Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Será que a prática leva à perfeição?


Leia:  Colossenses 1.18-29
Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.8
A senhora Youngholm vinha à nossa casa uma vez por semana para a minha aula de piano. Depois de verificar a minha postura e a posição de minhas mãos, ela pedia para eu tocar. Se estivesse satisfeita com o meu progresso, ela punha uma estrela dourada no topo da página de meu livro de música. Suas palavras de despedida eram sempre: "A prática leva à perfeição". 
Às vezes, quando praticava, eu ficava desleixada e descuidada, mas mamãe percebia e me fazia repetir a música até que eu a tocasse corretamente. Então, ela me lembrava novamente: "A prática leva à perfeição". Tornei-me uma exímia musicista? Não. No meu caso, a prática não me levou à perfeição. No entanto, guardei um amor pela música e pelos bons hábitos que são úteis em outras áreas de minha vida e não me arrependo de ter tido esse treinamento. 
Agora, como cristã, pratico disciplinas espirituais, mas elas também não me fazem perfeita. Isso porque o que eu faço por esforço próprio não pode me tornar perfeita. Somente o que Jesus fez na cruz pode. Jesus tomou sobre Si a penalidade pelos meus pecados para que eu pudesse me reconciliar com Deus. Por causa de Cristo, não precisamos ser perfeitos. Agora minha música é apenas para agradecer e louvar a Deus. Não é perfeita, mas para Deus é um som aprazível. 
Oração: Senhor amado, por favor, ajuda-nos a encontrar novas maneiras de Te louvar. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus não espera que sejamos seres perfeitos, mas fiéis.
Autoria: Ellen Cardwell (Califórnia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Uma aventura na oração

Leia João 10.1-10

[Jesus disse:] Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10

          Dei um beijo de despedida em meu filho e orei, enquanto ele seguia para uma cirurgia de emergência. No entanto, minha oração pareceu ricochetear de volta como um eco. Estava tomada pelo medo. Afundando-me numa poltrona da sala de espera, passei os olhos pelas revistas e peguei uma pequena brochura verde com um título intrigante: "Aventuras na oração".
          Como minhas orações pareciam sem vida, sabia que precisava de ajuda. As palavras da autora, Catherine Marshall, eram emocionantes, porque ela orava para cada uma de suas necessidades do dia a dia. Sua relação com Deus parecia pessoal. O que significava tudo isso? Havia orado durante anos na igreja, mas faltava algo. Comecei a perceber que minha fé estava mais baseada na rotina do que numa relação crescente com Deus.
          Naquele momento, fiz a oração mais emocionante que já tinha feito. "Senhor, não Te conheço. Por favor, ajuda-me." A paz e a alegria que me inundaram o coração foram uma nova experiência. Elas ajudaram-me a compreender que Deus tinha me escutado. A cirurgia de meu filho foi um sucesso, mas a cirurgia espiritual em minha alma apenas começou. Desde que aprendi a ver Deus como meu amigo, a vida nunca mais foi a mesma.

Oração: Amigo e Redentor, nós Te agradecemos pelas pessoas que escrevem palavras de esperança que nos aproximam da Tua vida abundante. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Conhecer a Deus é a chave para uma oração poderosa e realizadora.

Autoria: Lucy Neeley Adams (Carolina do Norte, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Amor eterno


Leia:  Lucas 15.11-32
O amor jamais acaba. 1 Coríntios 13.8
          Mamãe e papai eram muito trabalhadores e ficaram felizes em mandar a mim e a minha irmã para a faculdade. Mas, desperdicei a oportunidade. Não queria que meus pais soubessem, mas chegou o dia em que descobriram a verdade. Eles lembraram-me da história bíblica do filho pródigo e seu pai amoroso. Lucas 15.20 diz: [O pai do filho pródigo] "o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou". 
O que torna esse versículo tão maravilhoso é que o pai manifestou seu amor infalível ao filho que antes lhe havia dito: "Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe" (Lucas 15.12) - essencialmente: "Gostaria que você estivesse morto". O pai aguardou todos os dias pelo retorno de seu filho, e então agiu com amor infalível. O amor infalível sempre espera a reconciliação. O amor eterno rapidamente oferece perdão e misericórdia, que levam à unidade e à inteireza. O amor eterno do pai resultou na restauração do filho pródigo que retornava. O pai disse: "ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés" (Lucas 15.22), restaurando ao filho um lugar de honra dentro da família. 
O amor e o apoio de meus pais jamais falharam enquanto reorganizava a vida. É esse amor que Deus tem por nós a cada dia. 
Oração: Graças, ó Deus, por Teu amor eterno e infalível. Ajuda-nos a sermos instrumentos da restauração dos que se afastaram de Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós servimos ao Deus do perdão e da misericórdia.
Autoria: Michael D. Smith (Carolina do Sul, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O sinal de Deus


Leia: 1 Samuel 24.1-10
Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. Salmo 27.14
Estávamos atravessando tempos difíceis; os problemas pareciam surgir de todos os lados. Estava complicado manter uma atitude cristã diária em nosso local de trabalho. Telefonemas ameaçadores tornaram-se uma rotina, e, depois, nosso carro foi incendiado. Nossos familiares e amigos sugeriram que pedíssemos transferência para um lugar mais seguro, porque nossa vida estava em risco. 
No entanto, estávamos conscientes de que Deus nos havia conduzido para aquele lugar difícil. Apresentamos o assunto a Deus, buscando orientação. Na passagem bíblica de hoje, vemos que Davi tinha uma boa chance de matar o rei Saul. Mas ele não o fez, porque sabia que Saul era o ungido de Deus, e tinha esperança de que Deus pusesse fim ao seu sofrimento. Davi nada fez para se tornar rei. Antes, ele esperou pacientemente que Deus agisse. Davi tornou-se nosso modelo. 
Com o passar do tempo, os telefonemas ameaçadores diminuíram e, finalmente, pararam por completo. A ideia de nos mudarmos também foi esmorecendo. A situação voltou quase ao normal e, depois de dois anos, fomos transferidos para outro hospital, longe dali. Sabíamos que a transferência era o sinal de Deus para que nos mudássemos, e assim fizemos. Sentimo-nos repletos de louvor a Deus porque nosso novo ambiente era lindo e a mudança se revelou benéfica para nós, tanto material como espiritualmente. 
Oração: Senhor amado, graças por Teu maravilhoso amor. Em tempos de perseguição, ajuda-nos a buscar força e coragem em Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando sabemos que estamos obedecendo a Deus, podemos suportar qualquer coisa que venha até nós.
Autoria: Pramila Barkataki (Maharashtra, Índia).
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 26 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Oportunidades desperdiçadas


