Translate

quinta-feira, 31 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Sustento nas mãos de Deus

Leia: Salmo 139.9-12

Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Salmo 139.9-10

          Minhas netinhas e eu já estávamos deitadas para dormir quando Amanda, que tinha 4 anos e estava na cama ao lado, me falou: "Vó, vamos dormir de mãos dadas?" Prontamente concordei. Demos as mãos e ela em poucos minutos adormeceu.
          O que será que passou por sua cabecinha ao dar-me as mãos? Carinho, proteção, aconchego? Talvez todas as sensações juntas. Veio-me então à mente quão privilegiados somos. Temos à nossa disposição as mãos de Deus. Elas estão sempre estendidas para nós, basta erguermos as nossas em Sua direção e elas estarão lá para nos proteger, guiar, aconchegar e sustentar. Muitas vezes, em nossa aflição, nos esquecemos desse gesto tão simples - buscar o sustento nas mãos de Deus.

Oração: Obrigada, Senhor, por nos proporcionares sustento e segurança quando Te procuramos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nunca falha quando procuramos Suas benditas mãos.

Autoria: Inayá Toledo Veiga Ometto (Piracicaba, SP, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Em tempos de necessidade

Leia: Daniel 6.3-10

Três vezes por dia, [Daniel] se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. Daniel 6.10

          Sem qualquer aviso, perdi meu emprego e saí no dia em que fui notificada. Nessa noite, segui meu hábito regular de ler a Bíblia e orar, mas fui interrompida pelo telefonema de uma amiga a quem tinha enviado um e-mail com a notícia. Durante nossa conversa, li para ela uma frase da Bíblia que tinha chamado minha atenção. "A última coisa que eu esperava era que você estivesse lendo a Bíblia!", ela exclamou.
          Como imagino que aconteça com muitas pessoas, minha confiança em Deus é em todo o momento; na necessidade e na abundância. Conforme as dificuldades foram aparecendo, aprendi a não rejeitar Deus, mas a correr para Ele. Isso resultou em meu hábito diário de orar e ler a Bíblia. Esses atos aprofundaram minha relação com Deus e minha confiança nEle. Sei que preciso estabelecer o hábito de escutar a Deus em minha rotina diária para que possa ouvir Sua voz em tempos de necessidade.
          Confiar é difícil, especialmente quando nossas circunstâncias são complicadas e nossas perguntas não são respondidas. Daniel tinha aprendido o segredo: o hábito da oração diária. Essa prática nos ajuda em todos os nossos desafios.

Oração: Deus amado, ajuda-nos a perceber a importância de passar tempo conTigo todos os dias. Ensina-nos a amar-Te mais no tempo que passamos juntos. Ajuda-nos a amar-Te e a confiar em Ti em todas as circunstâncias. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: "Exercita-te, pessoalmente, na piedade." (1 Timóteo 4.7)

Autoria: Hillary Allen (Somerset, Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 29 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Mude seus pensamentos

Leia: Filipenses 4.4-8

O Espírito do Senhor Deus [...] enviou-me a curar os quebrantados de coração [...] e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado. Isaías 61.1, 3

          Muitos aspectos da prisão a tornam uma experiência dura. No entanto, sempre que me perguntam sobre o que é mais difícil de enfrentar, a resposta vem rapidamente. Não são as frias barras de aço, os imponentes muros de pedra ou os perigos por trás deles. É a separação da família, o abandono dos amigos e o coração desesperado. É a solidão que realmente aprisiona.
          Ainda vai demorar para eu sair da prisão. Contudo, estou encontrando uma forma de conseguir me libertar da pressão da solidão. Alterei o que posso: minha atitude interna. Isso me levou a ver e a vivenciar as coisas de maneira diferente, a ver e experimentar a bondade que Deus compassivamente oferece. Quer estejamos atrás dos muros de uma prisão ou das portas fechadas de uma casa, a solidão pode ser o mais difícil desafio que qualquer um de nós pode enfrentar.
          Mesmo que não possamos mudar ou controlar nossas circunstâncias externas, a Bíblia nos diz que podemos modificar nossa atitude interior em relação à situação. O "sentimento de Cristo" (Veja Filipenses 2.5.) mudará nosso dia de hoje - e os nossos amanhãs.

Oração: Amado Deus, sempre e onde quer que estejamos solitários, dá-nos a certeza de que Tu estás junto a nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A mudança começa no interior - com ajuda do alto.

Autoria: Charles P. Axe (Pensilvânia, EUA)

Texto extraído do guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Oração Diária

Leia: 1 Tessalonicenses 5.16-18

Perseverai na oração. Colossenses 4.2

          Costumava pensar em como seria passar um dia em oração contínua. Pensava que a constante devoção à oração só podia ser alcançada por clérigos ordenados que haviam dedicado sua vida ao louvor a Deus. Nós, que estamos na vida secular, achamos isso um pouco intimidante. Nossa vida é atarefada. Com tantas coisas para fazer ao longo do dia, estamos sempre correndo de uma atividade a outra. Não é de se admirar que estejamos estressados no fim do dia.
          Decidi tentar o "orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5.17), sem saber como começar, exceto repetindo orações formais que conhecia. Finalmente, comecei a conversar com Deus como faria com um bom amigo.
          Quando começamos a orar com intencionalidade, passamos a enxergar Deus em qualquer parte de nossa vida. Muitas vezes, a oração não exige palavra alguma. O amor e a bondade demonstrados a outra pessoa são oração em ação.

Oração: Amado Senhor celestial, não há palavras que possam expressar a profundidade do nosso amor por Ti. Tu nos enches de alegria quando nascemos de novo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Tudo aquilo que nos liga a Deus pode ser uma forma de oração.

