Translate

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - As provações em nossa vida

Leia: Tiago 1.2-12

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses 4.6

          Depois que meu terceiro filho nasceu, fiquei dominada pelas emoções. Sentia-me abençoada por ter três meninos saudáveis e um marido amoroso, mas não conseguia me livrar do sentimento de tristeza. Seria depressão pós-parto? Falta de sono? Meses mais tarde, depois que a tristeza se transformou em desespero, dei entrada num hospital. Sentia-me humilhada, frustrada e zangada com o mundo, mas ficava no quarto árido sem conseguir chorar. Agarrei-me à minha Bíblia, sem querer largá-la, mas também sem força para abri-la. Uma enfermeira entrou. Ela sentou-se junto à minha cama, onde eu estava em posição fetal. Não conseguia olhar para ela. Calmamente, ela tirou a Bíblia de minhas mãos e abriu-a. "Não andeis ansiosos de coisa alguma", ela leu em Filipenses. Conforme ela continuou lendo, meu coração foi se acalmando e minha alma abriu-se. Sentamo-nos e choramos juntas. Pela primeira vez em meses senti a dor, a vergonha e a depressão saírem de cima de meus ombros. Mantenho esse versículo bíblico afixado em meu banheiro e leio-o todas as manhãs. Aquela enfermeira ajudou-me a entrar no caminho da recuperação. Ela tocou meu coração e ajudou minha alma a curar-se lendo para mim a palavra de Deus.

Oração: Deus amado, graças pelas pessoas que nos trazem o Teu consolo nos momentos de provação. Abençoa aquelas que falam as Tuas palavras de esperança e cura. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Busque a luz de Deus em qualquer lugar escuro.

Autoria: Whitney Wideman (Georgia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Plantas Produtivas

Leia: 1 Coríntios 3.1-9

Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. 1 Coríntios 3.8

          Toda primavera, planto cinquenta tomateiros. Normalmente, uso plantas pequenas, mas também compro algumas maiores, mais amadurecidas, para poder ter o prazer de comer tomates frescos mais cedo. No entanto, quando coloco os cinquenta tomateiros no solo, algumas das plantas não crescem. No inicio de meus anos de jardinagem, arrancava essas plantas e descartava-as, plantando outras em seu lugar.
          Um ano, em vez disso, decidi transferi-las para outra área do meu jardim. Desde então, surpreendo-me sempre com o fato de elas, que começam pequenas ou nem mesmo começam, muitas vezes crescem mais do que todos os outros tomateiros no jardim quando as mudo de lugar.
          Essa prática anual me faz lembrar o amor sem fim de Deus por nós. Deus dá a todos nós a capacidade de crescer, até nos tornarmos crentes produtivos, mesmo que não crescêssemos muito quando nossa fé era jovem. Sou grato por termos a oportunidade de amar a Deus e saber que Ele nunca desiste de nós. Igualmente, podemos ser como Ele e não desistir dos outros se também eles parecerem não estar crescendo em seu relacionamento com Deus.

Oração: Graças, ó Deus, por Jesus. Graças pelo conhecimento e entendimento que deste a cada um e a cada uma de nós. Ajuda-nos a buscar maneiras de incentivar quem está ao nosso redor, enquanto as pessoas crescem no ritmo que lhes é próprio. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nunca desiste de nós. Nunca!

Autoria: George David McIntosh (Arkansas, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Mais do que um guarda-chuva

Leia: Salmo 61.1-5

[O Senhor] cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Salmo 91.4

          Num dia de primavera, estava fazendo minha caminhada matinal pela trilha de costume. A meteorologia tinha previsto chuva para o dia, por isso levei o guarda-chuva comigo. Depois de caminhar algum tempo, a chuva começou, primeiro levemente e, depois, torrencial. Quase todas as pessoas correram para se abrigar. Continuei minha caminhada, junto com algumas outras almas corajosas, com os guarda-chuvas nas mãos e a água chapinhando sob nossos pés.
          Comecei a entender como, de modo semelhante, nós caminhamos pela vida, abrigados sob as asas de Deus. Certamente, sentimos o peso das tempestades da vida; nosso caminho é muitas vezes como uma pista cheia de obstáculos. Mas, ao longo de nossa jornada, podemos estar certos de que Deus estará sempre conosco.

Oração: Amado Deus amoroso, abriga e protege cada um de Teus filhos durante nossa viagem pela vida. Oramos com confiança, como Cristo nos ensinou: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"


Pensamento para o dia: Deus pisa as poças de água junto comigo.

Autoria: José M. Semidey Antonetti (Porto Rico)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O Pão Divino

Leia: Mateus 25.34-38

Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.João 6.33

          Certa manhã estava em casa, e lembrei que possuía uma quantidade de pão sobrando em minha geladeira e em algum momento iria jogá-los fora. Muitas pessoas passam fome, pois nada têm para comer. Moro em uma pequena cidade, na zona rural, onde raramente pode-se ver algum estranho passar em nossa comunidade. Pedi a Deus que enviasse alguém necessitado de alimento. Naquele momento ouvi uma voz me chamando. Qual foi minha surpresa quando olhei pela porta e um senhor pediu-me pão e água para lhe oferecer. Minha surpresa foi maior ainda, pois era exatamente o alimento que tinha ofertado a Deus. Imediatamente servi-lhe de comer e beber. Depois de fartar-se, agradeceu-me e disse: "Fique com Deus, vou orar pela senhora". Alegrei-me por ter saciado sua fome e refleti que Deus está presente em nossos pensamentos, que devemos estar sempre prontos a servir o próximo e necessitado.

Oração: Senhor, agradecemos-Te por ouvires os nossos pedidos, ajuda-nos a estarmos sempre dispostos a ajudar os necessitados. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O pouco torna-se muito para quem passa necessidade.

Autoria: Margarida Duarte (Agronômica, SC, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DOLLY


Por ser branquinha e fofa, colocamos o nome dessa poodle toy de Dolly. Ela fará 13 anos dia 29 de junho. Tem sido minha companheirinha por todos esses anos. Nasceu em nossa casa, mais especificamente em nossa cama, por isso sente-se dona de tudo.

