Translate

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RECEITA DE ANO NOVO Drummond


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? passa telegramas?)


Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


                           Carlos Drummond de Andrade


                     Feliz Ano Novo, amigos!

                                                                Eliane

Reflexão para o dia de hoje - Resolução de Ano Novo

Leia: Colossenses 3.1-17

"E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". Colossenses 3.17

          Com a chegada do fim do ano, penso em minhas resoluções de ano novo - todas as coisas que quero realizar. Mas, ao fazer isso, de algum modo quero mais que escrevê-las, sabendo que, em mais ou menos um mês, já terão se tornado apenas tinta num pedaço de papel.
          Então encontrei minha resposta em Colossenses 3.1-17: neste ano, e em todos os outros, minhas resoluções devem se concentrar não em mim e no que me fará parecer melhor, mas em Cristo e no lugar que Lhe reservo em minha vida. Será que meus olhos estão voltados para mim mesma ou para Cristo? Quando olham para mim, as pessoas veem a compaixão, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência de Cristo? Ou veem minha raiva, falta de compaixão e incapacidade de perdoar?
          No ano novo, quero que a luz de Cristo que há em mim brilhe forte. Quero mostrar a quem se desviou, a quem não conhece a Cristo, a quem está cansado e buscando a verdadeira paz, alegria e felicidade que essas vidas podem encontrar o que precisam em Cristo. É essa a minha resolução.

Oração: Amado Pai celestial, mostra-nos como manter nosso coração, nossos olhos e nossa mente fixos em Ti. Que a Tua luz de amor brilhe em nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quais são minhas resoluções espirituais para o ano novo?

Autoria: Wendy Garner (Texas, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Os Parâmetros do Rei

Leia: Mateus 25.31-45

"Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer". Mateus 25.45

          Todo final de ano faço uma avaliação do que realizei e planejo meus sonhos e projetos para o novo ano. Constato que deixei de realizar grande parte do que projetei. Muitos desses planos dizem respeito a mim mesma, nos aspectos pessoal, familiar e profissional.
         No texto acima Jesus mostra os parâmetros pelos quais minha vida será avaliada por Deus. Os parâmetros são em relação à minha atitude diante dos fatos: quando o Rei teve fome; teve sede; era forasteiro; estava nu; estava enfermo e estava preso.
          O ter fome e sede e o dar de comer e beber é não desperdiçar e jogar fora água e alimento, bens preciosos que milhões de "meu próximo" não têm acesso e morrem de sede e fome.O ser forasteiro e hospedar é não ter preconceito para com o "meu próximo", por ele ser de outra raça ou nacionalidade ou professar outra fé e acolhê-lo. O estar nu e vestir é não gastar excessivamente para ter muita roupa, mas ter o necessário e dividir com "meu próximo" o que tenho. O estar enfermo e visitar é ter amor ao "meu próximo", acompanhá-lo, confortá-lo e cuidar dele na sua doença seja ela física ou emocional, ou psíquica. O estar preso e visitar é lutar por mais justiça, é lutar para que todos sejam iguais perante a justiça, é acompanhar o "meu próximo" em seu infortúnio sem pré-julgá-lo.
          Para realizar o planejamento com este foco preciso que Jesus esteja ao meu lado todos os dias do nao que se inicia.

Oração: Senhor Jesus, que no ano que se inicia eu esteja mais próxima de Ti e assim poderei estar mais perto de meu próximo. Que minhas atitudes sejam reflexos de minha fé em Ti. Oro em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Se seguir estes parâmetros serei realmente seguidor de Cristo!

Autoria: Sylvia Regina de Mattos Miguel (São Paulo, Brasil)

Disk-Oração: (11) 3277-1390

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"  - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CORTAR O TEMPO - Carlos Drummond de Andrade

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,

a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.


Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra
vez com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente...

PENSE NISTO - ANO NOVO?





     Está chegando o momento esperado por todos: a passagem do ano de 2010 para o ano de 2011.
     Este momento é simbólico, e desperta sentimentos controversos nas pessoas. Uns gostariam que o ano fosse mais longo, não passasse tão depressa; talvez, por estarem vivendo uma fase especial em suas vidas, e o fato de virar o calendário pudesse mudar os acontecimentos.
     Outros, ficam torcendo para que o ano passe depressa, esperam por algum evento: uma viagem, novo trabalho, mudança de cidade ou país, ou então, por viverem momentos de angústia e tristeza, a mudança do calendário pode  trazer oportunidades de novas realizações.
     A passagem de um ano para o outro tem esse poder de nos fazer crer que é possível mudar!
     Sim. É possível mudar! Depende de nós.
    Assim como arrumamos a casa para receber o novo ano, jogando fora coisas velhas e inúteis, arrumando armários e gavetas, faxinando toda a casa, também devemos arrumar nossa vida.
     Que tal jogar fora tudo aquilo que é inútil? Sentimentos negativos, amores não correspondidos, desilusões e tudo o mais que impede a felicidade plena?
     Faça uma grande faxina na alma! Deixe-a limpa, leve e solta para viver intensamente o novo ano que se aproxima. Com certeza, a felicidade virá!
     Viva o hoje e viva sempre! Feliz Ano Novo!
                                      
                                                           Eliane

Reflexão para o dia de hoje - Semeie Apenas

Leia: 2 Coríntios 9.6-12

"Ora, [a Deus] que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, [...] a ele seja a glória". Efésios 3.20-21

          Trabalho num grande hospital, muito respeitado. Na semana passada, conheci a irmã Emanuel, a mulher que foi enviada à nossa cidade, no início da década de 1970, para supervisionar a construção de nosso edifício. Queria lhe mostrar as instalações e exibir quão grandioso tinha se tornado o trabalho que ela havia iniciado. Porém, ela não estava interessada. Não é que não se importasse; ela apenas estava mais interessada em contar-me sobre seu trabalho entre os pobres de Taiwan, Tailândia, Angola e da região rural do Mississippi.
          Irmã Emanuel ajudou-me a perceber que estamos equivocados ao medir o sucesso a partir de seus resultados. A vida raramente se desdobra como planejamos, e a fé nos diz que nossa vida é  parte do trabalho de Deus, que está sempre em expansão. Nesse sentido, o sucesso tem menos a ver com os resultados do que com a integridade e o entusiasmo de nossos esforços. Tudo o que fazemos é plantar as sementes com intenção. Sob os cuidados de Deus, essas sementes ganham raízes, crescem e dão frutos que outro alguém colherá - asssim como nossos pacientes que colhem a cura e as muitas dádivas que crescem das sementes plantadas por irmã Emanuel e as demais pessoas que por aqui passaram.
          Encorajamo-nos quando nos lembramos de que Deus toma os nossos esforços e abençoa-os, produzindo resultados ainda mais valiosos do que qualquer coisa que possamos imaginar - e certamente muito além de qualquer resultado específico que possamos minuciosamente prever.