Autoria: Terri Meehan (Surrey, Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 27 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Fazendo Pão

Leia: Mateus 13.31-33

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6.51

          Quinta-feira é dia de fazer pão na Missão Segunda Vinda, na África do Sul. O pão é feito à mão e oferecido a dependentes de drogas ou pessoas soropositivas nos barracos de lata que se espalham pelos morros nos arredores de Soweto.
          Mas, se nossa obra fosse apenas distribuir pão, poderíamos comprá-lo no supermercado. Muitos dos membros de nossa equipe missionária nunca haviam misturado ou sovado a massa. Nós nos alternamos no peneiramento manual dos ingredientes e no trabalho de sovar a massa enquanto os outros cantavam, recitavam as Escrituras e oravam em voz alta pelas necessidades daqueles a quem seria dado o pão.
          Conforme a massa de farinha começou a crescer na tigela, conseguimos entender a que Jesus se referia quando disse que o reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha até que tudo ficasse levedado (Veja Mateus 13.33.). Facilmente despercebida e muitas vezes invisível, a influência de Deus espalha-se pelo mundo por intermédio das mãos, corações e vidas dos seguidores de Jesus, afetando o todo. Jesus assemelhou a maneira como o reino e a soberania de Deus crescem neste mundo à menor das sementes - largada imperceptivelmente no solo até que cresce e dá seu fruto.

Oração: Ó Deus, ajuda-nos a servir aos outros em Teu nome. Amém.

Pensamento para o dia: Nós, que seguimos a Cristo, somos o fermento que muda o mundo.

Autoria: Tiago A. Harnish (Flórida, EUA)

Conexão com a Vida: Asse pão para um vizinho ou para algum programa alimentar em sua comunidade.

sábado, 26 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Venham como estão

Leia: Hebreus 4.14-16

Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. Hebreus 4.16

          Lembro-me de uma ocasião em minha infância em que minha família foi convidada para uma festa cuja regra era "venham como estão". Os convidados deviam simplesmente aparecer, sem se preocupar com o que vestir ou levar.
          Às vezes, o modo como vivemos pode refletir esse tipo de mentalidade. Algumas vezes, nossas ações revelam nossa falta de preparação - nós apenas "agimos". Com mais frequência nós nos preparamos para todos os tipos de atividade. Por exemplo, lavamos as mãos antes das refeições e fazemos longas listas de coisas a serem feitas antes de sairmos de férias. Somos muito focados na preparação.
          Há momentos, porém, em que os esforços para nos prepararmos são desnecessários e até fúteis. Jesus nos convida a ir como estamos. "Impossível!" - você poderia exclamar - "Não estou preparado para me apresentar a Deus tal como estou." Por incrível que pareça, é exatamente isso que Ele espera de nós. Como um ato de fé, deixamos de lado nossa tendência a nos prepararmos. Ao fazermos isso, reconhecemos nossa incapacidade de estarmos prontos para o reino do céu. Somente Deus pode nos preparar, perdoar e redimir. Apenas quando nos entregamos exatamente como estamos nossa vida pode ser transformada por meio da graça para servirmos e louvarmos a Deus.

Oração: Deus soberano, buscamos a Ti exatamente como estamos. Transforma-nos em quem Tu queres que sejamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos convidou. Vamos exatamente como estamos.

Autoria: Robert L. Stephens (Virgínia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Não tão diferente

Leia: Colossenses 3.11-15

Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação. Efésios 4.4

          Nos últimos tempos, tento manter mais contato com amigos e familiares. Saí da faculdade há quase dez anos, por isso pensei que talvez fosse uma boa ideia entrar em contato com minha antiga colega de quarto por e-mail. Ela também é cristã e vive em seu país natal, a Malásia.
          Quando essa antiga colega respondeu ao meu e-mail, fiquei espantada por ela estar numa situação tão semelhante à minha. Está casada, tentando equilibrar sua carreira e a vida familiar e usando a internet para encontrar oportunidades de trabalho em casa. E está crescendo em sua relação com Cristo - basicamente enfrentando os desafios rotineiros da vida - assim como eu. Vivo, trabalho, faço compras e vou à igreja num raio de 20 quilômetros.
          Tendo a concentrar-me em meu mundo, sem lembrar-me de meus irmãos e irmãs em Cristo pelo mundo afora. Mas a palavra de Deus desafia-me a expandir minha atenção. A Bíblia lembra-nos que todos nós somos partes do mesmo corpo e que Deus é o Pai de todos nós. Quando tentamos viver o chamado de Deus em nossa vida, não estamos sozinhos. Estamos cercados por uma grande nuvem de testemunhas no céu e na terra (Hebreus 12.1). Estamos unidos aos que foram antes de nós na fé e aos que estão conosco hoje na jornada - não importa em que parte do mundo.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a lembrar que temos irmãos e irmãs em todo o mundo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Todos nós enfrentamos desafios semelhantes, seja qual for o lugar onde moramos.

Autoria: Lisa Earl (Pensilvânia, EUA)

Conexão com a Vida: Entre em contato com um amigo ou amiga do passado e ponha as notícias em dia.
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Vida Missionária

Leia: 1 Reis 19.1-18

Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 1 Reis 19.13

          A Bíblia, em 1 Reis 18, conta que Elias, o profeta do Senhor, teve uma contenda com os profetas de Baal. O desfecho demonstrou que o Senhor, e não Baal, era o único Deus verdadeiro a ser adorado. Depois disso, Elias precisou fugir, porque Jezabel ameaçava matá-lo. O medo tomou conta de Elias e ele se esqueceu do que Deus tinha feito por seu intermédio e que podia protegê-lo de Jezabel. Deus apareceu a Elias e perguntou-lhe: "Que fazes aqui, Elias?". Elias suplicou a Deus que lhe tirasse a vida, porque ele era o único profeta do Senhor que restava. Elias deve ter se esquecido ou decidido deliberadamente não realizar a missão que Deus queria que ele realizasse.
          Às vezes também enfrento situações em que a preocupação e o medo tomam conta de mim - receio de não ter dinheiro, comida, roupa e saúde suficientes. Posso ser subjugado pelo medo de não saber o que o futuro me reserva, de não saber onde estarei ou de não ser bem-sucedido em minha carreira. Esses medos tornam-se constantes distrações que podem me fazer desviar a atenção da missão de minha vida e do que Deus quer que eu faça. Mas, quanto mais confio em Deus, menos me preocupo, e concentro-me no que é mais importante: servir no reino de Deus à minha volta.

Oração: Amado Deus da segurança, treina nossos olhos espirituais para que se concentrem em Ti e em nossa missão na vida, para o crescimento do Teu reino. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O que diz minha agenda sobre minhas prioridades?

Autoria: Philip Polo (Nairóbi, Quênia)

Conexão com a Vida: Anote em seu calendário uma atividade que melhor reflita as prioridades que você quer ter.
 
 Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Formado em nós

Leia: Isaías 55.1-13

[O Senhor declara:] Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55.11

          Minha mãe estava chorando porque já não conseguia se lembrar com facilidade dos versículos bíblicos que a tinham animado e instruído por décadas. Foi uma perda profunda, que ela sentiu muito. Tive pena. Durante o ano anterior, havia decorado alguns salmos. Podia recitá-los com perfeição. Três ou quatro meses depois, esqueci-os porque não os recitava todos os dias.
          Enquanto lamentávamos nossas perdas, me dei conta de que nossos aprendizados da juventude podem desaparecer conforme o cérebro envelhece. Observando nossa tristeza, meu pai nos disse palavras sábias. "A palavra não as abandonou", disse ele. "Ela agiu em vocês enquanto a memorizavam. Ela tornou-se uma parte de quem vocês são."
          Que comentário útil! Quando interagimos com a Bíblia por meio do estudo e da memorização, ela age em nós e continua dando frutos ao longo de nossa vida, mesmo quando já não somos tão capazes de lembrar exatamente suas palavras.

Oração: Graças, Senhor, pela influência de Tua palavra eterna, que fica sempre conosco. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A mensagem de Deus nas Escrituras nos molda e produz frutos durante toda a nossa vida.

Autoria: Diane Boleyn (Iowa, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 22 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Vidas que brilham

Leia: Mateus 5.13-16

[Estai] sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor. 1 Pedro 3.15-16

          Aos 16 anos, estava entusiasmado por ser um cristão e comecei a explorar maneiras de compartilhar minha fé. Encoberto pela escuridão da noite, caminhava pelas redondezas deixando trechos do Evangelho no para-brisa dos carros estacionados ao longo da rua.
          Uma revista para jovens publicou meu testemunho, e escrevi cartas a pessoas que mal conhecia falando sobre a perdição que aguardava os que rejeitassem a oferta de salvação de Deus. Apesar de meus esforços bem intencionados, nunca soube de ninguém que se comprometesse com Cristo por causa do que fiz. Mais tarde, quando estava num acampamento para jovens, fui ferido num acidente de carro. Vários dos participantes foram me visitar, e falei a meus amigos sobre como Deus estava me ajudando a enfrentar minhas limitações temporárias. No final da semana, pude voltar para casa. Pouco depois, meu pastor recebeu uma carta de uma das campistas. Ela dizia que, apesar de ter crescido num lar cristão, nunca tinha feito uma profissão de fé. "Mas, quando vi a alegria e a paz na vida de Dave, apesar de sua dor, decidi entregar minha vida a Jesus."
          Naquele dia, não tinha tentado deliberadamente persuadir alguém a seguir a Deus, no entanto, Ele falou por meu intermédio numa situação normal da vida. Aprendi que, embora Deus possa usar livros e sermões persuasivos, algumas pessoas só chegam à fé quando veem um exemplo vivo de cristandade em ação. Nosso testemunho mais eficaz pode estar acontecendo quando nem nos damos conta dele.

Oração: Ó Deus, que o Teu amor seja evidente em nossa vida, de maneira que aqueles que estão afastados de Ti possam encontrar o caminho de volta para casa. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando nossa vida "brilha para Jesus", os outros percebem.

Autoria: David S. McCarthy (Carolina do Sul, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Conhecer a Amar

Leia: Salmo 139.1-12

Senhor, tu me sondas e me conheces. Salmo 139.1

          Em um documentário sobre uma celebridade internacional, o produtor do filme explicou como tinha passado a se importar profundamente com a pessoa que era o centro desse trabalho. "Conhecer alguém é amá-lo", disse ele. Embora não tenha certeza de que isso seja verdadeiro, pensei nas pessoas que me são mais queridas e percebi que o conhecimento que tenho delas é a base do meu amor.
          Então me lembrei de pessoas que no começo achei irritantes e que se tornaram mais agradáveis depois que conheci suas histórias. Lembrei-me de ler sobre criminosos violentos, figuras públicas caídas em desgraça, até mesmo mulheres e homens comuns que ficaram enredados em suas próprias fraquezas. Todos tinham histórias complexas, mas, assim que eu soube de suas histórias individuais, minha ira e julgamento abrandaram.
          Logo percebi que o amor de Deus por mim está enraizado no profundo e insuperável conhecimento que Ele tem de mim. Deus conhece todas as minhas falhas e virtudes. Deus lê os bilhetes de incentivo que escrevo a outros, ouve os telefonemas que dou a um doente solitário e vê-me ajudar meu filho deficiente a fazer sua cama. Deus também me vê perdendo a paciência, ouve as palavras prejudiciais que eu digo e sabe de todas as decisões insensatas que já tomei. Em nossas fraquezas e forças, podemos ter a certeza de que o íntimo conhecimento que Deus tem de nós é inseparável de seu permanente amor por nós.

Oração: Deus amoroso, ajuda-nos a conhecer os outros para que possamos amá-los. Ensina-nos a não julgar, mas a ouvir. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus vê o que tenho de pior e ama-me mesmo assim.

Autoria: Julia Denton (Virgínia, EUA)

Conexão com a Vida: Faça um esforço para saber mais sobre alguém que você considere irritante.
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 20 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Aposentado, ainda não

Leia: Números 8.23-26

Mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4.16

          Sou um octogenário e considerado aposentado de minhas ocupações vocacionais. No entanto, a questão é: "Serei mesmo?". Será que uma vocação é a busca de uma meta profissional específica? Ou será que minha vocação para usar meus dons para os propósitos de Deus é vitalícia - e, nesse caso, jamais me aposentarei?
          Considere as instruções dadas pelo Senhor a Moisés a respeito dos levitas na leitura acima (versículos 24-25). Os levitas deviam começar a servir aos 25 anos e se aposentar aos 50. Daí em diante, deveriam continuar ativos - só que não em sua função sacerdotal anterior. Sua função mudou para outra igualmente importante, que era a de ajudar os outros.
          Tenho bem mais que 50 anos. Na verdade, tenho quase a mesma idade que João Wesley tinha, no século 18, quando escreveu em seu diário que estava sofrendo de graves problemas de saúde. Depois acrescentou: "No entanto, graças a Deus, não modero meu trabalho; ainda posso pregar e escrever". Não posso pregar, mas posso escrever um pouco e posso orar constantemente. Essa é a minha função: perseverar pelo futuro, servindo a Deus o tempo todo.