Reflexão para o dia de hoje - A meu lado

Leia: Salmo 119.145-154

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1.9

          "Mãe, vem cá! Mãe!" Os gritos desvairados de meu filho de quatro anos acordam-me na escuridão. Com olhos injetados, corro para seu quarto. Ele teve um pesadelo e agora não consegue dormir. Falando suavemente, tento acalmar seus medos. Então, deito-me no chão ao lado da cama até que ele esteja descansando em paz novamente.
         Posso entender o que meu filho está sentindo. Sei o que é não conseguir dormir. Minha mente voa com as preocupações do dia, luta contra minha fé, preocupa-se com minha família, ansiosa com o que pode acontecer. Essas preocupações roubam-me a paz e o repouso. Somente pela palavra de Deus comecei a aliviar minhas ansiedades.
          Como meu filho, procuro palavras que me tranquilizem e quero saber que meu Pai amoroso - meu Pai celestial - está a meu lado. O Salmo 23 e Josué 1.9 lembram-me de que Deus está comigo, orientando-me, mesmo na hora mais sombria. Quando minha alma grita na escuridão, as palavras de Deus confortam-me e ajudam a libertar-me de meus medos. De manhã, posso acordar revigorada.

Oração: Amado Pai celestial, nós Te agradecemos por Tua palavra sagrada e pela promessa de estares sempre conosco. Ouve nossos clamores e concede-nos a paz e o repouso de que precisamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como sinto a presença de Deus em minha vida?

Autoria: Jody Suiter (Kansas, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Reino da Graça

Leia: Lucas 11.1-4

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.] Mateus 6.9-13

          Uma de minhas partes preferidas no culto matinal é orar o Pai-Nosso com a congregação. Orar pela vinda do reino de Deus e para que Sua vontade seja feita na Terra é particularmente significativo para mim - especialmente quando ouço centenas de pessoas expressando seu desejo de que Deus governe sua vida.
          Quando faço essa oração, quase todos os dias, lembro que preciso submeter minha vontade à de Deus diariamente. Embora para mim, às vezes, seja uma luta arranjar tempo para ajustar minha vontade à dEle, descobri que esse momento de oração é vital a cada manhã, quando me preparo para enfrentar os desafios de um novo dia.
          Mesmo assim, fico desapontado pelas muitas vezes em que não consigo alinhar minhas intenções à vontade de Deus. Mas também sei que parte do "pão nosso de cada dia" é o perdão e a força para resistir à tentação. E a cada dia experimento a disposição de Deus de deixar-me recomeçar - independentemente de quantas vezes eu falhe. Portanto, embora a oração de Jesus sirva de modelo de como orar, ela serve também como um canal da graça de Deus para a minha vida.

Oração: Deus amado, queremos que Teu reino vigore, mas frequentemente não conseguimos fazer a Tua vontade. Graças por Tua dádiva, que nos permite recomeçar sempre. Amém.

Pensamento para o dia: Diante de nossas falhas, Deus oferece-nos a chance de recomeçar.

Autoria: K. Jackson Peevy (Alabama, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 22/02 - Problema ou Possibilidade?

Leia: Romanos 8.35-39

A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam. Esdras 8.22

          Uma manhã, após uma violenta tempestade de outono, acordei e descobri que uma árvore enorme tinha caído em nosso quintal. Parada na janela da cozinha, observei a cena com desânimo. Quanto trabalho, pensei, imaginando a limpeza. Meu marido entrou e parou diante da janela, a meu lado. "Veja quanta lenha!", ele exultou.
          Senti-me imediatamente impactada por nossos diferentes pontos de vista. Enquanto eu via a árvore sob a perspectiva da sujeira e do dano que ela havia causado, meu marido olhava além e via as noites de inverno junto a uma lareira quente e crepitante. Vi um desastre; ele viu uma bênção.
          Quando confrontados com muitas provações, muitos de nós podemos ficar tão oprimidos pelo imediatismo do problema que não conseguimos antecipar qualquer possível benefício ou consequência positiva. No entanto, como cristãos e cristãs, podemos nos voltar para as muitas passagens na Bíblia que nos lembram de que Deus Se importa conosco e nos deseja o bem, mesmo em meio às provações. Onde os olhos físicos veem desafios, o olho da fé vê possibilidades.
          Mais tarde, nosso filho e nosso genro ajudaram meu marido a cortar, rachar e empilhar a madeira. Quando nos sentamos todos juntos para usufruir a refeição, a árvore caída não parecia um problema tão grande assim. Da mesma maneira, entre as provações de nossa vida, nossa fé pode nos dar uma nova perspectiva.

Oração: Ó Deus consolador, quando vierem as provações, ajuda-nos a lembrar que Te importas conosco e que desejas nos abençoar e ajudar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Todo término pode se transformar num recomeço.

Autoria: DeVonna R. Allison (Michigan, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O Servo Relutante

Leia: Lucas 11.5-10

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade". Colossenses 3.12

          O telefone tocou quando estava saindo de casa para os exercícios e o trabalho. Uma amiga estava doente e pedia-me para ir à sua casa para apanhar algumas flores e entregá-las. Pensei nos planos que tinha para o dia. Não haveria outra pessoa para ajudá-la? Talvez alguém que estivesse menos ocupada do que eu? Pensei em desculpas - muitas desculpas. Depois, comecei a pensar em como nossa sociedade se orgulha da ocupação. Mantenho-me ocupada, embora hoje esteja aposentada e pudesse relaxar mais. Na verdade, gosto de manter-me ativa.
          Enquanto dirigia para a casa de minha amiga, pedi a Deus que me ajudasse a mudar minha atitude e me tornar uma amiga mais alegre. Aos poucos, pude sentir a tensão se dissolvendo em meu corpo e a paz substituiu minha relutância. Quando terminei o curto percurso, estava me sentindo contente pelo favor que iria fazer.
          Nós não precisamos servir numa missão longe de casa para ajudar os outros. Deus nos oferece pequenas oportunidades todos os dias para servir alguém de alguma maneira. Oro para que Deus abra-me os olhos aos pequenos atos de bondade que posso fazer aqui mesmo e dê-me um coração amoroso para que eu sirva com alegria.

Oração: Deus amado, abre nossos olhos às oportunidades de Te servir ajudando outra pessoa. Dá-nos coragem quando agimos com timidez e consideração, quando achamos que temos ocupações demais para ajudar alguém necessitado. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Podemos ser as mãos e os pés de Deus para alguém hoje.