Leia: 2 Coríntios 8.8-15
Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. Lucas 3.11
Recentemente, remexi nos pertences de meus pais. No sótão, encontrei duplicatas de artigos domésticos - utensílios de cozinha, mobília, eletrodomésticos e roupas de cama e mesa. Esses utensílios haviam ficado armazenados por muitos verões quentes e invernos frios. Assim, a maioria tinha se tornado inutilizável. Acumulados ao longo dos anos, após a morte de familiares, esses objetos foram guardados como lembranças. 
Também refletiam um desejo de poupar para um dia de necessidade, consequência de meu pai ter sido criado na pobreza antes e durante os anos da Grande Depressão (década de 1930). Esses objetos teriam sido recebidos avidamente por pessoas menos afortunadas caso fossem oferecidos. Certamente, meus pais não tiveram qualquer má-intenção ao armazenar esses artigos excedentes. No entanto, eles perderam a oportunidade de enriquecer a vida de outras pessoas. 
Minha experiência do sótão me ensinou a me concentrar na expectativa de Deus de que cuidemos dos necessitados, aqueles que não têm as coisas básicas da vida, e nos satisfaçamos com menos bens materiais. Nós amamos nossos irmãos e irmãs cuidando de seus interesses, não somente dos nossos. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a sermos realistas quanto às nossas necessidades e a nos lembrarmos de que também é nossa responsabilidade atender às necessidades alheias. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Que bens tenho em excesso, com os quais posso ajudar alguém?
Autoria: John H. McKnight (Carolina do Norte, EUA)
Conexão com a Vida: Faça uma vistoria em sua casa e identifique objetos "a mais" que possam ser úteis para outras pessoas e doe-os.
Texto extraído do guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 25 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - A confissão é necessária

Leia: Gálatas 2.15-20

Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados. 1 João 2.1-2

          O aparelho de ar condicionado em nossa casa precisa de manutenção a cada três meses para desobstruir a acumulação de poeira do filtro de ar. Caso contrário, o duto de ar fica bloqueado e a água da condensação começa a pingar dentro de casa.
          De maneira semelhante, os erros que se amontoam em uma vida cristã podem ser um obstáculo. No entanto, Deus ofereceu uma maneira de limparmos esse acúmulo de pecado. Em 1 João 1.9 nós lemos: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça".
          Nós lutamos, mas, quando tentamos viver a vida cristã somente com nossas forças, nos sentimos derrotados. Ainda assim, podemos vivenciar uma vida vitoriosa em Cristo quando confessamos nossos pecados e dependemos do poder do Espírito Santo.

Oração: Pai gracioso, nós Te agradecemos por podermos confessar nossos pecados a Ti, pois Tu és fiel e nos perdoas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A confissão é necessária para que vivamos uma vida vitoriosa em Cristo.

Oremos pelas pessoas que se sentem derrotadas em sua fé.

Autoria: Mary Ng Shwu Ling (Cingapura)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Um carneiro entre os arbustos


Leia: Gênesis 22.1-14
[O Senhor diz:] Porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido, ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor. Isaías 43.20-21
          Ao longo do último ano ou mais, as condições econômicas por todo o mundo têm sido difíceis. A maioria de nós tem familiares, amigos e colegas de trabalho que sofreram cortes salariais ou mesmo perderam seus empregos e talvez estejam vivendo sob o risco de novas demissões. Parece que ninguém está isento dessa crise. Alguns de nós acordamos, a cada dia, nos perguntando: "Será este o dia?" Ensaiamos razões pelas quais nosso emprego é mais importante do que o de nossos colegas, quando, na verdade, sabemos que cada um de nossos empregos é vital e cada um de nós é igualmente importante. 
          Ao me tornar cada vez mais desanimada, lembro-me do relato bíblico de Abraão preparando-se para levar seu filho, Isaque, para o alto da montanha para sacrificá-lo. Como consequência da confiança e compromisso de Abraão, Deus lhe deu uma saída, fornecendo-lhe um carneiro para ser sacrificado no lugar de seu menino. 
          As empresas e organizações estão fazendo de tudo para sobreviver. Acredito firmemente que não importa quão difícil a vida pareça, mesmo nos sofrimentos de uma economia tão ruim, podemos confiar em Deus. Podemos permanecer comprometidos com isso, sabendo que somos importantes para Deus e acreditando que Ele nos proverá "um carneiro entre os arbustos". 
Oração: Deus fiel, não importa quão difíceis sejam as circunstâncias, ajuda-nos a nos concentrar em quem somos e a quem pertencemos, confiando que só Tu fornecerás tudo aquilo de que necessitamos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A fonte de nossa segurança é Deus, e não um emprego ou conta bancária.
Oremos pelas pessoas que perderam seus empregos.
Autoria: Shawana A. Brown (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

INTERTEXTOS

COM LICENÇA POÉTICA
                Adélia Prado

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Ianuguro linhagens, fundo reinos
- dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.



ATÉ O FIM

    Chico Buarque


Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim.


"Inda" garoto deixei de ir à escola
Cassaram meu boletim
Não sou ladrão , eu não sou bom de bola
Nem posso ouvir clarim
Um bom futuro é o que jamais me esperou
Mas vou até o fim.


Eu bem que tenho ensaiado um progresso
Virei cantor de festim
Mamãe contou que eu faço um bruto sucesso
Em quixeramobim
Não sei como o maracatu começou
Mas vou até o fim.


Por conta de umas questões paralelas
Quebraram meu bandolim
Não querem mais ouvir as minhas mazelas
E a minha voz chinfrim
Criei barriga, a minha mula empacou
Mas vou até o fim.


Não tem cigarro acabou minha renda
Deu praga no meu capim
Minha mulher fugiu com o dono da venda
O que será de mim ?
Eu já nem lembro "pronde" mesmo que eu vou
Mas vou até o fim.


