Translate

sábado, 31 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Renascimento

Leia: Ezequiel 37.1-14

"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne". Ezequiel 36.26

Um filme contava a história de um homem que havia morrido por dentro e se voltado para o álcool, para entorpecer qualquer sinal de vida. Ele já não tinha esperança no futuro. Então, foi contratado como guarda-costas de uma garotinha e, sob a influência dela, começou a mudar. Começou a apreciar novamente a vida. Sua transformação tornou o filme popular.
Nós nos identificamos com personagens que renascem. Eles nos ajudam a sonhar que podemos reencontrar a esperança e mudar.
A boa notícia é que não precisamos esperar um renascimento indireto. A boa-nova é que, independentemente do número de vezes em que caímos ou de quão fundo chegamos, não estamos além do poder de restauração de Deus. Ele sabe como juntar osso com osso, restaurar a carne e soprar nova vida em nós. E a melhor notícia de todas é que essa sensação de vida e felicidade não termina como um filme; a vitalidade que Deus oferece dura por toda a eternidade.

Oração: Graças, ó Deus, por Teu insondável poder e amor ilimitado. Graças pela Tua vida dentro de nós, vida que não terá fim. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Não importa o que tenhamos feito. Deus pode nos restaurar.

Autoria: Thomas Buice (Flórida, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Bandeiras da Esperança

Leia: Tito 3.3-8

"E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo". Romanos 15.13

As igrejas de nossa aldeia decidiram participar de uma iniciativa chamada Esperança 2008. Colocamos grandes bandeiras do lado de fora de cada igreja proclamando: "Há esperança". Infelizmente, em poucas semanas a bandeira de uma das igrejas foi roubada. Cerca de um mês depois, uma segunda bandeira teve o mesmo destino. Aparentemente, vândalos tinham roubado a esperança de nossa aldeia!
Foi algo desapontador e frustrante, mas é maravilhoso saber que os cristãos e cristãs jamais terão sua esperança roubada. por mais reveses que enfrentemos na vida, ninguém nos roubará a esperança que temos em nosso Salvador, Jesus Cristo.
Os esforços dos ladrões para nos roubar a esperança apenas nos lembraram do quanto nosso Salvador é grande. Nós enfrentaremos dúvidas, problemas e desapontamentos. Mas, com Cristo ao nosso lado, nós não apenas tempos esperança para nossa vida terrena, mas esperança segura e certa de vida eterna.

Oração: Amado Deus do céu, graças porque em Cristo nunca estamos sem esperança. Ajuda-nos a partilhá-la. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nenhum ladrão pode roubar nossa fé e esperança.

Autoria: Janet George (Cheshire, Inglaterra)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Genialidade de Clarice Lispector

Não te amo mais.

Estarei mentindo se disser que

Ainda te quero como sempre quis.

Tenho certeza de que

Nada foi em vão.

Sei dentro de mim que

Você não significa nada.

Não poderia dizer nunca que


 Alimento um grande amor.

Sinto cada vez mais que

Já te esqueci!

E jamais usarei a frase

EU TE AMO!

Sinto, mas tenho que dizer a verdade:


É tarde demais...





OBS.: -“ Agora leia de baixo para cima.. Pura arte... Pura      genialidade.”

Você Sabia? Pronomes Átonos

Nunca devemos iniciar frases com pronomes átonos (me, se, lhe, te...).

Errado: Me empresta o livro?
Correto: Empresta-me o livro?

Errado: Lhe dei uma flor.
Correto: Dei-lhe uma flor.

No falar do dia a dia, ou seja, na linguagem coloquial, podemos usar os pronomes átonos no início das frases, sem problemas algum.

 Mas, numa linguagem mais formal ou na escrita, NUNCA devemos usá-los no início das frases.

Fale bem, escreva bem!!

                                                    Abraços,
                                                               Eliane                

Reflexão para o dia de hoje - Provando a Bondade de Deus

Leia: Salmo 34.1-10

"Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso".1 Pedro 2.2-3

Um pomar perto de casa vende pêssegos frescos. O fazendeiro oferece fatias das diferentes variedades para que os clientes as possam provar. As frutas derretem em minha boca. Depois de experimentar as frutas do fazendeiro, rejeito os pêssegos vendidos no mercado, que não se comparam em doçura, aroma ou sabor às frutas frescas do pomar.
O sabor chama a atenção. Ele aumenta nossa percepção de que há mais para ser apreciado. O sabor da fruta de verão em minha boca me faz querer mais. O fazendeiro confia em seus pêssegos. Ele sabe que quem os provar vai querer mais.
Com certeza semelhante, o Salmo 34.8 nos incita: "Provai e vede que o Senhor é bom". Nós provamos a bondade de Deus quando vivemos como Ele nos pede - e nossa vida melhora. Por exemplo, minha esposa me aconselhou a abandonar a amargura em relação a meu pai, que abandonou nossa família. O ressentimento em relação a ele tinha se tornado um veneno em minha alma. Quando obedeci a Deus e perdoei meu pai, o fardo da negatividade foi tirado do meu coração. Em confiança e obediência, experimentei a ajuda e as bênçãos de Deus.
Ainda mais do que os pêssegos frescos, eu anseio por uma caminhada mais próxima de Cristo, que nos oferece vida abundante (Veja João 10.10).

Oração: Graças, ó Deus, porque, ao seguirmos pelos Teus caminhos, nós provamos da Tua bondade. Leva-nos a partilhá-la com as outras pessoas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando provei da bondade de Deus em minha vida? Onde tenho mais necessidade dela?

Autoria: Clifford B. Rawley  ( Missouri, EUA)

Disk-Oração: (11)3277-1902

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Lista de Bênçãos

Leia: Lamentações 3.19-26

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã". Lamentações 3.21-23

Suspirei ao abrir um pequeno caderno onde registro pedidos de oração. Muitas pessoas queridas enfrentavam problemas financeiros, familiares ou de saúde aparentemente insolúveis.O noticiáro do dia trazia mais tragédias em todo o mundo - tantas coisas por que orar! As lágrimas começaram a encher meus olhos. Então passei à útima página de meu caderno. Há vários anos, iniciei uma "lista de bênçãos"; as vezes em que experimentei a ajuda e a presença de Deus de um modo especial. Minha lista incluía a profissão de fé de alguém, cura, provisão financeira e cônjuges cristãos para meus filhos. Ao reler essa lista, lembrei que houve um tempo em que eu não tinha certeza de como nem se Deus responderia às minhas orações. Mas, à medida que as respostas vinham, percebi Seu amor e Sua sabedoria.
As lágrimas que às vezes acompanham minhas orações me ajudam a compreender o livro de Lamentações. Escrito aproximadamente seis séculos antes do nascimento de Cristo, durante os últimos dias sombrios de Judá, depois de cair para a Babilônia, o livro está cheio de censura e desespero. Mas nele há entremeada uma lista de bênçãos. Quando se sentia derrotado, o escritor parava para trazer à mente a fidelidade passada de Deus e declarava, com renovada confiança: "Grande é a tua fidelidade". O livro de Lamentações me lembra que as respostas podem não vir imediatamente, mas nosso Deus fiel vê as vidas que continuam a depositar sua esperança em nosso Criador.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a ver a Tua luz na escuridão das circunstâncias difíceis. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus está agindo em nossas circunstâncias impossíveis.