Oração: Deus generoso, nós Te agradecemos pelas pessoas cujos esforços abençoam nossos dias. Ajuda-nos a plantar as sementes de Tua bondade para quem vem depois de nós, deixando os resultados nas Tuas mãos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus produz frutos abundantes a partir das sementes de generosidade que plantamos.

Autoria: Jerry Kearney (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Natal em Família 2010



      Este Natal foi muito especial para mim. Minha família estava quase toda reunida, só faltou meu filho e nora que moram nos EUA.
      Pudemos, juntos, louvar a Deus pelo maior presente - JESUS!
      Porém, o que culminou nossa noite foi a homenagem especial que prestamos a meu pai, Antonio.
      Ele havia escrito sobre sua vida, história muito rica e bonita. Sabíamos de sua vontade em editar um livro. Então, nos reunimos - filhos, genros, netos e mandamos publicar o livro. Foi seu presente de Natal. Sua surpresa pode ser constatada. Foi gratificante!

Reflexão para o dia de hoje - Quem Dirige?

Leia: 1 Coríntios 3.4-9

"Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento". 1 Coríntios 3.7

          Durante uma conferência cristã, minha amiga e eu fomos apresentadas a um jovem que estava ansioso por conhecer a Deus. O líder da conferência pediu-nos para lhe explicar o Evangelho e mostrar-lhe como se tornar cristão. Nós conversamos com ele sobre a mensagem de salvação da Bíblia, respondemos suas perguntas e depois o conduzimos em uma oração para receber a Cristo. Minha amiga e eu ficamos felicíssimas por termos ajudado a apresentá-lo a Cristo.
          Nós tínhamos acabado de conhecer esse jovem, mas Deus já o vinha atraindo para um relacionamento com Cristo muito antes daquele dia. Ele talvez tenha lido sobre Deus ou ouvido outras pessoas falarem do Senhor. Talvez outras pessoas tenham conversado com ele sobre Deus e orado por ele. Seu encontro comigo e com minha amiga foi um passo em sua jornada, e outros viriam depois de nós para ajudá-lo a crescer na fé.
          Seja qual for nosso papel para ajudar alguém a se aproximar de Cristo, podemos nos lembrar que é Deus quem atrai essas vidas e as faz crescer. Que privilégio poder nos unir ao Senhor nesse trabalho!

Oração: Amado Deus, obrigada por atraíres pessoas a Ti e por nos deixares trabalhar conTigo, ajudando as pessoas a Te conhecerem, seja qual for nosso papel nesse processo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso trabalhar com Deus para atrair as pessoas a Cristo?

Autoria: Nola Passmore (Queensland, Austrália)

Conexão com a vida: Posso trabalhar com Deus amando as pessoas, tendo compaixão, acolhendo-as, ajudando-as em suas lutas.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Descanso

Leia: Salmo 23

"[Jesus disse:] Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". Mateus 11.28

          Do lado de fora de minha janela, os galhos dos pinheiros pendiam com o peso do gelo acumulado durante o inverno. Durante as horas seguintes, vi vários galhos quebrarem e caírem e senti que também eu podia me quebrar, sob a carga de um pesado fardo que vinha carregando. O suicídio de um amigo tinha me deixado com o peso de muitas perguntas sem resposta.
          Porém, comecei a sentir que Deus estava me falando: a resposta para as árvores e para mim era o calor. O calor do sol acabaria por derreter o gelo e aliviar as árvores de seu fardo. Da mesma forma, em vez de continuar a me debater com todas aquelas perguntas pesadas, comecei a entregá-las a Deus e a permanecer no calor do Seu amor por mim.
          Ao deixar de me concentrar nos constantes "porquês", meu fardo começou a derreter e mais uma vez eu experimentei a paz. Já se passaram muitos anos desde a morte de meu amigo, e quase todas as perguntas que fiz permanecem sem resposta, mas eu descanso na realidade do amor imutável de Deus.

Oração: Senhor amado, graças por Tua oferta de descanso abundante quando buscamos a Ti. Entregamos-Te agora os nossos fardos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Diante de todas as nossas perguntas, repousamos no calor do amor de Deus.

Autoria: Beverly Varnado (Geórgia, EUA)

Disk-Oração: (11) 3277-1902

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia 26/12 - Após o Natal

Leia: Ester 9.18-23

"Se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas". Isaías 58.10

          O povo de Ester reservou dois dias de celebração que mais tarde viriam a se transformar no Festival de Purim. Eles marcaram esse momento depois de serem libertados de seus inimigos, quando sua tristeza se transformou em alegria, e seu pranto, num dia festivo. Eles deram presentes e alimentos uns aos outros, inclusive aos pobres. Ninguém ficou fora da celebração.
          Porém, fico imaginando como os pobres devem ter se sentido quando a festa acabou. Será que o povo de Deus continuou a cuidar deles ou tudo voltou ao normal e os pobres continuam pobres - largados lá, sozinhos?
          De vez em quando, a situação do pobre ganha atenção pública durante as emergências nacionais ou internacionais. As doações práticas aumentam fortemente e as pessoas respondem com o que têm. Mas o circo da mídia segue em frente, a celebração acaba e os feriados passam - e as necessidades dos pbres saem da frente de nossos olhos. As coisas do dia a dia nos preocupam. No entanto, as Escrituras nos dizem que responder às necessidades do pobre deve ser parte do serviço a Deus durante todo o ano.

Oração: Senhor Jesus, ajuda-nos a fazer das necessidades do próximo uma prioridade diária e a trabalhar para aliviar o sofrimento. Ajuda-nos a ver o Teu rosto nas pessoas necessitadas e a alcançá-las como se estivéssemos servindo a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Se afirmamos que amamos a Deus, temos de cuidar de Seus filhos e filhas.