Como já disse era um anjo safado
O chato dum querubim
Que decretou que eu estava predestinado
A ser todo ruim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim.


 

POEMA DE SETE FACES
              Carlos Drummond de Andrade



Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus,
pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.


O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.


Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus,
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.


Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.



          Adélia Prado e Chico Buarque inspiraram-se no Poema de Sete Faces de Drummond e fizeram com ele um intertexto genial.
          Adélia tem um "anjo esbelto", provavelmente uma mulher para entender tão bem a alma feminina. Chico tem um anjo safado, gozador, que apronta todas com ele.
          E Drummond? Seu anjo era torto, ou seja, frágil; por isso mandou que Drummond fosse ser Gauche - tímido, sem muita aptidão. 
          Três anjos, três situações aparentemente tão diversas, no entanto, tão parecidas!

Reflexão para o dia de hoje - Traço de família


Leia: 1 Pedro 1.13-16
[Paulo escreveu:] Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. 1 Coríntios 11.1
          Minha filha Jéssica, de seis anos, voltou da escola sorrindo. Ela pulou em meus braços e disse alegremente: "Papai, papai. Hoje encontrei um homem que me perguntou se sou sua filha. Quando disse que sim, ele sorriu e disse que sou parecida com você".
         "É por isso que você está contente?", perguntei-lhe. "Sim", ela respondeu. "Fico sempre contente quando as pessoas me dizem que sou parecida com você." Fiquei feliz quando minha filha expressou alegria por se parecer comigo.
          O comportamento de Jéssica fez-me lembrar o que Deus pretende de nós. Percebi que, como filho de Deus, devo me parecer com meu Criador e mostrar Seus atributos às pessoas. E isso se aplica a todos e todas. Se fizermos isso, outros serão atraídos para a família de Deus por enxergarem Cristo em nós. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a exibir os Teus atributos divinos para que outras pessoas possam ver-Te e glorificar-Te. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: :"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino; faça-se a Tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!"


Pensamento para o dia: Outras pessoas enxergam o amor de Deus em nós, quando nos esforçamos para refletir a natureza de dEle.
Oremos pelos filhos e filhas de pais e mães ausentes.
Autoria: Francs Sackitey (Região Leste, Gana)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Dê e deixe viver

Leia: Lucas 6.27-36

[Jesus disse:] dá a todo o que te pede. Lucas 6.30

          Minha colega de trabalho e eu estávamos discutindo como responder aos que nos pedem ajuda. Tenho conversas parecidas com diversas pessoas e cheguei a uma decisão que me traz tranquilidade: dar a qualquer um que me peça. Pode ser que tenha ou não exatamente o que essas pessoas procuram - seja um desabrigado pedindo-me um trocado ou alguém que diga que seu carro está quebrado no posto de gasolina.
          Consola-me saber que estou seguindo o mandamento de Jesus: "Dá a todo o que te pede". Decidi passar a dar, sem questionar se a necessidade é real ou não. Acredito que Jesus nos peça para responder com compaixão. O que os beneficiados fazem com nossas doações é entre eles e Deus. Espero que eles se sintam inspirados a passar adiante a generosidade. Ou, porque alguém atendeu seu pedido de ajuda, ou, talvez possam saber que não são invisíveis.
          De qualquer maneira, oro para que minha dádiva torne seus dias um pouco mais iluminados. O agradecimento que recebo é normalmente um sorriso e um "Deus a abençoe". Sinto grande satisfação em saber que respondi ao chamado de Deus, mesmo sabendo que abusaram de mim mais de uma vez. Tenho a felicidade de possuir mais do que preciso e de ter meios para partilhar com quem pede.

Oração: Por favor, Senhor amado, torna-nos mais conscientes dos lembretes diários de Teu chamado a darmos - mesmo que esses chamados venham de pessoas e lugares que nunca imaginaríamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Os verdadeiros presentes são dados incondicionalmente.

Autoria: Nanci H. Lamar (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O lembrete das marés

Leia: Lamentações 3.22-24

Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Hebreus 13.8

          Nós alugamos uma cabana para as férias. Sua varanda de trás fica de frente para uma enseada que se enche com a maré e é demarcada por casas coloridas e barcos de todos os tamanhos e feitios. A cada manhã, nós despertamos com uma paisagem diferente, conforme o estado da maré. Às vezes, a água bate contra as brilhantes ilhas de algas marinhas e reflete os quebra-mares e boias de amarração vivamente pintadas. Outras vezes, a água se afasta, deixando barcos largados em ângulos curiosos sobre a lama salpicada de conchas. Os reflexos ficam confinados a uma faixa de água, serpenteando pelo meio do riacho de maré.
          Vivo em uma cidade longe do mar. Mas, nas férias, me lembro da constante mudança das marés, que sobem e descem duas vezes por dia, alterando o cenário hora após hora. Por trás das mudanças, a Lua guia o ritmo firme, confiável e incontrolável. Todos os dias é a mesma coisa, porém cada dia é diferente.
          Essa verdade faz-me pensar em Deus. Como é maravilhoso que o Deus que adoramos seja imutável, "ontem, hoje e para sempre"! O amor de Deus é confiável e sem interrupção. Mas também "renova-se cada manhã" (Lamentações 3.23). Cada vez que abrimos os olhos para um novo dia, as possibilidades que Deus nos oferece são ilimitadas e sempre novas.

Oração: Criador da bondade e da beleza, encoraja-nos, a cada novo dia, com Tua fidelidade e encanta-nos com as constantes surpresas que nos trazes. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus tem surpresas reservadas para nós a cada dia.

Autoria: Liz Howden (Cheshire, Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Ouvir a voz de Deus

Leia: Atos 4.23-31

O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz. Provérbios 16.20

          Você é uma pessoa atenta ao que acontece ao seu redor? Você consegue diferenciar o que é bom para você? Você presta atenção ao que Deus quer fazer em sua vida? Muitas vezes, o Senhor está ao nosso lado e nós não prestamos atenção a isso. Estamos na igreja executando tarefas que são nossas atribuições, ou estamos no culto, mas longe de Deus. Não conseguimos ouvir a Sua voz. Como podemos fazer isso?
          Devemos ter intimidade com Ele: pela leitura e meditação de Sua palavra, pela oração, pelo esvaziamento de nossa mente quanto às preocupações. Por alguns minutos, deixar que o Espírito Santo tome conta de nós e então ouviremos a Sua voz. Quando o Senhor, por meio do Espírito Santo, entra em nossa vida, há mudança. Isso se evidencia na confiança que depositamos nEle, na intimidade que passamos a ter com Ele. Não importa mais o que aconteça: a partir desse momento, saberemos como ser felizes.