Autoria: Jeanne Zornes (Washington, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

terça-feira, 27 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Os Erros Encontrados na Bíblia

Leia: Romanos 5.6-11

"Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa". Salmo 119.129

O pastor que pregava ao ar livre apresentou seu tema: " Os erros encontrados na Bíblia". Alguém na multidão gritou: "Boa, Pastor! Eu sempre soube que havia erros na Bíblia!"

"Sim", disse o pastor, "tem o erro de Adão, o erro de Caim, o erro do jovem rico. A Bíblia registra tantos erros e tantas pessoas que os cometeram que você também encontrará seu próprio erro ali!"
A Bíblia registra os erros das pessoas não apenas para nos advertir, mas para revelar como podemos ser perdoados e aprender com eles. A Bíblia revela a verdade que Deus não está cego aos nossos pecados. A cruz de Cristo dá testemunho do preço que Deus pagou para nos perdoar, antes e depois de nos tornarmos crentes.
O viver pela palavra de Deus também tem poder: o poder de nos impedir de cometer erros que ofendam a Deus e magoem a nós mesmos e aos outros seres humanos. O Salmo 119 é dedicado a Deus em gratidão pela lei. O salmista estava grato. Quão mais gratos não devemos estar nós, que conhecemos o resto da história, a história de Cristo?

Oração: Amado Deus, que a Tua palavra possa iluminar nossa vida e alimentar nossos espíritos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Por causa da graça, nossos erros podem ser pontos de apoio, e não pedras de tropeço.

Autoria: Raymond N. Hawkins (Tasmânia, Austrália)

Disk-Oração: (11) 3277-1390

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Homenagem recebida no dia de meu aniversário

Obrigada, amigas da Igreja Metodista em Botucatu!

Pense Nisto

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."     Eleanor Roosevelt

"Nem sempre você pode ter o que quer. Mas se você tentar, às vezes pode conseguir o que precisa."    Mick Jagger

"Erros graves: Julgar-se mais do que se é, estimar-se menos do que se merece."   Goethe

"Só não existe o que não pode ser imaginado."
                                                                                              Murilo Mendes

Reflexão para o dia de hoje - Torcida

Leia: Hebreus 12.1-3

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta". Hebreus 12.1

Quando eu fazia corrida de pista, no ensino médio, estava sempre com medo de que meu desempenho não atendesse às expectativas. Temia a humilhação e o deboche. Esse medo piorou depois que perdemos por um ponto para um time que nosso técnico queria, muito particularmente, vencer. Ele passou a longa viagem de volta para casa nos depreciando com linguagem violenta e profana. Mais tarde, conversei sobre isso com meu avô, ele próprio um técnico aposentado. Seu conselho foi que eu simplesmente desse tudo de mim e, sabendo disso, ficasse em paz.
Na próxima competição que tivemos em casa, decidi vencer meus temores e dar o melhor de mim. No entanto, em vez de me concentrar na corrida, como deveria, concentrei-me em vencer esses temores. Quando me aproximava da última volta, no entanto, olhei para a arquibancada e vi meus familiares torcendo por mim aos gritos. Fiquei tão inspirado ao vê-los que me esqueci de meus medos e terminei a corrida com meu melhor tempo!
A Bíblia nos fala de uma nuvem de testemunhas que nos cercam, ajudando-nos a esquecer o peso de nossos temores e a vergonha do pecado para que possamos terminar a corrida. Mudemos nosso foco. Em vez de nos concentrarmos nas coisas que nos amarram, voltemos nossa atenção para o apoio que Deus nos oferece enquanto corremos.

Oração: Fonte da nossa força, ajuda-nos a fazer o que pudermos e a deixar o resto conTigo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando nos concentramos em Deus, libertamo-nos do medo e das dúvidas.

Autoria: Mack McKinney (Texas, EUA )

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

domingo, 25 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Coração Suficientemente Grande

Leia: Mateus 5.38-48

"Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado". Romanos 5.5

Minha igreja se reúne em uma livraria cristã próxima a um campus universitário. Toda semana, alunos de todo o mundo, vêm à livraria para ouvir sobre Deus. Muitos não O conhecem e estão curiosos para aprender. O que descobrem muitas vezes os surpreende. Uma aluna da China expressou incredulidade depois de ouvir que deveríamos amar nossos inimigos.
"Acho isso muito difícil", disse ela. "Ninguém tem um coração suficientemente grande para fazer uma coisa dessas."
Ela falou uma profunda verdade. Respondi dizendo-lhe que estava absolutamente certa; ninguém tem um coração suficientemente grande para amar seus inimigos e inimigas. Somente Deus, cujo enorme amor é revelado na criação dos seres humanos, poderia nos capacitar a obedecer a tal mandamento. A verdade é também um mistério, porque, embora nosso coração não seja suficientemente grande, Deus promete enchê-lo de amor por meio do Espírito Santo. E, se permitirmos que nossos corações se encham do amor de Deus, descobriremos que somos capazes de amar nosso próximo e até - ou especialmente - nossos inimigos e inimigas.

Oração: Ó Deus, graças por encheres nosso coração com o Teu amor. Agora ajuda-nos a amar nossos inimigos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia de hoje: Com a ajuda de Deus, podemos amar nossos inimigos.

Autoria: Dana Ryan (Arizona, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

sábado, 24 de julho de 2010

Você Sabia? - A diferença entre MAU e MAL

MAU - Adjetivo
MAL - Advérbio de modo

Como usá-los sem errar:

MAU - oposto de BOM
MAL - oposto de BEM

Ele é um mau aluno.
Ele é um bom aluno.

Ele foi mal na prova.
Ele foi bem na prova.

