Translate

sábado, 30 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Preparando Algo

Leia: Salmo 25.4-10

Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Salmo 25.4

          Comecei a tricotar meias de dormir cor-de-rosa para a minha sogra. O tricô começou bem. Tive um ou dois problemas com o padrão, mas consegui resolvê-los. Depois que retomei o ritmo, outro problema surgiu. Fiquei atrapalhada com o padrão, sem conseguir entendê-lo. Sentindo-me frustrada, abandonei o projeto com relutância. Que pena desperdiçar uma lã tão bonita!, pensei.
          Fiz uma busca na internet por "tricô para caridade" e encontrei padrões gratuitos para tricotar roupas para bebês prematuros. Os hospitais estavam desesperados para receber roupas pequeninas. Que maneira maravilhosa de usar minha lã cor-de-rosa! Fiquei maravilhada com o modo como Deus havia agido. Lembrei que eu mesma fui um bebê prematuro, passando as primeiras seis semanas de minha vida numa incubadora. Que melhor maneira de dizer "obrigada" por minha vida do que ajudar bebês prematuros?
          Deus transformou minha frustração em um instrumento para servir. Deus às vezes nos conduz por caminhos surpreendentes. Em tempos de frustração, podemos encontrar conforto lembrando que Ele tem algo bom em mente para nós.

Oração: Deus amado, por favor, ajuda-nos a usarmos nossos dons para glorificar-Te. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Em momentos de frustração, lembre-se de que Deus sempre está preparando algo.

Oremos pelas crianças prematuras e pelas pessoas que cuidam delas.

Autoria: Elizabeth Moseley (Lancashire, Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Iluminado pela graça

Leia: Mateus 6.9-13

Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu. Mateus 6.10

          Todas as manhãs leio minha devocional diária e a Bíblia em espanhol. O espanhol não é minha língua-mãe, mas, quando leio a Bíblia nesse idioma, presto mais atenção. Minha mente não divaga porque para mim é difícil traduzir e entender ao mesmo tempo. No encerramento de minhas meditações, faço o Pai-Nosso em espanhol, concentrando-me num trecho a cada dia, de modo que um dia serei capaz de dizê-lo com facilidade, do coração, não somente com o intelecto.
          Hoje estava me concentrando na frase: "Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu". Oro o Pai-Nosso todos os dias em inglês, mas nem sempre paro para pensar no significado. Quando orei essas palavras em espanhol hoje, ouvi-as de um modo novo - e elas disseram o que precisava saber. Estou num momento confuso de minha vida. Estou desempregada e não estou habituada a estar sem trabalho. O que Deus está me chamando a fazer? Devo continuar numa linha de trabalho semelhante? Devo tentar algo completamente novo? Lembrando que a oração "Faça-se a tua vontade" é suficiente, passei o resto do dia com mais paz e segurança. Apesar de todas as perguntas que estou fazendo, estou confiante de que o caminho adiante será iluminado pela graça de Deus.

Oração: Senhor gracioso, dá-nos a confiança de que sempre nos guiarás para as decisões certas conforme tentamos fazer a Tua vontade. Como Jesus nos ensinou, oramos: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"

Pensamento para o dia: "Faça-se a tua vontade." Esta é sempre uma boa oração.

Autoria: Avis Hoyt-O'Connor (Maryland, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Um novo macaco

Leia: Salmo 118.19-29

[Paulo escreveu:] Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4.4

          Fiquei surpreso ao ler que cientistas anunciaram recentemente a descoberta de uma nova espécie de macaco na floresta amazônica. Parece que, só em 2007, foram descobertas ali 1.233 novas aves, mamíferos, répteis e peixes. Está claro que nós ainda temos muito a aprender e descobrir sobre este maravilhoso mundo que Deus nos deu.
          O mesmo se aplica a cada um de nós em nossa jornada cristã. Infelizmente, também ouço dizer muito frequentemente que o cristianismo é "tedioso". Esse é um sentimento perturbador e profundo. Em minha experiência, isso está longe de ser verdade. Para mim, a jornada cristã traz novas descobertas quase todos os dias, melhor entendimento e novos discernimentos sobre o significado das Escrituras e do Evangelho de Jesus Cristo.
          Talvez o que reste a cada um de nós seja nos questionarmos: "Estou me sentindo entediado e sem graça em minha viagem rumo ao céu?". Deus nos oferece uma alegria nova a cada dia - sejam quais forem as circunstâncias que enfrentarmos. Quero estar aberto todos os dias a essa alegria que aguarda à minha volta para ser descoberta.

vida repleta de Cristo. Em nome de Jesus. Amém.Oração: Deus de toda a criação, preenche-nos todos os dias de maravilhamento pelo mundo natural e alegria por levarmos uma

Pensamento para o dia: O prazer no Senhor pode nos levar da monotonia à aventura.

Autoria: Roland Peter Rink (Gauteng, África do Sul)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O Constante Amor de Deus

Leia: Oseias 11.1-11

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, [...] nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8.38-39

          Meu filho Stephen era determinado e rebelde. Quando ele mal tinha aprendido a andar, salvei-o do trânsito que vinha em sua direção. Quando criança, salvei-o de cobras e outros animais perigosos. Quando adolescente, salvei-o de um feroz incêndio no lixo. Mas não consegui salvar Stephen das más escolhas que ele fez como adulto, especialmente de sua escolha de deixar Deus de fora de suas tomadas de decisão.
          Meu amor por Stephen nunca vacilou ao longo de seus 30 anos de vida. Será que eu o amava menos no dia em que morreu do que no dia em que nasceu? Não. Porque ele é meu filho; ele é e sempre será uma parte de mim. Como Stephen para mim, sou um dos filhos rebeldes de Deus. Independentemente de minhas más escolhas e de meus atos rebeldes, Deus não deixa de me amar. Porque estou em Cristo Jesus, nada pode me separar do amor de Deus - nem anjos, nem principados, nem as coisas do presente, nem do futuro, nem os poderes deste mundo ou do mundo espiritual; nem as alturas do êxtase nem as profundezas do desespero. Pertenço ao meu Salvador, Aquele que me deu a vida eterna. Estou para sempre unido a Cristo pelo amor imutável de Deus. Nada pode me separar do Senhor.

Oração: Graças, Salvador, por nos amares eterna e incondicionalmente. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nem mesmo a nossa rebeldia pode nos separar do amor de Deus.