Oração: Deus onipresente, quero poder ouvir a Tua voz em todas as situações de minha vida. Nas horas de tranquilidade, escuto o Teu sussurro. Na tribulação, sossega primeiro meu coração, para eu poder ouvir-Te. Peço em nome de Teu filho, Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Preste atenção à voz de Deus e confie nela.

Oremos para que Deus fale conosco mesmo em momentos mais difíceis.

Autoria: Marilia Ramalho Véras Ferreira (Campina Grande, PB, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 19 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Meu Aba


Leia: Romanos 8.12-17
Deus enviou seu Filho [...] para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Gálatas 4.4-6
          Meu pai morreu de câncer em 1979. Ele tinha sido policial no governo de Karnataka, no sul da Índia. Nós o chamávamos de "Appa", que significa "pai" em canará, nosso idioma local. Como era costume naquela época, as filhas não podiam ter relacionamentos ou conversas abertas com seus pais. Embora nós respeitássemos e honrássemos nossos pais, expressávamos nosso amor por eles apenas pela obediência, nunca por palavras. 
          Só depois de sua morte percebi quanta falta ele me fazia. Ansiava por abraçá-lo e expressar o amor e gratidão que não pude fazê-lo enquanto ele esteve vivo. Penso nele todos os dias e agradeço a Deus por tê-lo dado a mim como pai. Sempre que leio Romanos 8.15, deleito-me no amor e cuidado eternos de Deus e reflito na bondade e misericórdia que Ele mostra ao remover nosso medo e nos chamar "filhos de Deus". 
          Também podemos demonstrar nossa gratidão por esse maravilhoso amor, indo ao encontro de outros seres humanos para compartilhar com eles o amor de Deus. 
Oração: Ó Deus, graças por nos chamares Teus filhos e filhas. Ajuda-nos a amar-Te como Tu nos amaste. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Todos nós temos um "Aba" amoroso no céu.
Oremos por alguém que anseie por conhecer o amor de um pai.
Autoria: Mary Joyce (Karnataka, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 18 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Venha para casa!

Leia: Lucas 15.4-10

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5.17

          Numa meditação que escrevi, há alguns anos, para o No Cenáculo, tracei um paralelo entre a condução de pequenos pés de ervilha até uma treliça e a formação de nossos filhos nos caminhos do Senhor.
          Recentemente, ocorreu-me um novo aspecto dessa prática anual, durante um momento de desespero por causa de nossos filhos adultos. Alguns de nossos pés de ervilha mais antigos tinham sido firmemente atados à base da treliça, mas ao crescerem, seus caules avançaram por todas as direções e as gavinhas não conseguiam alcançar a treliça. Essas plantas foram sopradas pelo vento e caíram, correndo o risco de quebrarem o caule. Por isso, tive de dobrar cuidadosamente as plantas e usar fio de apoio para mantê-las na posição correta, para que elas pudessem novamente se agarrar à treliça e produzir vagens.
          Isso me lembrou que, independentemente do quanto nos afastemos do Senhor, Deus sempre vem ao nosso encontro para nos oferecer apoio e amor, conduzindo-nos de volta. Eu vivi parte da aflição do pai do filho pródigo (Veja Lucas 15.11-32.) e, na verdade, também do coração de Deus, já que nossos amados filhos estão distantes do Senhor. As Escrituras nos incentivam a "orar continuamente". Isso faz parte de manter uma vigília fiel pelo retorno espiritual desses filhos pródigos em nossas famílias biológicas ou espirituais. Ansiamos por acolhê-los com um amor incomensurável, como Deus acolhe a todos nós.

Oração: Amado Deus dos prodígios, graças pela garantia de Teu amor ilimitado por cada filho ou filha que retorna a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nunca desiste de ninguém.

Oremos pelos pais e mães dos filhos e filhas pródigos.

Autoria: Ann Sloane (Nova Gales do Sul, Austrália)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" _ Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 17 de junho - O sustento da Âncora

Leia: Hebreus 6.10-19

Para que (...) forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma segura e firme e que penetra além do véu. Hebreus 6.18-19

          Encolhida num canto, as lágrimas corriam. Embora as marcas em meu corpo fossem novas, não me eram estranhas. Durante anos, tinha orado por meu marido, um cristão, e pelo fim dos espancamentos que ele me infligia, em seus ataques de fúria. Deus havia sido minha âncora durante meu crescimento, e perguntava-me por que Ele não havia interferido para pôr fim aos abusos.
          Mais cedo, naquela noite, quando saí para assistir a um concerto cristão, meu marido havia dito para eu não voltar. Quando retornei, ele me jogou contra a parede. Dessa vez, para meu espanto, por entre as lágrimas, de minha boca saíram as palavras: "Quero o divórcio". E, no momento em que saíram, senti as correntes do medo e da opressão serem removidas. Deus sussurrou-me que jamais voltaria a ser magoada por aquele homem.
          Naquela noite, minha Âncora me sustentou. Até aquele exato momento, nunca tinha entendido o quanto Deus me amava ou a amplitude de Sua graça. Deus não pretende que nenhum de nós seja oprimido ou agredido, e Ele queria para mim um porto seguro. Sou um exemplo vivo daquelas palavras da canção: "A âncora segura, mesmo quando o navio é atacado". Fui atacada, e agradeço a Deus por ser minha verdadeira e firme âncora. Deus ajudou-me a sair do mar enraivecido do abuso, levou-me à liberdade que Cristo oferece e quer para cada um de nós.

Oração: Deus, liberta-nos de tudo que nos oprime. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos chama da escravidão para a liberdade e plenitude da vida.

Oremos pelas pessoas que convivem com o abuso.