                       Escreva bem!!
                                                 Limarchiori

Reflexão para o dia de hoje - Deus Nosso Provedor

Leia: Salmo 104.14-28

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará". Salmo 23.1

Tumultos se seguiram às eleições de 2007 no Quênia. Os negócios estagnaram porque os escritórios não podiam abrir. Os alimentos ficaram tão caros que se tornou difícil atender às necessidades básicas. Quer as pessoas fossem autônomas ou dependessem de salários, a história era a mesma. Colocar comida na mesa para nossos filhos era um problema.
Ocorreu-me que, se Deus pode alimentar os pássaros do céu e vestir os lírios do campo, Ele poderia fazer o mesmo por mim e minha família. Entreguei-me à oração e disse à família que Deus proveria. No dia seguinte, um antigo devedor (tão antigo que já tínhamos nos esquecido da dívida) nos telefonou perguntando como poderia pagar parte do dinheiro que me devia. Naquele dia, tivemos comida em nossa mesa e agradecemos.
Deus veio em nossa ajuda num momento de grande dificuldade.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a nos concentrar em Ti, e não em nossos problemas. Graças por proveres às nossas necessidades. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre". Amém.

Pensamento para o dia: Por mais desesperadora que seja nossa situação, o poder de Deus é maior.

Autoria: Stephen Odhiambo (Nairóbi, Quênia)

Conexão com a vida: Para saber como você pode orar com a África, vá ao site http://www.praywithafrica.org/

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Fé Transformadora

Leia: Tiago 5.13-18

"Porém, não os encontrando, arrastaram a Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui". Atos 17.6

Nós vivemos no litoral do Atlântico. Por trás da nossa casa, há uma longa extensão de praia rochosa que termina em um ponto de mata. O mar faz uma curva ao redor desse ponto e forma uma tranquila enseada entre a praia rochosa e nosso terreno.
Uma noite, caiu uma tempestade feroz. Estava escuro demais para ver o oceano, mas podíamos ouvir a arrebentação. O vento sacudia a casa. A chuva batia forte contra as janelas. Com a subida da maré, pedimos a Deus que acalmasse a tempestade.
Quando o céu clareou na manhã seguinte, ficamos espantados ao ver que as ondas tinham arremessado rochas e pedras do lado da praia rochosa para o lado da enseada. Trechos das faixas de terra estavam agora vários metros mais perto de nós do que tinham estado antes da tempestade. As forças da natureza modificam nosso mundo físico.
Jesus disse a Seus discípulos que as pessoas de fé também podem modificar o mundo. A fé, disse Ele, é forte o bastante para mover montanhas. A fé é poderosa o bastante para mudar não apenas a aparência externa das coisas, mas também a nós e o modo como as vemos. A oração pode mudar a maneira como vemos nosso mundo hoje, como veremos as coisas amanhã e até a forma como o passado nos moldou. A força da fé chega ainda mais longe que as forças da natureza.

Oração: Ajuda-nos, Senhor, a desenvolver uma fé mais forte por meio do estudo da Tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus planta as sementes da fé em nosso coração.

Autoria: Kris Wood (Nova Escócia, Canadá)

Disk-Oração: (11)3277-1902

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pense Nisto

"A paciência é uma árvore de raiz amarga, mas de frutos muito doces". Provérbio Persa

"Não caia antes de ser empurrado". Provérbio Inglês

" Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se". Provérbio Persa

" Ao término do jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa". Provérbio Italiano

" Tropeçamos sempre nas pedras pequenas; as grandes logo enxergamos". Provérbio Japonês

"Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo de ficar parado". Provérbio Chinês

Reflexão para o dia de hoje - Aprendendo a esperar

Leia: Isaías 65.1-25

"Saberás que eu sou o Senhor e que os que esperam em mim não serão envergonhados". Isaías 49.23b

Toda a família sonha em morar em uma casa própria. Não foi diferente quando meu marido e eu nos casamos. Nossos recursos, porém, só davam para pagar o aluguel e viver dentro de um orçamento financeiro apertado. Mas eu tinha fé de que Deus preparava algo para nós.Enquanto isso, mudávamos de residência cada vez que o proprietário não renovava a locação ou o valor ficava além do que podíamos pagar.
Todos os dias, no meu momento com Deus, colocava essa necessidade no altar da graça, certa de que estava confiando a resposta à vontade de Deus.
Acredite: esperar é a resposta mais difícil, pois vivemos em um mundo globalizado, onde tudo acontece instantaneamente. Perdemos a qualidade da espera, mas Deus nos ajudou a aprender a esperar.
Surgiu a oportunidade e compramos um terreno em prestações. A construção levou quase três anos; foram vinte e dois anos esperando, mas valeu a pena. Nunca me imaginei morando em um condomínio fechado, com segurança e tranquilidade. Nossa casa é linda: há um jardim na frente, com lindas flores, onde os pássaros e as borboletas fazem a festa, como sonhamos.
Minha fé fez-me pedir algo simples, mas Deus em Sua infinita misericórdia, nos deu mais do que pedimos e sonhamos. Aprendi que a fé se renova durante a espera. Isaías 61.9b cumpriu-se em nossa vida: "Todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor". Somente a Ele toda a honra e toda a glória.

Oração: Pai querido, obrigada por cuidares de nós em nossa peregrinação na terra. Tudo é Teu, e o nosso coração Te entregamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Esperar a resposta da oração é ter fé e esperança.

Autoria: Silvana Cezarini (Paulínia, SP)

Conexão com a vida: Preste atenção especial hoje ao modo como você interage com as pessoas impacientes

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Alegria Espiritual

Leia: Salmo 19

"Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres". Salmo 126.3

Depois de um dia de chuva, um arco-íris apareceu no céu. Agarrei minha câmera e corri para a varanda de frente para o mar. Um glorioso arco-íris cobria vários quilômetros de litoral atlântico. Tirei várias fotos. No entanto, o magnífico arco-íris parecia apenas linhas pálidas feitas com giz de cera. Era como tentar capturar o oceano em uma garrafa. As fotografias e pinturas nos dão apenas uma sugestão da coisa real. Nós só apreciamos a majestade da criação e a emoção que ela evoca quando a experimentamos.
Nós também só apreciamos a Deus mais plenamente quando temos contato direto com o Criador. Será realmente possível conhecê-lO pessoalmente? Por muitos anos, eu achei que não. Sentia-me desconectada de Deus. A Bíblia parecia história antiga, e não Sua palavra.
Felizmente, minha família e meus amigos já tinham relacionamentos pessoais com Deus. Eu ouvia suas histórias sobre as bênçãos de Deus em suas vidas e queria conhecê-lO também, queria senti-lO comigo todos os dias. Comecei a me disciplinar para ler a Bíblia diariamente. Participei de vários estudos bíblicos para compreender as leis, lições e milagres de Deus. Explorei minhas muitas dúvidas a Seu respeito. Aos poucos, Deus foi Se tornando real para mim. Confessei meus pecados e Ele me abençoou com o perdão. Então, Deus me envolveu em um relacionamento alegre e amoroso que continua a crescer à medida que estudo, oro e sirvo as pessoas em nome de Cristo.