Autoria: Jean Mateus Hall (Carolina do Norte, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Somente Deus

Leia: 1 Coríntios 3.5-9

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3.7

          Porque sou cristã, gosto de partilhar minha fé com quem quiser ouvir e estou disposta a estudar a Bíblia com quem estiver interessado. Lembro-me de uma moça que estava interessada no cristianismo e até expressou o desejo de se tornar cristã. Ela aceitou estudar a Bíblia comigo para saber mais sobre Deus. Conforme nosso estudo foi progredindo, suas convicções foram se firmando. Após meses de estudo da palavra de Deus e de profunda reflexão de sua parte, ela finalmente decidiu não se tornar cristã. Embora compreendesse o amor de Deus, ela não estava pronta para se arrepender de certos pecados e abraçar um total compromisso com Cristo.
          A influência do mundo era tentadora demais e ela não podia abrir mão disso. Nem é preciso dizer que fiquei arrasada e implorei uma explicação a Deus. Ele respondeu-me por meio de 1 Coríntios 3.5-9. Simplesmente plantei a palavra; somente Deus poderia fazê-la crescer no coração dela. Fiz minha parte, e Deus lembra-Se disso. Finalmente, entreguei-a a Deus e oro para que um dia ela esteja disposta a proclamar Jesus como seu Senhor.

Oração: Pai amado, faze-nos sempre prontos para conduzir os perdidos até Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O compartilhar da nossa fé pode preparar os corações para receberem a graça de Deus.

Autoria: Olivia Julius (Sarawak, Malásia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Um coração liberto

Leia: Gálatas 4.1-7

Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8.32

          No ano passado, meu pai fez exames cardíacos e os médicos descobriram que seis artérias importantes estavam bloqueadas. A cirurgia foi marcada imediatamente. A operação, prevista para demorar aproximadamente três horas, levou bem mais de cinco. O cirurgião explicou que meu pai tinha uma calcificação e um tecido cicatrizado ao redor do coração em virtude de um forte ataque cardíaco anterior. O coração de meu pai estava literalmente encerrado numa concha.
          A equipe médica teve primeiro de atravessar essa concha antes de poder reparar o dano. "Portanto", disse minha esposa ao médico, "vocês libertaram o coração de David". O trabalho de reparação foi grande, mas o coração de meu pai só pôde ser retificado depois de liberado. Para mim, a mensagem foi esmagadora, desafiadora, libertadora, redentora e clara: no Calvário, Jesus fez o que era necessário para libertar nosso coração. Agora, podemos permitir-lhe completar a obra de cura.

Oração: Graças, Senhor, por nos trazeres a possibilidade de um futuro com esperança. Vem hoje ao nosso coração e nos cura. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Cristo quebra a concha que envolve nosso coração para nos libertar e curar.

Autoria: Derek Maul (Flórida, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 24 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Dobrando a Luz

Leia: Mateus 28.1-10, 16-29

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. 1 Coríntios 15.17

          Os ocupantes romanos de Israel tinham uma resposta para os agitadores: pregá-los numa cruz! A cruz deveria ter sido o fim de Jesus, dispersando Seus amigos e seguidores. As mulheres precisaram de incrível coragem para se aproximar da sepultura emprestada de Jesus. Mas o que elas descobriram viraria o mundo de cabeça para baixo: "Ele não está aqui; porque ressuscitou".
          A ressurreição não pode ser provada. Mas às vezes a prova vem de algo que não é visto nem entendido. Por exemplo, Einstein previu que uma grande fonte de gravidade poderia efetivamente "dobrar" o espaço, fazendo a luz mudar de direção. Essa teoria foi provada mais tarde. Portanto, consideremos os desanimados discípulos e amigos de Jesus, escondidos, temendo por suas vidas. Contudo, eles se tornaram uma força que mudou o mundo. Algo os modificou profundamente.
          Nós não podemos provar nem compreender plenamente a ressurreição, mas podemos perceber seu efeito quando os discípulos veem Jesus vivo novamente. Sem a ressurreição, a cruz seria apenas uma terrível lembrança da crueldade humana. Mas a ressurreição "dobra a luz" revelando o que estava oculto, mostrando que mesmo a morte não impede o poder do amor.

Oração: Ó Deus, ajuda-nos a nos abrirmos ao Teu amor transformador que vemos em Jesus. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Os discípulos fiéis são a prova de que Cristo está vivo.

Autoria: F. Richard Garland (Rhode Island, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 23 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Motivações Misturadas

Leia: Lucas 7.1-7

[Um centurião,] tendo ouvido falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo. Lucas 7.3

          Recentemente, dei-me conta de algo nessa passagem bíblica de hoje que não havia percebido. Em outras situações de cura, os líderes religiosos procuravam maneiras de armarem uma cilada para Jesus (por Ele curar num sábado ou associar isso ao perdão dos pecados ou por qualquer outra razão). Mas, nesse exemplo, eles efetivamente encorajam Jesus a curar uma pessoa. Por quê? Por interesse próprio: "Ele é digno de que lhe faças isto; porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga" (Veja Lucas 7.4-5.).
          Parece que, quando Jesus serve a seus interesses, eles estão todos do Seu lado. Caso contrário, nem tanto. Como vemos muitas vezes no evangelho de Lucas, Jesus cura pessoas quer elas "mereçam" ou não. Nesse caso, Jesus passa por cima da motivação errada dos líderes e vai à casa do centurião. Com Jesus, a vida tem a ver com cuidar da pessoa. As reações oscilantes desses líderes não são incomuns. As pessoas podem rapidamente mudar suas reações.
          Quando Jesus entrou em Jerusalém, no Domingo de Ramos, ele foi cercado por multidões que o aclamavam; dias depois, as pessoas pediam Sua crucificação. E então Jesus foi para o Calvário - não porque elas merecessem, não porque você ou eu merecêssemos. Jesus fez isso porque sabia que todos nós precisamos de salvação. E Cristo ainda está trabalhando nisso, uma pessoa de cada vez.

Oração: Ó Deus, ajuda-nos a participar em Tua obra de levar cura e salvação ao mundo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus está mudando o mundo, uma pessoa de cada vez.