Oração: Graças, Senhor Jesus, por Teu convite:"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"

Pensamento para o dia: Não há idade de aposentadoria obrigatória para o serviço a Cristo.

Autoria: John Eyberg (Oklahoma, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 19 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Deus nunca se afasta de nós

Leia: João 14.15-26

[Jesus disse:] Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. João 14.18

          Vivo em uma família muito unida, com meus pais idosos e uma irmã mais nova. Meus pais estão na casa dos 80 anos. Minha mãe está começando a ter problemas nos joelhos e meu pai tem um enfisema em fase terminal. Por anos tive receio de que meu pai morresse cedo. Meu receio aumenta quando penso em meu futuro sozinha com minha irmã, que tem transtorno bipolar. Sem o calor e o amparo de meus pais, será mais difícil enfrentar os desafios diários da vida. O que farei se a condição de minha irmã piorar?
          Todos esses medos e preocupações me levaram a procurar a ajuda de um psiquiatra. Embora os medicamentos tenham ajudado a aliviar meus sintomas de depressão e ansiedade, a contíua preocupação com meu futuro persistiu. Um dia, quando estava lendo a Bíblia, percebi que Deus estava falando comigo por meio de João 14.18. Independentemente de minha idade, serei sempre uma filha de Deus. E, quando meus pais morrerem, Deus não me abandonará.
          Essa promessa trouxe-me muito conforto e força. Agora, quando cuido de meu pai doente, faço o melhor que posso e deixo o resto nas mãos de Deus. Já não me sinto impotente ou receosa pelo futuro. Encontrei a paz de espírito que o Senhor oferece a cada um de nós.


Oração: Senhor amado, ajuda-nos a entregar-Te as nossas ansiedades. Com gratidão nós colocamos nossa vida sob o Teu cuidado amoroso. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando depositamos nosso presente e nosso futuro nas mãos de Deus, nós encontramos a paz.

Autoria: Doris Yeung (Samutprakam, Tailândia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O cuidado de Deus para conosco

Leia: Mateus 6.25-34

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33

          Minha cunhada estava havia seis dias no Centro de Terapia Interativa com meningite. Seu estado era crítico e eu sentia que minhas forças estavam se esvaindo. Minhas orações já eram ditas com soluços de medo e descrença. Minha filha perguntou-me se Deus poderia ter o propósito de levar minha cunhada. Muito triste, respondi que sim. E, preocupada com essa possibilidade e com o que isso faria com a nossa fé, disse que, se isso acontecesse um dia, entenderíamos que essa teria sido a melhor solução.
          Deus não deixaria de ser fiel se tomasse uma atitude diferente do que julgávamos ser o melhor. Fui para o meu quarto e, muito triste, falei com o Senhor: "Ela é Tua filha, faz o que tiveres de fazer. Reconheço que o Senhor sabe mais do que eu. Estou entregando-a e quero descansar na Tua presença". No dia seguinte, minha cunhada saiu do CTI. Foi para o quarto, sem qualquer sequela e dois dias depois já estava em casa, completamente curada!

Oração: Ensina-me, Senhor, a acreditar em Ti e no Teu cuidado para conosco, mesmo quando as circunstâncias mostrarem o contrário. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Para Deus agir, temos de entregar nossos problemas a Ele e descansar, confiando em Seu cuidado para conosco.

Autoria: Andréa G. Teixeira (Belo Horizonte, MG, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O que está se afogando

Leia: Marcos 4.35-41

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Isaías 6.5

          Recentemente, quando visitava uma piscina pública, refleti sobre o contraste entre o salva-vidas e as pessoas que estão em perigo. Ser o salva-vidas é, de longe, a posição mais desejável. Preferiria também algo como o papel de um salva-vidas em minha vida diária. Mas a verdade é que com muito mais frequência sou como o que está se afogando.
          Sou aquele a quem o Senhor tem de prover o alimento, as roupas e o abrigo de cada dia (Mateus 6.33). Sou aquele que pecou e se afastou da glória de Deus (Romanos 3.23). Em consequência disso, sou aquele que precisa de perdão diário ao confessar meus pecados e minha necessidade de Deus (1 João 1.9). Sou o que está se afogando. Como Isaías, tenho lábios impuros (Isaías 6.5). Como Paulo, faço exatamente as coisas que não quero fazer (Romanos 7.15). Como Pedro, tento ajudar Deus e ajo segundo um plano que meu entendimento humano me diz ser melhor (Mateus 16.22; João 18.10-11) - mesmo sendo o que está se afogando.
          Não seremos todos mais como o que está se afogando do que como o salva-vidas? Jesus disse: "Abençoados são os pobres de espírito" - aqueles que reconhecem sua necessidade de Deus - "porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5.3). Quanto mais reconhecemos nossa desesperada necessidade de Deus, mais nos aproximamos do Seu reino.

Oração: Deus amado, ajuda-nos a lembrar que, quando sentimos que estamos nos afogando, Tu estás junto a nós para nos ajudar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Pare de se debater - nosso Salva-Vidas está permanentemente de serviço.

Autoria: Andy Baker (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - A Segunda Milha

Leia: 2 Coríntios 9.6-15

Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Mateus 5.41

          Uma nova pizzaria abriu em nosso bairro. Um dia, fui até lá e pedi uma pizza e um café. Fiquei surpresa quando o garçom também trouxe um pratinho com chocolates e doces. Eu não os havia pedido. Não eram esperados, por isso fiquei contente. Mas as surpresas não pararam aí. Quando pedi a conta, ela veio acompanhada de uma goma de mascar. Os funcionários da pizzaria não se restringem a cumprir suas obrigações, mas também atendem os clientes de outras maneiras.
          Estas gentilezas levaram-me a pensar sobre como os cristãos obedecem à ordem bíblica para servir. Deus alegra-Se quando não nos limitamos a apenas cumprir nossas tarefas, mas investimos nelas amor, cuidado, atenção e diligência. Quando aplicamos os princípios de Deus em nossa vida, permitimos que Sua graça se revele em nós e por nosso intermédio. E por todo o mundo haverá mais sorrisos, palavras gentis e alegria, esperança e encorajamento inesperados.