Oração: Amado Pai, graças pelo Teu amor e por nos envolveres em relacionamento conTigo enquanto Te buscamos por meio das Escrituras, da oração e do serviço aos outros seres humanos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O que tenho feito para estabelecer um relacionamento com Deus?

Autoria: Deanna Himelick (Flórida, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

terça-feira, 20 de julho de 2010

DIA DO AMIGO

"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão". 
                                                                 Provérbios 17.17

"Não abandones o teu amigo , nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe".
                                                                 Provérbios 27.10

SER AMIGO...
é saber entender;
é sorrir;
é incentivar;
é acreditar;
é perdoar;
é ser presença;
é ser humilde;
é estar sempre disposto a ajudar.

                                    Feliz Dia do Amigo!!

Reflexão para o dia de hoje - Alimento Material e Espiritual

Leia: 1 Pedro 3.18-23

"Agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma". 1 Pedro 2.25

Gabriel, membro de uma família pobre, foi morar nas ruas de Belo Horizonte (MG). Sem trabalho fixo e permanente, foi acolhido por um grupo da Igreja Metodista do bairro Santa Efigênia, tendo um encontro com Deus e com a vida.
O trabalho desenvolvido pela Igreja junto aos moradores de rua consiste em um momento inicial de cânticos. Em seguida, algumas pessoas servem um lanche ou uma suculenta sopa. E, enquanto se alimentam, os participantes ouvem a reflexão da Palavra de Deus com atenção e reverência.
Essa iniciativa atinge, toda semana, 300 pessoas, o que representa 15% dos moradores de rua da capital mineira.
Pedimos sempre a Deus o sustento para muitos outros trabalhos com moradores de rua que existem pelo Brasil todo. Que a palavra de Deus seja levada àqueles que são atendidos e que muitos como Gabriel tenham um encontro com Jesus.

Oração: Sensibiliza-nos, Senhor, para com as pessoas que não têm nem leito nem pão. Fortalece nossa vontade cristã para agir em Teu nome em favor delas, pois Teu é o reino. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Podemos servir concretamente  às pessoas que nada possuem.

Autoria: Antônio Eustáquio Gomides (Belo Horizonte, MG)

Conexão com a vida: Encontre uma organização em sua região que ajude os pobres e ofereça a ajuda que puder dar.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Você Sabia? - Origem da Língua Portuguesa

Você conhece a origem da nossa língua?

Não?

Então irá conhecer agora:

Em Roma falava-se o latim. Com as conquistas romanas esse idioma se espalhou por toda a Europa.

Para garantir a dominação política, os romanos exigiam que, em todo o vasto império, o latim fosse de uso obrigatório nas escolas, nas transações comerciais, nos documentos, serviço militar...

Aos poucos, os povos dominados absorveram o falar dos romanos, que se misturou com os falares regionais, originando as Línguas Neolatinas que são:

Português, Espanhol, Francês, Italiano, Romeno, Galego e outras.

A Língua Portuguesa é atualmente a quinta língua mais falada no mundo, com mais de 200 milhões de falantes.

A comunidade lusófona, ou seja, os países que falam a Língua Portuguesa são os seguintes:

- Portugal
- Ilha da Madeira
- Ilha dos Açores
- Cabo Verde
- Brasil
- Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe (todos na África)
- Goa, Macau, Timor (estes, na Ásia)

Até outro dia com Momentos da Língua Portuguesa.

                                                                            Eliane

Reflexão para o dia de hoje - Jesus, nosso melhor amigo

Leia: João 15.9-17

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer". João 15.15

Meu filho, um surfista apaixonado, ficou encantado quando dois surfistas campeões mundiais se juntaram a ele e seus amigos. Os dois participavam de competições de surfe na Austrália, mas naquela manhã tinham fugido das multidões para encontrar uma praia tranquila. Lá encontraram o lugar aonde meu filho e seus amigos tinham ido pelo mesmo motivo.
"Eles nos trataram como iguais, mesmo sendo campeões", disse meu filho, encantado. "Foram realmente como colegas". Surfar com aqueles rapazes foi uma experiência da qual se lembrará pelo resto de sua vida.
Suas palavras me fizeram pensar em Jesus, que veio para se tornar um de nós e nos tratou como iguais. Embora fosse o rei dos reis, Ele não reinava sobre as pessoas a quem encontrava; agia como amigo e mestre. Na verdade, o que Ele mais deseja é uma profunda amizade com cada um de nós.

Oração: Senhor amado, dá-nos graça e humildade para permitir que sejamos servidos por nosso próximo e por Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Jesus é o melhor amigo que poderíamos ter.

Autoria: Dorothy O'Neill (Austrália do Sul, Austrália)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

domingo, 18 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Ritual Matinal

Leia: Mateus 6. 5-15

"Tu, porém, quando orares, entra em teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará". Mateus 6.6

Há muitos anos, comecei a praticar algo que aprendi em um artigo lido numa revista. O autor tinha decidido se levantar uma hora mais cedo todas as manhãs para buscar a Deus e havia achado recompensadora a experiência.
Decidi fazer o mesmo. A cada manhã, também me levanto uma hora mais cedo do que costumava. Leio a mensagem do No Cenáculo para o dia e a Bíblia, meditando em silêncio. Essa hora matinal é também um momento de reflexão e autoavaliação que me ajuda a permanecer centrado e no caminho de Deus. Em várias ocasiões, as passagens bíblicas ou devocionais pareciam ter sido escritas especialmente para mim, para me ajudar em alguma situação difícil a ser enfrentada naquele mesmo dia.
Meu ritual matinal me ajuda a me preparar para o trabalho sem correria, a enfrentar com calma o estresse do trânsito da manhã e a lidar com as decisões que preciso tomar a cada dia. Hoje, eu sei, pelo menos em parte, por que razão Jesus nos mandou "entrar no nosso quarto, fechar a porta e orar". Quão grandes são as recompensas de passar tempo com Deus!