Autoria: Dan G. Johnson (Flórida, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Amor Sofredor

Leia: Mateus 27.11-26

Jesus disse: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes. Lucas 23.34

          Os jovens de nossa igreja encenavam os acontecimentos da Semana Santa para o nosso culto de Sexta-Feira da Paixão. Meu filho, que gosta de teatro, foi escolhido para interpretar Jesus. Vi-os encenando o julgamento, o açoitamento, o carregar da cruz, a queda, a tortura da crucificação e a morte de Cristo. Vendo meu filho suportar esse sofrimento, mesmo sendo apenas uma encenação, fui dominado pelas lágrimas. Aquele era o meu Filho, e amo-o!
          Tenho muitos amigos íntimos, mas não pediria a meu filho para suportar essa tortura por nenhum deles, quanto mais por completos estranhos! Mas Deus fez isso. E Jesus sofreu. Percebi que tanto Deus o Pai quanto Deus o Filho suportaram uma dor imensa naquele dia.
          A Bíblia nos ensina que Jesus aceitou esse sofrimento. Sua misericórdia e sacrifício alcançam cada pecador, cada santo, cada criminoso, cada pessoa exemplar, cada agressor, cada sofredor - e a mim. O amor de Deus por nós e Seu desejo de reconciliar-nos é poderoso assim. Como poderia não louvar tamanho amor?

Oração: Maravilhoso e amoroso Pai, Tu és digno de toda glória, honra e louvor. Tu sofreste demais por nossa causa. Nós aceitamos Teu amor e nos oferecemos para ser transformados por Ele. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A família de Deus inclui todos por quem Jesus morreu.

Autoria: Ken Franklin (Michigan, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Humildade

Leia: João 13.1-17

[Jesus disse:] Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13.14-15

          Meu amigo, que vem de uma cultura diferente, não permitiu que eu tocasse seus sapatos quando o ajudava a fazer as malas para viajar. Em sua cultura, isso é degradante. Em minha cultura, não é desonroso tocar pés ou calçados. Os pedicuros e sapateiros não são menosprezados. Em algumas partes do mundo, no entanto, essas e outras profissões são relegadas a um grupo especial e "indesejado" de pessoas.
          A compreensão disso faz-nos perceber a humildade de Cristo quando lavou os pés dos discípulos e também explica o espanto de Pedro, que quis impedi-lO. Mesmo no mundo de hoje, algumas oportunidades de serviço carregam o mesmo estigma que a lavagem dos pés na cultura de meu amigo. Ainda há muitos povos, lugares e situações que os "bons" cristãos e cristãs evitam. Talvez o que nos impeça seja nossa preocupação com o status e a reputação. Talvez nosso ego ou autoimagem nos digam que não somos feitos para uma tarefa tão humilde.
          Mas ser como Jesus implica desconsiderar o ego e o eu. Não podemos desconsiderar o exemplo de Jesus dizendo que para Ele isso era fácil, pois Jesus podia fazer qualquer coisa. Antes, podemos seguir Seu exemplo como pessoas que tudo fariam em nome do amor.

Oração: Graças, ó Deus, pelo Teu amor envolvente e pela humildade de Jesus como exemplos de relacionamento com os outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nenhuma tarefa feita com amor é degradante.

Autoria: Kenneth Athon (Indiana, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Raízes da Amargura

Leia: Hebreus 12.14-15

Longe de vós toda amargura e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Efésios 4.31

          Um dia, enquanto trabalhava no jardim, percebi que precisava arrancar as ervas daninhas que impediriam o crescimento das flores. Usei várias ferramentas para tentar arrancá-las, mas sem sucesso. Fiquei muito frustrada. Gritei, irada, e recorri ao uso das mãos para tentar arrancá-las, mas as raízes eram profundas.
          Essas ervas daninhas me lembraram de situações semelhantes em minha vida. Senti que a amargura havia fincado raízes profundas em meu coração. Percebi também que somente Deus poderia remover essas amargas raízes para que a palavra de Deus plantada dentro de mim não morresse. Depois de um processo demorado, consegui remover as ervas daninhas do meu jardim. Por mais contente que tenha ficado com isso, fiquei ainda mais feliz por saber que, se eu reconhecer minha amargura e orar por ela, Deus a removerá continuamente do meu coração. Agora, as lindas flores que vejo no jardim todas as manhãs lembram-me de ser vigilante e manter meu coração livre de mágoas.

Oração: Amado Senhor do universo, graças por Teu infinito amor, paz e perdão. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A obra de transformação de Deus vai fundo dentro de nós.

Autoria: Eliana Llanos Fuentes (Barranquilla, Colômbia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Auxílio do Espírito

Leia: Romanos 8.18-30

Não sabemos orar como convém, mas o Espírito [Santo] intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26

          Minha mãe, idosa, sofre de senilidade. Ela está ficando cada vez mais dependente, confusa e incapaz de cuidar de si mesma. Ela sofre, mas os familiares que se preocupam com ela também sofrem tentando estar à altura de suas crescentes necessidades e ajudá-la a permanecer em sua casa. Cuidar de um familiar senil torna-se um dilema terrível quando o fardo é tão pesado a ponto de a família precisar tomar decisões difíceis. Em momentos assim é difícil encontrar as palavras para expressar nossos sentimentos quando oramos.
          Nossas lutas parecem insuperáveis, esmagadoras. Às vezes, quando oramos, nossas orações parecem bater no teto e ricochetear sem ser ouvidas. Só podemos colocar nossa situação (por mais impossível que pareça) nas mãos de Deus e nos consolar com as palavras de Paulo de que o Espírito Santo intercede por nós "com gemidos inexprimíveis". Quando não sabemos o que ou como orar, podemos estar certos de que o Espírito Santo conhece nosso desespero e fala por nós de maneiras que não conseguimos - "com gemidos inexprimíveis". Podemos nos consolar sabendo que Deus sempre conhece nossa aflição, mesmo quando não conseguimos encontrar as palavras para expressá-la.

Oração: Ó Senhor, quando não soubermos como orar, ajuda-nos a acreditar que o Espírito Santo está intercedendo por nós e levando nossas necessidades até Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: As palavras podem nos faltar, mas o Espírito Santo nunca falta.