Oração: Deus amado, graças por Tua verdade que nos é revelada por meio da Tua palavra. Ajuda-nos a não somente conhecê-la, mas também a aplicá-la em nossa vida. Faze-nos instrumentos da graça. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Onde posso fazer mais do que é esperado de mim, como um ato de amor?

Autoria: Irina Ivanova (Pskov, Rússia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 15 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Tempo de Esperar

Leia: Isaías 40.26-31

Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração. Colossenses 3.15

          Minha esposa lembra-me sempre que não tenho paciência para esperar. Muitas vezes ela mostrou-me que eu dificulto algumas situações por querer avançar antes de ter reunido todos os fatos ou de ter a cooperação dos outros. Não quero ser assim - e o primeiro passo para mudar um comportamento é ter consciência dele.
          O contato constante com essas e outras situações semelhantes pode chamar nossa atenção e ajudar-nos a estar conscientes de atitudes e comportamentos que impedem nosso relacionamento com Deus ou criam problemas para os outros. Quando lidamos com preocupação, ira, impaciência ou outros sinais de ansiedade, Cristo nos oferece uma sensação de paz que pode transcender qualquer desafio que estivermos enfrentando.
          Quando surgirem complicações ou situações que ameacem nossa paz, podemos confiar na força de nosso relacionamento com Deus, buscando-O em oração e decidindo aceitar a Sua paz em vez de nossa ansiedade. A lembrança das palavras de Cristo em João 14 e sua aplicação em nossa vida nos ajudam a praticar nossa fé quando os problemas surgem ou quando nos sentimos impacientes.

 
Oração: Amado Deus da paz, ajuda-nos a sentir Tua presença a todo momento e a buscarmos a Tua paz. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A paz vem de saber que Cristo mantém unidas todas as coisas. (Veja Colossenses 1.17.).

Autoria: Mark H. Anderson (Pensilvânia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 14 de março de 2011

PEDIDO DE DESCULPAS

Peço desculpas aos leitores da Reflexão Diária, pois, por causa de pane no computador fiquei sem conexão por 11 dias.
Agora o problema foi sanado e estamos de volta!

                                                 Abraços,

                                                                      Eliane

Reflexão para o dia de hoje - Caçador de Tesouros

Leia: Provérbios 2.1-5

Se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares. Provérbios 2.3-4

          Nossa família estava garimpando ouro num rio próximo. Entramos chapinhando na água da margem do rio e colocamos a calha (uma tina sulcada utilizada para separar o ouro da areia e das pedras). Meu marido colocou uma pá cheia de lama do fundo do rio. A água inundou a calha, lavando os grãos de areia. Folhas e galhos mortos flutuaram na superfície. Limpamos esse entulho junto com as pedras e seixos maiores e lavamos o fundo da calha procurando preciosas lascas de ouro.
          Enquanto assistia, dei-me conta de que nós somos como solo do fundo do rio, com algum valor mas também cheios de entulho. Mas, quando escavamos e aplicamos a Palavra de Deus às circunstâncias de cada dia, o Senhor filtra de nossa vida o que é inútil. Nós procuramos e Deus nos ajuda a encontrar tesouros na Bíblia.
          Conforme as Escrituras invadem nosso coração e nossa mente, elas nos limpam de emoções destrutivas. Efésios 4.31-32 nos diz como lidar com a amargura e a ira. Filipenses 4.6 nos ajuda a enfrentar pensamentos ansiosos. A Bíblia oferece soluções para atitudes que nos impedem de nos tornarmos as pessoas que Deus nos criou para ser. Nossa vida pode brilhar com substância e valor eterno.

Oração: Graças, ó Deus, pelos inestimáveis tesouros que nos revelas quando lemos a Bíblia. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus edifica sobre o melhor que há em nós.

Autoria: Kathleen Kohler (Washington, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.


Reflexão do dia 13 de março - Partilhando a Melhor Palavra!

Leia: Salmo 133

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Salmo 133.1

          Trabalho no Departamento de Receita da prefeitura, no setor de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), responsável pelos lançamentos e reclamações de impostos, a parte mais difícil.
          Comecei a compartilhar a leitura do No Cenáculo com a colega ao lado do meu guichê de trabalho. Ela é de outra religião, mas a palavra do Senhor é para todas as pessoas. Para minha alegria, começamos a transmitir o No Cenáculo aos outros colegas de trabalho. Alguns aderiram por curiosidade, e outros, para compartilhar mesmo a palavra de Deus. Hoje somos 12 pessoas compartilhando a leitura do No Cenáculo e também a leitura bíblica de referência; inclusive, o diretor do departamento compartilha conosco.
          Nas minhas férias, deixo o No Cenáculo com um deles, o responsável por compartilhar com todos. Leio em casa, pois minha irmã também é assinante. É uma grande alegria para mim, pois cada dia tem uma pessoa que fala: "Nossa, essa leitura é para mim hoje!" Como Deus é maravilhoso, e o No Cenáculo, uma grande bênção em nossa vida, pois por meio dele compartilhamos as mensagens de Deus que tanto nos animam e nos fortalecem a cada manhã! Louvo a Deus todos os dias pelas leituras diárias e pelos meus colegas de trabalho, com quem podemos compartilhar a Melhor Palavra!

Oração: Pai querido, obrigada pelas vidas que um dia resolveram compartilhas conosco suas experiências conTigo, obrigada por poder compartilhar o No Cenáculo e pelos editores que fazem deste guia devocional uma bênção em nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Reserve um momento de seu dia para compartilhar a Melhor Palavra com alguém.

Autoria: Valéria Medeiros da Silva (Itapecerica da Serra, SP, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 12 de março - Escolha

Leia: Tiago 1.12-18

Também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança. Romanos 5.3

          Neste mundo extremamente rico, diversificado e colorido, precisamos de pontos de referência e ajuda em nossa jornada. Caso contrário, podemos perder o caminho e perambular sem rumo. Nós, cristãs e cristãos, encontramos nosso maior auxílio em Cristo. Somente Ele pode resolver o quebra-cabeça de nossa vida, colocando cada peça em seu devido lugar. Sei que não há outro como Ele.        
          Quando declaramos nossa identidade como cristãs e cristãos, continuamos a encontrar evidências de que não há outro caminho verdadeiro. Não é fácil ser cristão. Todos os dias nós temos de escolher entre o caminho de Cristo e todos os outros. Nós sabemos que no final Cristo será vitorioso sobre todos os seus inimigos e que essa será uma vitória do amor. Essa esperança nos encoraja a perseverar até o fim, quando partilharemos da vitória final de nosso Senhor.
          Até que chegue esse tempo, os fracassos e sofrimentos continuarão a fazer parte de nosso caminho. Mas percorrê-lo com Cristo vale o nosso sacrifício. Vale mais do que todo o dinheiro do mundo, mais do que o próprio mundo.