Autoria: Phyllis S. Church (Kentucky, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão para o dia 20 de fevereiro - O Pão Nosso de Cada Dia

Leia: Mateus 6.25-34

"Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações". Lucas 12.29

          Meu marido trabalha transportando madeira para a serraria. Certa vez, os muitos dias seguidos de chuva transformaram a estrada que leva à serraria num lamaçal, impossibilitando a circulação. Os dias foram avançando, até que nossos recursos financeiros e alimentos acabaram. Lembro-me de minha angústia ao pensar em nossos filhos. Em minha ansiedade, uma passagem do evangelho de Lucas me tranquilizou e me trouxe calma interior, lembrando-me de que Deus estava bem consciente de nossa situação.
          Reuni a família e nos sentamos em volta da mesa vazia. Ofereci uma oração e dei graças a Deus. Cinco minutos depois, a campainha tocou. Era uma vizinha a quem, na verdade, não conhecíamos, porque tínhamos nos mudado recentemente para aquela região. Ela trazia uma enorme quantidade de comida. E explicou que tinha convidado um grande número de pessoas para irem a sua casa naquele dia, mas que poucas tinham aparecido. "Vocês se ofenderiam se eu partilhasse esta comida com vocês, já que é simplesmente demais para nós?", ela perguntou.
          Senti-me como se estivéssemos vivendo a história de Jesus multiplicando os pães e peixes para Seus seguidores. A doação que recebemos foi como os 12 cestos que os discípulos juntaram. A comida que nossa vizinha nos deu nos sustentou até que meu marido conseguiu retomar seu trabalho. Deus está sempre consciente de nossas necessidades, e às vezes Sua resposta fiel e amorosa surge de maneiras assombrosas.

Oração: Nós Te agradecemos, gracioso Deus, pelo alimento que nos dás a cada dia e pelo Teu grande amor, que faz crescer o pouco que nós temos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Porque Deus é fiel, não precisamos ter medo.

Autoria: Neri Ruth Gattinoni (Buenos Aires, Argentina)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Amizade com Deus

Leia: Salmo 139.1-18

"Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim". Salmo 139.17-18

          Um amigo e eu vamos frequentemente a concertos, churrascos ou comemos bolo em um café. Apreciamos conversar. Contamos um ao outro nossas novidades, planos, tristezas e problemas. O tempo que passamos juntos nos enriquece como indivíduos e também nos permite conhecermo-nos melhor. Meu conhecimento das necessidades, interesses e desejos de meu amigo permite-me dar-lhe presentes que lhe agradam e lhe são úteis. Quando vejo sua reação, fico muito contente por ter conseguido escolher o presente certo.
          Minha experiência com esse amigo lembra-me que Deus nos conhece muito melhor do que nós conhecemos um ao outro. Ele sabe quando nos deitamos e quando nos levantamos. Às vezes nem precisamos articular nossos desejos ou necessidades; Deus já os sabe. Ele nos conhece perfeitamente! E, se somos capazes de dar presentes atenciosos e apropriados uns aos outros, quão mais atenciosos e apropriados não são os presentes que Deus nos dá!
          Todas as coisas boas em nossa vida vêm da amizade que temos com Deus. Nosso relacionamento diário com o Senhor nos enriquece, orienta e nos aproxima de Suas promessas.

Oração: Deus amado, graças por seres nosso amigo. Que o tempo que passamos conTigo possa ser de alegria, enriquecedor e transformador. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A amizade com Deus é nosso mais alto chamado.

Autoria: Irina Ivanova (Pskov, Rússia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O Dia das Coisas Pequenas

Leia: Eclesiastes 3.1-13

"Quem despreza o dia das coisas pequenas?" Zacarias 4.10

         "Mãe! Estou entediado!" Essa exclamação veio de meu filho de 12 anos, quando ainda só haviam se passado duas semanas das férias de verão. Ele, certamente, seria uma resposta à pergunta feita pelo profeta Zacarias: "Quem despreza o dia das coisas pequenas?". Francamente, qualquer um de nós pode ficar entediado com as coisas comuns. Para mim, os dias "das coisas pequenas" são aqueles em que nada de incomum acontece. Podemos ansiar por excitação, mas melhor seria que aprendêssemos a apreciar os dias em que nada de incomum acontece - dias de coisas pequenas.
          Ao longo de minha vida, vi alguns dias difíceis em que pessoas que eu amava se machucaram ou morreram. Se pudesse escolher entre viver esses dias e os comuns, escolheria sempre os comuns. Podemos decidir apreciar manhãs em que não temos nada de incomum para viver, nada fora do rotineiro. Vamos trabalhar, voltamos para casa, jantamos, talvez participemos de atividades da igreja ou ajudemos os filhos com os trabalhos escolares. Então, preparamo-nos para ir para a cama para uma boa noite de sono, no lar que Deus providenciou para nós. Nessas noites, podemos nos lembrar de agradecermos ao nosso Deus extraordinário que caminhou conosco durante mais um dia comum.

Oração: Pai amado, nós Te agradecemos por todos os dias comuns de nossa vida. Ensina-nos a viver cada um deles para Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Graças, ó Deus, pelos dias comuns, cada um deles.

Autoria: Harriet Michael (Kentucky, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - AME

Leia: 1 João 1.8-2.2

"Se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo". 1 João 2.1

          Minha amiga Brandy leciona para a segunda série. Um dia, durante as aulas, uma aluna mostrou-lhe algo que tinha acabado de desenhar. O desenho não estava muito bom e Brandy perguntou à menina se ela achava que tinha feito seu melhor. E ela respondeu: "Vamos simplesmente amá-lo". Quando Brandy pediu que ela explicasse a resposta, a menina disse que, já que não havia nada que ela pudesse fazer quanto ao desenho, só lhe restava "amá-lo" e tentar fazer melhor da próxima vez.
          Gostaria que minhas reações a meus próprios esforços frustrados fossem mais como os daquela criança. Em vez disso, quando cometo um erro, tendo a ficar abatido. Por que fui fazer uma coisa dessas?, pergunto-me. Era de se esperar que eu fosse um cristão, mas sou um impostor! Nesses momentos, preciso me lembrar de que, mesmo sendo novas criaturas em Cristo, ainda somos humanos. Todos nós podemos sucumbir à tentação. Felizmente, Deus é misericordioso. A Bíblia diz que Jesus Cristo, o filho de Deus, fala em nossa defesa. Por meio da cruz, Jesus pagou o preço por nossos pecados. Quando pedimos perdão, Deus nos ama e nos dá uma segunda chance.

Oração: Deus amoroso, graças por Tua graça e misericórdia. Por favor, perdoa nossos pecados e ajuda-nos a nos tornarmos melhores discípulos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O amor de Deus cobre todos os nossos pecados.