Autoria: Anne Rasmussen (Somerset, Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Mantenha Contato

Leia: João 15.1-11

[Jesus disse:] permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. João 15.4

          Após o culto do Domingo de Ramos, levei para casa dois ramos de palmeira. Num impulso, espetei um deles num vaso de planta. O outro eu coloquei numa estante, pretendendo utilizá-lo depois. Ao longo da semana, enquanto punha água nas plantas, fiquei espantada ao ver que o ramo no vaso ainda estava verde. O outro pousado na estante estava amarelado e murcho. Eu deveria ter colocado esse ramo no vaso também, pensei. E então fiz exatamente isso. Alguns dias depois, para minha surpresa, esse ramo havia ficado verde apesar de ter permanecido vários dias na estante.
          O ramo colocado vaso tinha estado em contato com os elementos de que precisava para viver - terra, água, fertilizante - e por isso vicejou. O outro não teve essa fonte no início. Mas, quando recebeu terra e água, também começou a manifestar sinais de vida.
          Isso lembra-me nossa experiência como cristãs e cristãos. Quando estamos separados de nossa fonte de vida espiritual, Cristo Jesus, murchamos e desvanecemos espiritualmente. Mas, quando nos mantemos em contato com nosso Salvador por meio do estudo bíblico, da oração, da leitura devocional, do serviço e do relacionamento com outros, recebemos a vida que Cristo nos prometeu.

Oração: Deus amado, ajuda-nos a mantermo-nos em contato conTigo, a fonte de nossa vida espiritual. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Independentemente de quão fragilizados possamos parecer ou nos sentir, Cristo nos oferece vida vibrante.

Autoria: Velma G. Warder (Minnesota, EUA)

Conexão com a Vida: Nesta semana, tente uma nova forma de servir ao povo de Deus.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 17 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Domingo de Ramos

Leia: Mateus 27.45-56

[O centurião disse:] Verdadeiramente este era Filho de Deus. Mateus 27.54

          Hoje é Domingo de Ramos, o começo da Semana da Paixão, quando olhamos para além da entrada triunfal de Jesus, para além das multidões e hosanas e vemos um tempo de solidão e isolamento.          
          Ao refletirmos sobre aquela primeira Sexta-Feira Santa, a cruz nos lembra que Jesus foi vitorioso somente pela obediência a Deus. A celebração dessa vitória que estava em vias de ocorrer começou numa estrada coberta com ramos de palmeira. Quando olhamos para a cruz além dela, os louvores não são esquecidos; as folhas de palmeira colocadas diante de Jesus não são em vão. O Filho de Deus é obediente a ponto de morrer. Talvez os sinais e prodígios que acompanharam a morte de nosso Salvador tenham induzido o centurião a verbalizar sua confissão: "Verdadeiramente este era Filho de Deus" (Mateus 27.54).
          Podemos nos sentir tentados a diminuir sua confissão, a não a valorizar, porque o centurião viu sinais e prodígios. Mas, em João 12.32, Jesus diz: "E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo". Nossas Escrituras não contam o que o centurião fez após sua confissão. Será que ela mudou sua vida? Deveria ter mudado? Sua história nos chama a refletir sobre nossa confissão de Jesus como o Filho de Deus e a nos perguntarmos: "Como isso modificou minha vida?".

Oração: Jesus amado, eu confesso que Tu és verdadeiramente o Filho de Deus. Amém.

Pensamento para o dia: Declarar Jesus como Senhor é apenas o começo de nossa vivência da fé.

Autoria: Alvin B. Deer (Oklahoma, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 16 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Envelhecendo Graciosamente

Leia: Salmo 71.13-19

O próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir. Marcos 10.45

          Entrego refeições a pessoas idosas ou inválidas. As refeições são preparadas por voluntários. Muitas vezes fico admirado com o altruísmo e a determinação dessas pessoas. Muitas delas revelam os movimentos lentos e doloridos resultantes da idade e de ferimentos.
          Alguns dos voluntários provavelmente se qualificariam para receber essas refeições entregues em domicílio. Ninguém as criticaria se preferissem o conforto de suas próprias salas de estar às exigências do trabalho não remunerado. Mas elas optam "não por ser servidas, mas por servir", e, ao fazer isso, refletem a presença e o amor de Jesus Cristo.
          Lembro-me de que envelhecer não significa que precisamos abandonar nossos propósitos na vida. Com a graça de Deus, podemos continuar a servirmo-nos uns aos outros. Fazemos isso por meio da ação e da oração e declarando o poder e o amor de Deus por todas as gerações. Podemos viver com alegria e esperança, servindo aos outros, e na plena confiança de que Jesus preparou um lar perfeito e eterno para nós no céu.

Oração: Pai amado, graças pelo dom da vida, tanto a temporal como a eterna. Ajuda-nos a servir-Te pelo serviço aos outros. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"


Pensamento para o dia: O chamado de Cristo a servir é irresistível.

Autoria: Robert Boertien (Oregon, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Liberto

Leia: Lucas 23.32-43

Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus. Lucas 13.29

          Quando encostamos o carro no acostamento da estrada com um pneu vazio, um homem estacionou atrás de nós. Enquanto trabalhávamos lado a lado na lama, suspeitei que ele fosse um crente. Quando lhe perguntei, ele disse-me que era um ex-presidiário e que foi solto há apenas 45 minutos. Jesus o havia libertado de maneira eterna há 12 anos, numa sentença de 17. Ele assumiu o compromisso de servir as pessoas porque havia negligenciado suas necessidades por muito tempo.       
          Fico feliz que não soubéssemos antecipadamente que o homem que estava nos ajudando era um ex-presidiário, porque o teríamos tratado de maneira diferente. A última coisa que ele nos disse foi: "Agradeço a Deus porque as primeiras pessoas que encontrei aqui fora foram crentes".
          Há 20 séculos outro condenado foi libertado. Quando Jesus perdoou o homem na cruz a Seu lado, ele foi completamente liberto de seu passado. Ao se juntar a Jesus no paraíso, imagino que ele tenha sido recebido de braços abertos sem qualquer menção a seu passado. Imagino um tempo em que o ladrão na cruz, meu amigo da estrada e eu nos sentaremos na festa de casamento do Cordeiro em túnicas tão brancas quanto as dos outros (Veja Apocalipse 19.7-9.). Se Jesus, de boa vontade, aceitou e perdoou pecadores arrependidos, também nós devemos fazê-lo.

Oração: Deus do perdão e da compreensão, ajuda-nos a estarmos atentos a pessoas rejeitadas e a demonstrar-lhes bondade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Jesus morreu a favor de todas as pessoas.