Autoria: Tricia S. (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 16 de junho - Santos Adolescentes

Leia: Miqueias 4.1-3, 6.6-8

Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene. Amós 5.24

          Em meu país, a África do Sul, o dia 16 de junho é um feriado popular chamado Dia da Juventude. Nesse dia, há mais de 30 anos, jovens de Soweto, um bairro de população majoritariamente negra, fizeram uma manifestação pacífica contra o governo opressivo do Apartheid*. Muitos perderam a vida - alguns ainda com 14 anos - quando os manifestantes foram atacados. Houve quem previu um final sombrio para nós. A maioria achava difícil imaginar um futuro de paz e esperança - dádivas que nosso Deus amoroso ansiosamente deseja para toda a humanidade.
         Quando o mundo se reuniu na África do Sul para a Copa do Mundo, há um ano, muitos milhares de pessoas vieram dar apoio às suas seleções nacionais. No passado, um pária do mundo por causa do Apartheid, a África do Sul tornou-se a anfitriã do mundo. A coragem demonstrada por esses jovens há décadas levou à transformação de meu país.
          Isso mostra que, com a ajuda de Deus e os atos de gente corajosa, tudo é possível. A história me induz a dar graças a Deus por pessoas corajosas que, ao longo dos tempos, se levantaram contra a injustiça. Nosso mundo sempre precisará de cristãos e cristãs para continuar a dizer às trevas: "Permita-me discordar". Nenhuma escuridão consegue apagar a luz de Deus. Como diz Romanos 8.28, Deus produz coisas boas a partir do mal.

Oração: Ó Deus, dá-nos corações corajosos e a vontade de fazer com que este mundo seja mais como Tu queres que seja. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O eterno desejo de justiça de Deus pode ser personificado em nossa vida.

Oremos pelos países que enfrentam tumultos políticos.

Autoria: Roland Rink (Gauteng, África do Sul)

*Apartheid: Regime de segregação racial na África do Sul.
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Escolhendo o melhor

Leia: Lucas 10.38-42

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33

          Recentemente, enquanto removia as ervas daninhas de minha horta, vi meia dúzia de brotos amarelos que não se pareciam com nenhum dos vegetais que eu havia plantado. Depois de investigar, percebi que eram pés de abóbora. Eles haviam brotado de sementes presentes no composto com que eu havia adubado o solo. No início, fiquei entusiasmada; abóboras são deliciosas! Mas rapidamente me lembrei de que as abóboras poderiam facilmente se apoderar de meu pequeno jardim, não deixando espaço para mais nada.
          Desde então, todos os dias, tenho encontrado mais brotos de abóbora - às vezes, até 30 num único dia! Estou deixando uma planta crescer, mas retiro as outras diligentemente. Como o meu jardim, tenho espaço limitado; meu tempo também é limitado. Se não tiver cuidado, até as coisas boas - como os pés de abóbora em meu jardim - podem facilmente ocupar minha vida em excesso, não deixando espaço para coisas melhores.
          O trabalho é bom, mas nem sempre é a melhor escolha. Cuidar dos relacionamentos de amizade é bom, mas o tempo passado com amigos nem sempre representa o melhor uso do tempo. Para eu ter uma vida equilibrada, preciso sondar meu coração como inspeciono meu jardim, para me certificar de que as boas atividades não estão expulsando o melhor em minha vida.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a cultivar sabiamente nosso coração e nossa vida, dando espaço e tempo para o que é mais importante. Ensina-nos a buscar o Teu reino e a justiça acima de todas as coisas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O que é bom pode sobrepor-se ao que é melhor.

Autoria: Amy Peterson (Arkansas, EUA)

Conexão com a Vida: Faça um mapa de como você passou seu tempo na semana passada. Que prioridades esse mapa revela?
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O amor completo de Deus

Leia: Mateus 10.29-31

E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Mateus 10.30

          Pouco depois que minha filha Gracie fez 3 anos, ela iniciou uma quimioterapia. Eram necessários seis meses de tratamento para ajudá-la a combater uma forma rara de câncer no olho. Contemplando o que vinha pela frente, fiquei paralisada pelo medo. Como isso poderia estar acontecendo? Perguntava-me. "Por que minha filha?" Perguntei a Deus.
          Pouco depois de seu primeiro tratamento, o cabelo de Gracie começou a cair. Fiquei arrasada quando ela me estendeu um chumaço de longos cachos louros. "Ajude-me a confortá-la", pedi calmamente a Deus. "Não consigo fazer isso sem o Senhor." No mesmo instante, uma espantosa calma tomou conta de mim. Lembrei-me de Mateus 10.30. O amor de Deus por Gracie é tão completo que "até os cabelos todos [de sua] cabeça estão contados". Abracei Gracie e escovei amorosamente seus cabelos. Enquanto mais fios caíam, assegurei-lhe de que Deus sabe de tudo o que está acontecendo conosco. Não importa o que estamos atravessando, Deus está conosco, abraçando-nos, como eu a abraçava.
          Hoje, anos mais tarde, quando escovo os longos cabelos louros de Gracie, lembro-me do amor de Deus. Quando leio as Escrituras, vejo que podemos confiar nEle. Jesus diz que Deus está consciente de tudo que acontece até com os passarinhos. Seja o que for que estejamos vivendo, seja doença, solidão ou separação, Deus está conosco. Deus nos valoriza tanto que sabe até a quantidade de fios de cabelo que há em nossa cabeça, ou seja conhecer ou solidarizar-se em cada momento que passamos na vida.

Oração: Graças, ó Deus, por nos amparares nos momentos difíceis. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus valoriza tudo quanto diz respeito à nossa vida, mesmo que seja um fio de cabelo.

Oremos pelas crianças em tratamento contra o câncer.