Autoria: Travis Mamone (Maryland, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Convidado ou não

Leia: Jeremias 29.4-7

"Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz". Jeremias 29.7

          Há vários anos, meu marido e eu nos mudamos de uma cidade agitada para uma cidade universitária calma, para nos tornarmos hospedeiros. Passamos da aposentadoria total a dias atarefados, recebendo hóspedes, cozinhando e limpando. Mas nós gostávamos muito de conhecer pessoas e sentíamos que Deus tinha nos levado a isso como um ministério. Mesmo assim, às vezes, perguntava-me sobre o nosso propósito aqui. Então, encontrei as palavras de Jeremias que lemos hoje.          
          Preparamos um passeio no jardim e plantamos um canteiro de flores para que hóspedes e residentes pudessem apreciá-lo. Também começamos a orar por nossos vizinhos. Suas preocupações são um microcosmo das que estão por todo lado - relacionamentos desfeitos, problemas de saúde, desemprego, falecimentos. As celebrações também são conhecidas - casamentos, recuperação da saúde, emprego recompensador, nascimentos. Depois de três anos, sentíamo-nos em casa nesse pequeno lugar para onde Deus nos havia levado.
          Então, meu marido foi atingido por uma doença terminal e, no espaço de dois meses, tinha partido. Às vezes, clamo a Deus: "Por que o Senhor nos trouxe para cá e depois me deixou sozinha, sem Roy?". Mas Isaías 54.5 responde: "Porque o teu Criador é o teu marido; [...] ele é chamado o Deus de toda a terra". E o Salmo 46.1 promete: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação". Em memória de meu marido, Roy, coloquei no jardim uma placa que diz: "Convidado ou não, Deus está presente". Encontro-me com Deus em nosso jardim e continuo a orar por meus vizinhos.

Oração: Ó Deus, graças por estares conosco onde quer que habitemos. Sustenta as pessoas que estão de luto e transforma sua dor em alegria. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Independentemente de onde estejamos, Deus nos convida a orar por quem está perto de nós.

Autoria: Brenda Coffman (Illinois, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Obediência pela metade

Leia:  Lucas 3.7-17

"[João Batista disse]: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo". Lucas 3.11

          Numa noite de inverno, Joe, um dos amigos de meu filho, David, veio à nossa casa para levá-lo a um concerto. Cumprimentei-o e perguntei: "Como você está?". Soprando as mãos, ele disse: "Está um frio terrível esta noite; minhas mãos estão geladas!". "Espere só um minuto", disse. Fui ao quarto buscar um par de luvas e entreguei-lhe. Com um sorriso, disse-lhe: "As Escrituras dizem que se você tem um par extra de luvas, empreste-as a quem não tem nenhuma. Fique com elas até o calor retornar".
          Depois que eles saíram, fiquei perturbado com o que eu havia dito. João Batista não disse "empreste" - ele disse: "dê". Olhei para a passagem em Lucas e percebi que tinha obedecido ao ensinamento apenas pela metade. Em tempos de desemprego elevado, em que famílias estão sofrendo a execução das hipotecas de suas casas, Deus nos chama a uma generosidade radical.
          Fico feliz porque muitas igrejas, incluindo a minha, têm programas de alimentação para os pobres; algumas fornecem roupa grátis ou por preços muito baixos; e algumas se empenham em prover abrigo aos sem-teto. Na outra vez que vi Joe, disse-lhe: "Fique com as luvas. Citei erroneamente a Bíblia; ela diz para dar, não só emprestar". Fiz isso porque acredito que viver pela palavra de Deus é o caminho para a vida.

Oração: Deus vivo, ajuda-nos a escutarmos em nossa mente e nosso coração o pleno significado de Tua palavra e dá-nos a graça de viver conforme a Tua verdade em cada minuto de nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus quer que nós demos generosamente, de mãos abertas.

Autoria: Fred Cloud (Tennessee, EUA)

Conexão com a Vida: Contate o albergue mais próximo de você e ofereça roupas quentes para os que delas necessitem.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O Bastante?

Leia: 1 Timóteo 6.6-12

"Melhor é o pouco, havendo temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação". Provérbios 15.16

          Recentemente, li no jornal sobre como meu país foi afetado pela crise econômica global. O artigo mencionava o rendimento per capita no país. Quando comparei meu salário àquele valor, descobri que ganho menos do que a média. Meu coração encheu-se de tristeza. Acho que minha esposa e eu somos pobres, pensei. Embora estejamos no mesmo barco que 100 milhões de outras pessoas em meu país, outros 100 milhões de pessoas têm uma vida mais rica e tranquila.
          Mas será mesmo verdade que os 100 milhões de pessoas cuja renda é superior à minha têm uma vida tranquila? A passagem em 1 Timóteo 6.6-12 nos fala do contentamento, o que significa que usufruo toda a graça de Deus, que foi-me dada sem comparar-me a outras pessoas. Também me lembro de que, segundo Provérbios 15.16, "melhor é o pouco, havendo temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação".
          Por enquanto, minha esposa, meu filho de dois anos e eu temos uma refeição diária. Nunca tivemos de pedir pão. Temos o que precisamos. E sabemos que Deus nunca nos abandonará. Peço ao Todo-Poderoso que me perdoe por me preocupar com o futuro de meu lar. Quero lembrar que a mão de Deus está sobre minha vida.

Oração: Deus amado, pedimos Tua misericórdia. Ajuda-nos a não nos preocuparmos e a confiarmos que Tu provês. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nunca nos abandona.

Autoria: Bayu Probo (Jacarta, Indonésia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Quem é meu próximo?

Leia:  Lucas 10.25-37

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Mateus 22.39

          Todos os domingos, durante o culto, nosso pastor convida as crianças a virem à frente para um momento especial juntos. Uma vez, ele perguntou-lhes do que elas precisavam para viver. "Comida", respondeu uma. "Água" e "casa" foram outras sugestões. Então, uma menina disse com firmeza: "Um vizinho". Murmúrios de concordância ecoaram pelo santuário e meus olhos se encheram de lágrimas.
          Meu coração percorreu os rostos de vários vizinhos em minha vida. Uma senhora idosa sempre teve tempo para meus dois filhos quando eles batiam à sua porta para uma visita. Ela partilhava seu amor pelas flores e as receitas herdadas de sua avó tornaram-se as preferidas de nossa família. Quando nos mudamos para o outro lado da cidade, uma nova vizinha trouxe uma travessa cheia de sanduíches, no dia da mudança, para nos dar as boas-vindas no bairro. Seu espírito calmo tornou-se uma fonte de força para minha família.          
          Os atos silenciosos de bondade de outros vizinhos vieram-me à cabeça. Em sua amizade e graça, vi os atos de Cristo. Meus pensamentos voltaram-se para as palavras de Jesus sobre o amor ao nosso próximo. Foi reconfortante lembrar amigos especiais, mas algumas perguntas se levantavam: Que tipo de vizinha era eu? Estarei mostrando o amor de Jesus aos que surgem em meu caminho, como outros fizeram por mim?