Oração: Amado Deus, nosso Auxiliador, lembra-nos a cada dia do poder do Teu amor. Graças por nos amares tanto, a ponto de nos dares Teu filho, Jesus. Teu amor nos dá força para continuarmos apesar de todos os sofrimentos, fracassos e dores da vida. Abre nossos olhos espirituais para enxergarmos as dádivas da Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Seguir a Cristo é uma escolha que fazemos todos os dias.

Autoria: Ivaylo Stefanov Ivanov (Ruse, Bulgária)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.


Reflexão do dia 11 de março - Reflexos

Leia: João 1.1-5

[O Filho] é o resplendor da glória [de Deus] e a expressão exata do seu Ser. Hebreus 1.3

          Num dia claro e sem vento, um lago pode refletir a paisagem ao seu redor quase como um espelho, muitas vezes criando cenas de incrível beleza.
          Jesus Cristo é mais do que um reflexo; Ele é a representação exata de Deus. Quando lemos histórias sobre o início do ministério de Jesus - como Ele ensinou, curou e finalmente morreu por nós, tendemos a perder de vista a verdade mais importante: Jesus é Deus (João 1.1). Quando olhamos para Cristo, vemos quem Deus é e o que Ele faz. Cristo, que desceu do reino da glória no céu para chegar até cada um de nós, é o mesmo Deus que criou o universo. A Palavra Viva não só criou o cosmos (João 1.3, Colossenses 1.16), como também sustenta e mantém coesa a criação (Colossenses 1.17). E, no entanto, esse Criador todo-poderoso ama cada um de nós pessoal e individualmente e nos convida a nos aproximarmos dele.
          Sempre que vemos a beleza refletida, podemos pensar em Cristo e dar graças por Ele, a exata representação de Deus. E, no entanto, Cristo é muito mais do que um reflexo. Quando Jesus disse "Eu e o Pai somos um" (João 10.30), foi exatamente isso que ele quis dizer.

Oração: Amado Pai celestial, graças por teu filho refletir teu amor e compaixão por nós. Ajuda-nos a refletir a Tua natureza em quem colocas em nosso caminho. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando somos como Jesus, mostramos Deus ao mundo.

Autoria: Michael J. Reynolds (Flórida, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 10 de março - Não Desanime

Leia: Filipenses 3.12-16

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus. Isaías 41.10

          Meu marido e eu fomos ver nossa neta de seis anos participar de uma competição escolar. Um dos eventos era uma corrida de 100 metros. Algumas das crianças, incluindo minha neta, não atingiram a meta nem receberam prêmios porque estavam constantemente olhando para trás em vez de se concentrarem em avançar. Ficaram fora da corrida; o terreno que haviam conquistado em relação às crianças que estavam atrás foi desperdiçado e não chegaram à meta.
          O mesmo acontece em nossa vida espiritual quando olhamos constantemente para trás e nos preocupamos com erros do passado. O apego à lembrança dos pecados passados pode nos levar a desanimar e a não atingir nosso objetivo. Paulo nos lembra de deixar para trás o passado e prosseguir para o que nos espera, para alcançarmos "o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3.14).

Oração: Deus amado, ajuda-nos a prosseguir sem olhar para trás, a seguir rumo ao alvo do chamado de Deus em Jesus Cristo, que nos ensinou a orar: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"*

Pensamento para o dia: A vida em Cristo nos liberta do passado.

Autoria: Elba I. González (Porto Rico)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.


Reflexão do dia 9 de março - O fim do maná

Leia:  Josué 5.9-12

Comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Páscoa; pães asmos e cereais tostados comeram nesse mesmo dia. [...] cessou o maná. Josué 5.11-12

          Por 40 anos no deserto, o povo de Deus teve a garantia de que não passaria fome. Mas ele podia ficar - e ficou - enjoado de sua enfadonha dieta de maná. Então, assim que o povo atravessou o rio Jordão e entrou na Terra Prometida, o maná acabou; acabou-se a garantia de comida.
          O povo de Deus tinha a liberdade de falhar, mas também tinha a fé que podia ajudá-lo a ser bem-sucedido. Talvez tenha sido por isso que marcaram a travessia do rio celebrando a Páscoa e comendo o pão ázimo. Nossos 40 dias de Quaresma podem ser uma lembrança dos 40 anos dos hebreus no deserto. Nossos rituais cristãos que envolvem o jejum em vez de festejos podem às vezes parecer monótonos e lúgubres. Ainda assim, temos a certeza de que os atravessaremos com reflexão e confissão. E nossa refeição de esperança, o pão e o vinho, simboliza a fé que nos prepara para responder ao chamado de Cristo.
          Além da escravidão do pecado está a liberdade da ressurreição. Essa é a terra prometida que nos aguarda. Quando partilhamos o pão e o vinho, experimentamos um pequeno gosto da ressurreição. Essa não é uma refeição insípida!

Oração: Cristo vivo, habite em nós em nossa jornada de fé e que sempre tenhamos a certeza de Tua presença. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Jesus é o pão da vida.

Autoria: Frank Ramírez (Pensilvânia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 8 de março - Viva para Cristo

Leia:  Filipenses 2.1-8

Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Hebreus 13.7

          Sem dúvida, a morte de uma pessoa amada é uma das experiências mais difíceis da vida. A dor e o vazio são indescritíveis. Porém, de alguma maneira essa experiência nos permite refletir não só sobre a vida de nosso ente querido, mas também sobre a nossa.
          Alguns meses atrás, meu tio morreu. Durante o serviço fúnebre, as pessoas contaram histórias sobre o caráter dele, sua vida familiar, seu trabalho e seus esforços incansáveis pela igreja. Soubemos de pormenores de sua vida e trabalho de que nunca tínhamos ouvido falar. Ele foi um belo exemplo de uma vida em imitação a Cristo, e hoje vemos, em seu legado, os frutos de seu trabalho.
          Jesus Cristo nos deixou um grande legado por meio de Sua vida, morte e ressurreição. Temos Sua história sobre o amor e o perdão de Deus para contar ao mundo. Quando contamos a história de Cristo, nossa vida pode refletir a dEle. Que histórias as pessoas contarão sobre nós quando partirmos? Como nosso legado honrará a Cristo?