Oração: Ó Deus de cada manhã, que busquemos a Tua vontade desde o momento em que acordamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Busque a sabedoria divina no início de qualquer jornada.

Autoria: Magdiel Martinez (Nuevo Leon, México)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

sábado, 17 de julho de 2010

Criação do Universo

Reflexão para o dia de hoje - Crescer sozinhos?

Leia: Hebreus 10.19-25

"Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Hebreus 10.24-25

O tempo estava ventoso e úmido quando ajudei uma amiga a plantar flores primaveris em seu canteiro. "Plante-as bem junto umas das outras", disse-me ela. "Essas plantas crescem melhor quando plantadas dessa forma". Coloquei as pequenas plantas com botões brancos em agrupamentos em sua nova casa. Depois comecei a pensar: Como elas sobreviverão ao vento, à chuva e ao verão dessa forma? Será que vão mesmo crescer plantadas assim,. tão juntas?
Revendo o jardim de minha amiga agora, meses mais tarde, percebo que o grupo unido de plantas tem inúmeros botões e está crescendo. A proximidade deu certo! Os seres vivos precisam uns dos outros para sobreviver e crescer.
Como cristãos, nós também crescemos quando estamos em comunidade, partilhando a vida mutuamente. O escritor de Hebreus conhecia a força da comunhão e sabia que, em comunidade, os crentes encontram ânimo e motivação para o amor e as boas obras. Quando os ventos e as tempestades da vida impedem nosso crescimento e ameaçam nos derrubar, em comunidade podemos enfrentar as tempestades, fortalecidos por nossa devoção a Cristo e uns aos outros.

Oração: Ó Deus, ajuda-nos a encorajar e a aprender em comunidade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus não pretende que cresçamos a sós.

Autoria: Gina Baldridge (Texas, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

Pense Nisto

"O que é um rebelde? Um homem que sabe dizer não".
                                                                                       Albert Camus


"É preciso correr muito para ficar no mesmo lugar. Se você quer chegar a outro lugar, corra duas vezes mais".
                                                                                       Lewis Carrol


"Não há dever tão esquecido quanto o dever de ser feliz".
                                                                             Robert Louis Stevenson

"Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco".
                                                                           Edmund Burke

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Você não está trancado

Leia: João 8.31-38

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". João 8.36

A empresa para a qual trabalho tem uma grande câmara frigorífica para guardar as frutas frescas que vendemos. Na primeira vez em que entrei na câmara para buscar algo, estava tão frio que podia ver minha respiração no ar gelado, e minha roupa, de repente, pareceu fina como um lenço de papel. Fiquei ansiosa para voltar ao ar quente. Mas, quando me virei para sair, não havia maçaneta na porta. Comecei a entrar em pânico. Tive medo de morrer congelada antes que alguém viesse me resgatar. O fabricante da câmara deve ter imaginado essa situação; uma placa no lado interno da porta dizia: "Você não está trancado no interior". Eu, rapidamente, empurrei a porta e saí.
Mais tarde, pensei nas ocasiões em que me senti trancada espiritual ou emocionalmente, sem esperança de conseguir sair. Houve vezes em que me senti deprimida e não queria continuar porque não achava que voltaria a ser feliz. Meses de desemprego começaram a parecer eternos. Sempre que as coisas pareciam sombrias e sem esperança, Deus me lembrava: "Você não está trancada. Eu enviei meu filho, Jesus, para libertá-la".
Quando confiamos em Deus oramos e lemos a Bíblia, ganhamos esperança de que as portas se abrirão, a cura virá e nossos corações e mentes serão transformados.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a confiar que, por mais presos que nos sintamos, Tu nos ofereces liberdade e plenitude de vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nenhuma armadilha é tão forte que Deus não nos possa libertar dela.

Autoria: Norma Newton (Oklahoma, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

Reflexão para o dia de hoje - Olhando para o alvo

Leia: Salmo 141

"Pois em ti, Senhor Deus, estão fitos os meus olhos". Salmo 141.8

Há alguns dias, enquanto voltava para casa, escutava uma rádio muito importante em minha cidade. O tema do momento era a comemoração dos 92 anos de um famoso cantor conhecido mundialmente. A eloquência da repórter ao contar "os grandes feitos" dele e a belíssima voz do ilustríssimo cantor emocionavam-me muitíssimo.
Num certo momento, enquanto ouvia aquela rádio, o EspíritoSanto trouxe a mim algo que me constrangeu: Por que você não se emociona assim quando ouve falar de Jesus? Por que não existem arrepios quando você fala sobre Ele?
Senti-me envergonhado por muitas vezes desviar meus olhos de Cristo Jesus ou por deixar de admirá-lO como Ele merece. Tem se tornado comum a muitos, nestes tempos, deixar o brilho deste mundo e suas glórias passageiras ofuscarem o verdadeiro e eterno brilho de nosso Senhor.
Arrependamo-nos e voltemos a pôr nossos olhos e nosso coração nEle.

Oração: Querido Jesus, ajuda-nos a fitarmos nossos olhos em Ti e a nos apaixonarmos cada dia mais por Tua vida e Tuas obras. em Teu nome oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Meus olhos estão fitos no Senhor?

Autoria: Alex Piloto (Salvador, BA. Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - A Graça de Dar

Leia: 2 Coríntios 8.1-7; 9.6-8

"Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça". 2 Coríntios 8.7

Reli o cartão que continha um presente generoso: dinheiro suficiente para pagar quase inteiramente nossa visita a nossos familiares no Japão. A viúva que o deu disse que tanto o presentre quanto o valor era ideia de Deus e que ela estava apenas sendo obediente. Que bênção isso foi para nós e que lição para mim!
Sua fé e generosidade desafiaram minha atitude em relação a dar, de modo geral, e ao dinheiro, em particular. Nossa família conta com apenas uma renda e o que eu sempre considerei ser "cuidadoso" agora via como mesquinhez a falta de fé.
Paulo disse aos coríntios que Deus nos dará o bastante para que tenhamos generosidade em toda circunstância. Essa generosidade  envolve não apenas nossa atitude em relação ao dinheiro, mas também ao nosso tempo, energia, talentos e hospitalidade.
Nós temos o supremo exemplo em Jesus, que abriu mão de tudo que tinha por nós, para que pudéssemos partilhar de tudo que Ele tem. Nós não podemos exceder Deus em generosidade; Ele saca da imensa reserva do céu para nos dar imensamente mais do que demos a alguém. Ao fazê-lo, Deus nos inspira a participar de um ciclo contínuo de generosidade.

