer daquele pequeno gesto protetor. 
Apesar de seu quadro de saúde, ela conseguiu tirar o bom tesouro que estava em seu coração. Alguns meses depois, ela foi convocada às mansões celestiais. 
Oração: Pai querido, damos-Te graças porque, por meio da experiência Contigo, conseguimos colocar em nossos corações o bom tesouro e daí tirar boas coisas, que só Tu podes nos dar. Em nome de Jesus, amém.
Pensamento para o dia: O que temos tirado do nosso coração?
Oremos pelas pessoas vitimadas por AVCs.
Autoria: Cibelle T.B.M.Rodrigues (Praia Grande, SP, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Um legado duradouro


Leia 1 João 3.16-18
Porque [a única coisa que] tem valor [é] a fé que opera pelo amor. Gálatas 5.6
Sendo uma mulher solteira e sem filhos, frequentemente me questiono sobre meu propósito na vida. O fato de não ter irmãos e parentes apenas aumenta meus sentimentos de inutilidade e solidão. Felizmente, como filha de Deus, tenho esperança. Deus me deixou uma promessa maravilhosa em Jeremias 29.11: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
Parte do plano de Deus é que eu invista na vida dos outros seres humanos, assim como investiram em mim: meus pais, que me ensinaram a trabalhar duro e a dar generosamente, a esposa de um pastor, que me ensinou a gostar de observar pássaros quando era garotinha, uma professora de estudos bíblicos que ainda arranja tempo para me orientar e orar por mim, apesar de ser muito ocupada. 
Embora jamais venha a ser abençoada com filhos meus, tenho a oportunidade de deixar um legado duradouro por meio das crianças a quem sirvo como assistente social: ajudando-as a ver que elas foram feitas de "um modo assombrosamente maravilhoso" (Sl 139.14). Ouço-as falar de suas dificuldades. Importo-me, sinceramente, com cada uma dessas crianças. Deus promete-me que a empatia e cuidado que lhes ofereço não são em vão. 
Oração: Amado Deus, ajuda a cada um, cada uma de nós a ser a face de Cristo a todos os seres que Tu trazes às nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deixamos a marca de Deus no mundo quando investimos nos outros em nome de Jesus.
Oremos pelas pessoas que estão em busca de seu propósito na vida.
Autoria: Mary McKheen (Michigan, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - A lombada


Leia 2 Coríntios 4.8-18
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação. 2 Coríntios 4.17
O olhar de preocupação no rosto de meu médico não me preparou para suas palavras: "Mike, a biópsia deu positivo. Você tem câncer na próstata". O diagnóstico deixou-me confuso e entorpecido. Quando contei à minha esposa e filhos, eles choraram. A ansiedade tomou conta do meu coração e destruiu minha paz de espírito. Meu filho de 22 anos, consciente de minha apreensão, aconselhou-me com as seguintes palavras: "Pai, considere isso como uma lombada na estrada". 
O câncer é apenas uma lombada na estrada da vida? Por dias ponderei sobre suas palavras e então reconheci que havia alguma sabedoria nelas. O diagnóstico de câncer levou-me a "tirar o pé do acelerador", reduzir a velocidade, e refletir sobre o que realmente importa, rever todas as coisas que tomava como certas: meu relacionamento com o Senhor, meu casamento e até a beleza de um céu enluarado. Um versículo trouxe-me algum consolo: "Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação" (2 Co 4.17). 
Este versículo coloca em perspectiva as provações terrenas. Não importa quão grave seja a aflição ou quanto tempo ela dure; quando olharmos para trás desde a eternidade, ela parecerá apenas uma lombada na estrada para casa. 
Oração: Nós Te agradecemos, Senhor, porque nosso relacionamento Contigo pode nos sustentar em todas as situações que a vida nos traga. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Os problemas são apenas lombadas na estrada da vida.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando um diagnóstico grave.
Autoria: Michael Lewis (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.