Autoria: Susan Hibbins  (Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia 25/12 - Histórias de Vida

Leia: João 1. 1-18

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". João 10.10

          Minha mãe vive a cerca de 550 quilômetros de distância. Quando telefono para ela, uma das primeiras coisas que gosta de me contar é que leu o No Cenáculo naquele dia. "Deixe-me ler isto para você." E lê. Em seguida, diz: "Você não adora as histórias que as pessoas contam? Elas são tão reais! Acho maravilhosos como elas percebem que Deus está com elas e se colocam em Suas mãos independentemente do que esteja acontecendo".
          Na Bíblia, bem como no No Cenáculo, nós lemos histórias sobre a presença de Jesus em situações familiares, relacionamentos, comércio, doença, injustiça e questões do dia a dia, como a procura por moedas perdidas e a preparação de pães. Portanto, temos histórias sobre Ele o tempo todo, histórias de pessoas que se entregam ao cuidado de Deus. Essas histórias associam nossa vida a Ele, e também nós recebemos encorajamento para nos colocar em Suas mãos, independentemente do que esteja acontecendo.
          Jesus - o Emanuel, "Deus conosco" - nos mostra como sermos humanos. Começando em Sua infância vulnerável, não O vemos "salvando almas" tanto quanto entrando e vivendo nelas e salvando nossa humanidade, convidando-nos às mãos de Deus, mãos que nos moldam amorosamente naquilo que somos criados para ser. A promessa de Deus não é nada menos que vida em toda a sua plenitude; e, plenamente vivos, nós glorificamos Aquele qua está sempre conosco. E esta é outra boa história.

Oração: Graças, amoroso Deus, por Jesus, o caminho, a verdade e a vida de nossa humanidade. NEle nós vivemos nossa vida plenamente e Te glorificamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Jesus é nossa imagem do que significa estar plenamente vivo.

Autoria: John Franklin  (Manawatu, Nova Zelândia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia 24/12 - Jesus no Salão

Leia: Marcos 1.35-39

"Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim". Marcos 1.38

          Ao longo dos últimos dez anos, eu tenho conduzido cultos de Natal em lugares inusitados: restaurantes, postos de bombeiros, estacionamentos de estádios de futebol e prisões. Na noite de Natal, há dois anos, participei, junto com mais de 350 pessoas, todas desconhecidas umas das outras, de um culto natalino com cânticos, luz de velas e comunhão num salão de dança e bar. Nesse lugar improvável, vi Deus Se mover no coração e na vida de pessoas que, em sua maioria, jamais haviam entrado em uma igreja. Para mim, foi um maravilhosos lembrete de que, em Jesus, Deus revela a intenção de vir ao nosso encontro no lugar onde nós estamos.
          Muitas vezes, nós, da igreja, nos esquecemos de que Jesus não nasceu em uma igreja ou catedral; Ele nasceu num lugar incomum, em meio à sujeira e ao estrume de um estábulo, Nasceu em meio à realidade da vida, não como nas representações de um nascimento nobre, encontradas em vitrôs. Esse era um Deus real, para pessoas reais, na vida real. É isso que Emanuel, o "Deus conosco", significa.
          O verdadeiro milagre do Natal não é encontrado no esplendor de um grande culto natalino. O verdadeiro milagre natalino é a verdade de que Deus está conosco na sujeira, no cotidiano e na realidade e imperfeição de nossa vida.

Oração: Ó Deus, nós Te agradecemos por não precisarmos ser perfeitos para acolher-Te. Agradecemos-Te pelo milagre da Tua vinda para o nosso meio. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O Natal não tem muito a ver com nossa busca de Deus, mas sim, com Deus vindo ao nosso encontro, onde estamos e como estamos.

Autoria: Mack Strange (Tennessee, EUA)

Disk-Oração: (11) 3277-1390

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia 23/12 - O Melhor Presente

Leia: Lucas 2.1-7

"É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2.11

          Meu marido trabalha duro em um emprego que paga muito bem. Um ano, durante a época do Natal, nós ansiávamos por uma mesa cheia de comida e muitos presentes sob a árvore de Natal. Em vez disso, ao final da semana de trabalho, meu marido recebeu seu cheque, mas não conseguiu sacá-lo, porque a conta da empresa estava sem fundos.
          Nossa noite de Natal foi magra. O valor daquele cheque teria nos sustentado pelo restante do mês. Em vez disso, tivemos de ser muito cuidadosos com o modo como usamos o pouco dinheiro que tínhamos.
Depois do jantar, sentei as crianças à minha volta e lhes contei novamente a história do nascimento de Jesus. Naquela noite, tanto tempo atrás, o menino Jesus, envolto em panos e deitado sobre uma manjedoura, foi o mais valioso de todos os presentes. Contei-lhes que Jesus Cristo era Deus em forma humana e que Ele havia nos trazido os ensinamentos e a salvação de Deus. Cantamos músicas natalinas e nosso lar se encheu de alegria.
          Foi o Natal mais maravilhoso que já tivemos, porque deixamos de lado todas as coisas insignificantes e permitimos que o verdadeiro sentido do Natal viesse à tona. Naquela noite memorável, foi como se tivéssemos sido transportados para Belém para estar com os pastores. Nosso coração transbordava de alegria.

Oração: Graças, Senhor, pelo melhor de todos os presentes, Jesus Cristo, que nos traz luz e amor hoje e todos os dias.

Pensamento para o dia: A inestimável verdade do Natal não está nas coisas que podemos comprar.

Autoria: Neri Gattinoni (Buenos Aires, Argentina)

Disk-Aconselhamento: (11) 3277-1270

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL


Porque um menino nos nasceu e um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!


Desejo a todos um Natal de muita Luz, Paz, Amor, Alegria, Esperança.

                         Eliane


Reflexão para o dia de hoje - Oração Sem Amém

Leia: Tiago 5. 13-16

"O rai sem cessar". 1 Tessalonicenses

          Quando era menina, morava a duas casas de distância de minha avó e passava bastante tempo atrás dela. Os armários escuros e a mesa da cozinha pontilhada de dourado davam-me uma sensação de conforto e segurança. Quando a vida não estava me tratando bem, vovó aliviava meu coração magoado com doce de amendoim e histórias sobre o tempo em que a regra era ir à cidade numa charrete.
          Desde que me lembro, minha avó caminha com auxílio - primeiro de uma bengala, agora com um andador. Em minhas orações de menina, pedia para vovó conseguir correr outra vez. Todos os dias, orava para que suas pernas ficassem mais fortes. Uma tarde, ao observá-la andar com seu típico coxear, compadeci-me dela. "Vovó", disse-lhe, "estou orando por suas pernas e ainda não disse amém." Eu havia aprendido na Escola Dominical o versículo sobre o "orar sem cessar" e, para mim, como criança, isso significava orar sem dizer amém.
          Minha família já riu muito com essas história ao longo dos anos. Mas a verdade é que nós sempre deveríamos orar com essa atitude. A oração pode ser um diálogo contínuo com Deus. Ele é um amigo com quem conversamos o dia todo, um companheiro íntimo que quer ouvir as histórias do nosso coração.