Oração: Ó Senhor, ajuda-nos a lembrar todos os dias do Teu grande amor por nós e a proclamá-lo com nossos atos, para que todas e todos escutem. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como reflito Cristo em minha vida?

Autoria: Eva Ferrer (Carolina, Porto Rico)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.


Reflexão do dia 7 de março - Pontos Cegos

Leia: 1 Coríntios 8.1-13

Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. 1 Coríntios 8.9

          Em consequência de uma cirurgia nos olhos, tenho um ponto cego na retina que afeta a visão de meu olho esquerdo. Embora isso geralmente não seja um problema, tenho de ser cuidadosa quando estou dirigindo e ter um cuidado especial quando entro à esquerda no trânsito. É claro, sei que os outros motoristas não estão conscientes de meu problema de visão; eles não sabem que não consigo enxergá-los com a mesma rapidez que os outros. Portanto, seria perigoso esperar que eles me dessem mais liberdade de movimento do que aos outros motoristas.
          Vejo um paralelo espiritual com minha enfermidade física. Nem sempre nós conhecemos as limitações espirituais dos outros. Um amigo poderia sugerir algo que por conta de minha fragilidade espiritual poderia me magoar, embora isso não constituísse um problema para ele. Tenho de exercitar o discernimento e avançar com cautela em áreas em que sei que sou frágil. Igualmente, quero ser sensível aos "pontos cegos" dos outros. Quando algum amigo diz não a algo que eu sugiro, posso aceitar isso com compreensão, sem julgar, mas me alegrando por meu amigo estar respondendo à orientação de Deus.

Oração: Deus amoroso, ajuda-nos a incentivarmos uns aos outros a seguir Tua orientação para que possamos nos tornar espiritualmente mais fortes a cada dia. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Minha maneira de seguir a Deus é singular e diferente dos caminhos das outras pessoas.

Autoria: Lisa Stackpole (Wisconsin, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 6 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Uma lousa limpa

Leia: Lucas 15.11-32

Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17

          Um colega contou-me um sonho que o fez sentir o perdão de Deus. No sonho, ele disse a Deus que desejava ser perdoado pelos erros que havia cometido. Deus respondeu pedindo-lhe para fazer uma lista de seus erros num quadro-negro. Ele começou a escrever uma lista do que considerava serem "pecados menores". Para sua surpresa, tão logo ele escrevia, Deus apagava as palavras. Espantado, meu amigo ficou imaginando o que aconteceria com os "grandes" pecados. Começou a adicionar o que ele considerava serem ofensas mais sérias. Quase sem acreditar, ele viu que os erros também eram apagados. O que quer que ele escrevesse, Deus rapidamente apagava. Quando acordou do sonho, ele pensou no versículo bíblico acima, sobre tornar-se uma nova criação e sobre o amor de Deus, que é como o do pai pelo filho pródigo.
          Meu amigo acredita que Deus nos acolhe e apaga nossas transgressões tal como ele viu no sonho. Podemos confessar todas as más ações e pecados, tanto os grandes como os pequenos, pedir perdão e saber que Deus não somente os perdoa, mas os apaga como se nunca tivessem existido. Com nossa lousa limpa, somos novas criaturas.

Oração: Faze-nos dispostos a buscar-Te, ó Senhor, tanto quanto Tu estás disposto a nos receber. Abraça-nos. Como Teus pródigos voltam para casa, Senhor, perdoa-nos e ampara-nos em Teu amor hoje e sempre. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus promete nunca mais Se lembrar do nosso pecado. (Veja Jeremias 31.33-34.)

Autoria: William Louis Dike (Flórida, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"  - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 5 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Do desempenho à paixão

Leia:  Salmo 150

Entoai [ao Senhor] novo cântico, tangei com arte e com júbilo. Salmo 33.3

          Durante meus anos de escola, minha vida era dedicada a tocar violino. De dia eu tocava na orquestra da escola e à noite eu praticava em casa. Passava os verões em acampamentos para músicos ou no poço da orquestra ensaiando em produções teatrais locais. Por isso foi algo surpreendente que, após terminar a escola, eu tenha largado o instrumento, aparentemente para sempre. Eu estava exausta da prática constante só para conquistar uma posição mais destacada na seção de violinos ou uma melhor classificação no concurso seguinte.
          Não voltei a pegar no violino senão quase 15 anos depois, quando nossa igreja estava procurando músicos para tocarem num grupo de louvor. Para minha surpresa, dessa vez a experiência de tocar foi totalmente diferente. Utilizar meu instrumento para expressar meu amor e paixão por Deus fez com que tocar o violino fosse uma alegria, e não uma ocupação.
          Muitas vezes nós tratamos o que fazemos para Deus da maneira como eu inicialmente tocava o violino, com ênfase no desempenho. Ficamos tão concentrados no resultado de nossos esforços que simplesmente perdemos a alegria simples de servir a Deus da melhor maneira possível com os dons que recebemos. Quando permitimos que a paixão em nosso coração nos motive, em vez de procurarmos a aprovação humana, o que fazemos pode verdadeiramente trazer a glória ao Deus a que servimos.

Oração: Pai amado, graças pela oportunidade de louvar-Te com os dons que nos deste. Que possamos oferecer tudo que fazemos por paixão a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Servir a Deus deve ser uma alegria, não uma ocupação.