Autoria: Angela Pisel (Carolina do Norte, EUA)

Conexão com a Vida: Sente-se em silêncio e imagine-se sendo abraçado ternamente por Deus.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Fique Desperto


Leia: Lucas 12.35-44
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Mateus 25.13
          O primeiro dia da semana de trabalho não tinha começado bem. Primeiro, tive de voltar para casa para pegar uma bagagem que tinha esquecido. Depois, deixei-a no bagageiro do trem. Tive de voltar para buscá-la e dessa vez precisei explicar ao cobrador e ao condutor o que tinha acontecido. Sei que não é só comigo que essas coisas acontecem, especialmente depois de um longo fim de semana. 
          Muitas vezes, andamos dormindo, deslocamo-nos automaticamente pelo caminho necessário e vamos flutuando pelo rio habitual de nossa vida. Nosso relacionamento com Deus também pode ficar assim. Vamos à igreja aos domingos apenas por hábito. Não mudamos nem crescemos espiritualmente. Ficamos satisfeitos com a maneira como as coisas estão. Adiamos a leitura da Bíblia. Adiamos para a semana ou o mês seguinte nossa conversa com uma pessoa não cristã, ou adiamos uma nova forma de ministério para o ano seguinte. 
          É como se tivéssemos ficado paralisados em nossa fé. Mas Deus nos chama a estarmos sempre preparados para a vinda de Cristo. Deus nos chama a orar sem cessar, a agir e viver cada dia como se fosse o último. Não podemos responder a esse chamado casualmente. Uma vida de verdadeira fé requer uma caminhada comprometida e intencional com Jesus Cristo, seguindo Suas pegadas. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a nos mantermos despertos e nos assegurarmos de que sempre temos óleo suficiente em nossas lamparinas para estarmos preparados para ir ao Teu encontro. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que estou fazendo hoje por Deus, pela igreja, pelas outras pessoas?
Oremos pelas pessoas que viajam diariamente entre casa e trabalho.
Autoria: Zhanna Kim (Moscou, Rússia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 12 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Muitos dons, um Espírito

Leia: Atos 2.1-13

Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. 1 João 4.11

Em nosso primeiro Natal na Universidade da África, no Zimbábue, sentimos falta das mudanças sazonais que anunciam o Natal em nossa terra. Mais que isso: sentimos falta de nossas famílias. Ocorreu-me que não éramos apenas nós que ansiávamos por rostos conhecidos e pelo calor do amor familiar. Pelo menos dez nações diferentes estavam representadas no corpo estudantil da universidade naquele ano, e praticamente nenhum dos estudantes estrangeiros podia ir para casa para os feriados.

Então, o Espírito me deu uma ideia: convidar os estudantes que tinham ficado no campus para a ceia de Natal em nossa casa. Pedimos a cada um que levasse um prato de sua terra natal. Que festa e que celebração maravilhosa nós experimentamos! Após o jantar, um a um, os estudantes partilharam uma tradição favorita de Natal e nos ensinaram, em seus diversos idiomas, uma canção que celebrava o nascimento de Jesus. Cantamos em muitos idiomas, mas éramos um só em Espírito.

Nesse ano, celebramos o Pentecostes no Natal. Para as pessoas de muitas nações reunidas em Jerusalém no primeiro Pentecostes, deve ter sido algo parecido. O vento do Espírito soprou em torno deles, enchendo-os de assombro enquanto escutavam a história da vida de Jesus, Sua crucificação e Sua ressurreição. Os crentes descobriram uma nova família em Cristo - e o Espírito ainda chama cada um de nós para ajudar a construir essa comunidade de amor.

Oração: Espírito de Deus, preenche-nos de novo. Que possamos ver nosso irmão ou irmã em cada pessoa que encontremos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Os cristão são uma única família vivendo em muitos lugares.

Oremos pelas pessoas que estão vivendo longe da família.

Paul W. Chilcote (Ohio, EUA)

Conexão com a Vida: Faça amizade com uma pessoa de outro país.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 11 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Dons Espirituais

Leia: 1 Coríntios 12.4-11

A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. 1 Coríntios 12.7

          Uma vez, durante uma aula, perguntei às crianças se elas sabiam quem usufruía o fruto que a árvore produz: se a própria árvore ou quem a tinha plantado. As crianças sabiam que a árvore não produz bons frutos para seu próprio prazer, mas para os outros.
          Se aplicarmos essa analogia a nós, veremos que os dons que Deus nos deu também não se destinam apenas ao nosso próprio prazer. A palavra de Deus diz que nossos dons são para o benefício de todas as pessoas; eles são "para o bem comum". Os dons que temos, de fato, vêm de Deus e nos são dados para que possamos utilizá-los para os outros.
          Infelizmente, nós, por vezes, perdemos essa verdade de vista quando os usamos para autopromoção. Às vezes, os usamos para buscar riquezas, reconhecimento ou outras ambições do ego. Então, como se fossem uma ferramenta nas mãos do mestre errado, nossos dons não são usados para os propósitos de Deus.
          No entanto, deste modo, o que conseguirmos com eles não terá valor nenhum. Porém, quando os usamos para a glória de Deus, tornamo-nos parte da obra que o Espírito está realizando.

Oração: Amado Senhor Jesus Cristo, graças pelos dons que nos deste. Ajuda-nos a ver como podemos usá-los para edificar Tua igreja. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quais são os seus dons e como você pode usá-los para o benefício comum?

Autoria: Sum Wei Siang (Perak, Malásia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O relógio está correndo

Leia: Provérbios 3.1-8

Confio em ti, Senhor. [...] Nas tuas mãos, estão os meus dias. Salmo 31.14-15

          Pareço passar grande parte de meu dia lutando contra o relógio. Há sempre mais coisas a serem feitas do que horas para fazê-las. Dormir, nutrir meu casamento e reservar tempo para cada um de meus filhos são coisas que não podem ser feitas rapidamente, e parece que mal pisco os olhos e outro dia já passou.
          Frequentemente, as tarefas não parecem valer o tempo que consomem. Parece restar pouco tempo para as coisas que realmente quero fazer. Nunca esperei que a vida fosse assim. Quando adolescente e jovem adulta, orava para não ser mediana. Queria ser diferente e mudar o mundo. Não esperava que a vida envolvesse correr para todo lado lavando meias. Portanto, sinto-me aliviada ao descobrir que Deus pode e transforma o comum em extraordinário. Dia após dia, conforme sigo os caminhos de Deus - quando confio e obedeço -, sinto mais contentamento.
          Tenho reparado que, por mais normais que as tarefas possam parecer, os pequenos atos podem ter um maior impacto do que alguém poderia imaginar. Quem sabe, por exemplo, como meus filhos podem mudar o mundo para Deus? O que sei é que Deus segue adiante de mim e caminha a meu lado. Ele não está restrito nem é pressionado por relógios e calendários, e meu tempo está em Suas mãos.