Oração: Amado Pai celestial, graças pelo privilégio da oração. Ajuda-nos a orar continuamente, pois sabemos que Tu ouves todas as nossas orações. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A oração é uma conversa sem fim com Deus.

Autoria: Carol Hatcher (Geórgia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Até Nós, Pecadores.

Leia: 1 João 4.7-21

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Romanos 5.8

          Minhas filhas têm 6 e 4 anos. A mais velha, com frequência, tira coisas de sua irmã mais nova e a agride. Tenho receio de que ao ir para a escola ela trate seus colegas da mesma forma. Embora muitas vezes eu ache difícil o comportamento de minha filha mais velha, naturalmente ainda a amo.
          De modo semelhante, Deus nos ama mesmo quando nos comportamos mal, nunca nos privando do Seu amor. Quanto mais pecamos, mais abundante é Sua graça (Veja Romanos 5.20). Ele nunca desiste de nós. Antes, em amor ilimitado, Deus procura por nós como um pastor procura uma ovelha perdida.
          O amor de Deus fez-me perceber que, embora minhas filhas sejam diferentes tanto no modo como pensam como no modo como se comportam (que nem sempre é bom), eu ainda as amo. Sempre cuidarei delas e as criarei e educarei. Tudo coloco nas mãos de Deus.

Oração: Ó Deus, obrigada por Teu amor eterno. Ajuda-nos a seguir o Teu exemplo amando as pessoas. Faze-nos irmãos e irmãs amorosos. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"

Pensamento para o dia: Por mais diferentes que sejamos, Deus nos ama igualmente.
 
Autoria: Wipapan Nangmonn (Chiang Mai, Tailândia)
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão para o dia 20/12 - Deus nos conhece

Leia: Salmo  139.1-5

"[O salmista escreveu:] Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda". Salmo 139.4

          Lembro-me com saudade dos bairros próximos de nossa pequena cidade no Kentucky quando eu era criança. Todos se conheciam. As crianças frequentavam a mesma escola. Os vizinhos traziam comida quando alguém estava doente, e os pais cuidavam dos filhos uns dos outros.
          Hoje a cultura mudou. Podemos acenar para nossos vizinhos, mas não paramos para conversar com eles. Nossos colegas de trabalho podem saber alguma coisa sobre nós, mas não os detalhes de nossa vida pessoal.
          Quer as pessoas nos conheçam ou não, a verdade universal é que Deus sabe tudo sobre nós. O Senhor do universo conhece nossos pensamentos mais íntimos e os detalhes de nosso coração. Após longos períodos de casamento, alguns casais conseguem completar as frases uns dos outros. O salmista nos diz que "ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda". Que pensamento maravilhoso e ao mesmo tempo assustador! Deus conhece nossos pensamentos e ações e nos oferece proteção nos caminhos.
          Em todas as situações que enfrentarmos hoje podemos nos alegrar, porque Deus nos protege, guia e ama. Deus nos conhece inteiramente e nos ama. Como filhos de Deus, podemos celebrar Suas bênçãos e regozijar-nos em Seu envolvimento ativo em nossa vida diária.

Oração: Amado Pai celestial, nós nos regozijamos porque Tu conheces nossos pensamentos antes mesmo de os formularmos. Ajuda-nos todos os dias a sentir Tua presença, orientação e amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos conhece inteiramente e nos ama mesmo assim.

Autoria: W. Terry Whalin (Arizona, EUA)

Disk-Oração: (11)3277-1902

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Agradecendo à Fonte

Leia: Lucas 17.11-19

"um dos dez [homens que tinham lepra], vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe". Lucas 17.15-16

          Após o estudo bíblico, a professora assistente e eu entregamos pacotinhos de biscoitos a nossos alunos e desejamos-lhes feliz Natal. Contentes, as crianças pegaram seus pacotes, agradeceram e começaram a comer enquanto se afastavam. Estávamos nos preparando para partir quando um menino se aproximou timidamente e pediu um pacotinho para seu irmão, que tinha uma deficiência física e caminhava com dificuldade e lentamente atrás dele. O menino frágil chamou: "Professora, por favor, espere-me".
          Seu irmão correu até ele e disse: "Eu já agradeci por nós dois. Tome, agradeça a mim por buscar sua parte. Não incomode mais a professora". O menino pegou seu pacote, mas ainda assim veio até mim.
          "Quero agradecer eu mesmo, porque foi a senhora quem realmente nos deu os presentes", disse ele, beijando amorosamente minha mão. Suas palavras e o modo sincero de expressar gratidão fizeram-me lembrar o leproso samaritano a quem Jesus curou. Então, perguntei a mim mesma: Quantos de nós, cristãos, nos comportamos como os outros nove leprosos - lentos para agradecer pelas dádivas? E quando somos gratos, a quem agradecemos primeiro e frequente? Embora seja uma boa coisa agradecermos a quem nos ajuda, não deveríamos agradecer ainda mais a nosso Deus amoroso? 
          Afinal, a Bíblia nos ensina que tudo e todos pertencemos a Deus (veja o Salmo 24.1). Como cristãos, nós podemos viver cada dia em louvor e gratidão a nosso generoso e amoroso Deus, a fonte de todas as nossas boas dádivas. (Veja Salmo 103.2-4 e Tiago 1.17).

Oração: Doador de todas as boas dádivas, graças por Teu infalível amor. Enche-nos de gratidão por tudo que nos dás. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós glorificamos a Deus quando agradecemos.

Autoria: Vilma May A. Fuentes (Davao, Filipinas)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Luz no Fim do Túnel

Leia: Isaías 43.14-21

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saído à luz, porventura, não o percebeis?" Isaías 43.18-19a

          Muitas vezes, lembramos de coisas passadas e ficamos tristes, ansiosos, preocupados e com isso, nos esquecemos das promessas de Deus.
          Em Isaías 41.13, Deus nos fala: "Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela mão direita e te digo: Não temas, eu te ajudo".
          Certa noite, antes de irmos deitar, eu e meu filho fomos orar juntos. Primeiramente, colocamos alguns fatos que povoavam nossas mentes. Falei de coisas passadas, que ainda me davam lembranças reuins. Em nossas orações, pedimos para que Deus nos ajudasse a tirar estas recordações.
          No dia seguinte, ao ler a Bíblia, na minha devocional matinal, Deus falou comigo em Isaías 43.18-19. Deus é fiel, um Pai Maravilhosos! Percebi que Deus está no comando da minha vida e Ele tem todos os meus pensamentos em Suas mãos.
          Deus quer para nós, uma vida formidável! Sigamos em frente!