Oração: Graças, Senhor, por nos ajudares a nos tornarmos vizinhos e vizinhas mais amorosos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus pode falar por meio dos atos de bondade.

Autoria: Anne Cole Aker (Virgínia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL

Não consigo entender como um programa desses pode estar em sua 11ª edição. Sendo que não me considero tão exigente assim com programações televisivas, fica difícil compreender como as pessoas dão ibope para tal programa. Sem contar os pais que permitem que crianças assistam ao BBB.  É demais para mim! Mesmo não assistindo, vislumbro os acontecimentos pelas chamadas entre as programações da emissora, bem como pelos anúncios na internet.

Que me desculpem os seguidores do BBB, porém, mesmo a tv aberta tem coisas mais interessantes para se ver. A inversão dos valores morais que se observa nessa programação é o que há de mais perverso. A banalização do sexo chega a um extremo inimaginável.

Fico abismada com a Rede Globo, emissora com capacidade de gerar programação de alto nível, colocar em sua grade e com tamanho estardalhaço, esse tipo programa. E o Pedro Bial? Repórter com capacidade indiscutível, se prestar a um papel de condutor da morte do bom senso e da cultura? E ainda chama os habitantes da "casa" de heróis?

Que tipo de heróis? O que fizeram ou fazem para merecer tal título? Será que tirar a roupa, entregar-se aos mais variados tipos de insinuações sexuais ou, ultimamente, ao sexo explícito; imoralidades de todo o tipo, fofocas cruéis são atos de heroísmo?

Herói para mim foi meu pai que lutou bravamente saindo de uma cidade pequena e sem recursos, aventurando-se em um estado e cidade estranhos, quase passando fome para poder oferecer um futuro melhor à família. Estudando e trabalhando, chegando em casa pela madrugada com sua marmita pela metade para poder dividir com os filhos uma comida diferente. Enfim, conseguindo vencer. Isso é ser herói!


Heróis serão as crianças e adolescentes expostos ao BBB e ainda assim desenvolverem atitudes de respeito e admiração para com o próximo; cultivarem o sexo como complemento do amor; entenderam a amizade sincera como necessária para uma convivência social sadia e equilibrada.


Fico pensando com que lentes estamos vendo o mundo. Será que as minhas lentes estão destorcidas; será que fiquei ultrapassada? Seria assim mesmo que as coisas teriam de acontecer? Ou então, as lentes de uma grande maioria estão quebradas!


Socorro!! Quem poderá nos defender?


Reflexão para o dia de hoje - Decisões, decisões!

Leia: Mateus 18.21-35

"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". Romanos 12.21

          Meu amigo César tinha uma decisão a tomar: deveria ele ajudar alguém que o havia magoado e difamado? Ele decidiu pôr de lado o que havia acontecido entre eles no passado. Com humildade e amor cristão, ele olhou para além da animosidade e mostrou à outra pessoa o amor que o Espírito Santo havia derramado em seu coração. O amor triunfou sobre o ressentimento.
          Nas Escrituras, nós encontramos pessoas enfrentando decisões parecidas. O rei Davi teve a oportunidade de destruir Saul. Mas, em vez disso, ele disse: "O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor (...) ao ungido do Senhor" (1 Samuel 24.6). Jônatas decidiu desafiar seu pai ficando do lado da justiça e defendendo Davi.
          Frequentemente, nós também somos confrontados com desafios e decisões importantes. Algumas têm um impacto duradouro. A cada dia, podemos decidir conscientemente se queremos servir a Deus ou a nós mesmos. A escolha de Deus encherá nosso coração de alegria.

Oração: Amado Deus, que desejemos fazer a Tua vontade. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"


Pensamento para o dia: Qualquer decisão oferece uma oportunidade de servir a Deus.

Autoria: Andria D. Amore Chinea (Tennessee, EUA)

Conexão com a Vida: A cada vez que você enfrentar uma escolha nas próximas 24 horas, pare por alguns segundos para considerar como isso pode servir aos propósitos de Deus.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O "Não" de Deus

Leia:  Isaías 55.6-13

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senho"r. Isaías 55.8

          Depois de seis meses de desemprego, meu marido, David, tinha uma entrevista para o emprego "de seus sonhos". Ele estava quase certo de que o conseguiria. Quase, então, recebeu uma carta de recusa. Nunca tinha visto David tão abatido. Como podia aquilo ter acontecido? Nós havíamos confiado em Deus, e agora tudo o que podíamos fazer era sofrer a tortura da rejeição.
          Um mês depois, lemos no jornal que aquela empresa tinha fechado seus escritórios. Se David tivesse conseguido o emprego, teria voltado para a fila do desemprego no espaço de 30 dias. O que pensávamos ser terrível, Deus transformou num bem. Pouco depois, David conseguiu um emprego mais perto de casa e tem estado contente pelos últimos cinco anos.
          Quantas vezes entendemos um aparente "não" às nossas orações como uma evidência de que Deus não Se importa conosco? Nada poderia estar mais longe da verdade! O apóstolo Paulo escreveu: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8.28). O que achamos ser bom para nós pode não ser nada bom, e o que parece ser terrível num momento pode abrir uma porta para algo melhor. Deus nos conhece tão completamente que mesmo uma resposta negativa pode ser para o nosso bem.

Oração: Deus amado, ensina-nos a paciência enquanto esperamos por Ti, confiando em Tua infinita sabedoria. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Com Deus, um "não" pode ser um passo rumo a algo ainda melhor.