Autoria: Jonathan Walter (Indiana, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Amor Incondicional

          Era pequena, pretinha, esperta e muito peluda. Parecia uma bolinha de pelos quicando atrás de mim.
          Eu havia decidido "me dar" um presente de Natal. Queria uma cadelinha Poodle Toy, na cor champanhe. Encomendei-a a um Pet Shop próximo a minha casa. Esperei por uns meses, e em novembro de 1996, a dona do Pet me liga para avisar que havia uma Poodle do jeito que eu queria.
          A tarde demorou passar. Saí do trabalho e fui correndo ao Pet. Ao chegar lá, dei com a Poodle champanhe, linda, do jeito que eu sonhei. Mas, grudada em meus calcanhares, tentando mordê-los para chamar minha atenção, havia uma Poodle pretinha, pequenininha, que corria e pulava feito uma bolinha de quicar.
          Não resisti e peguei-a no colo. Foi amor à primeira vista. Apaixonei-me por ela e ela por mim. Quando a coloquei no chão ela grudou na barra da minha calça e não me deixou andar. Ficou chorando e pedindo meu colo. Foi impossível ignorar um pedido assim. Por isso, decidi que ela seria minha. E assim foi. Para surpresa da dona do Pet, saí de lá com a Poodle pretinha.
          Mas, engano meu. Ela não era minha; eu sim, era dela! Tornou-se minha dona. Mandava no meu coração sem nenhuma reserva. Batizei-a de Sasha. Sasha era minha companheira. Aonde eu ia ela estava junto.
          Tínhamos uma gatinha, Nikita, que era muito dócil. A Sasha adotou-a como sua amiga de brincadeiras. Brincavam juntas o dia todo. Comiam juntas a mesma ração de gatos, pois a Sasha não quis a de cães. Quando a Nikita deu cria, a Sasha ficava com ela no ninho ajudando "tomar conta" dos filhotes e aproveitava para lamber as tetas da gata, que, aproveitando a chance dava-lhe um banho de língua.
          Quando chegou a época de tirar os filhotes do ninho, a Sasha ofereceu-se para ajudar - enquanto a Nikita levava um filhote ela tentava levar o outro, e era uma confusão. Com o filhote miando a gata não sabia se terminava de carregar aquele que estava em sua boca ou se acudia o que estava com a Sasha. Assim foi até eles cresceram. Eram três. Dois foram doados e um ficou conosco - o Pequeno - que tornou-se o brinquedo predileto da Sasha. Ela o arrastava pelas orelhas e ele, adorando a brincadeira. Era divertido ver os dois.
          Sasha amadureceu e tornou-se mãe de três lindos filhotes. Dois foram doados e a única fêmea, Dolly, ficou conosco. Era branquinha e muito linda. Continua conosco até hoje, mas jamais ocupou o lugar da Sasha em meu coração. Agora eram duas mandonas dentro de casa. A Sasha mandando em mim e a Dolly, em meu marido.
          O tempo foi passando e a Sasha sempre cuidando de mim. Quando fiquei doente, em uma certa ocasião, ela ficou "de cama" comigo. Só saía para fazer suas necessidades e voltava correndo. Para que ela comesse, meu marido levava a comida dela na cama. Ela comia de olho em mim. Quando eu chorava de dor, ela chorava comigo e me lambia para consolar-me.
          Como não amar uma criaturinha assim? Ao envelhecer, ela adquiriu diabetes e ficou cega. Cuidamos dela da melhor maneira possível. Mesmo cega, ela continuou alegre e brincalhona, andava por toda a casa, sempre encontrando o que queria.
          Mas, com o passar dos anos, sua condição foi piorando tanto que, aconselhados pela veterinária, tivemos que deixá-la ir embora. Foi uma decisão muito difícil para mim. Eu mesma levei-a ao Hospital Veterinário. Aconcheguei-a em meu peito e, chorando, expliquei a ela o que iria acontecer  e o porquê. Ela pareceu entender. Lambeu minha mão, aconchegou-se um pouco mais em mim, como se me consolasse pela última vez. Então fechou os olhinhos e ficou quietinha.
          A médica veterinária aplicou-lhe um analgésico, que a fez dormir imediatamente, de tão debilitada que estava. Quando foi dada a anestesia geral para o procedimenhto final, seu coraçãozinho enfraquecido parou de bater.
          Isso aconteceu em julho de 2010, ela iria completar 14 anos. Ainda choro sua falta. Minha casa nunca mais será a mesma sem a presença de minha mais fiel amiga e companheira. Seu amor por mim era incondicional. Ela me amava do jeito que sou, sem  exigir nada em troca.
          A você, Sasha, minha grande amiga, obrigada pelos quase 14 anos de alegria e fidelidade!


Reflexão para o dia de hoje - Nova Vida

Leia:  2 Coríntios 5.17

Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4.13

          Há muitos anos, eu já era evangélica, mas não obedecia aos mandamentos de Deus. Sofri amargamente por isso, mas em um belo dia, já cansada de sofrer, ouvi a voz de Cristo soar bem no fundo do meu coração. Ele podia perdoar todos os meus pecados! Ajoelhei-me e pedi que Deus me perdoasse. Coloquei minha vida em Suas mãos para ser guiada por Ele.
          Por causa do meu comportamento até então, minha família não acreditava mais em mim, pois meu testemunho era outro. Agora sou feliz, porque sou nova criatura em Cristo Jesus, mesmo que as pessoas ao meu redor ainda não acreditem em mim. Tenho a certeza de que Cristo olha-me com olhos de alegria e de amor.

Oração: Deus misericordioso, obrigada por perdoar as minhas falhas e pecados. Toque os corações das pessoas para que acreditem que verdadeiramente mudei minha vida e mereço o reconhecimento. Que eles possam olhar-me com os olhos do Amor e perdão. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Mesmo que o mundo nos olhe com tristeza, Deus tem outro olhar para nós.

Oremos pelas pessoas desacreditadas pela família.

Elizabeth Gomes de Araújo (Belo Horizonte, MG, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Muito Favorecida

Leia: Lucas 1.26-38

Entrando o anjo onde [Maria] estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Lucas 1.28

          Sou solteira, não era nada popular dizer isso em meus 20 ou 30 anos. Enquanto minhas amigas faziam planos de casamento e caminhavam até o altar, eu continuava sozinha. Minha avó receava pelo meu futuro sem um marido; minhas amigas diziam que eu estaria melhor se me casasse. Mas nunca encontrei um homem a quem conseguisse amar.
          Por algum tempo, senti-me incomodada com o fato de as outras mulheres encontrarem sua cara-metade. Será que havia algo errado comigo? Ou será que Deus simplesmente não tinha me conduzido até o homem com quem deveria me casar?
          Mas finalmente vim a apreciar outro relacionamento maravilhoso. Em vez de procurar um marido, entreguei-me totalmente a Deus. Gabriel chamou Maria de "muito favorecida", e ela o foi - não por ter encontrado um homem com quem se casar, mas porque foi escolhida por Deus. E Deus escolhe cada um de nós para um papel único.
          Nossa condição de solteiros ou casados na vida não tem nenhum peso para Deus; nosso relacionamento com Cristo, sim. Todos nós podemos ser "muito favorecidos" aos olhos de Deus ao entregarmo-nos completamente ao que Ele pede de nós.