Oração: Amado Deus e Pai, ajuda-nos a conhecer Tua paz enquanto vivemos os dias que nos concedes. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus pode usar nossos pequenos atos para muito realizar, quando obedecemos pela fé.

Autoria: Jenny Sanders (Hampshire, Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Filhos de Deus?


Leia:  Lucas 10.25-37

Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste. Mateus 5.44-45

          Havia uma discussão acalorada no estacionamento da igreja. Queria sair, por isso, tentei passar ao lado de minhas amigas. "Vem cá!", chamaram. "Responda a uma pergunta." "Quem são os filhos de Deus?", perguntou uma, continuando. "Todos são filhos de Deus e feitos à Sua imagem. Alguns se perdem e decidem não seguir a Deus; mesmo assim Deus os ama." A outra disse: "Não somos todos filhos de Deus. Os descrentes e pecadores não podem ser filhos de Deus. Minha mãe causou sofrimento a todos a quem tocou em sua vida. Ela não é uma filha de Deus".
          Fiquei ali, sem saber ao certo o que dizer. Ajude-me, Senhor! Orei. De repente, soube o que dizer: "Acho que isso não é importante". "Não é importante?", perguntaram elas, surpresas. "Não posso saber quem são todos os filhos de Deus, mas sei que devo tratar todas as pessoas a quem encontrar como se fossem filhas amadas de Deus. Jesus disse para amarmos até nossos inimigos e para orar pelos que nos magoam." Minha amiga com a mãe agressora começou a chorar. Então, oramos juntas.

Oração: Pai celestial, ajuda-nos a tratarmos todas as pessoas como Teus filhos e filhas, mesmo aquelas que nos magoam; assim, todos saberão que pertencemos a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nosso jeito amoroso pode levar as pessoas a quererem conhecer melhor a Deus.

Autoria: Susan Boltz (Ohio, EUA).

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Perdoado para sempre

Leia: Salmo 103.1-18

Diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, [...] Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. Hebreus 10.16-17

          Durante alguns anos, minha esposa e eu vivemos em um apartamento. Havia um acima de nós e outro abaixo. Os pisos eram pouco espessos e ouvíamos cada passo e movimento de nossos vizinhos de cima. Nós simpatizávamos com a família que morava abaixo e, por cortesia, nos esforçávamos ao máximo para caminharmos levemente e sermos cuidadosos. Caminhar levemente e conversar em tom baixo tornou-se nosso estilo de vida. Fazíamos o máximo possível para apanharmos qualquer coisa que caísse antes que ela atingisse o chão. Quando não conseguíamos, olhávamos para baixo e dizíamos: "Desculpa, gente!"
          Finalmente, mudamo-nos para uma casa. No entanto, durante meses continuamos a caminhar com leveza e a nos desculparmos para o chão quando deixávamos cair algo. Então nos lembrávamos de que já não estávamos no apartamento. Embora já não houvesse ninguém morando abaixo, nós nos comportávamos como se houvesse.
          Muitas vezes vivemos desta maneira quanto ao perdão dos nossos pecados. A Bíblia nos diz que Cristo é fiel e perdoa nossos pecados e nos purifica de toda iniquidade. Infelizmente, mesmo depois de sermos perdoados, nós, às vezes, vivemos como se o perdão nunca tivesse acontecido. Isso é tão insensato quanto viver como se tivéssemos vizinhos abaixo de nós quando não os temos. Deus é digno de confiança, e quando pedimos perdão, Ele perdoa.

Oração: Amado Pai, graças por nos perdoares e purificares dos nossos pecados. Ajuda-nos a não nos sentirmos sobrecarregados por pecados perdoados. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando nosso pecado é perdoado por Deus, desaparece para sempre.

Autoria: Frankie J. Melton Jr. (Carolina do Sul, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Beleza por cinzas

Leia:  Isaías 61.1-3

O Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados. Isaías 61.1

          Depois de uma tarde estafante lecionando, em que perdi o controle tanto de meus alunos quanto o meu, iniciei o caminho de volta para casa. Estava rodeado de más condições. As ruas da cidade estavam cheias de lixo e cheiravam a esgoto. As crianças dos subúrbios, com as quais trabalho, enfrentam muitos problemas, e eu não conseguia me controlar e administrar bem minha mente, corpo e finanças. Perguntei-me: Onde está a esperança para esta cidade, para estas crianças e para mim?
          Tomando um atalho, segui os trilhos de uma ferrovia abandonada, pousando cuidadosamente meus pés calçados com sandálias para evitar os cacos de vidro espalhados pelos trilhos. Então, olhei adiante. Desviando meu foco dos feios detalhes que me cercavam, vi algo belo. A luz do pôr do sol batia contra cada um desses cacos de vidro sujos; os cacos refletiam um brilho ofuscante. O lixo transformou-se em algo completamente assombroso quando banhado pela luz do sol poente.
          Percebi que há esperança para essa cidade, para essas crianças e até para mim, pois a luz de Cristo transforma o quebrado e inútil em algo útil e inteiro. Deus troca "as cinzas por beleza". Entendi que não tenho de permitir que os detalhes desagradáveis da vida bloqueiem o brilho do amor de Deus!

Oração: Amado Deus, dá-nos um vislumbre Teu nas circunstâncias difíceis da vida diária. Permite-nos ver e refletir Tua luz transformadora. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A luz de Deus nos transforma.

Oremos pelos/as estudantes e professores/as de áreas carentes.

Autoria:Aaron McNutt (Carolina do Norte, EUA)

Conexão com a Vida: Ofereça-se como voluntário para trabalhar em programas de reforço escolar ou atividades similares de assistência a crianças carentes.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - "De nenhum modo, Senhor!"