Autoria: Toni Wilbarger (Ohio, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Maturidade Espiritual

Leia:  Mateus 25.14-30

"[Paulo escreveu:] Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino". 1 Coríntios 13.11

          Quando minha filha tinha cinco anos, pedi que ela lavasse a louça. Ela lavou-a, pôs tudo em ordem e chamou-me. Quando entrei na cozinha, elogiei-a por ter feito seu trabalho tão bem. Ela disse: "Agora, sou uma dona de casa, certo?". Nós sorrimos e nos abraçamos. Vi que ela estava feliz por estar crescendo e fiquei orgulhoso dela.
          Num sentido muito mais significativo, o Senhor fica contente ao ver que nos tornamos cristãos maduros e bons administradores de nossos dons, capacidades e recursos espirituais. Nosso Pai celestial alegra-se quando crescemos espiritualmente e usamos nossos dons de modo mais pleno. No início, aprendemos a fazer muitas coisas por nós mesmos, suprindo nossas próprias necessidades, as de nossa família e apoiando nossa igreja. Depois damos a outras pessoas, famílias e igreja.
          Quando crescemos no uso de nossos dons e talentos, podemos abençoar as pessoas à nossa volta, nossa cidade e o mundo inteiro. É uma alegria ver nossos filhos aprenderem a serem responsáveis. Também é uma alegria ver pessoas adultas amadurecerem em todas as esferas de sua vida. E uma alegria especial é ver as igrejas crescendo e "levando as pessoas à fé em Cristo". Quando crescemos, como se espera de nós, o Senhor nos olha do céu e Se alegra.

Oração: Graças, ó Deus, por nos ajudares a deixar para trás nossos modos infantis e amadurecermos como cristãos e cristãs. Ajuda-nos a trazer-Te alegria. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O Senhor Se alegra quando amadurecemos espiritualmente.

Autoria: Eduard Khegay (Moscou, Rússia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O Presente de Daisy

Leia: Lucas 21.1-4

"[Jesus disse:] Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também". Lucas 6.38

          Isto não pode estar certo, pensei comigo mesma, enquanto observava o ambiente com desconforto. À minha frente, havia um trailer velho e enferrujado, rodeado de carros deteriorados, objetos quebrados, garrafas vazias e ervas daninhas. Como uma das pessoas responsáveis pela Santa Ceia em minha igreja, uma vez por mês eu levo a comunhão a pessoas que não podem sair de casa. Daisy era uma nova pessoa em minha lista.
          Quando bati à porta, uma senhora de cabelos brancos, apoiada pesadamente numa bengala e usando um roupão de banho esfarrapado, me cumprimentou. "Entre", sorriu ela, e eu entrei numa sala modesta com mobília surrada. Numa outra visita, Daisy me contou sobre um presente maravilhoso que tinha acabado de receber. "Minha sobrinha me deu 50 dólares - imagine!" Isso, de fato, era riqueza para Daisy. "O que você vai comprar?", perguntei-lhe. "Estava pensando em comprar roupas", disse ela, "mas resolvi passar um cheque para a igreja e pedir que o repassem ao orfanato. Eu não posso fazer muito, mas isso eu posso fazer." Fiquei espantada. Enquanto voltava para casa, reavaliei minha decisão de diminuir minha oferta à igreja. Daisy me mostrou o que realmente significa dar.

Oração: Santo Deus, ajuda-nos a doar como desejas - uma boa medida, recalcada e transbordante. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Até na escassez podemos encontrar formas de dar.

Autoria: Linda Ross (Califórnia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Perseverança Espiritual

Leia: 1 Coríntios 9.24-27

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível". 1 Coríntios 9.24-25

          Para participar de uma maratona, tenho de disciplinar minha mente e meu corpo, preparando-me para a corrida. Todas as manhãs, saio antes do nascer do sol, treino correndo por oito quilômetros. Admito que, em certas manhãs, optaria por ficar na cama. No entanto, sei que se não me preparar bem não conseguirei enfrentar o desafio no dia da corrida.
          Minha vida espiritual - especialmente minha vida de oração - envolve uma disciplina semelhante. Quando estou disposto a me encontrar com Deus diariamente, consigo "completar a corrida" com fidelidade e, no final, receberei minha recompensa. O viver diário como cristão requer empenho, força de caráter e confiança na ajuda do Espírito. Às vezes, a negatividade e o desânimo podem obscurecer o bem que Deus nos traz todos os dias. Nesses momentos, posso confiar na promessa de Deus, expressa por meio de Paulo em 1 Coríntios, de que Ele me ajudará a enfrentar cada dia até que eu atinja a linha de chegada.

Oração: Deus amado, por favor, toma nossas mãos nas Tuas enquanto atravessamos este dia. Ajuda-nos a confiar que Tu nos darás a força para seguir a Cristo dia após dia. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como me preparo para fazer essa corrida com fidelidade?

Autoria: Terri Meehan (Surrey, Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O Pintassilgo

Leia:  Mateus 6.9-15

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará". Mateus 6.14

          O inverno, aos poucos, começava a abrandar sua força sobre a paisagem do Kentucky. No clima mais quente do início de março, os sinais de vida, em breve, apareceriam. No entanto, um barulhinho desconhecido continuava a se repetir pela casa ao longo desses últimos dias de inverno. O que era? Um pintassilgo macho estava ocupado, defendendo seu território contra um rival. Mas ele não se dava conta de que o rival era ele mesmo. O pássaro estava corajosamente protegendo seus interesses contra seu próprio reflexo em nossa janela da frente.
          Meu divertimento inicial com essa situação se transformou em pena. Esse pássaro bobinho não percebe que está lutando contra si mesmo, pensei. Mas, um dia, enquanto estava parado no trânsito, de repente me dei conta de que eu, às vezes, sou como aquele pintassilgo. Eu também luto comigo mesmo, defendo meu próprio território contra mim mesmo. Mas, no meu caso, o território é a falta de perdão e o apego ao ressentimento.
          Como o pintassilgo lutando contra seu reflexo, minha recusa a desistir de meu território de falta de perdão é um esforço inútil. O pintassilgo nunca vencerá e nem eu. Às vezes, muitos de nós temos dificuldade de abandonar nossos ressentimentos. E, como o pintassilgo, não conseguimos perceber que estamos nos magoando inutilmente. A única maneira de vencermos o desvitalizador problema da falta de perdão é entregá-lo a Deus. Se estivermos dispostos a perdoar as pessoas, temos Sua promessa de perdão. Já não desperdiçamos mais energia lutando contra nós mesmos.

Oração: Ó Deus, graças por Tua promessa de perdão. Dá-nos a força e a vontade para perdoar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O perdão traz libertação e alívio a quem perdoa.