Oração: Amado Deus, graças por nos mostrares na atitude de Maria o que realmente conta para Ti. Ajuda-nos a buscar-Te acima de todos os outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O relacionamento com Deus é o único que satisfaz plenamente.

Autoria: Sherri Langton (Colorado, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Reflexão do dia 11 de abril - O Deus do Impossível

Leia: Salmo 34.1-8

Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Salmo 91.11

          Eu lecionava em uma escola de educação infantil quando meu pai chegou desesperado, dizendo que meu sobrinho de apenas 3 meses fora transferido às pressas para um hospital público de Juiz de Fora, uma cidade vizinha, com suspeita de encefalite. Meu sobrinho saiu de nossa cidade em pré-coma, não sabíamos em que condições ele estava. Precisávamos ir a Juiz de Fora para apoiar minha irmã. Eu nunca havia feito uma viagem, pois dirigia havia poucos meses e não me sentia preparada para isso, mas era preciso que fôssemos com urgência.
          Antes de sair, oramos e pedimos a proteção de Deus durante o percurso. Deus assumiu a direção do meu carro e, quando deparamos com um sinal fechado daquela cidade grande, senti-me totalmente impotente, mas Ele colocou a pessoa certa em nosso caminho. Paramos para pedir informação sobre o endereço do hospital para a primeira pessoa que vimos, um homem. Ele era funcionário do hospital e estava a caminho de seu plantão. Gentilmente, ele foi conosco e conseguiu que nós pudéssemos ver meu sobrinho, que estava em isolamento.
          No dia seguinte, miraculosamente, a pequena criança teve sua saúde restabelecida. Até hoje, mais de dez anos depois, não sabemos o que ele realmente teve, mas temos a convicção plena de que o Deus do impossível esteve e está conosco em qualquer circunstância.

Oração: Amado Deus, obrigada por transformar todos os desafios em ricas oportunidades de bênçãos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A fé nos lança ao impossível, para a ação visível da graça de Deus.

Autoria: Zélia Isabel de Melo Pires (Muriaé, MG, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão para o dia de hoje - Mapas

Leia: Provérbios 3.5-6

Reconhece [o Senhor] em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3.6

          Minha mãe sempre gostou de mapas. Quando ela e meu pai viajavam pelo mundo, ela era a navegadora. Quando estuda a Bíblia, ela tem um mapa a seu lado. Se fica sabendo que alguém está viajando, ela o pega. Outro dia fomos ao zoológico de Honolulu. No caminho, ela disse que desejava ter um mapa consigo. Assegurei-lhe de que conseguiríamos chegar lá, mas mesmo assim ela preferia ter um mapa.
          Gosto de mapas também. O mapa-múndi pendurado em nosso corredor faz-me lembrar as palavras de João Wesley: "O mundo é minha paróquia". Meu mapa preferido para a vida é a Bíblia. Mas, quando estudo sobre a peregrinação pelo deserto, não me interessa onde fica o Sinai. O que interessa é que estou perdida e sinto-me reconfortada por Deus estar comigo.
          Quando estou a caminho do Calvário, sofrendo com Cristo, não me interessa a localização exata dessa jornada. O que importa é que estou com Cristo e Ele está comigo. Quando viajo por qualquer estrada, sei que Deus está à frente, atrás e acima de mim. Sei disso porque, estudando a Bíblia, aprendi sobre quem Deus é e quem sou.


Oração: Senhor amado, ajuda-nos a lembrar de reconhecer os Teus caminhos e mantém-nos nas Tuas veredas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Se reconhecermos a constante presença de Deus em nossa vida, Ele sempre nos manterá no caminho certo.

Autoria: Beth DeLong (Havaí, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 10 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Totalmente Aceito

Leia: Efésios 1.1-14

[Deus] nos escolheu, [em Cristo], antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor. Efésios 1.4

          Durante toda a minha vida busquei ser aceita e lutei por isso. Tirar boas notas, fazer horas extras, até aceitar um tratamento indelicado da parte dos outros - fazia de tudo para obter aprovação. Cresci na pobreza e meu pai abandonou-nos. Sentia que não era digna de amor como outras pessoas que vinham de famílias "normais".
          Agora, na meia-idade, entendo que mesmo os mais confiantes anseiam por aceitação. Todos nós precisamos de aprovação por aquilo que somos por dentro. É por isso que certos atores e personalidades públicas vivem ou morrem pelos caprichos de um público volúvel. Mas, mesmo que consigamos conquistar aplausos e troféus, o vazio que experimentamos só pode ser preenchido por Deus. Por quê? Porque somente a fé em Deus traz verdadeira segurança.
          Nós somos aceitos; tornamo-nos pessoas completas. Mas isso é obra de Cristo, e não consequência de algo que tenhamos feito; nós não podemos ser suficientemente bons ou conquistar o bastante para obter a aceitação de Deus. Ele nos aceita por amor e graça ilimitados. Independentemente de nosso passado, nossos erros, nossos pecados, Deus nos aceita.

Oração: Senhor amado, nós Te agradecemos por aceitares cada um de nós como Teus. Ajuda-nos a perceber o quanto nos amas. Ajuda-nos a parar de buscar aprovação e a descobrir nosso verdadeiro valor em Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus aceita-me e ama-me.

Autoria: Alicea Jones (Texas, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 9 de abril de 2011

Reflexão do dia 08 de abril - Privilegiado por servir

Leia: 1 Coríntios 12.12-27

Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. 1 Coríntios 12.4-6

          Tenho duas netas que são tão diferentes que você nem sequer imaginaria que são irmãs. Embora muito jovens, elas têm características e personalidades distintas. Quando brincam ou trabalham como equipe, cada uma contribui à sua maneira para a alegria e o sucesso daquilo em que estão envolvidas.        
         De maneira semelhante, a igreja funciona bem quando cada um de nós contribui segundo nossas habilidades individuais. Podemos trabalhar em harmonia com o ministério de servir uns aos outros e apresentar novas pessoas a Cristo. Mais que isso, mesmo quando sentimos que temos capacidades limitadas, ainda assim somos necessários à realização do ministério da igreja.
          A Bíblia diz: "Os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra" (1 Coríntios 12.22-23). Sou grato porque Deus dá a cada um de nós o privilégio de servir e de sermos incluídos como uma parte útil do corpo de Cristo.

Oração: Graças, Senhor, pelos talentos e habilidades que Tu nos dás para usarmos no serviço aos outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como usarei hoje os dons que Deus me deu?

Autoria: Walter N. Maris (Missouri, EUA)

Conexão com a Vida: Faça uma lista de seus talentos e habilidades, veja em qual ministério de sua igreja eles se encaixam e participe dele.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão para o dia de hoje - Sem Favoristismo

Leia: Levítico 19.33-34

Se o estrangeiro peregrinar na vossa terra, não o oprimireis. Levítico 19.33

          Estava longe de casa havia cerca de seis meses. Um dia, encontrei uma loja que vendia um tipo de sorvete que eu não comia fazia muito tempo. Tentei explicar o que eu queria, mas as atendentes não conseguiam me entender. Apontei para o sorvete e tentei dizer as palavras no idioma delas, mas as mulheres simplesmente riram de mim. Finalmente, consegui o que queria, mas não tive nenhum prazer, porque me senti solitária naquele país estrangeiro.
          Então, Deus lembrou-me de uma vez, algumas semanas antes, quando ainda estava em meu país, a Austrália. Conheci uma moça sul-coreana que não falava bem minha língua, o inglês. Sabia que ela estava solitária; conversei algumas vezes com ela, mas a maior parte do tempo evitei-a. Era difícil conversar com alguém que não falava bem meu idioma.
          Mas, quando vivi a experiência de não ser compreendida em outro país, desejei ter me esforçado mais para me aproximar dela. Deus criou as pessoas de todas as nações e deseja que não demonstremos nenhum favoritismo. Ele pede-nos para amarmos verdadeiramente os estrangeiros que estão entre nós.

Oração: Amado Deus, graças por amares os povos de todas as nações. Por favor, ajuda-nos a ver as pessoas como Tu as vês e a amá-las incondicionalmente. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus ama os povos de todas as raças e grupos étnicos e diz-nos para nós também os amarmos.

Autoria: Nola Passmore (Queensland, Austrália)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Graça em falta

Leia: Jonas 2.1-10

[Jonas orou:] Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Jonas 2.8

          Já lhe aconteceu de ficar tão chateado com alguém a ponto de só conseguir pensar nisso? Recentemente, vivi essa experiência. Enquanto fazia mecanicamente meu serviço doméstico diário, remoía sobre um mal que uma pessoa fez-me. Como ela pôde fazer isso? pensava, furiosa. O que ela tinha na cabeça? Esses pensamentos ficavam girando em minha mente, em voltas intermináveis.
          Naquela noite, na igreja, só conseguia ouvir o pastor pela metade porque continuava a pensar no quanto estava zangada. De repente, em meio à minha lamúria e preocupação, Deus bondosamente fez-me lembrar de um versículo em Jonas que diz que, se você voltar seu olhar para um ídolo, jamais verá a graça de Deus. Um ídolo nem sempre é uma coisa material, como um carro esportivo ou uma televisão nova. Tudo aquilo em que nos concentramos diariamente, aquilo com que ocupamos nosso tempo e nossos pensamentos pode ser um ídolo.
          Desperdicei o dia inteiro concentrada em minhas emoções, como se elas fossem um ídolo inútil. Construí um altar e curvei-me diante do trono do "fui magoada e estou infeliz por causa disso e continuarei me sentindo péssima". Porque meu foco era interno, não conseguia olhar para cima e ver a graça que Deus oferecia, graça tanto para mim quanto para a pessoa que havia me magoado. Era hora de entregar-me à graça de Deus e prestar culto diante do seu trono, em vez do meu próprio. Não será tempo de você fazer o mesmo?

Oração: Deus gracioso, ajuda-nos a não nos centrarmos em nossas dores passadas, mas a voltarmos os olhos para Ti para que possamos enxergar e aceitar a Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Em que você está concentrado hoje?

Autoria: Janna Ramsey (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Volta ao Lar Celestial

Leia: João 14.1-7

Aquele que me ama será amado por meu Pai.  João 14.21

          Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.
       Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.
   Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.

Oração: Ó Deus, nós Te agradecemos pela certeza do Teu amor e aceitação por meio de nosso relacionamento com Teu Filho, Jesus. No nome dEle oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.

Autoria: Bridge (Ohio, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Pertencendo a Deus

Leia: 1 João 3.1-5

Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. 1 João 3.1

          Sentada numa sala de visitas do presídio, ao lado de meu marido, um detento, comecei a reparar nas pessoas à nossa volta. Pela primeira vez, vi-as como irmãos, filhos, maridos, pais e, em última instância, filhos de um Deus de perdão e amor.
          Eles também eram homens cuja identidade aos olhos da sociedade era um número e um registro criminal. Porém, a não ser pelos guardas armados vigiando nos cantos e pelas paredes nuas de concreto ao nosso redor, o ambiente poderia ter sido o de qualquer restaurante ou evento familiar a que pudéssemos ir.
          Esse momento, para mim, foi o mais verdadeiro retrato de como Deus, em abundante misericórdia e graça, olha para nós. Podemos cometer crimes vis contra Deus e Seu povo. E, embora tenhamos de enfrentar as consequências legais de tais atos, Deus ainda nos vê pelos olhos do perdão, com ternura e amor. Deixamos de ser ladrões, assassinos ou mentirosos; somos os filhos e filhas de Deus. Muito simplesmente, nós pertencemos a Deus; e Ele nunca desiste de nós.

Oração: Amado Pai, nós Te louvamos por sermos chamados de Teus filhos e Te agradecemos por nos salvares e nos veres por meio da retidão de Cristo, e não pelos nossos pecados. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus me ama por quem sou, independentemente do que fiz ou farei.

Autoria: Holly R. Mickler (Flórida, EUA)

Conexão com a Vida: Participe de algum ministério carcerário em sua região.
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Entregue a Paz

Leia:  João 20.19-23

Disse [...] Jesus outra vez [aos discípulos]: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. João 20.21

          Como músico profissional, passo por muitos aeroportos, restaurantes e hotéis movimentados por todo o mundo e vejo muitos olhares e rostos tristes, exibindo um espírito abatido. É como se muita gente meramente existisse.
          Todos nós temos de lidar com tristezas e desafios. As palavras de Jesus a Seus discípulos, "Paz seja convosco!" (João 20.21), me trazem consolo independentemente do que eu esteja enfrentando. Para mim, lembrar que Cristo nos oferece paz tira um peso de cima de meu espírito para que eu possa viver mais plenamente.
          Algumas das pessoas que encontro em minhas viagens transmitem paz por meio de seu semblante, gestos e na maneira como tratam os outros. Sinto-me atraído a essas pessoas. Em consequência disso, onde quer que eu esteja no mundo, tento ao longo destes anos levar a paz de Cristo.
          Levar paz a outra pessoa envolve mais do que simples palavras. Podemos comunicar a paz de Cristo com um sorriso, com a bondade em nosso olhar ou com o toque de uma mão quando alguém está atravessando um período difícil - e ao fazê-lo atraímos outras pessoas para mais perto de Cristo. Quando abrimos nosso coração, dia após dia, a paz de Cristo pode nos preencher para que possamos partilhá-la livremente com as pessoas que encontramos.

Oração: Senhor amado, enche-nos do Teu amor e paz, de modo que aqueles e aquelas com quem nos encontramos queiram Te conhecer por aquilo que veem em nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O corpo reflete aquilo de que está cheio o coração.

Autoria: Chad Jeffers (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 3 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Dar Testemunho da Graça

Leia: Mateus 18.18-22

Então, [o Senhor] disse [a Paulo]: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 2 Coríntios 12.9

          Nossa congregação sofreu uma horrível tragédia quando Melanie, que fora para a faculdade, foi brutalmente assassinada. Melanie fora um membro ativo de nosso grupo de oração. Sua família ficou arrasada, bem como seus amigos e colegas de estudo. Nossa igreja se reuniu numa vigília comovente e cheia de significado, num serviço memorial e, mais tarde, num culto de aniversário de um ano.
          Após o julgamento, o jovem que a assassinou foi condenado à prisão perpétua. Os pais de Melanie falavam com a imprensa quando ouviram os soluços dos pais do culpado. Pedindo desculpas, os pais de Melanie foram para junto da outra família e a abraçaram, ambas as famílias chorando a perda de um filho.
          Que maravilhoso quadro da graça de Deus! Quantas vezes estamos dispostos a abraçar alguém que nos prejudicou de alguma maneira banal? Porém, os pais de uma filha assassinada abraçaram os pais de seu assassino. Esse poder habita dentro de todos nós quando agimos com o espírito da graça e do amor de Jesus.

Oração: Deus da graça, ajuda-nos a saber que a Tua graça nos é suficiente. Ajuda-nos a perdoar sempre aos outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Em que situação posso personificar a graça de Deus?

Autoria: Kate Titsworth (Texas, EUA)

Conexão com a Vida: Escreva um bilhete a alguém que tenha perdido um ente querido numa morte violenta.
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" -  Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 2 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Palavras poderosas

Leia: Salmo 119.97-105

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4.12

          Quando precisamos de alguém para operar o sistema de som em nossa igreja, um de meus familiares ofereceu seus serviços. Porém, ele avisou-me: "Farei isso de graça, mas, por favor, lembre-se de que sou ateu. Portanto, nem tente me converter à sua fé!". Fiquei contente com a ajuda que ele deu. Ele não somente controlava o microfone, mas também gravava em áudio os sermões do pastor.
          Três meses se passaram. Então, num domingo antes de o culto começar, fui buscar esse meu parente que ainda estava servindo como operador do sistema de som. Estava com pressa para chegar ao culto, por isso o cumprimentei e convidei a seguir-me porta afora. De repente ele me deteve: "Espere um instante antes de sairmos. Ainda não oramos!".
          Nós às vezes deixamos de perceber ou até nos esquecemos do poder da palavra de Deus. Quando vemos que as pessoas a quem queremos bem não conhecem Cristo, ficamos tristes por não quererem ir à igreja. Podemos relutar em lhes falar sobre Deus ou Sua palavra. Contudo, a palavra de Deus tem o poder de mudar as pessoas a partir de dentro.

Oração: Poderoso Deus da verdade, ajuda-nos a falar mais vezes sobre Ti a nossos familiares descrentes. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O poder de Deus está agindo em pessoas e lugares inesperados.

Autoria: Andrei Pupko (São Petersburgo, Rússia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PENSE NISTO

A paz mais desvantajosa é melhor que a guerra mais justa. Erasmo de Rotterdam

Amar significa amar o que é difícil de ser amado, do contrário não será virtude alguma; perdoar significa perdoar o imperdoável, do contrário não será virtude alguma; fé significa crer no inacreditável, do contrário não será virtude alguma. E esperar significa esperar quando já não há esperança, do contrário não será virtude alguma. Gilbert Keith Chesterton

Duas coisas indicam fraqueza - calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se. Provérbio Persa

Há duas maneiras de chegar ao alto de um carvalho: podemos subir nele, ou então sentar em cima de uma semente. B. Frank Brown

Onde há muito sentimento há muita dor. Leonardo da Vinci

Reflexão para o dia de hoje - A Luz

Leia: Efésios 4.25-32

Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma. Jeremias 6.16

          Anos atrás, quando atravessava um cruzamento particularmente movimentado e perigoso, muitas vezes esperava um longo tempo para atravessar e depois corria - uma manobra arriscada. Agora atravesso esse cruzamento em segurança, graças a um novo semáforo.
          Associo esse semáforo à vida cristã e penso em pessoas que atuam como "semáforos" em nossa vida. É uma bênção contar com amigos e entes queridos que escutam, ajudam, aconselham e nos alertam para possíveis perigos.
          No nosso dia a dia, nós precisamos de ajuda para avaliar nossas decisões e as possíveis consequências de nossos atos. Os amigos cristãos podem nos orientar quando buscamos fazer a vontade de Deus. Eles podem nos levar a perceber quando devemos parar ou seguir numa nova direção, como fazer mudanças que nos ajudarão a ser melhores servos, e quando devemos seguir adiante.

Oração: Amado Deus da esperança, damos-Te graças por todas as pessoas que iluminam nosso caminho e nossa vida. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"

Pensamento para o dia: A jornada da vida é mais fácil com a luz de Deus brilhando por intermédio dos amigos e familiares.

Autoria: Luciria Aguirre Naranjo (Valle del Cauca, Colômbia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.