Oração: Amado Pai, ajuda-nos a dar com alegria e a ter generosidade em todas as coisas, como Tu és generoso para conosco. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Generosidade é ter uma abordagem liberal e magnânima para com tudo na vida.

Autoria: Colette Williams (Tusmore, Austrália)

Conexão com a vida: Dê tempo ou dinheiro a alguém que precise.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

terça-feira, 13 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Uma nova canção

Leia: Salmo 96.1-13

"Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras". Salmo 96.1

João, meu bebê, adora músicas conhecidas. Em geral, quando canto uma canção nova, ele não se interessa. Mas, depois de ouvir uma música várias vezes, ele sorri quando a ouve novamente.
Também prefiro as músicas antigas às novas. Na igreja sinto-me desconfortável quando canto músicas que não conheço muito bem. As canções conhecidas são mais seguras. As novas são estranhas e arriscadas; posso cometer algum equívoco. Mas as canções mais recentes me oferecem novas maneiras de louvar a Deus. Os salmos nos encorajam a cantar-Lhe "um cântico novo", a encontrar novas maneiras de "anunciar a sua glória", porque "grande é o Senhor e mui digno de ser louvado" (Salmo 96.1,3,4).
Se confiarmos na condução de Deus, às vezes, teremos de deixar nossa zona de conforto para fazer coisas que não faríamos sem Ele. Nós glorificamos a Deus quando vivemos a verdade de que, em Cristo, somos "nova criatura" (2 Coríntios 5.17). A mudança pode ser assustadora, mas, com a ajuda de nosso Deus poderoso, podemos ter a coragem para partir em novas aventuras. Eu cantei novos cânticos quando abandonei o direito e entrei para o ministério em período integral, quando me casei e quando fui mãe. Eu canto um novo cântico quando abandono velhas características, como a raiva, a impaciência e o egoísmo, e os substituo por humildade, paciência e amor. Sempre que seguimos Cristo Jesus a um futuro incerto, estamos cantando um novo cântico a Deus.

Oração: Fonte de todo cântico, dá-nos a coragem para aprender novas maneiras de louvar-Te com nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Que "novo cântico" Deus está me chamando a cantar?

Autoria: Kristi Lachetta (Texas, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista - Editora Cedro

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Areia ou Rocha?

Leia: Mateus 7. 24-27

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha". Mateus 7.24

Hoje, ao ler essa passagem na Bíblia, me lembrei dos momentos que passei em um acampamento de jovens na costa de Somerset, Inglaterra, há muitos anos. Uma das atividades pelas quais mais ansiávamos no acampamento era a "luta contra a maré". Duas equipes construíam na praia o maior castelo de areia que conseguissem, no momento em que a maré estava subindo. Usávamos tudo que pudéssemos encontrar para que nossos castelos fossem os mais altos e fortes possíveis. quando cada castelo estava pronto, lhes colocávamos uma bandeira no topo. Vencia a equipe cujo castelo fosse o último a cair. Quando a maré baixava, pouco ou nada restava deles; tinham sido completamente levados. Não restava nada para mostrar nosso empenho na sua construção.
Nossa vida pode ser como esse castelo. Jesus disse que os elementos logo destruirão aquilo que construímos sobre a areia. Mas, se construirmos sobre uma base sólida e firme, nossa construção resistirá a tudo que a possa atacar. Com isso, Jesus queria dizer que devemos construir nossa vida em torno de Sua palavra, firmar o alicerce de nossa vida naquilo que Ele ensinou. Esse alicerce é forte e firme e jamais será destruído.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a construir sobre o que é duradouro: a Tua palavra. Sabemos que só em Ti encontramos a força para viver. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Sobre que alicerce estou construindo minha vida?

Autoria: John Harrold (Gwent, País de Gales)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

domingo, 11 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Um toque do Espírito

Leia: Salmo 23

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo". Salmo 23.4

Durante algum tempo, senti um toque, um desejo de ajudar os doentes terminais de minha comunidade. A incerteza, a ansiedade e uma sensação de inadequação me impediam de me apresentar para ajudar pessoas que estão nos estágios finais da vida. Reconhecendo a magnitude do desafio e minhas próprias fragilidades humanas, eu relutava em servir.
Ao orar a respeito da resposta a esse toque, me dei conta de que Deus não estava me pedindo para servir sozinho; Ele prometia estar comigo. Com essa certeza, comecei meu voluntariado. Eu invoco a Deus durante minhas viagens por estradas poeirentas ou pelas agitadas rodovias a caminho de minhas visitas aos doentes terminais, orando para que o Espírito Santo me use para revelar o amor de Deus a meus novos amigos.
Ver Deus agindo em suas vidas fortalece minha vida espiritual. Sinto a presença do Senhor enquanto rastelo as folhas, corto a grama de seus jardins ou faço outras coisas que eles já não conseguem fazer. Sinto-me abençoado quando eles abrem o coração, falando-me de remorsos, amor, bênçãos, perdão e de sua caminhada com Deus rumo à eternidade.

Oração: Ó Deus, ajuda-nos a perceber que nunca estamos sós; que, não importa os desafios ou circunstâncias de nossas vidas, Tu estás conosco. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Aonde o toque do Espírito me leva a servir?

Autoria: Doug M. Quinn (Oklahoma, EUA)

Conexão com a vida: Descubra quais são as necessidades de um asilo próximo e se ofereça para atender a uma delas.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

sábado, 10 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - O que há no seu pote?

Leia: Gênesis 1.26 e 2.3

"Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho". Êxodo 20.9-10

Numa tarde de sexta-feira, recentemente, vários novos livros foram doados à biblioteca da escola onde trabalho. Ao registrá-los no computador, notei um título com o qual me identifiquei: O pote vazio. Esse título descrevia exatamente como eu me sentia. Programações agitadas, novos relatórios, mudanças inesperadas e turmas extras na biblioteca tinham me esgotado, deixando-me sem nada para dar. Estava cansada e vazia, como um pote com apenas algum resíduo no fundo.
Nessa hora, como em tantas outras, encontrei refrigério e renovação em meu relacionamento com Deus por meio da oração, do louvor e da meditação na Sua palavra.
Deus nos apresentou um ritmo de trabalho e descanso. Gênesis 2.2-3 nos diz que, após o fim do trabalho de criação, Deus descansou, abençoando o sétimo dia e santificando-o. O tempo de descanso é necessário para nos ajudar a continuar nosso trabalho ou serviço. Após dias difíceis de trabalho, e de um tempo de descanso, podemos enfrentar a vida, repletos de Deus até a borda. Então, teremos prontidão e disposição para servir as pessoas à nossa volta com atos de bondade, amor e compreensão.