Autoria: Gregory Rose (Kentucky, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Um Pai Misericordioso

Leia:  Salmo 107.1, 23-32

"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo - pela graça sois salvos". Efésios 2.4-5

          Convivo com a depressão crônica e costumava sofrer de culpa. Achava que Deus estava sempre zangado, contando meus pecados e ansioso por me castigar, até que, uma noite, Ele Se revelou a mim como um pai gentil. Estava colocando meus filhos na cama depois de um longo dia. Dei-lhes um beijo e desejei-lhes boa-noite. Quando me voltei para sair do quarto, senti-me dominada pelo tamanho do meu amor por eles. Quase imediatamente, senti que Deus me falava ao coração: "Então, por que você não acredita que Eu a amo, minha filha?". Percebi que Deus me ama incondicionalmente, como amo meus filhos. Quando eles fazem algo errado, não deixo de amá-los. Corrijo-os, oriento-os de volta ao caminho correto; e quando eles se arrependem perdoo-os.
          Deus é um pai misericordioso, que me ama mesmo quando peco. Embora Se aborreça com alguns de meus atos, Deus guia-me com amor. Quando me arrependo, Ele Se alegra e perdoa-me. Ainda sofro de depressão, mas agora sei que tenho um Pai que Se importa comigo, que caminha ao meu lado nos momentos sombrios e ama-me apesar do que sou.

Oração: Amado Deus, Tu és misericordioso e bondoso. Graças. Ajuda-nos a refletir Teu amor às pessoas à nossa volta de maneira que elas possam conhecer Tua imensa bondade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O amor de Deus nunca falha.

Autoria: Rachel Lerch (Ontário, Canadá)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - O Gracioso Amor de Deus

Leia: Isaías 43.1-3

"[O Senhor disse a Paulo]: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza".
 2 Coríntios 12.9

          Um lençol de neve fresca deixou a via de acesso dos carros tão congelada que eu escorreguei e caí, machucando o ombro. A cura se processou lentamente, mas nunca foi completa. Passaram-se meses. As orações por minha plena recuperação pareciam continuar sem resposta. Então, me lembrei de como o apóstolo Paulo orou a Deus, pedindo-Lhe que afastasse sua dolorosa aflição, seu "espinho na carne". Mas Deus não curou Paulo. Em vez disso, Deus lhe disse: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza".
          De vez em quando, meu ombro ainda me dá problemas, mas encontro força quando me lembro das palavras de Deus a Paulo. Em cada momento de dor, essas palavras me fazem lembrar que Deus está sempre comigo. O Seu amor me dá força, mesmo quando sinto a fragilidade de meu ombro. Podemos sofrer aflições físicas, a perda de uma pessoa amada ou de um emprego, ou o estresse de um relacionamento. Podemos orar por alívio e esperar que o Senhor responda. Mas, sempre que suportamos um desafio permanente, podemos encontrar força na certeza de que Deus nos ama e cuida de nós.
          Com essa garantia, podemos dizer como Paulo: "Quando sou fraco, então é que sou forte" (2 Coríntios 12.10). A força de Deus nos leva à vitória por meio de nossa fragilidade.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a sentir em nós Teu poder durante nossos momentos de luta e dor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Mesmo não sendo perfeitos, podemos ser fortes.

Autoria: Gerald W. Bauer (Ohio, EUA)

Texto extraido do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MG



São João Nepomuceno é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Fica localizado na microrregião de Juiz de Fora, por sua vez localizada na mesorregião da Zona da Mata mineira.São João Nepomuceno é também chamado de "Cidade Garbosa"  e tem como lema "Juntos Podemos Mais". Sua população é de 25.062 habitantes de acordo com o IBGE de 2010. Fica distante 322 Km da capital Belo Horizonte.

É em São João Nepomuceno que fica localizado o suntuoso Castelo Monalisa, de propriedade do deputado federal Edmar Moreira, que se tornou bastante notório depois das denúncias de enriquecimento ilícito e de sonegação de impostos sofridas por este.

A cidade foi fundada por volta de 1800 por Guarda Mor Furtado, em sua fazenda com o nome de Roça Grande, onde ele com mais alguns importantes coronéis e barões deram início à construção da Capela do Rio Novo de baixo, onde atualmente fica a Igreja Matriz. O nome do município foi dado em homenagem ao santo checo Ján Nepomucký, dos quais eram devotos os seus fundadores.

Atualmente, São João Nepomuceno tem cinco distritos, são eles: a sede; o de Carlos Alves – com as comunidades de Machado e Vargem Grande; Ituí – com as comunidades de Araci e Boa Vista; Taruaçu – com as comunidades de Cruzeiro e Cafés; e Roça Grande, totalizando uma área de 407,23 km².

A cidade tem 21 bairros: Alto dos Pinheiros, São Sebastião, Caxangá, Santa Terezinha, Centenário, Centro, Três Marias, Santo Antônio, São Cristóvão, São José, Lourdes, D. Isabel, Vila Carlos Soares, Santa Rita, Cidade Nova, Bosque dos Eucaliptos, Stiebler, Xangrilá, Bosque dos Ypês, Dom Bosco e Vila Régia.

A cidade é referência nacional no ramo do vestuário, contando com marcas fabricadas em suas indústrias, marcas essas próprias ou em termos de facção como Lápis de Cor, Bora Bora, Ecletic, Liliputi, Aldeia dos Ventos, Alphabeto, Enjoy, Toulon, Erotikil, Redley, Quiksilver, Esquadra dentre outras.

Além do Carnaval que é muito falado por todo o Estado de Minas Gerais, no turismo, a cidade aposta no turismo rural, onde fazendas, florestas, represas e principalmente cachoeiras, enchem os olhos dos visitantes.  Na zona rural, a cidade conta com belas cachoeiras que sempre estão lotadas, principalmente as mais famosas que são a Cachoeira de Ituí, a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira do Evaristo. Nos entornos do distrito de Roça Grande, é muito comum encontrar vários Pesque-Pague, onde famílias inteiras ou as vezes um grupo de amigos se juntam e vão descansar no fim de semana com uma breve pesca e um peixe frito. Uma boa opção  é  subir a pé, ou de carro os grandes  morros que circundam a cidade, para se deslumbrar de toda a vista que eles fornecem, basta se informar onde estão os principais pontos altos da cidade e entorno, que são o Morro da Torre(5 km do centro), a Serra dos Núcleos(9 km do centro) e a Pedra Relógio(no Município vizinho de Descoberto.RPPN-Reserva Nacional do Patrimônio Particular).

Na zona urbana, os pontos para turismo são as belas e antigas Igrejas e Capelas, além de imponentes prédios como o prédio da Escola Municipal Cel. José Brás, as antigas Instalações da Fábrica de Tecidos Santa Marta, a Antiga Ferroviária (onde hoje funciona uma biblioteca, uma lanchonete e a rodoviária municipal), entre muitos outros.