Leia:  Atos 11.1-9

De modo nenhum, Senhor. Atos 11.8

          No culto de domingo passado, pela manhã, nós cantamos um hino pedindo a Jesus para ser o Senhor de nossa vida. Enquanto cantava, minhas palavras foram intencionais. Posteriormente, a caminho de casa após um passeio de carro de tarde, passamos por uma vizinha idosa, que recentemente enviuvara. Ela ia subindo lentamente um longo morro. Meu marido parou para lhe oferecer uma carona para casa e, quando ela entrou no carro, senti interiormente que Deus me dizia: "Convide-a para um chá em sua casa". Minha resposta interior imediata foi: "Não, Senhor!", porque eu estava ansiosa para descansar e ler com as pernas para cima. Afinal, o domingo é um dia de descanso.
          Levamos nossa amiga solitária até sua casa e voltamos para a nossa. Mas algumas palavras que eu havia lido recentemente no livro de Atos continuavam me vindo à mente. Ao receber uma instrução direta da parte de Deus, o apóstolo Pedro havia protestado: "De modo nenhum, Senhor!", sem se dar conta da contradição desse protesto. "Não" e "Senhor" não se ajustam. Decidi transformar meu "não" em "sim" convidando minha amiga para um passeio no domingo seguinte, com um chá na sequência. Espero sinceramente que ela venha.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a responder com um "sim" disposto quando tiveres instruções para nos passar, demonstrando nosso amor por Ti em rápida e alegre obediência. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Dizer "sim" a Deus abre as portas das oportunidades que não gostaríamos de desperdiçar.

Autoria: Elaine Brown (Perthshire, Escócia)

Conexão com a Vida: Convide alguém que viva sozinho para partilhar uma refeição.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 5 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Testemunhando com amor

Leia:  João 3.1-7

Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. João 3.5

          Por muito tempo, preocupei-me com uma família vizinha. Já a havia visitado, orado por ela, falado do Evangelho. Aguardava ansiosa a germinação da semente plantada, regando-a sempre que podia. Um tempo depois, mudei-me para outro bairro e fiquei sem notícias dos antigos vizinhos, embora seguisse orando por eles.
          Um dia, recebi a visita da mãe da família, o que me causou surpresa. Ela passava por um período de muitas dificuldades, um vale árido, como dizem as Escrituras. Reiniciei a assistência à família, tanto com minha presença quanto na dimensão moral e espiritual. Levei as pessoas à igreja e, com muita alegria, notei a mudança em suas vidas.
          Passados alguns anos, mesmo com muitas dificuldades enfrentadas, testemunho a ação do Espírito Santo não só na vida de minha amiga, mas também em suas filhas e netinhas, batizadas e firmes na fé. Vale a pena semear o Evangelho com amor e crer no Deus maravilhoso, que cumpre Suas promessas e não falha. Podemos confiar nEle e buscá-lO de todo o coração.

Oração: Querido Deus, coloca-nos sempre no caminho das pessoas que passam pelo vale árido e unge os nossos lábios com o óleo do Teu poder. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Você já semeou hoje?

Autoria: Lucy Bruno Assumpção (Presidente Prudente, SP, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 4 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Controle-se

Leia: Atos 9.26-31

Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Romanos 14.13

          Numa lanchonete local, minha esposa e eu ouvimos os berros de um garotinho descontente. Algo o desagradava e ele queria, repetidamente, deixar sua mãe consciente disso. Ela finalmente o pegou, segurou-o na altura dos olhos e disse firmemente: "Controle-se, Justin!" Essas palavras tornaram-se uma piada nossa quando um de nós fica aborrecido ou se queixa excessiva e repetidamente sobre algum assunto irrelevante.   
          O incidente nos lembrou de nossa impaciência com nossos filhos quando éramos pais jovens. Mas espiritualmente isso com frequência exemplifica a exigência não verbalizada, e às vezes verbalizada, de alguns cristãos experientes a outros menos amadurecidos. Eu vim a compreender que bebês, sejam os espirituais ou os físicos, comportam-se como bebês. Em minha experiência cristã inicial, lembro-me de que alguns cristãos eram rígidos quanto às regras e listas de comportamento aceitáveis. A atitude não-verbal era "controle-se", mas alguns me encorajavam quando me sentia desanimado ou em falta para com Deus.
          Agradeço ao Senhor por esses santos homens e mulheres de Deus, despretensiosos, que, como Barnabé, foram uma fonte de consolo em minha vida. Espero passar adiante essa luz e consolo que foram partilhados comigo.

Oração: Amado Deus, permite-me incentivar alguém hoje. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Será que incentivo ou desencorajo as pessoas?

Autoria: Thomas Buice (Flórida, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Jesus ama as criancinhas

Leia: Marcos 10.13-16

Jesus [disse aos Seus discípulos]: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis. Marcos 10.14

          Durante os cinco anos em que fui pastor na minha igreja, o que de mais horrível aconteceu, foi depois que conheci Pinky. O pai havia abandonado a família. Ela tinha três irmãs. Embora Pinky fosse brilhante, notei que ela tinha deixado de frequentar regularmente a escola. Perguntei-lhe algumas vezes o motivo, mas ela não respondia. Em vez disso, deixou de vir à igreja, para não ter de enfrentar minhas perguntas. Para minha surpresa, ela interrompeu completamente os estudos e começou a trabalhar em uma fábrica local de processamento de caju, com sua mãe e a irmã mais velha.
          Enquanto me perguntava como poderia ajudá-la, ouvi a terrível notícia de que ela tinha sido brutalmente estuprada. Antes que conseguisse alcançá-la, ela se enforcou. Se houvesse alguém com ânimo que a ajudasse, talvez Pinky não interrompesse os estudos, nem se expusesse a tamanho risco. Se nossa igreja tivesse feito mais para demonstrar lhe o amor de Jesus, talvez ela hoje estivesse viva.
          Sinto-me profundamente triste por Pinky, mas também agradeço a Deus por ela. Pinky mudou minha vida e meu ministério. Iniciei um trabalho com meninas em risco, um lar, onde elas podem encontrar abrigo e ajuda. Se Deus permitir, quero oferecer-lhes esperança e um futuro. Quero ter ânimo como Jesus.

Oração: Senhor, dá-nos ânimo como o Teu para amarmos e cuidarmos das crianças e dos jovens em nossa vida. Mostra-nos o que fazer. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Podemos mudar o futuro da criança e do jovem, quando mostramos lhe o amor de Cristo.

Autoria: S. Rajan (Kerala, Índia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.