Autoria: Elaine L. Bridge (Ohio, EUA)

Conexão com a Vida: Procure, em sua igreja, uma maneira de fazer uso de alguma antiga habilidade.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Boas Ações

Leia: Hebreus 10.19-25

Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Hebreus 10.24

          Meu amigo Tom mudou-se recentemente para a Guatemala, como missionário. Tom serve em uma aldeia pequena e remota, onde supervisiona uma clínica de saúde que ajuda mulheres e crianças, especialmente, que enfrentam o desespero, a doença e a má nutrição. Alguns meses depois de Tom chegar lá, ele me enviou um pequeno suprimento de pulseiras de oração - pequenas faixas de pano feitas por mulheres da aldeia. Atei uma delas em meu pulso para me lembrar de orar pelo trabalho de Tom e pelo povo da Guatemala.
          Sempre que eu olhava para a pulseira ou me apercebia dela no pulso, eu sussurrava uma oração, pedindo encorajamento para Tom e que sua boa obra continuasse. Orei por Tom e pelo povo da Guatemala em alguns lugares bem interessantes - enquanto assistia a um jogo de futebol na faculdade, dirigindo meu carro e bebendo uma xícara de café pela manhã.
          O que aprendi foi o seguinte: nossas orações não têm que ser floreadas ou demoradas, mas, sempre que oramos pelas outras pessoas, isso pode incentivá-las a continuarem na boa obra que Deus preparou para elas.

Oração: Amado Deus, por favor, abençoa a boa obra de nossas famílias, amigos e congregação. Abençoa todas e todos que Te servem em lugares remotos e ergue os desanimados e desfalecidos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje, onde posso animar outras pessoas enquanto servem?

Autoria: Todd Outcalt (Indiana, EUA)

Conexão com a Vida: Descubra sobre as necessidades dos desabrigados das chuvas, no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, e veja até que ponto você pode se envolver para atendê-los.
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - A dádiva da nova vida

Leia: João 11.28-45

[Maria disse-Lhe:] Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. João 11.32

          Se Deus tivesse agido, nós não teríamos tido de suportar alguns de nossos próprios problemas. É tentador atribuir nossos problemas à lentidão da ação de Deus. Quando Jesus começou a chorar pela morte de Lázaro, alguém disse: "Não podia ele, que abriu os olhos do cego, ter impedido este homem de morrer?" Não podia Deus ter impedido que os problemas chegassem à nossa vida? Se Deus nos ama, por que sofremos? Por amor à multidão que estava à sua volta, Jesus orou e depois gritou para a sepultura: "Lázaro, sai!". Lázaro saiu, com as mãos e os pés envolvidos em panos. Ele encontrou uma vida nova, mas ainda estava constrangido, até que outros, às ordens de Jesus, o libertaram.
          Deus age de maneira constante e misericordiosa em nossa vida, embora muitas vezes nossa insensibilidade nos impeça de enxergar isso. Remover os "panos" dos nossos olhos requer prestar muita atenção, procurar a presença e a intervenção de Deus mesmo quando parece que nada está acontecendo. Podemos pedir e esperar que Deus atue de maneiras espetaculares, mas a maturidade espiritual vê Deus agindo no comum, no mundano e nos aspectos rotineiros de nossa vida. Quando conseguimos enxergar isso, podemos experimentar a vida nova que Cristo traz.

Oração: Ó Deus, perdoa-nos por acusarmos-Te de nos ignorar e abre nossos olhos à Tua presença e misericórdia. Que possamos tirar a venda dos olhos de outras pessoas para que elas vejam a vida nova que Tu ofereces. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje, procure a presença de Deus em todas as situações.

Autoria: William O. Paulsell (Kentucky, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Vamos Orar

Leia: Hebreus 11.1-16

Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. Mateus 17.20

          Tia Marion tinha oito filhos e uma família enorme. Era ela que todos nós procurávamos quando tínhamos alguma dificuldade ou preocupação, ou quando queríamos partilhar alguma boa notícia. Uma das muitas coisas que eu gostava nela era que, sempre que lhe telefonava com um problema, em algum momento ela dizia: "Vamos orar". E então fazíamos exatamente isso. Tia Marion acreditava em Deus.
          A Bíblia diz que orar faz uma grande diferença (Tiago 5.16); tia Marion conhecia essa verdade e sabia que podíamos contar com ela. Ela dava um bom exemplo de fé. Todas as manhãs, ela se sentava à mesa da cozinha com sua Bíblia, uma revista devocional diária e seu diário. A maioria das páginas desse último estava repleta não de relatos sobre preocupações e mágoas da vida, mas de versículos que ela tinha anotado para lidar com qualquer situação que enfrentasse.
          A fé não é tangível, mas uma maneira de ter fé é agir a partir da verdade da palavra de Deus. Isso pode tornar visível a nossa fé. Em circunstâncias desafiadoras, em vez de me concentrar nos problemas ou nas preocupações, posso ler a palavra de Deus, lembrá-la e refletir sobre sua verdade - algo que nunca muda. Deus pode nos ajudar a usar até uma pequena quantidade de fé para mover montanhas.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a ler a Tua palavra e nos lembrarmos do que tens a nos dizer sobre os problemas que enfrentamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A leitura da Bíblia nos oferece verdade e força.

Autoria: Juanita Davies (Nova Jersey, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão para o dia 1º de março - Dia do Cabelo Ruim?

Leia: Salmo 139. 13-18


Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. Salmo 139.14

          Havia feito um novo penteado e não me sentia à vontade. Era como se eu tivesse colocado um animal peludo em cima da cabeça. Quando acordei na manhã seguinte, sentia-me ainda pior. Queria poder ficar em casa o dia todo, mas havia uma celebração na igreja naquele dia. Gostasse ou não, tinha de ir.
          Quando cheguei à igreja, meu humor ainda era o mesmo. Mas ao longo do caminho comecei a pensar que meu penteado não era a única coisa que me fazia sentir péssima; outra coisa era minha falta de autoconfiança. Ao caminhar para a igreja, vi uma garotinha vindo na minha direção. Quando se aproximou de mim, ela disse: "Com licença, a senhora é linda". Surpresa, respondi: "Obrigada". E continuei a andar.
          Mais tarde pensei em como Deus nos fala de muitas maneiras diferentes e que Ele usou aquela garotinha para me animar. Deus acha-me linda. Não importa como me sinta, ainda assim fui criada à Sua imagem - e a imagem de Deus é maravilhosa. Essa imagem inclui a você e a mim!

Oração: Pai celestial, graças pelo Teu Espírito Santo que nos consola. Ajuda-nos a sempre saber quem somos por causa do Teu amor por nós. No poderoso nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Todos nós somos belos porque somos filhos de Deus.

Autoria: Khanyisile Ngwenya (Soweto, África do Sul)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.