Oração: Graças, ó Deus, por nos proveres daquilo de que precisamos. Que nós possamos descansar e novamente nos encher do Teu Espírito. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O descanso não é uma sugestão; é uma ordem.

Autoria: Veneal S. Williams (Carolina do Sul, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Legado Espiritual

Leia: Deuteronômio 6.4-9

"Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade; e até agora tenho anunciado as tuas maravilhas. Não me desampares, pois, ó Deus, até a minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder". Salmo 71.17-18

Meu pai morreu em 1990, aos 83 anos. Ele era um homem temente a Deus, profundamente preocupado com a vida espiritual de seus filhos e filhas. Éramos três irmãos e duas irmãs. Ele nos ensinou a palavra de Deus enquanto éramos jovens. Eu me lembro de que, antes de irmos deitar, ele nos reunia e contava as histórias de Moisés, José, Davi e Samuel, bem como as parábolas e milagres de Jesus. Isso teve um tremendo impacto sobre nós. Desde a tenra idade, nós conhecemos Jesus e pudemos aceitá-lO como nosso Salvador.
Os filhos são uma herança preciosa e uma maravilhosa dádiva de Deus. Todo lar cristão pode se tornar um instituto teológico, e os pais e mães podem ser os primeiros a transmitir a palavra de Deus a seus filhos. Podemos apresentá-los a Jesus quando são pequenos.
As Escrituras nos ordenam que passemos adiante um legado espiritual para a próxima geração. Temos semeado a palavra de Deus nos corações das pessoas a quem amamos? Isso é um grande desafio.

Oração: Deus amoroso, dá-nos graça para ensinarmos Tua santa palavra por meio de nossas palavras e ações. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso mostrar às pessoas minha vida de oração?

Autoria: Jayant S. Trajker (Gujarat, Índia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista, Editora Cedro

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pense Nisto

"As pessoas mudam e esquecem de avisar os outros". 
                                                                                 Lilian Hellman

"A maior descoberta de minha geração é que o ser humano pode alterar sua vida, mudando sua atitude mental".
                                                                                 William James

"O otimista proclama que vivemos no melhor dos mundos. O pessimista teme que seja verdade".
                                                                              James Branch Cabell

"É fácil, muito fácil, abalar a fé que o homem tem em si mesmo".
                                                                              George Bernard Shaw

Reflexão para o dia de hoje - Subir

Leia: 2 Coríntios 5.6-10

"Porque o Senhor dá a sabedoria, [...] guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas vereda". Provérbios .6,8,9

Nossa família tem dois adolescentes. Nós praticamos uma série de atividades juntos, especialmente escalar indoor. Nós nos divertimos desafiando-nos a chegar ao topo. Escalamos um velho depósito transformado em academia de escalada, com mais de 30 rotas até o teto. Revezamo-nos na escalada e no controle da corda, para garantir a segurança do escalador. Para subir, colocamos mãos e pés em "agarras" feitas nas pedras artificiais. Do chão, essas agarras podem parecer grandes ou pequenas demais, fáceis de ser alcançadas ou muito longe umas das outras, muito lisas ou ásperas de segurar. O único modo de ter certeza é realmente subindo a parede, inspecionando cada agarra diretamente e decidindo qual delas é melhor para nossa subida.
Nossas jornadas cristãs têm características semelhantes. Podemos achar que sabemos quais tarefas são muito difíceis ou fáceis, quais pessoas podemos ou não tolerar, de que comitês ou equipes podemos ou não participar. Mas, a menos que deixemos Deus mostrar nossos caminhos e comecemos realmente a agir, não poderemos compreender quais "agarras" Ele pode ter preparado para nosso uso. Chegar ao topo de uma grande escalada não é nada quando comparado à alegria de trabalhar para o reino. Deus segura as cordas. Vamos subir!

Oração: Amado Deus, nós oramos por coragem para agir de modo que possamos descobrir aonde Tu queres que vamos para expandir Teu reino. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Se estivermos dispostos a subir, Deus nos levará a novas alturas.

Autoria: Lucinda Haag (Nova York, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Amigos e amigas cristãos

Leia: Samuel 18.1-4; 19.1-7

"Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como a sua própria alma". 1 Samuel 18.3

Pouco depois de me tornar pregador leigo, um membro de minha igreja me descreveu como um de seus conselheiros espirituais. Ao ouvir isso fiquei  tomado por uma sensação de grande responsabilidade.
Os membros da antiga Igreja Celta procuravam um anam cara - um "amigo de alma". Essa pessoa poderia ser homem ou mulher, leigo ou clérigo, experimentado nos caminhos e ensinamentos de Jesus Cristo. O amigo de alma era alguém capaz de dar as orientações necessárias, especialmente em momentos cruciais da vida. Diz a lenda que o amigo de alma de Columba* sugeriu que ele conquistasse para Cristo o mesmo número de almas perdidas em uma batalha que ele havia causado. Para isso, Columba deixou a Irlanda, sua terra natal, para fundar um assentamento na ilha de Iona, na costa oeste da Escócia.
Hoje, em nossa própria igreja ou comunidade cristã, podemos encontrar um amigo de alma. Essa pessoa será alguém a quem poderemos falar aberta e honestamente, alguém que nos acompanhará em uma jornada de descoberta e nos ajudará a seguir a Deus mais fielmente.

Oração: Graças, Senhor, pelas pessoas que caminham ao nosso lado, que nos ajudam a permanecer no Teu caminho. Nós Te agradecemos por sempre andares ao nosso lado, conduzindo-nos desde de manhã até o fim do dia. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus frequentemente nos guia por meio das palavras dos amigos e amigas amorosos.