Entre vários cidadãos notórios está Heleno de Freitas (1920—1959), futebolista, com passagem pelo Botafogo-RJ, Boca Juniores-Arg, Vasco-RJ, entre outros,  foi o maior ídolo do Botafogo antes de Garrincha. Consta também Lara Romero - Personagem de Suzana Vieira em [[Cinquentinha].

E o melhor de tudo -  é a cidade onde eu nasci e onde estão todos os meus queridos familiares. Amo São João!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Bênção por meio da obediência

Leia:  Mateus 4.18-22

"Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto". Hebreus 3.7-8

          Quando era estudante, ouvi o chamado do Senhor para abraçar o ministério pastoral, mas fugi dele. Com o tempo, tive dois filhos. Nesse ponto, de acordo com minha própria conveniência, achei que estava tudo certo; não estava aberto ao chamado de Deus. Dezoito anos depois, escutei Cristo dizendo-me: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mateus 4.19). Que absurdo, pensei. Mas, quanto mais tentava ignorar a orientação, mais esse versículo ressoava em minha mente. Protestei: tinha uma família; não tinha economias; não sou um orador eloquente. Mas as palavras das Escrituras continuavam a ressoar em minha mente. Ao fim de minha luta, quando finalmente me rendi, eu disse: "Se podes usar-me, entrego-me a Ti". Experimentei uma paz indescritível.
          Hoje, com mais de 40 anos, deixei para trás meu cargo secular. Os três anos de formação e estudos no seminário foram difíceis, mas recebi inúmeras bênçãos. Minhas necessidades foram atendidas de forma verdadeiramente milagrosa. Mais do que qualquer outra coisa aprendi a confiar completamente em Deus. Foi um começo tardio, mas esses anos de trabalho secular foram necessários para mim; eles me ensinaram muito do que hoje utilizo em meu ministério.
          Nada é desperdiçado na obra de Deus. Podemos escutar e obedecer ao chamado de Deus sem receio. Quando confiamos no Senhor e damos o primeiro passo, vemos a grande obra de Deus.

Oração: Amado Deus, dá-nos fé para humildemente ouvirmos e obedecermos à Tua voz. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Tudo em nossa vida pode ser usado para servir a Deus.

Autoria: Makoto Nose (Tóquio, Japão)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Ensinando pelo exemplo

Leia:  1 Timóteo 4.6-16

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza". 1 Timóteo 4.12

          Aprendi muitas lições com minha filha de seis anos. Um dia, pedi a ela que desligasse a ventilação. Ela o fez usando o pé. Na cultura tailandesa, os pés são considerados a parte mais inferior do corpo e nunca se apontam ou se usam os pés para tocar em nada. "Por que você usou o pé?", perguntei. "Eu a vi fazer assim", respondeu ela. A resposta dela me deixou mais atenta a meus atos.
          O comportamento dos pais e mães influencia as criancinhas. A partir de suas experiências diárias dentro da família, as crianças aprendem e refletem os atos paternos e maternos. Nós, às vezes, achamos que nossos atos são insignificantes demais para ser notados "por alguém", mas não é assim. O mesmo vale para a nossa fé e prática cristãs. Deus quer que nós sejamos a luz do mundo. Devemos ser exemplos para quem nos cerca, ao expressarmos "amor, fé e pureza" em nossos diálogos e comportamentos do dia a dia.

Oração: Amado Senhor celestial, onde quer que estejamos e o que quer que façamos, que sejamos um exemplo do amor de Jesus Cristo. No nome dEle oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Será que as outras pessoas podem ver Cristo em meus atos?

Autoria: Adisorn Mathusawan (Província de Chiang Rai, Tailândia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Um toque de Jesus

Leia:  Mateus 9.18-26

"E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás [de Jesus] e lhe tocou na orla da veste; porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada". Mateus 9.20-21

          Parte de meus cinco anos de serviço num navio da marinha norte-americana incluiu três exercícios militares de seis meses. A cada vez que partia, tinha saudades de minha família e ansiava pelo dia em que estaríamos juntos novamente.
      De tempos em tempos, o correio chegava, trazendo cartas e fotos de minha esposa. Às vezes, nós parávamos em algum porto, de onde conseguia telefonar para ela. Os pequenos contatos com minha esposa faziam uma conexão que transformava minha tristeza em alegria.
          Vejo uma ligação entre minha atitude no mar e nossas atitudes na vida cristã. Nós ansiamos por uma ligação com Cristo, mas, no meio-tempo, podemos sentir solidão ou até abandono. Mas não estamos sozinhos. Cristo nos deixou muitas formas de tocá-lO. Como minha esposa, Cristo nos envia cartas de amor por meio da Bíblia e imagens na criação. Cristo nos oferece a amizade com os outros filhos e filhas de Deus, e sempre tem uma linha aberta para podermos falar com Ele em oração. Nós não precisamos esperar chegar ao céu para tocarmos na veste de Cristo e receber cura. Podemos fazê-lo agora mesmo.

Oração: Amado Senhor Jesus, ajuda-nos a nos ligarmos a Ti todos os dias, a tocar-Te do modo como pudermos enquanto oramos: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"


Pensamento para o dia: Se buscarmos a Cristo, nós O encontraremos.

Autoria: Jeff Boyer (Washington, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Talentos Enterrados


Leia:  Mateus 25.14-30

"Lançai para fora o servo inútil, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes". Mateus 25.30

         Quando era adolescente, até os 16 anos de idade, gostava de compor canções, escrever poemas e crônicas. Hoje, estou com 42 anos de idade, casada, dona de casa, mãe de três filhas adolescentes, dois empregos, professora dos juvenis na Escola Dominical e terminando um Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia. Recentemente, preenchia um formulário e em certo momento respondi que gostava de compor canções, escrever poemas e crônicas. Ao ler minhas respostas minha filha caçula, olhou-me com ar de admiração e disse: - Desde quando você compõe canções, escreve poemas e crônicas? Você nos ensinou que é muito feio mentir, não se esqueça disso.
          Fiquei chocada com aquelas palavras irônicas de minha filha e parei para refletir. Após alguns instantes, disse a mim mesma: "É, faz anos que estou enterrando meus talentos", fui dormir pensando nisso. Na manhã seguinte orei, pedi perdão a Deus e fiz um novo pacto com Ele, de usar meus dons e talentos na evangelização.

Oração: Bondoso Deus, traga à nossa memória os dons e talentos que estão adormecidos dentro de nós e nos dê oportunidade de usá-los para ganharmos almas para Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Que dons e talentos estão adormecidos dentro de mim?

Autoria: Marta Batista Justino Caetano (Guarulhos, SP, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.