Oração: Pai querido e bondoso, graças te damos por tudo que fazes por nós. Pedimos perdão pelos nossos vacilos e fraquezas. Fortalece-nos, guia-nos. Em nome de Seu Filho amado Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Devemos seguir em frente em vez de ficarmos remoendo o passado. Em Deus tudo posso.

Autoria: Nara Lúcia Mendes de Mesquita (Rio de Janeiro, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - O Buraco

Leia: Salmo 40.1-5

"[O Senhor] tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos". Salmo 40.2

          Eu estou preso numa prisão de segurança máxima. Vivo na Unidade de Alojamento Restritivo, frequente e justamente chamado de "O Buraco". Isolado da população, este é um lugar solitário e desesperador, sem qualquer sinal de conforto ou compaixão. Estou preso no interior de seus muros aparentemente impenetráveis.
          Houve uma época, no entanto, em que eu estava igualmente preso, embora nenhum muro me cercasse. O pecado e suas consequentes confusões tinham me jogado no fundo de um poço de trevas espirituais. Mas, como o salmista, eu clamei a Deus e descobri que as paredes daquele poço não eram impenetráveis. Deus me levantou e me tirou de dentro dele.
          Mesmo no  "buraco", eu encontro Bíblias e literatura cristã, tenho vislumbres de outros detentos orando e ouço prisioneiros pedindo para falar com o capelão.
          Não importa o quanto estejamos atolados na lama e no lodo do pecado, não importa quão isolados, impotentes e desesperançados possamos nos sentir, Deus nos ouve, nos levanta e nos dá um lugar firme para ficar.

Oração: Ó Senhor, seja qual for a profundidade de nossos problemas, que possamos buscar a ajuda em Ti - por libertação da destruição e do desespero e de tudo que nos aprisiona. Graças, Senhor, por seres nosso refúgio e salvação. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nenhum buraco é tão fundo que esteja além do alcance de Deus.

Autoria: Charles P. Axe (Pensilvânia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Elevação Segura

Leia: Lucas 19.1-10

"[Zaqueu] procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar". Lucas 19.3-4

          Embora eu não seja fisicamente baixo, minha visão espiritual tem sido, com frequência, pobre, por causa da baixa estatura da minha fé. Assim como a árvore deu a Zaqueu a necessária elevação para que ele tivesse uma visão clara de Cristo, muitas pessoas foram minha "árvore" em minha tentativa de ver a Jesus. Ministros disseram-me palavras que eu precisava ouvir. Meus pais advertiram-me quando minha tendência era ser descuidado. Colegas tiveram a fiel disciplina que eu não tinha e deram-me testemunho com suas vidas de fidelidade. Mentores "fizeram a caminhada", bem como falaram dela. A compaixão de minha esposa serviu de exemplo de como lidar com um coração endurecido. Meus filhos me amaram mesmo quando eu não era amável. Mesmo o amor demonstrado por não cristãos me lembrou da graça imensurável de Deus. Todas essas coisas foram "árvores" em minha vida que me deram uma visão mais clara de Cristo.   
          Quando duvidarmos da efetividade de nossa caminhada cristã, podemos nos lembrar de que cada um de nós pode ser uma árvore para alguém. Que maravilhoso privilégio e responsabilidade temos em ajudar as outras pessoas a verem a Jesus!

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a ter disposição para viver fielmente, a fim de que outras pessoas tenham uma visão clara de Ti e do Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Cada um de nós pode ajudar outras pessoas a verem a Jesus.

Autoria: K. Jackson Peevy (Alabama, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Escolhidos

Leia: João 15.12-17

[Jesus disse:] Não fostes vós que escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós". João 15.16

          Quando tinha oito anos de idade, participei de uma seleção para a equipe de basquete da escola. Fomos orientados a nos sentar nos bancos enquanto vários outros meninos mais velhos escolhiam os times. Sendo da zona rural, eu não conhecia nenhum dos meninos da cidade que selecionavam as equipes. Não tinha nenhum conhecimento de basquete nem as roupas adequadas. Não tinha tênis; por isso, fiquei sentado apenas de meias. Eu usava óculos grandes e grossos e era magro. Não fui escolhido na primeira seleção, nem na segunda, na terceira ou mesmo na décima.
          Finalmente, dos 50 jogadores, a escolha ficou entre mim e outro menino. Orei: "Que eles me escolham". Mas minha oração não foi atendida. Fui o último a ser escolhido. Sem alternativa, um time teve de ficar comigo. A experiência foi humilhante, e minha carreira no basquete, curta.
          Como adulto, fiquei feliz ao ler as acolhedoras palavras de Jesus sobre a escolha dos discípulos. Mesmo de meias, com óculos grandes e sem nada que me recomendasse, Jesus convidou-me a ser membro de Seu time. Foi uma experiência pela qual serei eternamente grato. E Cristo faz isso por cada um de nós!

Oração: Amigo e Redentor, nós Te agradecemos por nos escolheres para fazer parte do Teu time, apesar de nossas limitações. Faze-nos mais que vencedores por meio de Tua benevolente orientação. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus escolhe cada um de nós.

Autoria: Ronald Wunsch (Indiana, EUA)

Disk-Oração: (11) 3277-1390

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Coisas que me irritam profundamente

Recebi hoje um pps com o título: "Tribalistas - lindo!" . Ao abri-lo, era o texto Revolução da Alma, de Aristóteles, tendo de fundo, cantada, a música dos Tribalistas: Você é assim, um sonho pra mim...
Como se pode ler e refletir sobre um texto  tendo outro de fundo??
Até onde sei, a área do cérebro que compreende um texto lido e uma melodia cantada é a mesma!
A pessoa que monta um pps assim, ou tem duas áreas iguais no cérebro ou é tremendamente burra. Lê sem prestar atenção ou refletir no que está lendo. Isso me irrita profundamente!

Outra coisa tremendamente irritante, são os e-mails que pedem para ser devolvidos como prova de amizade, amor etc. Não devolvo nenhum! E o amigo ainda perde ponto comigo.

E os "Sapatinhos Vermelhos dançando?" Não aguento mais receber esse alerta de vírus. Já tem tantos anos e ainda tem gente que acha que eu não nunca recebi esse alerta. Caramba! Ou o povo é desligado ou acha que eu sou!

Olha aí, pessoal, vamos ser mais racionais com e-mails! Poupe seus amigos dessas coisas sem sentido!

Reflexão para o dia de hoje - A Esperança que não morre

Leia: Eclesiastes 3.1-8

"Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes". Romanos 12.12

          Minha prima Vaneide, que mora em Vitória da Conquista, não conseguia se alimentar normalmente, apenas bebia líquido, as refeições eram batidas no liquidificador. Para ficar curada ela teria que viajar para Salvador (distante cerca de 525Km), deixando seus quatro filhos sozinhos e submeter-se a uma cirurgia muito delicada no esôfago. Por quatro vezes ela viajou, internou-se, fez todo o processo pré-cirúrgico e em uma das vezes chegou até ir para a sala de cirurgia, mas não podia ser operada, pois não havia vaga na UTI. Durante todo este período, vários irmãos não cessavam de orar por ela. Depois de um ano, ela voltou pela quinta vez, conseguiu ser submetida à cirurgia, tudo correu bem e hoje ela pode se alimentar normalmente para honra e glória de Deus.
          O exemplo de Vaneide não só fortaleceu a minha fé, como aprendi que devo perseverar sempre em oração e saber que o tempo de Deus não é o meu tempo. Por mais ansiosa que eu esteja, as coisas só irão acontecer no tempo de Deus e por isso devo esperar, sabendo que a esperança não morre porque a esperança é Jesus, nosso Salvador.

Oração: Senhor Deus, Eterno Pai, continue abençoando os médicos e usando a vida deles para que as pessoas sejam curadas, em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Agindo Deus, quem O impedirá?

Autoria: Luzia Dias Martins (Salvador, BA, Brasil)

Disk-Oração: (11) 3277-1902

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DO NATAL DIGITAL



O Natal seria sssim se Jesus nascesse hoje!

Reflexão para o dia de hoje - Uma Comunidade de Oração

Leia: Filipenses 1.3-11

"[Paulo escreveu:] não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações". Efésios 1.16

          Um dos alicerces da comunidade cristã é a oração. Nós oramos por nosso país, por seus líderes, pela igreja e pelos membros da comunidade. O momento de oração é uma parte essencial da maioria dos serviços de culto. Toda semana, temos a oportunidade de orar por alguém da comunidade que esteja doente ou sofrendo.
          No entanto, sempre existe o perigo dessas orações se tornarem automatizadas, apenas mais um elemento do culto. Mas descobri, por experiência própria, que as orações intercessoras são uma parte integral do processo de cura.
          Descobri isso recentemente, quando tive de me submeter a uma cirurgia no cérebro. Era a primeira operação que eu sofria e, a princípio, estava realmente assustado. Então soube que companheiros cristãos de diversas igrejas estavam orando por mim. fiquei maravilhado! Entrei na sala de cirurgia sem qualquer medo, sustentado pela certeza de que o resultado estava seguro nas mãos de Deus. A operação foi um sucesso - física, emocional e espiritualmente. Sou grato pela fé e preocupação de todos que se importaram o bastante para orar por mim.
          Agora, quando me pedem para orar por alguém, faço-o com prazer! Sei que Deus ouve e responde nossas orações.

Oração: Amado Deus, Tu estás sempre conosco, especialmente nos momentos de medo e tristeza. Ajuda-nos a sentir o Teu consolo e a Tua calmante presença quando Te buscarmos em oração. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quem precisa de minhas orações hoje?

Autoria: Kenneth E. Hill (Vigínia, EUA)

Conexão com a vida: Durante esta semana, ore todos os dias pelas pessoas que precisam de oração em sua comunidade.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - O Melhor de Todos os Presentes

Leia: João 3.16-21

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3.16

          Como a maioria das pessoas, sou fascinada por presentes. Aprecio muito tanto recebê-los quanto dá-los. Começo a empolgar-me com o Natal em setembro, ou até antes. Mal posso esperar para decidir o que vou dar aos membros de minha família. Devo fazer ou comprar algo para cada pessoa? Pensar nos presentes que vou dar a meus netos é tão divertido! Fico ansiosa para vê-los abrindo-os e encanto-me pelo modo como seus rostos se iluminam quando gostam do que dei.
          Fico imaginando se foi assim que Deus Se sentiu quando nos deu "seu Filho unigênito". Quando Jesus nasceu, será que Deus estava observando para ver nossa reação? Será que ficou triste quando parecemos não apreciar a dádiva de Jesus? Sei o quanto fico desapontada quando meus filhos ou netos não gostam do que lhes dou, mas fico encantada quando gostam do que escolhi para eles. Espero que Deus fique encantado ao ver que eu amo Jesus e estou feliz pelo presente que Ele me deu.
          Por mais maravilhosos que sejam os presentes que dou a meus filhos e netos, nada se compara à grande dádiva de Jesus. Começando em minha família, quero contar a todos as boas-novas de Jesus Cristo, para que possam receber o melhor de todos os presentes.

Oração: Obrigada, ó Deus, pela dádiva de Jesus. No nome dEle, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Jesus é o melhor presente que podemos receber.

Autoria: Susie Hoffmann (Ohio, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Consolo para o Povo de Deus

Leia: Lucas 24.30-52

"E [os viajantes] disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?" Lucas 24.32

          Era dezembro. Eu tinha acabado de entrar numa loja. Os enfeites e as músicas de Natal estavam por toda parte. Observando os compradores, dei-me conta de que esta época deveria ser um período de alegria, mas estava cheio de preocupações e ansiedades.
          Foi um ano cheio de acontecimentos. Minha expectativa inicial era celebrá-lo e apreciá-lo, mas tive de enfrentar inúmeros desafios, um após o outro. Enfrentava um futuro incerto, como os dois discípulos a caminho de Emaús, discutindo os acontecimentos dos últimos três dias. Mas Alguém se juntou a eles.
          Com a cabeça baixa, eles revelaram seu desapontamento. Suas expectativas eram de que Jesus salvasse Israel, mas a crucificação os deixaram ansiosos em relação ao futuro. Suas esperanças foram restauradas quando Jesus Se revelou, e eles voltaram correndo para Jerusalém para estar com os outros discípulos.
          Como eles, quando me reuni com os que me amam - meus pais, irmãos e irmãs - encontrei a força para enfrentar meu futuro. A alegria de estar com minha família ofuscou meus temores e preocupações. Isso fez-me lembrar que, quando nos reunimos com outros cristãos, a mão de Deus está sempre presente para nos consolar. Nós nunca estamos sós, por mais assustadoras que nossas circunstâncias possam ser.

Oração: Amado Deus, obrigado por nos consolares quando sentimos temor, ansiedade e preocupação com o que o futuro nos reserva. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Seja qual for o desafio a enfrentar, Deus só deseja o bem para cada um de nós.

Autoria: Philip Polo (Nairóbi, Quênia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sound of Music | Central Station Antwerp (Belgium)



É um show à parte a surpresa das pessoas que estão na estação.

Reflexão para o dia de hoje - Iluminando o Caminho

Leia: Romanos 8.38.39

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos". Salmo 119.105

          Às 4h45min, saí de casa para minha corrida matinal. Vivo na zona rural e as fontes de luz para as minhas corridas são a Lua, as estrelas e as luzes dos campos dos fazendeiros. Esperava correr sob o luar da Lua cheia, mas as nuvens a bloqueavam. Fiquei bastante desapontado. Mergulhado na escuridão, tinha o duplo desafio de enxergar onde estava indo e fazer-me visto pelas pessoas que iam para o trabalho.
          Já próximo ao fim de minha corrida, uma abertura nas nuvens me permitiu ver a Lua. Isso não só tornou o céu uma linda miscelânia de luz e escuridão, como também iluminou o caminho para mim.
          Quando nos vemos mergulhados na escuridão, frequentemente nos sentimos presos, separados, perdidos, assustados, ansiosos e sós. Não sabemos onde estamos e não conseguimos chegar aonde queremos ir. Precisamos de uma luz que nos guie.
          Naquela manhã, a gloriosa luz da Lua fez-me lembrar que nunca estamos sós. Em todas as circunstâncias, Deus caminha conosco em amor, cuidado e preocupação. Mesmo quando a escuridão em nossa vida nos faz sentir perdidos ou desorientados, Deus nos busca e nos oferece luz para nos guiar para casa.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a compreender que nos momentos de escuridão Tu estás conosco, guiando-nos por meio da Tua palavra. Nós Te agradecemos pela proteção e pela luz do Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A palavra de Deus é luz em nossa escuridão.

Autoria: Cole Warner (Wisconsin, EUA)

Disk-Oração: (11) 3277-1390

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Modelos

Leia: 1 Tessalonicenses 1. 1-10

"O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo". 1 João 1.3

          "Organizei um jantarzinho para você", disse Maureen, em animada expectativa. Eu era uma visitante na região e, na noite de sábado, encontrei-me com seis outras mulheres para comer, nos divertir e conversar sobre o amor de Deus em nossa vida.
          Que alegria chegar à igreja na manhã seguinte e encontrar um grupo de pessoas que eu já conhecia! Em vez de sentir-me uma desajeitada recém-chegada, com receio de sentir-me isolada e preocupada com o que poderia acontecer, pude cumprimentar as pessoas e relacionar-me confortavelmente com elas, com uma sensação de pertença. Com os encontros subsequentes e uma conferência de mulheres, desenvolvi uma rede de amizade.
          Maureen tinha usado a hospitalidade para expressar seu amor e ajudar sua igreja a crescer. Não foi um ótimo exemplo para mim? Não deveria eu pedir a Deus que me mostrasse formas de atrair as pessoas à comunhão com nosso grupo e com Cristo?
          Maureen não pregou um sermão. Ela demonstrou seu amor e esperança em Cristo colocando sua fé em ação.

Oração: Amado Deus, por favor, ajuda-nos a atrair outras pessoas à calorosa e acolhedora comunhão conTigo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quantos Cristãos e cristãs haveria se todos os crentes seguissem meu conselho?

Autoria: Marjorie Moody (Queensland, Austrália)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 8/12 - Minha Cidade Natal

Leia: Filipenses 3.10-14

"[Paulo escreveu:] - Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo". Filipenses 3.13-14

          Estava determinada a celebrar bem aquele Natal. Não riria correr; iria envolvê-lo em amor. Para minha surpresa, funcionou. Nunca antes havia apreciado tanto o Advento. Mas, com a aproximação do dia 25, algo estava faltando. Sentia-me estranhamente atraída a visitar os túmulos de meus pais. Havia questões não resolvidas entre eu e eles. Nosso relacionamento não tinha sido o que eu esperava que fosse. Com a contínua lembrança de minha cidade natal e do doloroso passado, tinha me convencido de que não poderia voltar.
          No entanto, a ânsia por retornar continuou a instigar-me. Então, na noite de Natal, eu fui. Quanto mais me aproximava, mais apreensiva e nervosa ficava. Como pode uma coisa do passado me incomodar tanto?, perguntei-me. Ao chegar, parei para pensar a respeito. Finalmente, a resposta ocorreu-me: estava apegando-me a algo que precisava ser perdoado. "Pai", orei, "eu quero perdoar a todos, inclusive a mim mesma. Eu quero esquecer".
          Na cidade, eperava encontrar aquele lugar feio e decrépito de que me lembrava. Mas ele não estava lá. Em seu lugar, estava um lugar radiante e amigável. As lojas, as decorações, as calçadas - eu lembrava-me de cada detalhe. "Esta é a minha cidade", disse orgulhosa, com as lágrimas correndo pelo rosto. Deus estava me ajudando a perdoar e encerrar minha luta com o passado.

Oração: Deus de paz, ajuda-me a esquecer o passado para experimentar a plenitude da vida que Tu ofereces. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O Natal é um bom momento para perdoar ofensas do passado.

Autoria: Carolyn Caldwell (Carolina do Sul, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Deus Conosco

Leia: Salmo121

"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o Socorro?" Salmo 121.1

          O dia 27 de dezembro de 2007 era de eleição no Quênia. Havia muita tensão em torno dela e também muita especulação sobre qual dos dois candidatos à Presidência ganharia. Os apoios aos candidatos refletiam lealdade a suas diferentes tribos. O anúncio do vencedor demorou a vir e, mesmo depois, as reações eram misturadas. As pessoas questionavam se o processo tinha sido justo.
          Pertenço à tribo de Luhya, da cidade de Kakamega, e na época da eleição vivia em uma cidade na periferia de Nairóbi. Brigas surgiram em toda a cidade e algumas mortes foram noticiadas. Nossos vizinhos, que eram de uma tribo diferente, começaram a nos amedrontar e a deixar bilhetes ameaçadores em nossos degraus. Decidi levar minha esposa e filhos para uma cidade mais segura, mas um de meus vizinhos, que também era de minha tribo, permaneceu. Quando o convidei a se mudar conosco, ele simplesmente disse: "O Senhor me protegerá".
          Quando a agitação terminou, visitei o lugar e encontrei-o em segurança. Aprendi uma lição: Deus está conosco em todos os tempos e circunstâncias de nossas vidas. Quer nós fujamos ou fiquemos, Deus é fiel. Ele usará nossas palavras, decisões e passos para nos ajudar.

Oração: Amado Deus, Tu usas tudo aquilo que fazemos conforme os Teus propósitos. Ensina-nos a confiar em Ti em todas as circunstâncias de nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus está conosco.

Autoria: Manase Shiyuka (Nairóbi, Quênia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Minhas Prioridades

Leia: Marcos 13.31-37

"Não é este o jejum que escolhi: [...] que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados?" Isaías 58.6-7


          Eu tinha perdido a hora. Não havia tempo para ler o No Cenáculo naquela manhã. Tinha de ir até o correio para enviar um pacote de Natal para Paris. No caminho para lá, passei por uma igreja ortodoxa, onde uma senhora idosa, parada do lado de fora, pediu-me algum dinheiro. Não parei; estava muito mais preocupada com o tempo que perderia na fila do correio naquela época movimentada do ano.
          Naquela noite, antes de ir para a cama, finalmente, decidi ter minha hora devocional. A meditação do dia fora escrita por uma mulher que havia passado por um sem-teto vários dias seguidos e estava incomodada com a situação. Finalmente, ela decidiu separar alguma comida e levar para ele, mas, quando chegou à esquina onde sempre o via, ele já não estava mais lá.
          Imediatamente dei-me conta de que minhas prioridades no dia estiveram erradas. Se tivesse lido aquela meditação de manhã, como normalmente faço, meu dia - e o daquela senhora idosa - teria sido bem diferente. Perdi uma oportunidade de deixar que Deus me usasse para ajudar alguém necessitado.

Oração: Deus de amor, dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Ajuda-nos a estarmos conscientes de que pessoas que nos cercam também precisam do pão diário. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Minhas prioridades para o dia de hoje agradam a Deus?

Autoria: Nicola Vidamour (Pskov, Rússia)

Conexão com a vida: Prepare um pacote de alimento não perecível e, durante seu caminho para o trabalho ou viagem, o entregue a alguém que precise.

Disk-Oração: (11) 3277-1902

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 5/12 - Só um Pastor?

Leia: Lucas 2. 8-20

"E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" Romanos 10.15

          Quem vai ser Maria? E José? E um dos reis? Eu sempre fazia essas perguntas quando dirigia a encenação da história de Natal na igreja. Maria e José eram os personagens de maior prestígio, e os reis usavam roupas extravagantes e coroas. Os pastores não pareciam assim tão importantes. Eles apenas amarravam toalhas em suas cabeças e observavam. Eles faziam parte de um grupo maior, vestiam-se todos iguais e se misturavam ao cenário. Ninguém queria ser um pastor.
          De fato, acho que os pastores na história de Natal não têm reconhecimento suficiente. Afinal os anjos lhes anunciaram primeiramente o nascimento de Jesus Cristo, e eles estiveram entre os primeiros a ver o menino Jesus e também a contar as boas-novas aos outros. Os humildes pastores tiveram um papel importante na história de Jesus.
          Da mesma forma, Deus tem um papel importante para cada um de nós. Quer sejamos reis ou pastores, todos nós somos chamados a contar a alguém sobre o nosso Salvador e a proclamar as boas-novas da Sua ressurreição.

Oração: Deus de todas as pessoas, ajuda-nos a sermos os pastores e pastoras da atualidade, a glorificar-Te e louvar-Te, contando às pessoas sobre Jesus Cristo. No nome dEle oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Seja qual for a nossa posição na vida, podemos dar testemunho das boas-novas do amor de Deus.

Autoria: Xavia Arndt Sheffield (Maryland, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Uma história de Natal



Que nesse Natal, não afoguemos o Papai-Noel com nossas preocupações e correrias!

Reflexão para o dia de hoje - A Neve dos Cartões de Natal

Leia: Salmo 34.1-10

"Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia".  Salmo 34.8

          Quando menina, morando no quente Delta do Mississippi, eu sentava-me nos degraus da frente de casa durante o inverno e orava, pedindo neve. Embora tivéssemos uma nevezinha aqui e ali, a coisa mais próxima que vi de uma boa neve vinha do brilho dos cartões de Natal. Eu revirava ardentemente os cartões sob a luz, imaginando como seria ter um tapete de neve no gramado da frente de casa.
          Quando fiquei mais velha, os cartões brilhantes continuaram a chegar pelo correio, mas, em minha mente mais adulta, eu pensava: Ora, isso é apenas brilho. A neve não é assim. Mais tarde, quando estava casada, nós nos mudamos para uma cidade do Meio-Oeste. Quando a previsão do tempo anunciou a chegada de neve forte, eu mal pude esperar. Uma nopite, aconteceu! A neve caiu. Para minha surpresa, percebi que ela realmente brilhava como milhares de pequenas joias. As imagens nos cartões de Natal, que tanto tinham mexido com minha imaginação, eram exatas.
          Essa descoberta assemelhava-se muito à minha caminhada espiritual! Quando criança, eu acreditava em Deus, mas nunca O havia realmente experimentado. Mais tarde, passei a refletir se Deus realmente era tudo aquilo que haviam me ensinado. Então encontrei a verdade: que o Deus em que eu acreditava quando criança era ainda mais maravilhoso que tudo que eu pudesse ter imaginado. Descobri o quanto Ele realmente nos ama e, como a neve cintilante, o quanto Ele derrama sobre nós a Sua luz e Seu amor abundante e brilhante.

Oração: Senhor amado, graças pela misericórdia, amor e ternura. Que possamos sempre nos admirar com a Tua bondade para conosco. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus tem prazer em derramar Seu amor sobre nós.

Autoria: Mary Hughes (Missouri, EUA).

Disk-Aconselhamento: (11) 3277-1270

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.