Autoria: Bill Findlay (Glasgow, Escócia)

*N. da T.: Columba de Iona foi um cristão irlandês, considerado santo pelo catolicismo. Fundador do mosteiro de Iona, viveu de 545 a 615. Foi missionário na Escócia em tempos de grande martírio dos cristãos e ali expandiu o Evangelho.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista - Editora Cedro

Reflexão para o dia de hoje - Bênção dissimulada

Leia: Atos 20.32-36

"É mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber". Atos 20.35

A última providência do dia era fazer uma pequena compra no supermercado. Enquanto esperava na fila do caixa comecei a conversar com uma senhora idosa à minha frente. Ela acompanhava cuidadosamente o preço de seus produtos à medida que cada um ia sendo registrado. Ao ouvir o total - nove dólares - ela entregou à moça do caixa agumas notas amassadas. A moça contou apenas oito dólares; ela precisava de mais um.
Confusa diante da nota que faltava, a senhora insistiu que tinha outro dólar em sua carteira. Procurou-o, mas não o encontrou. Relutantemente, ela retirou os ovos do saco de compras, enquanto eu dava um dólar a mais à moça do caixa. Surpresa, a senhora olhou para mim e disse: "O que você fez?" Respondi a sua pergunta com um sorriso. Com lágrimas nos olhos, ela me disse: "Eu realmente precisava desses ovos. Deus a abençoe!"
Do que minha nova amiga não se deu conta foi que eu já estava sendo abençoada naquele exato momento. Eu penso nessa senhora com frequência e gostaria que ela soubesse que, embora eu a tenha ajudado apenas momentaneamente, ela me abençoou permanentemente. Ela me deu a satisfação de saber que, mesmo por um instante, minha oferta pode fazer diferença, assim como Cristo fez diferença para mim.

Oração: Senhor amado, ensina-nos a ouvir o Teu chamado. Leva-nos a estender às outras pessoas as dádivas que Tu nos deste. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus, que nos dá generosamente, deseja que nós doemos às pessoas.

Autoria: Kayci Strickland (Kansas, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Confiando na Graça

Leia: Romanos 8.18-31

"Aos que pelejam contra ti, busca-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti". Isaías 41.12

"Por que isso está acontecendo outra vez? Achei que tínhamos vencido! O que fizemos de errado? É tão injusto!", disse minha esposa. Minhas lágrimas se misturaram às dela ao ouvirmos o oncologista dizer que o câncer tinha voltado. Achamos que o havíamos vencido há dois anos, mas agora era preciso enfrentar mais quimioterapia.
Nossa fé, especialmente nossa leitura das Escrituras, tinha sido um grande consolo durante nossa primeira batalha. A passagem de hoje em Isaías era especialmente consoladora, embora a notícia, a princípio, parecesse contradizê-la. O novo diagnóstico era mais que um "nada"; era um câncer inoperável.
Ainda assim, eu me lembrei de que essa doença não representava um julgamento de Deus nem a quebra de Sua promessa; era apenas mais uma parte da mesma batalha. Deus ainda estava conosco, e nós certamente ainda precisávamos dEle. Mais uma vez, confiei em Sua graça.
Por meio das orações de milhares de pessoas, o Espírito Santo transformou nosso medo e dúvida em paz e determinação. A promessa de Deus permanece verdadeira - não conforme o nosso planejamento, mas o dEle. Tudo o que devemos fazer é amar e confiar.

Oração: Ó Deus, quando a vida for difícil, dá-nos paciência, fortalece a nossa fé e renova nossa esperança. Confiamos nossa vida a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A oração pode transformar nosso medo e nossas dúvidas em paz e determinação.

Autoria: Ken Franklin (Michigan, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista - Editora Cedro

domingo, 4 de julho de 2010

Memórias e outras Histórias - O presente de Natal

Havíamos chegado há pouco  tempo do interior de Minas Gerais para o interior do Rio de Janeiro. Meu pai precisou procurar outros meios para o sustento da família - na época, minha mãe, eu e minha irmã mais nova.
Fomos morar numa casa de dois cômodos, muito simples, em um local também muito simples. Como crianças pequenas não tínhamos noção das dificuldades pelas quais nossos pais passavam. Éramos felizes assim. Um pequeno quintal para brincar, brinquedos caseiros e artesanais que meu pai fazia para nós, e com a ajuda de mamãe, conseguíamos nos divertir bastante.
Chegou nosso primeiro Natal longe dos familiares. A situação estava difícil. Meu pai conseguiu, trabalhando muito, comprar duas bonecas feitas de papelão prensado, vestidas com roupinhas coloridas de papel crepom. As bonecas eram até bonitinhas. Junto com os presentes, papai comprou um pedaço de melancia, que para nós era novidade. Achamos uma delícia e a saboreamos com alegria.
Brincamos bastante com nossas bonecas durante todo o dia, e ao entardecer, mamãe nos levou para o banho e as bonecas ficaram esquecidas no quintal.
Durante a noite caiu uma forte chuva.
Na manhã seguinte, ao levantarmos, nos lembramos do presente de Natal e corremos ao quintal para buscá-lo. Quando chegamos lá, as bonecas haviam dobrado de tamanho, as roupas derretidas deixaram coloridos escorridos por seu corpo inchado. Ao tocá-las, elas se desmancharam.
Choramos muito a perda de nosso presente. Porém, como toda criança, logo havíamos esquecido do episódio e já brincávamos com outras coisas.
No entanto, a história ficou gravada. Não pela perda das bonecas, mas pelo esforço de meus pais em nos fazer felizes.

                                                                           Limarchiori

Reflexão para o dia de hoje - O Bom Pastor

Leia: João 10.7-16

"Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las". João 10.16

Sempre que ouço ou leio João 10.7-16, sinto-me consolada. Nesta passagem, Jesus nos assegura de Seu cuidado para com Suas ovelhas e acrescenta  que Suas escolhidas são livres para ir e vir de Seu aprisco para encontrar pasto. Afirma também que, antes que Seu trabalho esteja completo, Ele reunirá mais ovelhas.
As Escrituras me fazem crer que essas outras ovelhas a quem Jesus chamará talvez não sejam pessoas com quem eu escolheria estar. Talvez eu as rejeite por não pertencerem ao rebanho de Jesus porque seu modo de praticar a fé é diferente do meu.
No entanto, a Bíblia dá muitos exemplos de pessoas chamadas por Deus as quais nós, provavelmente, não escolheríamos: Moisés matou um homem. Samuel era apenas um menino. Raabe era uma prostituta. A mulher à beira do poço era uma proscrita. Pedro até mesmo negou conhecer Jesus, e Paulo ajudou a perseguir Seus seguidores.
Qualquer pessoa que eu encontre pode estar entre as "outras ovelhas" que Cristo escolheu trazer para o aprisco. Ao encontrar pessoas que ainda não são cristãs, talvez devesse pensar que elas estão a caminho de se encontrar com Jesus e que logo também farão parte do rebanho.

Oração: Ó Deus, ajuda-nos a ver as pessoas como Jesus as via e a oferecer-lhes amor, respeito e aceitação por aquilo que são, e não pelo que gostaríamos que fossem. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Ame as pessoas como elas são, e não como você gostaria que fossem.

Autoria: Betty Madill (Aberdeenshire, Escócia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista